Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Atualização de Driver de Chipset


lprtrindade

Posts recomendados

Olá pessoal do CDH.

Estou com uma dúvida meio confusa aqui (:wacko:)...

Trata-se sobre a atualização do Driver do Chipset da Intel.

Eu possuo atualmente uma placa-mãe ASUS P5K-SE (Chipset P35), que está rodando com um processador Intel QuadCore Q6600 e Windows 7 Ultimate x64.

Nativamente, no CD da placa-mãe vem o driver "Intel® Chipset Device Software v8.3.0.1013 de 05/03/2007" tendo como sua descrição: "Target Chipset#: Q33/G33/G31/P35".

Bom o passar do tempo, os drivers vão se desatualizando e, tendo em vista que o driver é de 2007, ele já está BEM ultrapassado. ^_^

A minha dúvida é a seguinte: eu estou para formatar o PC, e gostaria de Instalar o driver mais novo. Para fins de teste, antes da formatação eu utilizei o software Driver Genius Professional 11.0.0.1136 e atualizei todos os drivers pendentes, dentre eles o do Chipset.

Já testei aqui (nos últimos 02 ou 03 dias) os drivers: Intel® Chipset Device Software 9.3.0.1020 e Intel® Chipset Device Software 9.3.0.1021, que até então não apresentaram problema algum, e segundo o teste de detecção automatio da Intel, disse ser legítimo. A minha maior dúvida é: há algum problema que impeça seu correto funcionamento com o chipset P35 !? Algo que possa a vir dar algum problema !? Pergunto isto, pois conforme citei no começo do post, o Target Chipset do .inf é diferente, mais fora o site da Intel, todos os lugares que procurei de drivers dizem ser compatíveis com o P35. (E me estranhou dizer no site da Intel, quando passo aquela ferramente automatica de detecção de Drivers, dizer que está OK. :huh:)

Uma descrição mais detalhada das 03 versões que citei:

* Product: Intel® Chipset Device Software

* Release: Production Version

* Version: 8.3.0.1013

* Target Chipset#: Q33/G33/G31/P35

* Date: March 05 2007

__________________________________________________

* Product: Intel® Chipset Device Software

* Release: Production Version

* Version: 9.3.0.1020

* Target Chipset#: Intel® 7 Series/C216 Chipset Family

* Date: January 16 2012

__________________________________________________

* Product: Intel® Chipset Device Software

* Release: Production Version

* Version: 9.3.0.1021

* Target Chipset#: Intel® 7 Series/C216 Chipset Family

* Date: July 04 2012

Para os mais entendidos, segue as informações do .inf dos 03 drivers citados anteriormente:

Intel® Chipset Device Software 8.3.0.1013

Intel® Chipset Device Software 9.3.0.1020

Intel® Chipset Device Software 9.3.0.1021

Já aproveitando o tópico, para eveitar criar um novo, gostaria de aproveitar e perguntar sobre os riscos de atualização de Drivers; digo, sei que drivers errados ou incompatíveis podem causar problemas. Mas no caso de drivers dectados automaticamente pelo Software citado (ou mesmo baixados direto do site do fabricante (veja, não é da ASUS!)), principalmente no caso de drivers como: "Intel Chipset Device Software / ATK0110 ACPI UTILITY / Marvell MV61xx" que são os que menos entendo. (pois os outros atualizados são placa de rede e de áudio, que acredito não causar muitos problemas.)

Obrigado a todos que puderem me ajudar. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site da Asus, tem todos os drivers. Usa os do Vista 64 bits. Todos devem fucnionar sem maiores problemas. O ATK tem versão para W7 32/64 bits. Não se preocupe tanto. Faça o serviço. Se quiser baixar os drivers antes, facilita seu trabalho. Se depois de feito o serviço tiver problemas, poste que receberá ajuda. No link que tu postou, vá na aba suporte e download. Digite o modelo da sua mobo no topo da pg à esquerda. Bem fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site da Asus, tem todos os drivers. Usa os do Vista 64 bits. Todos devem fucnionar sem maiores problemas. O ATK tem versão para W7 32/64 bits. Não se preocupe tanto. Faça o serviço. Se quiser baixar os drivers antes, facilita seu trabalho. Se depois de feito o serviço tiver problemas, poste que receberá ajuda. No link que tu postou, vá na aba suporte e download. Digite o modelo da sua mobo no topo da pg à esquerda. Bem fácil.

