Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores: Clock Interno e Clock Externo.


zDaNN

Posts recomendados

Clock interno representa a frequência interna do processador, composta de uma frequência base e um multiplicador. Por exemplo: Um processador que está utilizando um clock base de 200MHz e multiplicador de 10x está operando, naturalmente, em 2000MHz (ou 2GHz).

Clock externo refere-se à frequência base em sistemas com barramento FSB (Front Side Bus, ou Barramento Frontal). Isto porque o clock base era utilizado não apenas pelo processador, mas também pelo FSB, que fazia a conectividade com o northbridge. Em outras palavras, o clock base também era um clock de uso externo ao processador. A frequência do FSB, todavia, não correspondia apenas a esse clock base, pois o FSB passou a ter taxa dupla de dados (2x), quádrupla (4x) etc., passando a ter multiplicadores assim como o processador.

Atualmente a AMD não adota mais sistemas com FSB. Por parte da Intel, talvez ainda haja alguns sistemas. O FSB deu lugar a tecnologias como o barramento HyperTransport (AMD) e QPI (Intel), que são links de acesso direto, pois os processadores passaram a incorporar controladores que dantes eram exclusivos dos northbridges e southbridges.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!