Ir ao conteúdo

Resistor para o zener

arh

Posts recomendados

Postado

estou estudando aqui e na apostila ta escrito assim:

Rs = Vi-VL / ILmax + Iz

Estando Vi (V) a tensão de entrada sem regular, VL(V) a tensão de saída regulada, ILMAX (A) a corrente de carga máxima e Iz (A) a corrente atraves do diodo Zener

não entendi isto de ILMAX + Iz, seria somar a corrente que a carga precisa mais a corrente maxima que o zener pode suportar?

a corrente maxima do zener eu sei achar, a minima encontrei na wiki e ta assim:

Izmin = Izmax . acn0,15

o que é esse acn? http://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_Zener
  • Membro VIP
Postado
estou estudando aqui e na apostila ta escrito assim:

não entendi isto de ILMAX + Iz, seria somar a corrente que a carga precisa mais a corrente maxima que o zener pode suportar?

Certamente que não, pois se por acaso cessasse ou diminuisse a corrente ILMAX, aumentaria a corrente do zener, que se somada a IZmax ele explodiria..

Eu diria que Rs = Vi-VL / ILmax + Izmin

Ou seja, aquela menor corrente que ainda mantém o zener na região de tensão intrínsica do mesmo.. Se a corrente do zener cair abaixo de sua corrente mínima, a tensão zener não será mais garantida, basta olhares a curva VxI de um zener para reparar que em correntes muito baixas a tensão do mesmo cai, ou seja, entra em uma região onde ainda não se verifica a tensão zener..

Quanto ao acn, nem imagino o que o cidadão que escreveu queria dizer.. Talvez quisesse dizer que a corrente mínima deveria ser igual a 15% de sua corrente máxima..

Postado

grande faller, achei este material na net http://bairrospd.kit.net/componentes/DidoZener1.pdf e tava estudando ele, resolvi os problemas proposto acertei todos, mas ainda estou meio confuso,

veja se entendi to certo.

peguemos o circuito da imagem.

a) No caso ai a carga pede 56mA, eu nao poderia colocar um resistor que entregaria os 56mA exatos, pois tenho que entregar uma corrente pro zener funcionar, correto?