Ir ao conteúdo

Power Led 3W 700ma 3,6V em série na rede 127 ou 220v

ioanlept

Posts recomendados

Postado

Bom galera, alguns devem pensar que este assunto já doi discutido em outros tópicos, mas não foi.

Preciso colocar 4 leds de 3w, 700ma e 3,6v em série na rede, no caso 127V.

Já tentei o método convencional e consegui explodir um capacitor e quase fritar um resistor de 10W

O esquema que utilizei foi:

rede----resistor150 ohmx10w----capacitor100uFx25-------diodo retificador---led-----rede

Já vi que foi indicado um driver para led na dealexpress, mas pelo que entendi este driver é par um led só e eu preciso para 4 em série.

no aguardo da ajuda dos colegas.

Abraço.

Postado
Bom galera, alguns devem pensar que este assunto já doi discutido em outros tópicos, mas não foi.

Preciso colocar 4 leds de 3w, 700ma e 3,6v em série na rede, no caso 127V.

Já tentei o método convencional e consegui explodir um capacitor e quase fritar um resistor de 10W

O esquema que utilizei foi:

rede----resistor150 ohmx10w----capacitor100uFx25-------diodo retificador---led-----rede

Já vi que foi indicado um driver para led na dealexpress, mas pelo que entendi este driver é par um led só e eu preciso para 4 em série.

no aguardo da ajuda dos colegas.

Abraço.

É possivel:

Tente uma fonte sem transformador

FONTE_SEM_TRANSFORMADOR.gif

porém o diodo zener, você irá substituir pelos três leds em série.

Tente ver qual queda de tensão que estes 3 Leds dará, e substitua o capacitor de 1000uF por um com tensão maior que a queda de tensão dos 3 leds.

O capacitor de corrente alternada, o de 2,2uF por 600V, você terá que substituir por outro que seja capaz de mandar 700mA.

Dica:

Diz aí no esquema que com este capacitor vai fornecer 50mA, então vá adicionando capacitância até obter a corrente necessária.

Existem uns capacitores de ventilador de 250V por 10uF que são muito bons, talvez ache nos ferros velhos bem barato.

Depois de descobrir a capacitância necessária para que dê 700mA, se caso os capacitores ficarem muito volumosos, tem um truque onde você poderá usar capacitores eletrolíticos (muito menores);

Depois de saber a capacitância necessária para 700mA, pegue dois capacitores que tenham o dobro da capacitância.

Em cada capacitor você liga um diodo 1n4007 inversamente polarizado em seus terminais.

Depois liga os dois capacitores em série, mas com o positivo de um, conectado no positivo do outro.

Pronto, você já tem um capacitor eletrolítico de corrente alternada.

O diodo em cada capacitor serve para proteger o capacitor, e evitar eles recebam correntes inversas em seus polos.

Eu simulei isto aqui no Software simulador de circuitos eletrônicos, o LTspice.

Deu certo. Só tem que prestar a atenção na tensão máxima do capacitor, e se ele não irá esquentar com esta corrente. qualquer coisa coloca um maior.

Postado

Boa tarde Albert,

Muito obrigado pela dica, o capacitor calculado é de 14,3uF só exite 15uF X 250v no mercado, que é o mesmo utilizado em alguns ventiladores, o que acho grande demais. estes cálculos que fiz é para meu sistema, levando em consideração que os 4 leds em série consumirão apenas 700mA, isso tá correto?

você deu a dica de utilizar um capacitor eletrolítico, fiz um esquema você pode olhar e me responder se é isso mesmo?

Ainda não entendo a utilidade do outro capacitor você poderia me dizer?

Abraço.

post-992664-13884963473968_thumb.jpg

Postado
Boa tarde Albert,

Muito obrigado pela dica, o capacitor calculado é de 14,3uF só exite 15uF X 250v no mercado, que é o mesmo utilizado em alguns ventiladores, o que acho grande demais. estes cálculos que fiz é para meu sistema, levando em consideração que os 4 leds em série consumirão apenas 700mA, isso tá correto?

você deu a dica de utilizar um capacitor eletrolítico, fiz um esquema você pode olhar e me responder se é isso mesmo?

Ainda não entendo a utilidade do outro capacitor você poderia me dizer?

