Ir ao conteúdo

Net Vírtua + Switch Cisco

thiago.1004

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Sou novo no fórum e gostaria de saber se alguém já passou por essa situação:

Fui fazer uma consultoria em uma empresa e o cenário é esse: 1 modem motorola (net virtua empresas) com o link na porta de uma switch cisco; O responsável queria distribuir ip pelo escritório, mas só pega endereço ip se o cabo do modem for direto para o pc. Se você colocar o cabo na switch, só pega endereço APIPA... Gostaria de saber se mesmo no plano empresa, o endereço não pega devido ao mac-address... E se for isso, como configuro a switch para pegar os endereços disponibilizados pelo DHCP modem? Obriigado.:huh:

• Membro VIP
Postado

É o seguinte amigo, os modens da NET são mesmo diferente dos de outras operadoras, como percebeu geralmente o DHCP dele tem pool para apenas 1 IP privado (/30).

Vocês precisam realmente de um roteador comum, para rotear os pacotes pelo modem/link da operadora. Caso o seu switch Cisco seja do tipo gerenciável é possível fazer isto no próprio switch, mas dependendo da necessidade da sua empresa e até para manter um nível de qualidade de gerência e profissionalismo é recomendável mesmo que você instale um roteador/servidor entre o modem e o switch.

Postado

Boa tarde Linio, obrigado pela resposta... Então, a switch é uma cisco 2960 Catalyst 48 Portas... Tenho um roteador TPlink em casa, se eu colocar ele entre os dois equipamentos, ou um servidor 2008 R2 (está para vir) também entre eles, a switch vai começar a distribuir os ip's???

Se fosse só na switch, como faço para configurar e habilitar o DHCP???

• Membro VIP
Postado
Boa tarde Linio, obrigado pela resposta... Então, a switch é uma cisco 2960 Catalyst 48 Portas... Tenho um roteador TPlink em casa, se eu colocar ele entre os dois equipamentos, ou um servidor 2008 R2 (está para vir) também entre eles, a switch vai começar a distribuir os ip's???
Isso, os clientes da sua rede irão receber um IP do DHCP do roteador e não do modem, o roteador é quem irá receber o único IP do modem da NET e fazer o NAT/NAT overloading (ou o que a sua rede precisar).
Se fosse só na switch, como faço para configurar e habilitar o DHCP???
Você postou que já esta para chegar um servidor de Windows 2008 R2, configure ele no lugar do roteador se possível. O 2960 da Cisco não é um switch do tipo multlayer então com o seu atual cenário eu não-recomendo que ele faça o servidor do roteador/servidor.

No site da Cisco tem todas as informações de configuração do seu switch, caso esteja interessado: http://www.cisco.com/web/BR/solucoes/commercial/products/routers_switches/catalyst_2960_series_switches/index.html#~resources

Postado

Obrigado, então por enquanto vou colocar um roteador conectado com o modem, e colocar um cabo do roteador na switch... Preciso fazer um trunk entre o roteador e a switch, ou se eu conectar ele pega endereço direto?

• Membro VIP
Postado

Você pretende segmentar a sua rede em sub-redes menores e colocá-las em VLANs diferentes? Se tem esta intenção pode sim ter que fazer o trunking, mas se não for criar nenhuma VLAN o trunk não precisa ser habilitado.

É só fazer como qualquer outro switch, coloque o cabo em uma porta "well-know" (porta 1 ou 24) e o broadcast DHCP do roteador/servidor cuida do resto do trabalho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!