Ir ao conteúdo

Como regular unidade ótica

Minondas

Posts recomendados

Postado

Resolvi trocar a unidade ótica do meu cdplayer. Para tanto comprei uma unidade VAM1202 e fiz sua instalação. O problema é que, nem sempre a unidade reconhece que foi inserido um cd no compartimento. Às vezes tenho que abrir e fechar a gaveta diversas vezes, até que o aparelho leia o cd. Me disseram que há que fazer uma regulagem no potenciômetro do canhão laser... A pergunta é: sentido horário aumenta a intensidade do canhão ou diminui? Não entendo muito bem de eletrônica, todavia, tenho um multímetro digital. Alguém poderia passar alguma instrução? Grato.

• Coordenador
Postado

Se a unidade é nova, você não deve mexer no ajuste, seu problema ai deve ser outro, talvez a falta de lubrificação dos trilhos ou flat ruim ou até mesmo o motor que gira o CD, ruim.

PS: SIM, na maioria das unidades, aumenta o laser no sentido horário

E o ajuste, tem que ser feito com o auxílio de um osciloscópio e não com um multímetro.

Postado

Se voce aumentar a tensão do canhão pelo trim pot de um canhão novo,voce estará condenando esta unidade para poucos meses de uso pois esse trimpot aumenta a tensão do laser e isso faz a junção se 'queimar' mais rápido.

Então porque tem esse trimpot?

Ele existe para compensar as características que cada diodo tem,e é feito uma vez com osciloscópio(para ver o focus do sinal eye pattern)mais multímetro de precisão para medir a tensão APC para não ultrapassar o valor que o canhão é projetado.

Vode deve verificar a distancia entre a lente do canhão e o disco,ela tem que ser exatamente como no original,em média 2 milímetros,mas isso depende das especificações da unidade..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!