Ir ao conteúdo

Dúvida com corrosão de placas

96daniel96

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu comprei uma caneta para retroprojetor da CIS, à base de álcool, e permanente.

Desenhei um circuito simples com ela numa placa e corroí no percloreto de ferro.(antes de desenhar passei palha de aço).

Só tive um problema, a corrosão foi tão boa que corroeu parte do circuito.

Alguém sabe uma marca de caneta que tenha esse problema?

Que marca de caneta vocês usam?

Postado

Hoje fui comprar outra vez placas e caneta.

Fui em uma loja de eletrônica onde tinha caneta para escrever em placas, mas acabou, depois eu fui em outra loja de eletrônica me venderam uma caneta para CD e DVD da MAXPRINT por R$2.99.

Com álcool eu tirei a etiqueta da placa e a tinta onde estava escrito 5x20, depois serrei a placa, passei palha de aço nela, depois desenhei e coloquei no percloreto.

Depois de um tempo tirei, e a tinta ficou, então com álcool tirei a tinta e em baixo dela ficou o circuito perfeitamente.

Não sei porque aconteceu isso com a outra caneta.

Obrigado pela atenção.

Postado

Eu recomendo a marca PILOT na cor preta. Nunca me deixou na mão.

Quanto a corrosão ser defeituosa eu chuto alguns defeitos:

1 - caneta "seca", que deixa pouca tinta...;

2 - caneta solúvel em água;

3 - percloreto morno ou quente (isso ataca a tinta da caneta);

4 - deseho mal riscado. As vezes tentar deixar muita tinta pode fazer com que a tinta que já estava acabe saindo e sendo até possível ver o cobre mal pintado por baixo.

5 - caneta com ponta de 1mm também não deixa tinta suficiente para formar uma boa trilha.

E tem mais...

Postado

Essa caneta que o Ricardov sugeriu no ML é boa, eu cheguei a comprar uma por lá. desenhei vários circuitos com ela e o resultado final depois da corrosão ficou muito bom.

mas tem que tomar cuidado mesmo para não passar a caneta de novo depois que a tinta tiver secado, isso pode remover a debaixo. de primeira, tem que passar bastante a caneta para o desenho ficar bem preto, não pode ficar um pontinho sequer aparecendo do cobre, senão o percloreto consegue alcançar e corroi.

agora, achei interessante essa caneta para CD e DVD da MAXPRINT ter dado bom resultado, vou até experimentar uma depois..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...