Amigo, eu sei que no site da ASUS tem todos os drivers; o problema é que o referido drivers que tem no site da ASUS, é o mesmo que vem junto com o CD da placa-mãe, ou seja, o "Intel® Chipset Device Software v8.3.0.1013 de 05/03/2007".

Eu estou utilizando o driver novo (Intel® Chipset Device Software 9.3.0.1021 de 04/07/2012), e até agora não está causando problema algum; mas minha dúvida é se ele "pode" causar algum problema (seja por estar comandando o chipset de uma forma errada, por de repente não ser compatível com o P35, ou não ser tão completo quanto o que vem com o CD original, ou outro do tipo). Por isso coloquei o .INF de todos para que os mais entendidos dêem uma analisada.

Desta forma, minha dúvida permanece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o driver não fosse o correto, o sistema não instalaria. O que tem no CD é natural e obviamente mais antigo. O que tens instalado é mais atualizado. O sistema não aceita driver errado ou diferente, simples assim. E não se trata de ser mais entendido no assunto, basta apenas que tenha o driver certo, que aparentemente, o Senhor já tem. No site do montador, no caso a Asus, deve ter sempre os mais atuais. Por vezes, o fabricante do chipset (no caso a Intel) sai na frente e disponibiliza antes. Acontece de, por vezes, a Asus não atualizar sua lista por ter já na Intel, o que causa esses problemas de ter na Intel mais atual do que na Asus. Não sei fui claro o suficiente, mas pelo que entendí de sua dúvida, as versões que o Senhor postou são sequenciais. O Intel® Chipset Device Software v8.3.0.1013 de 05/03/2007 e anterior a Intel® Chipset Device Software 9.3.0.1021 de 04/07/2012, e ainda tem o privilégio da data para confirmar. Se a Asus disponibilizar lá no setor de drivers, será esse mesmo que irá ser instalado. O que talvez mude, será o nome. Apenas isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela demora em responder ao tópico. Acabou que eu formateio PC e logo em seguida eu tive que viajar e fiquei um tempo fora.

Havia visto as respostas, mas não tive como responder.

Se o driver não fosse o correto, o sistema não instalaria. O que tem no CD é natural e obviamente mais antigo. O que tens instalado é mais atualizado. O sistema não aceita driver errado ou diferente, simples assim. E não se trata de ser mais entendido no assunto, basta apenas que tenha o driver certo, que aparentemente, o Senhor já tem. No site do montador, no caso a Asus, deve ter sempre os mais atuais. Por vezes, o fabricante do chipset (no caso a Intel) sai na frente e disponibiliza antes. Acontece de, por vezes, a Asus não atualizar sua lista por ter já na Intel, o que causa esses problemas de ter na Intel mais atual do que na Asus. Não sei fui claro o suficiente, mas pelo que entendí de sua dúvida, as versões que o Senhor postou são sequenciais. O Intel® Chipset Device Software v8.3.0.1013 de 05/03/2007 e anterior a Intel® Chipset Device Software 9.3.0.1021 de 04/07/2012, e ainda tem o privilégio da data para confirmar. Se a Asus disponibilizar lá no setor de drivers, será esse mesmo que irá ser instalado. O que talvez mude, será o nome. Apenas isso.

Eu não sabia que se o driver do Chipset não fosse compatível ele não deixava instalar.

Porque já vi muita gente instalando drivers errados de outros periféricos no PC (ou mesmo drivers compatíveis, mas em versões Beta) e depois dando problema. Por isso fiquei com medo; pois se fosse um outro driver comum (som, rede...), o máximo que poderia acontecer seria desinstalar o driver e depois instalar um outro correto. Mas com relação a esses que trabalham diretamente com o Chipset, Processador, Controladores e outros do tipo, eu nunca havia mexido, talvez por medo, por isso tive essa grande dúvida.

De qualquer forma o PC está rodando estável até o presente momento, sem problema algum.

Peço desculpas mais uma vez pela demora, mas agradeço a atenção e a ajuda. ^_^

PS.: Moderador, Problema Resolvido ! icon14.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!