Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Shift-Light


GmePy

Posts recomendados

Opa, novato aqi.

Galera, tenho um esquema para montar um Shift Light p/ meu carro,

só que bateu a duvida..

tenho ou não que inverter o esquema da foto para imprimir??

não sei identificar.. sou meio marinheiro de primeira viagem.. só tenho experiencia com solda mesmo...

a foto do circuito impresso está aqui:

shiftlight.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/--deXvnZdfhk/T6lTuX-OATI/AAAAAAAABWE/5wt1RLb99nc/s512/shiftlight.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então aquela de cima é a visão oposta da placa.. a visão dos componentes pelo lado cobrado??

nao, aquela é a visao de voce pegando a placa olhando ela de cima, onde fica os componentes

pode imprimir a imagem ai das trilhas e ser feliz. (nao precisa espelhar nada). boa sorte.

por curiosidade, o que isto faz? vi umas imagens aqui mas nao entendi pra que isto serve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao, aquela é a visao de voce pegando a placa olhando ela de cima, onde fica os componentes

pode imprimir a imagem ai das trilhas e ser feliz. (nao precisa espelhar nada). boa sorte.

por curiosidade, o que isto faz? vi umas imagens aqui mas nao entendi pra que isto serve.

o que me deixa cabreiro é..

se a parte de cima é eu vendo os componentes montados por cima..

a parte de baixo que não esta espelhada nem nada... quando colocar no cobre (vendo por baixo) vai ficar invertido..

ou to ficando doido mesmo???

Vou fazer na canetinha.. não vou imprimir e passar para a placa com serigrafia não...

se fosse na serigrafia eu até entenderia.. porque a impressão ia ficar virada pra cima na hr de passar..

agora na canetinha eu vou ter que fazer na mão mesmo olhando o desenho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer na canetinha.. não vou imprimir e passar para a placa com serigrafia não...

se fosse na serigrafia eu até entenderia.. porque a impressão ia ficar virada pra cima na hr de passar..

agora na canetinha eu vou ter que fazer na mão mesmo olhando o desenho..

isto muda tudo, como voce vai fazer na mão olhando pro desenho, voce vai ter que inverter ela ai de cima pra baixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isto muda tudo, como voce vai fazer na mão olhando pro desenho, voce vai ter que inverter ela ai de cima pra baixo

ashuhusa agora siiim!!

inverto só horizontalmente né???

por curiosidade, o que isto faz? vi umas imagens aqui mas nao entendi pra que isto serve.

cara, isso é um Shift Light, em certa rotação do motor do carro.. ele acende uma luz pra te avisar a troca de marcha..

ai você coloca a rotação que quiser girando aquele Trimpot ali de baixo.. (o outro que eu saiba é só um regulador 9v)

ou você pode meter um rele... que é o que quero..

ao invés de acender a luz.. ele vai desligar a bobina do carro.. assim cortando o giro do motor... (você coloca o negativo da bobina passando pelo relé em posição normalmente fechado e em vez de ligar o shift light na luz, liga ele no seletor magnetico do Relé (não sei se é esse realmente o nome.. mas é nos 2 pontos que fazem o relé mudar de posição) dai ele vai limitar pra mim o giro.. na hr que chegar naquela rotação determinada ele abre o circuito da bobina.. desligando... e quando abaixar o giro ele fecha novamente =D

ao menos eu penso que vá funcionar assim.. kkk agora é testar... se não funcionar vira só um Shift-Light mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, novato aqi.

Galera, tenho um esquema para montar um Shift Light p/ meu carro,

só que bateu a duvida..

tenho ou não que inverter o esquema da foto para imprimir??

não sei identificar.. sou meio marinheiro de primeira viagem.. só tenho experiencia com solda mesmo...

a foto do circuito impresso está aqui:

shiftlight.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/--deXvnZdfhk/T6lTuX-OATI/AAAAAAAABWE/5wt1RLb99nc/s512/shiftlight.jpg

antes de se por a fazer:

veja bem o pcb e o esquema.

parece-me que esta errado.

veja as ligaçoes do regulador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ola gente sou novo por aqui, estou na equipe de automobilismo da faculdade e estou responsavel em produzir esse sistema de shift light para o veiculo mas nao tenho quase nenhuma experiencia com essa parte de eletronica. Alguem poderia me passar algum material ou dar dicas para quem esta comecando praticamente do zero?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

Eu entendi que vai depender do método de como você vai fazer sua placa.

