Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento e Estática


Yarkan

Posts recomendados

Bom dia!

Estou recorrendo ao fórum em busca de orientação com respeito a aterramento e estática para uso do PC. Eu andei lendo os mais diversos posts sobre os mais diversos assuntos e entendi o ponto em questão, mas precisava tirar algumas dúvidas. Antes, porém, vou contar minha situação, eu estou reaproveitando uma placa de vídeo agp que é top de linha (fiquei com dó de desfazer dela), então eu investi num PC 'alternativo' para jogos.

Então eu montei a seguinte configuração:

Core 2 Duo 2.4Ghz E4600

Asus P5PE-VM

2 GB RAM DDr 1 Dual Channel :D

HD WD SATA 160GB

HD 3850 512MB 256 bits AGP

Fonte: Huntkey 500 Watts

Windows 7 32 bits

Quando montei essa configuração, eu 'economizei' para não sair caro. Então eu comprei um gabinete simples comum que só tem design, mas não é grande coisa por dentro.

O que acontece...

Aqui em casa não tenho aterramento, portanto meu PC me dá aquele famoso 'choque' quando encosto nele quando estou descalço, porém o choque é consideralvemente incômodo pela força, então eu vi que a fonte que normalmente tem aterramento na própria carcaça, está 'repassando' essa sobrecarga para a carcaça do gabinete que está conduzindo essa corrente para o resto do PC. Acredito que isso está gerando também estática para os componentes dentro do PC. Hoje eu percebi que a placa de vídeo estava apresentando um 'chiado' estranho nos 'reflexos' das imagens e ouço um chiadinho baixo, mas que pode ser ouvido quando tudo está em silêncio. Depois de algumas horas de uso, esse chiado na imagem aumentou um pouquinho e podia ouvir uns ruídos que vinham da placa conforme eu fazia qualquer coisa que envolvia o visual, como mudar de janela, aumentar ou diminuir as janelas entre outras coisas. Eu imediatamente desliguei o PC e removi a placa de vídeo para fazer uma limpeza nela e passar uma borracha nos conectores, após remontar o cooler dela e instalar novamente no PC os sintomas que mencionei desapareceram, mas sei que vão voltar por causa do problema de aterramento que está talvez gerando estática.

[Edição: Eu observei novamente e percebi que na verdade o chiado que ouvia que pensava ser da placa de vídeo, na verdade vem do processador, ou pelos menos parece vir dele, eu mesmo comprovei.]

Bem, a minha dúvida é a seguinte....

Se minha fonte ta repassando essa corrente para o gabinte, eu poderia fazer um isolamento com algum material, ou fita isolante para que isso impeça essa 'descarga'? Outra dúvida, existe algum material, ou equipamento que remova a estática dos componentes eletrônicos do PC?

Obs: Minha casa não tem aterramento elétrico na rede.

Agradeço antecipadamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tive este problema. Quando montaram meu PC, cada vez que colocava a mão no gabinete para limpar a poeira com um pano ou mover a posição, era um BAITA choque.

Queria fazer um aterramento e conversei com meu vizinho eletricista. Este perguntou para que finalidade, disse PC dá choque forte. E também tenho estabilizador SMS.

Solução: Disse que os fios costumam as vezes ser invertidos na posição das polaridades (Positivo e neutro) nos equipamentos.

Mandou abrir a tomada na parede e inverter os polos trocando a posição dos fios. Fiz isso e sumiu a corrente que ficava circulando no gabinete. Faz anos e nunca mais ocorreu nada.

Dica: Este eletricista comentou: Fazer instalação do terra é arriscado. Porque no caso de relâmpagos, caindo um raio, aonde descarrega tudo ?? No fio terra.

Justo esta sobrecarga pode até detonar seu PC. Nesta época atendeu um escritório de uma empresa onde um Raio caiu na rede elétrica e detonou queimando toda a rede de computadores. O dono pediu que tirasse então toda instalação do terra.

Espero que ajudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive este problema. Quando montaram meu PC, cada vez que colocava a mão no gabinete para limpar a poeira com um pano ou mover a posição, era um BAITA choque.

Queria fazer um aterramento e conversei com meu vizinho eletricista. Este perguntou para que finalidade, disse PC dá choque forte. E também tenho estabilizador SMS.

Solução: Disse que os fios costumam as vezes ser invertidos na posição das polaridades (Positivo e neutro) nos equipamentos.

