Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estava fazendo o controle de um display LCD 16x2 (MGD1602B) com um microcontrolador (PIC 18F452) e vinha tudo funcionando perfeitamente.

Recentemente eu troquei o display por um outro (WH1602A) e tudo parou de funcionar. O display acende todos os caracteres em preto e não escreve nada.

O engraçado é que com o display antigo e no simulador (ISIS) tudo funciona perfeitamente, ou seja, é algo com o display novo mesmo. Mas a datasheet desse display aparentemente é igual ao que eu vinha utilizando.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Obrigado!

Postado

Algumas perguntas, você está respeitando os tempos de atualização da tela, iniciando tudo conforme o recomendado, na parte do código fonte?

Caso você esteja se comunicando com o display por apenas 4 vias de dados, as outras 4 estão aterradas? (alguns displays funcionam perfeitamente sem aterrar essas vias, outros não).

Verificou se todos os cabos e soldas estão perfeitamente conectados, se for cabo pode ser algum fio invertido, se for soldado em alguma placa pode ser alguma trilha rompida.

Verifique também o pino R/W, se você não estiver utilizando ele, melhor aterrar também.

Postado
  MatheusLPS disse:
Bobelicious, está usando o potenciometro de 10k no pino de contraste do LCD?

Falou

Sim, estou usando um potenciômetro de 10k...

MoreOne disse:
Algumas perguntas, você está respeitando os tempos de atualização da tela, iniciando tudo conforme o recomendado, na parte do código fonte?

Caso você esteja se comunicando com o display por apenas 4 vias de dados, as outras 4 estão aterradas? (alguns displays funcionam perfeitamente sem aterrar essas vias, outros não).

Verificou se todos os cabos e soldas estão perfeitamente conectados, se for cabo pode ser algum fio invertido, se for soldado em alguma placa pode ser alguma trilha rompida.

Verifique também o pino R/W, se você não estiver utilizando ele, melhor aterrar também.

Realmente estou comunicando com o display por apenas 4 vias de dados, as outras 4 estão neutras (flutuantes). Eu aterrei elas mas o display continuou não funcionando.

Os cabos e soldas estão todos perfeitamente conectados, eu já verifiquei tudo e quando uso o display antigo funciona normalmente.

Quando ao pino R/W, esse sim já está aterrado pois só estou escrevendo no display (não estou lendo).

Procurando na internet achei um fórum (http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=41935&topico=3012256) de um cara com o mesmo problema que o meu: tudo vinha funcionando perfeitamente até ele trocar por esse bendito display WH1602A...

• 2 meses depois...
  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!