Ir ao conteúdo

Over em SEMPRON LE1150 - se é tão fácil, pq não veio de fábrica?

OpaioX

Posts recomendados

Postado

É estranho esse mundo: se é tão fácil, porque não veio de fábrica? No tal do Overclock, tem algo errado. Mas vamos lá com a minha experiência:

Meu pc:

Sempron LE 1150 rodando originalmente a 2 gHz.

Placa Mãe é M2N -MX SE PLUS.

1 pente de memoria de 2GB 667.

Gforce 9500 GT

Fonte É k-Mex PX 350, com 220W reais máximos.

Mudei o BUS speed na BIOS aos poucos como é recomendado. Comecei com 210 e cheguei a rodar com até 285. Na bios tenho opção de mexer entre 200 mHz e 300 mHz. Então 285 x 10 = 2,85gHz! Foi over máximo que consegui, pois acima disso, meu PC não queria ligar. Mas antes que alguém pergunte, não foi só aí que mexi, mudei também chipset voltage ( Auto, 1.2 e 1.3) para 1.3 e em memory voltage (auto, 1.9, 2.0, 2.1 e 2.2) para 2.2. Mudei também em dram frequency. Mas isso, depois de ler muito, vários tópicos, artigos e videos no youtube que me encorajasse a mexer este meu pc que é mais antigo que tenho (comprei em 2008). Caso algo desse errado, eu teria outro pc, e este, já teria dado o que tinha que dar.

Só não mexi em pci express frequency, até tentei um pouco, mas sempre que fazia isso, notava que tinha dificuldade para ligar o computador. Após cada modificação, eu fazia um bench básico, usando o Windows Movie Maker, com um video baixado do youtube de 1mine6 para ver quanto tempo gastava para condificar e gravar no pc. Resultado:

2ghz = 1min 27s 93

2,1ghz 1min 24s 10

2,2ghz = 1min 21s 03

2.3ghz= 1min 17s 66 - Obs - aumentei a tensão memoria (1m17s mesmo com tensão mais alta.)

2,4gHz = 1min 15s 81

2,5 gHz- 1min 13s 00 - obs - aumentei a tensão da memoria p 2.2v chipset p 1.3v

2,5gHz - 1min 12s 56

2,8 gHz 1min 10s 53 obs aumentei a tensão da memoria p 2.2v e chipset p 1.3v travei memoria a 333

mas fica como 350(confirmar velocidade travada)

Deixei alguns comentários que registrei na frente do tempo de proposito. Como fiquei dois dias testando ao poucos, e não sabia se pudia ou não mexer nas voltagens, até concluir que não conseguiria subir mais o corespeed se não o fizesse. Queria ver se o tal do Over resultaria em desempenho maior no computador. Como puderam ver acima, sim, mas em algumas situações não houve!

Mas eu tive alguns problemas. Depois que o pc conseguia ligar, ou seja, o Windows começava a ser carregado eu NÃO tive nenhum problema. Nenhum travalmento, nenhuma tela azul, nem mesmo jogando BF2, por uma hora a 2,85 gHz! O problema era sempre antes do sistema carregar, o pc sempre depois que eu o desligava ou reiniciava com over, mesmo que a 23 GHZ não ligava de primeira. Tinha que desligar e ligar de novo, e as vezes, mesmo com aviso na tela de bios que houve uma falha no Over, eu apertava para entrar na bios, matinha as mesmas configurações e mandar começar o sistema. Aí sim, o pc carregava. Estranho essa situação pois a bios indicava algum problema, mas depois que o sistema era carregado, funcionava perfeito, sem problema.

Então

1) o que eu fiz errado, ou é normal esses avisos?

2) Como esse pc tem acesso a internet em alta velocidade, o utilizo para jogar online. Acho que este processador atrapalha um pouco a minha placa de video, então, quando for jogar, vou tentar mantes um Over de 2.8 gHz. Mas gostaria de saber se as configurações estão corretas para manter essa velocidade.

3) Para manter um over leve, mas permanente de 2,2 gHz seria seguro, no sentido de não aparecer nenhum aviso da bios antes de começar? Na verdade outras pessoas usam esse pc, e elas não entendem muito. Queria da um up, pois utilizo o Seven e sinto uma certa lentidão com este SO.

4) Sou muito desconfiado, portanto, Over é uma margem de segurança que as empresas deixam aos seus processadores? Exemplo, como estamos no inverno no Brasil, nesta época em boa parte do Brasil as temperaturas estão mais baixas e consequentemente o pc não esquenta muito, ainda mais aberto, mas no verão da vida, em Manaus por exemplo a situação se inverte. Se fosse tão fácil, porque o sempron LE 1150 não viria de fábrica com uns 2,5 ou mais? Tem algo errado ou isso também se chama mercado?

Postado

Cara, muito boom, no meu caso meu celeron dual core saiu dos originais 2.2Ghz para 2.69 Ghz apenas, queria chegar aos 2.8 pelo menos, mas minha bios é limitadissima, só me dar a opção de mudar o FSB mesmo:/

E tipo, no meu caso eu tenho 4GB de RAM e uma 9800GT 256bits. super gargalo com esse processador fraco meuu :/

ah cara e tipo, essa fonte sua nao estaria um tanto desadequada para fazer um over desses não? lhe aconselho pegar uma mas potente pra nao queimar sua placa de video cara.

Postado

O que causa a necessidade de duplo cutuco no botão de on é a fonte. Troque a danada que talvez o over se estenda mais. Gasta uns 150 mangos e já fica com uma fonte boa pro próximo pc heheheheh. Recomendo;

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:10:570:21304&tag=

As minhas fonte são que nem herança, troco tudo, mas a fonte ganha só uma limpeza e vai de novo pra luta.

Postado

Alecicinho66, obrigado man, mas sobre a fonte, pode ser que sim. Mas é estranho que funciona normal depois que o sistema carregada, sem nenhuma travada.

jeremiasks como eu disse, é estranho, porque depois que carrega, mesmo a 2,8 não travou? Nem mesmo em jogos!

Obrigado por sua opinião e vou considerar trocar a fonte, ainda mais sabendo agora que posso comprar uma melhor e depois posso utilizar num pc novo, caso preciso, pois este pc velho eu não queria gastar um centavo, com medo do mesmo morrer e não poder aproveitar peça alguma.

Obrigado pelos comentários gente!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...