Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DPS caseiro (proteção contra surtos no quadro de distribuição da residência)


tovir

Posts recomendados

Meus caros, tudo bom? Estou pesquisando como fazer a ligação de varistores no quadro de distribuição da residência e acabei encontrando aqui no fórum, diversos tópicos relacionando o varistor como principal componente dos DPS comerciais. Bom, gostaria de saber dos colegas, se é possível montar caseiramente um DPS e se poderiam passar exemplos de ligações e componentes necessários para montar esse dispositivo.

Agradeço desde já pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para montar um DPS daqueles de se colocar no painel de disjuntores, a primeira dificuldade é de se encontrar um varistor de bom tamanho, como esse dai, de 40 mm, do centro:

Varistoresdeproteo.jpg

Por isso e pela ferragem necessária para montar o mesmo nos trilhos dos disjuntores acho melhor mesmo é comprar os DPS prontos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para montar um DPS daqueles de se colocar no painel de disjuntores, a primeira dificuldade é de se encontrar um varistor de bom tamanho, como esse dai, de 40 mm, do centro:

Varistoresdeproteo.jpg

Por isso e pela ferragem necessária para montar o mesmo nos trilhos dos disjuntores acho melhor mesmo é comprar os DPS prontos..

Ih, vou dar uma pesquisada amanhã nas lojas aqui em BH, nunca pesquisei sobre esse material; mas achando, e fazendo uma gambiarra para acomodação desses componentes no quadro, seria possível? Além dele, você acha que seria necessário mais algum componente - para aproveitar e procurar tudo amanhã?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho difícil que encontres esses componentes necessários para montar um DPS caseiro por preço menor que de DPS convencionais, já prontos. Nem acho que valha a pena tentar.. As pessoas vão estranhar seu pedido nos balcões das lojas e vão te dizer jamais terem visto coisa assemelhada..

Além do varistor de 40 mm um fusível térmico que consiga manipular as correnytes envolvidas.. As empresas geralmente nem colocam fusíveis térmicos comerciais ai e sim os fazem com ligas metálicas apropriadas, de baixo valor de fusão..

Se conselho vale, monte um rádio, monte um amplificador, monte um transmissor de RF, monte uma televisão.. São todos mais fáceis de montar do que montar um DPS decente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho difícil que encontres esses componentes necessários para montar um DPS caseiro por preço menor que de DPS convencionais, já prontos. Nem acho que valha a pena tentar.. As pessoas vão estranhar seu pedido nos balcões das lojas e vão te dizer jamais terem visto coisa assemelhada..

Além do varistor de 40 mm um fusível térmico que consiga manipular as correnytes envolvidas.. As empresas geralmente nem colocam fusíveis térmicos comerciais ai e sim os fazem com ligas metálicas apropriadas, de baixo valor de fusão..

Se conselho vale, monte um rádio, monte um amplificador, monte um transmissor de RF, monte uma televisão.. São todos mais fáceis de montar do que montar um DPS decente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho difícil que encontres esses componentes necessários para montar um DPS caseiro por preço menor que de DPS convencionais, já prontos. Nem acho que valha a pena tentar.. As pessoas vão estranhar seu pedido nos balcões das lojas e vão te dizer jamais terem visto coisa assemelhada..

Além do varistor de 40 mm um fusível térmico que consiga manipular as correnytes envolvidas.. As empresas geralmente nem colocam fusíveis térmicos comerciais ai e sim os fazem com ligas metálicas apropriadas, de baixo valor de fusão..

Se conselho vale, monte um rádio, monte um amplificador, monte um transmissor de RF, monte uma televisão.. São todos mais fáceis de montar do que montar um DPS decente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!