Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relé não funciona com Pic16f628a.


Kibbi

Posts recomendados

Olá amigos do Forum! Quero agradecer a todos pelas dicas, que me foram de grande utilidade. Mas ainda estou com problemas.Não estou conseguindo fazer um relé funcionar na RB3 pino 9 do pic16f628a, comprei um relé de 6V, porque não acho de 5V. Está com um resistor de 1K na base do BC548.

Outra coisa, liguei um led no lugar do relé e funcionou, só que invertido, quando no programa está em OFF o led acende e quando em ON ele fica apagado. Será que ainda vou continuar sofrendo muito pra resolver isso. Agradeço a todos que possam me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

liguei um led no lugar do relé e funcionou, só que invertido, quando no programa está em OFF o led acende e quando em ON ele fica apagado

É só adaptar um circuito inversor aí na saída que normaliza, ou, inverter a linha de comando no seu 16F628.

Como o Petronzio escreveu acima; poste o esquema do seu circuito.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos do Forum! Quero agradecer a todos pelas dicas, que me foram de grande utilidade. Mas ainda estou com problemas.Não estou conseguindo fazer um relé funcionar na RB3 pino 9 do pic16f628a, comprei um relé de 6V, porque não acho de 5V. Está com um resistor de 1K na base do BC548.

Outra coisa, liguei um led no lugar do relé e funcionou, só que invertido, quando no programa está em OFF o led acende e quando em ON ele fica apagado. Será que ainda vou continuar sofrendo muito pra resolver isso. Agradeço a todos que possam me ajudar.

Amigos !!! Finalmente consegui finalizar o projeto. Resolvi o problema do relé. Coloquei um resistor de 10K na saida do RB3 pino 9 do PIC16f628a e liguei ao pino 1 do 4N25 e pino 2 ao GND do circuito, isolando o PIC do relé. No pino 4 e 5 coloquei um bc337 sendo coletor pino 5 e 5V, base pino 4 e emissor ao relé com um diodo 1N4007 de proteção. Funcionou perfeitamente.

Muito obrigado a ajuda de todos e um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!