Ir ao conteúdo

Como conseguir 19V/3,42A ?

Eduardo Barbian

Posts recomendados

Postado

Opa pessoal, como estou de férias e sem nada para fazer, resolvi brincar um pouco com eletrônica, gostaria de saber o que devo utilizar para fazer uma fonte com saída de 19V e corrente máxima de 3,42A?

Tenho um trafo aqui que acredito que seja de 220v/24v.

Enfim, gostaria de saber se alguém tem algum esquemático com o circuito, ou que possa me auxiliar a fazer 1.

Tenho conhecimento limitado em eletrônica, conheço circuito retificador, regulador, etc, porém de baixa potência (500mW acho que é o que utilizava nos exercícios do senai, técnico em mecatrônica), ou seja, sei do trafo>diodos>regulador. Pouca coisa.

Pensei em utilizar um 7824, ai um Resistor para fazer a queda de tensão e limitar a corrente, porém o 7824 tem um limite de corrente muito baixo, ai não serve.

então pensei também no LM338K, mas não sei fazer a correta configuração.

No momento só Proteus para teste!

Se alguém puder ajudar, fico grato!

Postado
Ou Fonte ajustável para bancada - Uma visão diferente

Para valor fixo, de 19 Volts, use um LM338 com um resistor de 270 ohms da saída ao pino de ajuste e um resistor de 3k9 do pino de ajuste ao massa..

Opa, tentei aqui mas deu uma tensão absurda ( 97V :eek:), vejam se está correto desta forma, coloquei no anexo.

OBS: utilizei o 337K por que no proteus não tem o 338, e quanto aos diodos da ponte? pode ser o 1N4007 ou eles são limitados a 1A? E o capacitor do filtro, pode ser um eletrolítico (e também não sei qual o valor adequado para ele, não sei se é necessário algum cálculo)

post-531374-1388496333274_thumb.jpg

Postado
pode ser o 1N4007 ou eles são limitados a 1A?
são limitados a 1A

use uma ponte de diodos tipo estas aqui http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/929/228/ponte-retificadoraponte-retificadora-monofasica/kbpc3510-ponte-retificadora-monofasica-35a-1000v?keyword=ponte

E o capacitor do filtro, pode ser um eletrolítico

tem que ser um eletrolitico, e o valor eu uso pra cada 1A coloco 2000uf

e coloca o capacitor de tantalo la, o diodo de proteção e etc. cara te passei o topico do mestre, estude o esquema dele.

cuidado com proteus cara, leva ele rigorosamente a serio não

• Membro VIP
Postado
Opa, tentei aqui mas deu uma tensão absurda ( 97V :eek:), vejam se está correto desta forma, coloquei no anexo.

OBS: utilizei o 337K por que no proteus não tem o 338, e quanto aos diodos da ponte? pode ser o 1N4007 ou eles são limitados a 1A? E o capacitor do filtro, pode ser um eletrolítico (e também não sei qual o valor adequado para ele, não sei se é necessário algum cálculo)

Duas considerações:

- Se quiseres mais de 1 Ampere não dá de usar os 1N4007, e isso é óbvio.. No simulador, para ver funcionar, pode, na prática não..

- O LM337K é um regulador de tensão negativa, ele não é substituto do LM338. Se tiver, no simulador, use o LM350 ou LM317, só para teste..

Na prática, para a corrente desejada tem de usar o LM338 e com um ótimo dissipador. Com um tranformador de 24 Volts, com saída do regulador em 19 Volts e corrente de

3,4 Amperes a dissipação no mesmo girará em torno dos 20 Watts..

Use um dissipador daqueles de CPU, por exemplo..

• Membro VIP
Postado
O pessoal, já estou entendendo quanto a tensão, mas e para o limite de 3,42A?

Porque necessitas limitar em 3,42 Amperes??? Não pode ser em 5 Amperes que é a limitação default do LM338???

Postado
Porque necessitas limitar em 3,42 Amperes??? Não pode ser em 5 Amperes que é a limitação default do LM338???

Por curiosidade fui procurar na internet pela descrição 19V 3,42A olha que acabei achando nas primeiras páginas:

http://lista.mercadolivre.com.br/Fonte-Notebook-Positivo-Sim%C3%BE-19v-3,42a-Bivolt-Frete-Gr%C3%A1tis

Não será muita coincidência?

Postado

Parece carregador de notebook. Se queres substituir um compre um novo, muito mais eficiente para a aplicaçao.

EDIT: Não vi seu post, mas é o padrão dos ACER.

Postado
O pessoal, já estou entendendo quanto a tensão, mas e para o limite de 3,42A?

Não precisa limitar a sua fonte a essa corrente de 3,42A

Sua fonte poderia ter 10.000A, mais o circuito só usaria o necessário.

Como exemplo, seu equipamentos eletrodomésticos.

Por que é que eles não explodem já que as hidrelétricas possuem milhares de milhões de watts?

Nas tomadas em nossa casas está disponível uma energia muito grande, mas os aparelhos só utilizam o necessário.

Postado
Exato, carregador de notebook.

Existe algum porém quanto a utilizá-lo em um notebook?