Abraço.

Olá, foi você quem disse que os leds consomem 700mA, eu não sei.

Mas veja como ficaria o circuito:

fontesemtrafo2.png

Eu fiz um teste com um capacitor de 650V por 15uF ligado na rede que no momento estava com exatos 110V, e em série com o amperímetro do multímetro e deu 610mA

Já com um capacitor de 250V por 10uF, deu 390mA

O motivo de usar a capacitância dobrada com os eletrolíticos, é porque dois capacitores de iguais valores em séria, a capacitância diminui pela metade. Se fosse em paralelo, a capacitância dobraria.

Postado

Boa tarde Albert,

mas uma vez obrigado pelo esquema,

Ontem comprei os componentes e montei o esquema que me passou.

o que mudou foi os capacitores eletrolíticos os dois de 30uF só tinha de 33uF outro retificador de 42uF só tinha de 1000uF, conforme o esquema anexo.

Os leds não acenderam, medi a tensão depois de retificada estava em torno de 2,35v e a corrente com um alicate amperímetro estava em 750mA

Isso quer dizer que as contas estavam certas era para dar 700 mA com dois capacitores de 30uF como utilizei os de 33uF está correto.

Não acredito que o capacitor retificador tenha causado o problema pois o mesmo está em paralelo e capacitor em paralelo não altera a tensão correto?

Agora como faço para aumentar a tensão, que deve ser de aproximadamente 14V...

obrigado

abraço.

post-992664-13884963494257_thumb.jpg

Postado
Boa tarde Albert,

mas uma vez obrigado pelo esquema,

Ontem comprei os componentes e montei o esquema que me passou.

o que mudou foi os capacitores eletrolíticos os dois de 30uF só tinha de 33uF outro retificador de 42uF só tinha de 1000uF, conforme o esquema anexo.

Os leds não acenderam, medi a tensão depois de retificada estava em torno de 2,35v e a corrente com um alicate amperímetro estava em 750mA

Isso quer dizer que as contas estavam certas era para dar 700 mA com dois capacitores de 30uF como utilizei os de 33uF está correto.

Não acredito que o capacitor retificador tenha causado o problema pois o mesmo está em paralelo e capacitor em paralelo não altera a tensão correto?

Agora como faço para aumentar a tensão, que deve ser de aproximadamente 14V...

obrigado

abraço.

Observe que no projeto original existe um diodo antes do "capacitor retificador" ele serve para evitar que o capacitor depois de carregado, não descarregue novamente.

Veja o diodo no positivo do capacitor de 1000uF.

FONTE_SEM_TRANSFORMADOR.gif

Provavelmente ele não esteja carregando corretamente devida a falta deste diodo.

Detalhe:

Só ligue o circuito, quando os ledes estiverem conectados.

São os ledes que limitam a tensão de saída. eles servem como diodo zener (Além de acenderem é claro).

• Membro VIP
Postado

Com esse valor do capacitor final esse resultado seria esperado.. Fizestes um divisor de tensão capacitivo ai, para a tensão pulsante..

Experimenta essa outra teoria.. Veja ai:

Ledem220Voltscomcapacitoreresistor.jpg

Só que em vez do capacitor de 220nF use aquele seu arranjo de capacitor com diodos.

No lugar de 1K use um resistor de 4,7 ohms x 5 Watts e ligue dois leds em série, com outros dois em contrafase.. Assim aproveitas ambos os semiciclos da rede para gerar energia luminosa.. E claro, ligue em 110 Volts. Só aproveitei o desenho para passar a ideia..

Depois nos conte como foi..

Postado
Com esse valor do capacitor final esse resultado seria esperado.. Fizestes um divisor de tensão capacitivo ai, para a tensão pulsante..

Experimenta essa outra teoria.. Veja ai:

Ledem220Voltscomcapacitoreresistor.jpg

Só que em vez do capacitor de 220nF use aquele seu arranjo de capacitor com diodos.

No lugar de 1K use um resistor de 4,7 ohms x 5 Watts e ligue dois leds em série, com outros dois em contrafase.. Assim aproveitas ambos os semiciclos da rede para gerar energia luminosa.. E claro, ligue em 110 Volts. Só aproveitei o desenho para passar a ideia..

