Ir ao conteúdo

Pra que serve o resistor de carga, e como calcular?

jhonalvez

Posts recomendados

Postado

eu tenho uma fonte de 18v, 1.5A, e preciso colocar um resistor na carga para regular, pelo que eu aprendi, mas agora minha duvida, como eu calculo o resistor que preciso colocar na carga para a minha fonte ficar estavel?

Postado

mas isso nao iria drenar a fonte inteira?

eu falo assim: aquele resistor usado para estabilizar a tensão da fonte.

eu quero saber qual a corrente, ou como eu calculo que resistor usar, para aqueles resistores que ficam na saida da fonte, mas para ajudar a estabilizar a fonte.

Postado

O resistor pode servir para tirar a tensão de pico a ajudar na regulagem. A fonte fica mais estável. Você pode calcular a resistencia para drenar só um pouquinho da corrente...

Poste o esquema da sua fonte.

Postado

hmm entendi, mas o quanto de corrente teria que drenar para a fonte ficar boa. e como eu posso verificar se funciona mesmo? e como se calcula? nao pela lei de ohm, mas falo tipo a regulacao em porcentagem, ou que forma posso usar pra comprovar isso?

Pra falar a verdade nem tenho mais o esquema mas eu estou projetando um novo, e é para 18v 3A, ou 1.5

mas eu tenho o layout se puder dar umas dicas tambem agradeco.

layoutsa.jpg

Postado

Existem algumas fontes que alimentam circuitos de baixissimas correntes, por isso é preciso "endurecer" a saida para deixar o valor final da fonte "travado". Mas é uma coisa rara. Uma outra situação para se colocar um resistor de carga na saida é no caso das pequenas fontes chaveadas. Algumas tem sua tensão de saida abaixo do normal quado medidas sem carga, mas quando se alimenta alguma coisa ela volta pra tensão correta de saida. Colocar um resistor de carga mantem essa tensão correta na saida sempre constante. Definir um resistor para isso basta tentar na tentativa e erro, mas só faça isso se a fonte tiver essas caracteristicas acima ou se a carga a ser alimentada precisar. Na maioria das não se usa isso.

Eu já tive uma fonte de pc que não partia se não tivesse carga nela.

O cálculo para achar o valor do resistor está no post #2.

Postado

entendi valeu.

o lm 317 usado como regulador de corrente, eu queria usar como corrente ajustavel, mas para substituir o resistor fixo para variavel, e impossivel pois ele vai ficar em serie com a carga, mas então, alguem sabe um circuito para limitar a corrente, ajustavel?

• Membro VIP
Postado
hmm entendi, mas o quanto de corrente teria que drenar para a fonte ficar boa. e como eu posso verificar se funciona mesmo? e como se calcula? nao pela lei de ohm, mas falo tipo a regulacao em porcentagem, ou que forma posso usar pra comprovar isso?

Pra falar a verdade nem tenho mais o esquema mas eu estou projetando um novo, e é para 18v 3A, ou 1.5

mas eu tenho o layout se puder dar umas dicas também agradeco.

layoutsa.jpg

Imagino que seu layout use ai um LM317, certo???

Agora olhe a pinologia do LM 317 e pense um pouco, se a saída do mesmo é no pino central, como raios poderia estar certo esse seu lay-out dai, amigo

Veja bem e coclua você mesmo:

LM317Pinologia.jpg..

Agora entendo por que ao longe de um tópico desses insistias em dizer que o comportamento de tua fonte estava anômalo, não estava normal...

Pudera, se montaste ela como se está vebndo ai nesse Lay-out, jamais poderia dar certo...

Lembro que insisti àquela época em que tinhas alguma coisa errada na tua montagem mas bem deste muita bola. Ai fica difícil de ajudar..

Corrija seu lay-out ou jamais terás uma fonte que preste...

Acho até que não é somente a inversão dos pinos do CI erradas ai, tem mais coisa...

Postado

aa sim e verdade eu, valeu por lembrar, ontem mesmo antes de dormir eu me lembrei disso, mas ja vou mudar, mas tambem nao teria problema porque eu ia ligar o ci externamente em um dissipador, uso um programa bem simples para desenhar tambem.

mas então, eu so queria saber como eu poderia usar um lm317 como regulador de corrente na fonte, e que seja ajustavel, ja que é bem caro um potenciometro de 3w no ci, o que poderia fazer para 3a?

lm317-current-regulator.png

Outra coisa: pra que serve aqueles bornes verdes em fontes de laboratorio? é terra? e pra que precisaria de um terra em fonte de alimentacao, tipo onde iria ligar, e como eu ligo ele no circuito?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...