Ir ao conteúdo

Resistor para o zener

arh

Posts recomendados

Postado

estou estudando aqui e na apostila ta escrito assim:

Rs = Vi-VL / ILmax + Iz

Estando Vi (V) a tensão de entrada sem regular, VL(V) a tensão de saída regulada, ILMAX (A) a corrente de carga máxima e Iz (A) a corrente atraves do diodo Zener

não entendi isto de ILMAX + Iz, seria somar a corrente que a carga precisa mais a corrente maxima que o zener pode suportar?

a corrente maxima do zener eu sei achar, a minima encontrei na wiki e ta assim:

Izmin = Izmax . acn0,15

o que é esse acn? http://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_Zener
  • Membro VIP
Postado
estou estudando aqui e na apostila ta escrito assim:

não entendi isto de ILMAX + Iz, seria somar a corrente que a carga precisa mais a corrente maxima que o zener pode suportar?

Certamente que não, pois se por acaso cessasse ou diminuisse a corrente ILMAX, aumentaria a corrente do zener, que se somada a IZmax ele explodiria..

Eu diria que Rs = Vi-VL / ILmax + Izmin

Ou seja, aquela menor corrente que ainda mantém o zener na região de tensão intrínsica do mesmo.. Se a corrente do zener cair abaixo de sua corrente mínima, a tensão zener não será mais garantida, basta olhares a curva VxI de um zener para reparar que em correntes muito baixas a tensão do mesmo cai, ou seja, entra em uma região onde ainda não se verifica a tensão zener..

Quanto ao acn, nem imagino o que o cidadão que escreveu queria dizer.. Talvez quisesse dizer que a corrente mínima deveria ser igual a 15% de sua corrente máxima..

Postado

grande faller, achei este material na net http://bairrospd.kit.net/componentes/DidoZener1.pdf e tava estudando ele, resolvi os problemas proposto acertei todos, mas ainda estou meio confuso,

veja se entendi to certo.

peguemos o circuito da imagem.

a) No caso ai a carga pede 56mA, eu nao poderia colocar um resistor que entregaria os 56mA exatos, pois tenho que entregar uma corrente pro zener funcionar, correto?

B) qualquer valor acima dos 56mA iria para o zener certo, so tenho que tomar cuidado para não ultrapassar a corrente máxima dele, no caso ai 100mA, correto?

desculpe tantas perguntas, mas nao tenho a quem recorrer se nao a internet.

post-895625-13884963650445_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Olha ai como eu resolveria esse problema

Corrente no resistor = 56 mA da carga mais 15% da corrente limite do zener, ou seja 0,15 x 100 mA = 15 mA

Corrente total no resistor = 56 mA + 15 mA = 71 mA

Desse modo R = (24-5,6)/0,071 = 259 Ohms

Se a carga não puxar nada Iz = 71 mA

Se a carga puxar os 56 mA => Iz = 15 mA

Postado

Corrente no resistor = 56 mA da carga mais 15% da corrente limite do zener, ou seja 0,15 x 100 mA = 15 mA

Corrente total no resistor = 56 mA + 15 mA = 71 mA

agora ta claro como a agua, faller valeu por ajudar, vou seguir em frente com os estudos para quem sabe chegar a ter 1/3 do seu conhecimento. muito grato mesmo.

Postado

estava fazendo uns exercícios aqui pra fixar melhor, e me deparei com um questão que não estou intendendo, o link é este http://manoel.pesqueira.ifpe.edu.br/fmn/anterior/2010.1/eletronica1/listas/lista4.html

a questão é a de numero 8, nos meus cálculos o menor e o maior valor de resistencia para o circuito funcionar seria 74ohms e 107ohms.

Mas na resposta do cara ele coloco que os valores são de 198 a 282 ohms, ai fiz as contas com o resistor do cara e com este valor o zener iria pra cucuia

alguem poderia me ajudar a entender o que estou a fazer de errado?

Postado
estava fazendo uns exercícios aqui pra fixar melhor, e me deparei com um questão que não estou intendendo, o link é este http://manoel.pesqueira.ifpe.edu.br/fmn/anterior/2010.1/eletronica1/listas/lista4.html

a questão é a de numero 8, nos meus cálculos o menor e o maior valor de resistencia para o circuito funcionar seria 74ohms e 107ohms.

Mas na resposta do cara ele coloco que os valores são de 198 a 282 ohms, ai fiz as contas com o resistor do cara e com este valor o zener iria pra cucuia

alguem poderia me ajudar a entender o que estou a fazer de errado?

nada.

deve perguntar a esse sr (Prof.???? Manoel Henrique) como fez o calculo.

note no entanto que isso e (?) ou seria um exercicio academico.

nao se deve usar valores limites nos circuitos reais.

Postado

estão estou certo?

nao se deve usar valores limites nos circuitos reais.

não entendi...

a ideia que voce quis passar é pra não usar o resistor de 107 ohms (limite) deixando assim o zener perto de se queimar?

abraço.

Postado
estão estou certo?

esta certo nos seus calculos nessse exemplo academico.

não entendi...

a ideia que voce quis passar é pra não usar o resistor de 107 ohms (limite) deixando assim o zener perto de se queimar?

abraço.

e isso mesmo.

tem esse risco.

deve sempre atender as variaçoes quer do circuito quer do ambiente.

alem disso a fiabilidade vai ser prejudicada e os seus circuitos vão ter tempos de vida mais curtos.

Postado

ok, brigado ai oceano...

(moderação, fecha o topico ainda não, acredito que terei mais duvidas, se não tiver eu aviso.)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!