Depois nos conte como foi..

O problema é que ele precisa de 700mA corrente relativamente alta, então eu acredito que só o arranjo que eu sugeri é capaz de fornecer.

O problema é que ele esqueceu de colocar o diodo que evita o retorno da energia do capacitor de saída. Então se formou um divisor de tensão capacitivo como você falou.

Coloque o diodo e tudo ficará normal, com os 700mA

• Membro VIP
Postado

O circuito que propuz é o mesmo teu, Albert, também com 700 mA, com os mesmos capacitores (sem aquele da saída) só que se vale de ambos os semiciclos da rede, ora para dois leds ora para outros dois, em contrafase.. Mas o bom da eletronica mesmo é que tem inúmeras soluções para um mesmo problema...

Não confunda com o circuito que postei (que é para menos de 20 mA) , só postei aquele para não ter de desenhar de novo...

Postado
O circuito que propuz é o mesmo teu, Albert, também com 700 mA, com os mesmos capacitores (sem aquele da saída) só que se vale de ambos os semiciclos da rede, ora para dois leds ora para outros dois, em contrafase.. Mas o bom da eletronica mesmo é que tem inúmeras soluções para um mesmo problema...

Não confunda com o circuito que postei (que é para menos de 20 mA) , só postei aquele para não ter de desenhar de novo...

Suponho que sem o capacitor de saída, os leds não irão brilhar no máximo, uma vez que em cada par de leds, a corrente irá pulssar com freqüência de 30Hz, fazendo o brilho ficar pela metade.

Estou certo?

Postado

Boa Noite Faller e Albert,

acabei de colocar o diodo que o Albert sugeriu.

Está funcionando, só uma detalhe, pensei que os capacitores fossem fazer os leds funcionarem sem sintilar...

Eles estão sintilando mais do que se fosse ligados no sistema de resistor, pois tenho outros em casa neste sistema.

Outra dúvida técnica.

Peguei o alicate amperimetro para ver o consumo.

Antes da retificação aparece 0.72A frio e 0.8A quente

Depois da retificação aparece 0.16 frio e 0.18 quente

qual consumo devo considerar para calcular a conta de energia no fim do mês antes ou depois da retificação?

Acabei de desligar o sistema depois de 5 min pois os capacitores de entrada estão quase pegando fogo, o cheiro de plastico queimado começou a subir.

e agora o que que eu faço. por favor me ajudem.

Abraço a todos.

Postado

E para que seja possível usar o capacitor de saída, só com o circuito que descrevi acima, pois nele a corrente de saída é contínua, adequada ao capacitor.

Os dois funcionam.

Basta o peticionário decidir qual irá usar.

Boa Noite Faller e Albert,

acabei de colocar o diodo que o Albert sugeriu.

Está funcionando, só uma detalhe, pensei que os capacitores fossem fazer os leds funcionarem sem sintilar...

Eles estão sintilando mais do que se fosse ligados no sistema de resistor, pois tenho outros em casa neste sistema.

Outra dúvida técnica.

Peguei o alicate amperimetro para ver o consumo.

Antes da retificação aparece 0.72A frio e 0.8A quente

Depois da retificação aparece 0.16 frio e 0.18 quente

qual consumo devo considerar para calcular a conta de energia no fim do mês antes ou depois da retificação?

Acabei de desligar o sistema depois de 5 min pois os capacitores de entrada estão quase pegando fogo, o cheiro de plastico queimado começou a subir.

e agora o que que eu faço. por favor me ajudem.

Abraço a todos.

Acredito que o único jeito será usar capacitores de ventilador, aqueles grandes.

Os capacitores devem estar esquentado por causa da corrente que circulam neles, isso se eles não foram ligados errados

• Membro VIP
Postado

Amigo, impossível que um desses drivers para led da DealExtreme não sirva para o que desejas: http://s.dealextreme.com/search/led+driver.html?page=2

Seria a melhor solução.. Alta eficiência, volume baixo e nada de calor ou muito pouco..

Eles são em sua maioria fontes de corrente. Você não necessita se preocupar com a tensão, a tensão é ajustada automaticamente.. Tem só que descobrir qual deles oferece coisa de 700 mA e tem range de tensão para os 4 leds em série..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!