Mandou abrir a tomada na parede e inverter os polos trocando a posição dos fios. Fiz isso e sumiu a corrente que ficava circulando no gabinete. Faz anos e nunca mais ocorreu nada.

Dica: Este eletricista comentou: Fazer instalação do terra é arriscado. Porque no caso de relâmpagos, caindo um raio, aonde descarrega tudo ?? No fio terra.

Justo esta sobrecarga pode até detonar seu PC. Nesta época atendeu um escritório de uma empresa onde um Raio caiu na rede elétrica e detonou queimando toda a rede de computadores. O dono pediu que tirasse então toda instalação do terra.

Espero que ajudou.

Nunca parei para imaginar isso Paulo Tacco. Eu fiz aqui improvisadamente um aterramento bem simples. Eu peguei um parafuso que prende o exaustor traseiro e prendi um fio de corrente elétrica que arrumei (250V) e prendi junto ao gabinete, e prendi a outra ponta do fio com um parafuso na parede (sem a bucha) e o choque desapareceu. Mas agora que você me disse essa parada do raio, eu fiquei preocupado. Aqui não há como inverter a polarização das tomadas porque a instalação é improvisada (não é gato se é o que pensa ;)) acontece que casa vai ser desocupada e a instalação aqui é apenas para manter o básico funcionando... geladeira, luz, chuveiro.

Conhece outra alternativa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem segredo nenhum, na tomada da parede é apenas retirar ela e inverter os 02 fios que estão ligados. O padrão é vermelho na fase (positivo) e neutro geralmente o de cor preta. Dependendo pode ser outras cores usadas pelo eletricista , quem fez o serviço.

Sabe aquelas chaves de fenda para teste, que encostando no fio acende a luz. Encontra em qualquer loja ou R$1,99. É justo para identificar qual o fio positivo.

No fio que acender é fase positiva o outro que não acende a luz é o neutro (terra).

Meu PC e estabilizador é tomada com 03 pinos, onde um seria o terra, como não tenho este pino fica desligado. As posições não tem problema porque é corrente alternada. Se for mudar de residência também, na tomada que vai ligar o PC, dando choques inverta os fios, pode fazer isso e não afeta nada.

Deixar o gabinete com circulação de energia elétrica não é correto. Pode até futuramente causar algum dano ou queimar algum dispositivo.

Se encostar esta chave de teste no gabinete, vai acender porque está passando corrente positiva na carcaça. Não pode.

Eletricidade estática acontece muito nesta época de clima seco. Mas, ao desligar qualquer aparelho esta descarrega sozinho, some.

No manusear pentes de memoria, processador, bateria da placa mãe, tem aqueles cuidados de não segurar direto nas mãos os componentes, são sensíveis a eletricidade estática do corpo. Tem que segurar pelas bordas. Ou colocar as mãos numa porta de ferro, no gabinete ou parede para descarregar o corpo. Eu nunca precisei disso é apenas tomar cuidado.

No mercado existe para técnicos pulseiras Anti Estáticas, duvido que todos usem o equipamento. Ninguém usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então eu devo inveter a polaridade dos fios na tomada da parede. Não seria mais fácil 'virar' o plugue do computador?

A vontade. Como os meus cabos são de 03 pinos, o central seria para o aterramento se tivesse. Então não dá certo e cortar este pino vai estragar o plug. Foi mais fácil inverter na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vontade. Como os meus cabos são de 03 pinos, o central seria para o aterramento se tivesse. Então não dá certo e cortar este pino vai estragar o plug. Foi mais fácil inverter na tomada.

Hehe, considerando que você tenha uma tomada 'decente', a minha aqui só tem 2 pinos. :D

Por falar nisso, eu virei o plugue aqui, mas não deu certo... '-'

Fiquei confuso... :wacko:

Eu to pensando em fazer um aterramento direto da fonte e isolar ela com fita isolante nas partes que tem contato direto com a carcaça do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depois de toda esta enciclopédia técnica descrita, não existe mais nada. Como meu caso era normal a dica do eletricista foi essa e resolveu.

Então, resta fazer uma verificação completa em tudo, não é normal a presença de corrente e choques. Se tem conhecimentos, abra a fonte, veja se algum ponto na placa de circuito está encostando no chassis e passando corrente. Fios internos descascados encostando. Cabos e conexões ligados a placa mãe, gravadora, HD, etc. Seria correto testar outra fonte no lugar, vendo se persiste o defeito. Sendo ela a garantia é trocar.

Colega, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!