Não tem problema nenhum.

Eu só lhe recomento adicionar uma proteção contra sobre tensão, com adição deste circuito depois do fusível de saída: SCR, Diodo zener e o Resistor.

protecao.jpg

http://py2wm.qsl.br/power_supply_overvoltage_protection/power_supply_overvoltage_protection.html

Postado
Não tem problema nenhum.

Eu só lhe recomento adicionar uma proteção contra sobre tensão, com adição deste circuito depois do fusível de saída: SCR, Diodo zener e o Resistor.

protecao.jpg

http://py2wm.qsl.br/power_supply_overvoltage_protection/power_supply_overvoltage_protection.html

Qual o modelo de SCR utilizar? fiquei um pouco confuso nesse sistema. E quanto a proteção contra curto com transistores como esse abaixo no anexo, consigo aplicar no sistema?

Até agora ficou desta forma (Segundo anexo).

post-531374-13884963370592_thumb.png

post-531374-13884963371138_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Mas amigo, se usares um LM338, que é limitado em 5 Amperes, por que raios queres limitar nos malditos 3,42 Amperes..

Acho que estás fazendo uma grande confiusão, embaralhando conceitos fundamentais de física..

Note.. Uma fonte de note, por exemplo, entrega 19 Volts a 3,42 Amperes. Isso dai é seu limite.. A fonte não conseguiria alimentar de acordo um note que precisasse de 3,8 Amperes pois é limitada a 3,42 Amperes..Só isso..

Se seu note necessitasse somente de 1,2 Amperes, bem poderia usar dessa fonte...

Seu note certamente puxará menos que isso, e não ultrapassará esses 3,42 Amperes..

A fonte que o alimenta deverá ter a tensão de 19 Volts e deverá aguentar 3,4 Amperes.. Mas se a fonte aguentar 5A ou 10A ou 100A, isso nada impede, pois seu note demandará menos de 3,42 Amperes. Não é necessário limitar a corrente.. O note vai demandar o que ele quiser demandar..

Aliás esses 3,42 deriva da potência da fonte.. E uma fonte de 65 Watts e por isso deriva esse número, sai essa corrente esdrúxula dai.. Veja I= P/V I = 65/19 = 3,42 Amperes

Essa fonte de note é de 65 Watts só isso, queresulta em 3,42 Amperes, mais ou menos..

Por segurança podes fazer a fonte usando um LM338 e um ótimo dissipador, nada mais.. Não necessita transistor nem limitação nenhuma, nem tampouco proteção alguma.. Um ótimo dissipador e nada mais... num LM338.

O que não entendestes ainda???

Postado
Mas amigo, se usares um LM338, que é limitado em 5 Amperes, por que raios queres limitar nos malditos 3,42 Amperes..

Acho que estás fazendo uma grande confiusão, embaralhando conceitos fundamentais de física..

Note.. Uma fonte de note, por exemplo, entrega 19 Volts a 3,42 Amperes. Isso dai é seu limite.. A fonte não conseguiria alimentar de acordo um note que precisasse de 3,8 Amperes pois é limitada a 3,42 Amperes..Só isso..

Se seu note necessitasse somente de 1,2 Amperes, bem poderia usar dessa fonte...

Seu note certamente puxará menos que isso, e não ultrapassará esses 3,42 Amperes..

A fonte que o alimenta deverá ter a tensão de 19 Volts e deverá aguentar 3,4 Amperes.. Mas se a fonte aguentar 5A ou 10A ou 100A, isso nada impede, pois seu note demandará menos de 3,42 Amperes. Não é necessário limitar a corrente.. O note vai demandar o que ele quiser demandar..

Aliás esses 3,42 deriva da potência da fonte.. E uma fonte de 65 Watts e por isso deriva esse número, sai essa corrente esdrúxula dai.. Veja I= P/V I = 65/19 = 3,42 Amperes

Essa fonte de note é de 65 Watts só isso, queresulta em 3,42 Amperes, mais ou menos..

Por segurança podes fazer a fonte usando um LM338 e um ótimo dissipador, nada mais.. Não necessita transistor nem limitação nenhuma, nem tampouco proteção alguma.. Um ótimo dissipador e nada mais... num LM338.

O que não entendestes ainda???

Hum, entendi agora, credo mas sou burro mesmo.

Eu pensava que o limite de corrente era responsabilidade da fonte.

Então não preciso nem dos transistores para reforço de corrente, não é.

Mas e a proteção contra surtos, é recomendada?

Postado
Hum, entendi agora, credo mas sou burro mesmo.

Eu pensava que o limite de corrente era responsabilidade da fonte.

Então não preciso nem dos transistores para reforço de corrente, não é.

Mas e a proteção contra surtos, é recomendada?

Claro!

É um fonte série, e o CI regulador não está livre de curto-circuitos

Quando entra em curto circuito ele deixa passar toda a tensão do trafo sem regular. Pode ser perigoso.

Postado

Os LM338, LM350, LM317... quando entra em curto sua tensão de saída cai a quase zero, se protegendo portanto contra curto-circuito! O equipamento alimentado está a salvo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...