1 - Observando o LM7809 e que ele recebe os 12V, Então a placa de cima é visão do lado dos componentes e os filetes e ilhas estão no outro lado da placa.

2 - Revelação. Figura inferior.

Se você imprimir em uma laser, o desenho será exatamente igual ao da figura, certo? Acontece que quando você colocar a impressão na placa, pelo método do ferro de passar, a figura vai passar a ser vista INVERTIDA COMO EM UM ESPELHO E NÃO HORIZONTALMENTE OU VERTICALMENTE. Imagine que a trilha tenha espessura e que um lado dela estará colada na placa e o outro lado estará voltada para o ar.  Na folha, o lado que estiver voltado para o ar vai passar a ficar voltado para a placa. O lado que estiver voltado para o papel estará voltado para o ar na placa.

Então, se a placa fosse transparente, você, olhando pelo lado dos componentes, estaria vendo as trilhas na outra face.

Considere que as trilhas possuam uma espessura e que há lado voltado para o papel e lado voltado para o ar. assim, qualquer que seja o método que você usar para transferir as trilhas para a placa, pode ser antecipado e eventualmente, corrigido.

 

A finalidade é a que olhando pelo lado dos componentes, você veja as trilhas do outro lado como na figura superior.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MOR na dúvida imprima dos 2 jeitos pra fazer duas placas kk. (brinc). Nosso novo amiguinho tirou o tópico das cinzas

 

@lsartori12 nunca vi este termo 'shift light' mas pela explicação de um membro, basicamente é um detector de rpm ou de frequencia que é quase a lesma lerda. Queira dar uma olhadela aqui

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1117297-leitor-de-frequencia/

e caso o autor ressuscite com novidades, pode não lhe ser totalmente inútil (dejavu...)

 

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola gente sou novo por aqui, estou na equipe de automobilismo da faculdade e estou responsavel em produzir esse sistema de shift light para o veiculo mas nao tenho quase nenhuma experiencia com essa parte de eletronica. Alguem poderia me passar algum material ou dar dicas para quem esta comecando praticamente do zero?

Obrigado

Está tudo pronto no tópico, inclusive a descrição do que é um Shift Light no post #7.

Que faculdade está fazendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acender um led até vai mas que porcaria de ideia essa de cortar o motor ao atingir determinado giro. Imagine-se ao lado de um Scania, tentando ultrapassa-lo, num retão, com um ônibus vindo ao contrário..

É de elogiar o inventor do bagulho, no caminho para o céu... Vai ter tempo bastante...  Toda a eternidade...  tem mais é que ficar difícil mesmo essa sua máquina de roleta russa dai...  Vou torcer para que não consigas montá-la, desse modo ai que corta o motor..  Só seria pior se você a propusesse para usar em avião...

 

 

GmePy, em 06 Set 2012 - 15:34, disse:

    cara, isso é um Shift Light, em certa rotação do motor do carro.. ele acende uma luz pra te avisar a troca de marcha..
    ai você coloca a rotação que quiser girando aquele Trimpot ali de baixo.. (o outro que eu saiba é só um regulador 9v)

    ou você pode meter um rele... que é o que quero..
    ao invés de acender a luz.. ele vai desligar a bobina do carro.. assim cortando o giro do motor... (você coloca o negativo da bobina passando pelo relé em posição normalmente fechado e em vez de ligar o shift light na luz, liga ele no seletor magnetico do Relé (não sei se é esse realmente o nome.. mas é nos 2 pontos que fazem o relé mudar de posição) dai ele vai limitar pra mim o giro.. na hr que chegar naquela rotação determinada ele abre o circuito da bobina.. desligando... e quando abaixar o giro ele fecha novamente =D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!