Ir ao conteúdo

CMZ16GX3M4X1600C9 vs AMD Bulldozer FX-8120 - Compatibilidade

mlnm

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos!

Recentemente adquiri várias peças para a construção de um novo PC. Dentre elas, comprei um processador AMD Bulldozer FX-8120, uma placa mãe ASUS M5A78L LE e duas memórias Corsair Vengeance DDR3 1600 de 4 GB cada.

Acontece que, ao recepcionar o material no correio, me assustei quando vi que a etiqueta das memórias indicavam ser memórias de 16 GB cada e não 4 como havia comprado, na hora fiquei sem reação e pensei em dar uma de desentendido mas acabei entrando em contato com a empresa e esta disse que não precisaria me preocupar. Assim, fiquei com as peças.

O detalhe é que a placa mãe que adquiri não suporta nem o pente de 16 GB e muito menos 32 GB, para eu atingir os 16 máximos suportados teria que ser com 4 pentes de 4 GB ou 2 de 8GB. Resultado, resolvi comprar outra placa mãe.

Neste momento veio a minha dúvida, a fim de ter certeza de que as memórias eram reais, resolvi pesquisar sobre elas.

Descobri que a Corsair fabrica memórias diferentes para sistemas diferentes, ou seja, existem memórias específicas para AMD e outras para INTEL.

No meu caso as memórias que possuo são de código:

CMZ16GX3M4X1600C9

E que supostamente seriam para sistemas Intel, pelo menos é o que diz o site da Corsair, será que terei problemas em utilizar essas memórias em um sistema AMD?

Na lista de compatibilidade da ASUS, a placa mãe que adquiri M5A97 EVO e nela consta a memória:

CMZ16GX3M4A1600C9

Que seria para AMD

Postado

Sem problemas quanto a compatibilidade processador/chipset, até porque os controladores de memória em tese são os mesmos, só varia o suporte a frequencia/capacidade.

Você chegou a testar suas memórias na placa mãe que adquiriu primeiro? É bem provável que elas funcionem, sem nem precisar atualizar a BIOS. O suporte listado no manual de placas mãe e em alguns sites geralmente não é atualizado e é baseado na época de lançamento do chipset. Já vi algumas placas mãe básicas com chipsets AMD série 690 e alguns série 7 rodarem tranquilamente 8 e 16 GB de memória(em 2 pentes de 4GB ou 2 pentes de 8GB), então é bem provável que a antiga também funcionasse com 16GB, já que os controladores de memória ficam no processador.

Só por curiosidade, quando pagou nesse kit de memórias? É um ótimo KIT, e se realmente veio por engano, você saiu MUITO na vantagem

Postado

mlnm, não precisava comprar outra placa.

a) Quem determina a quantidade de memória no sistema é o controlador de memórias ondie ao processador. No caso do Processador FX o limite de memória é 2^40, isso dar +/- 128TB, 32GB é fichinha ai.

B) Outro limitante seria a quantidade de Slots DIMM, no caso da M5A78L LE, a Asus colocou 4 Slots DIMM, ou seja, há várias combinações para você explorar, ex: 4 módulos de 2GB = 8GB total, 4 módulos de 4GB = 16GB, 4 módulos de 16GB => 64GB que é o máximo suportado hoje por uma CPU AMD para Desktop, isso até que saiam módulos de 32GB ou mais ou os desenvolvedores porém mais Slots DIMM na placa-mãe.

c) Não existe memórias para X ou Y, quem fabrica um módulo, deve atender às regras específicas para o Slot, no caso dos Desktops atuais, Slot DIMM. Todo módulo DDR3 unbuffer no-ecc vai funcionar no Slot DIMM DDR3, independentemente na qual plataforma ele esteja, quer Intel, VIA, AMD, ARM.... o módulo vai funcionar atendendo as especificações padrão desenvolvidas pela JEDEC.

Postado
mlnm, não precisava comprar outra placa.

a) Quem determina a quantidade de memória no sistema é o controlador de memórias ondie ao processador. No caso do Processador FX o limite de memória é 2^40, isso dar +/- 128TB, 32GB é fichinha ai.

B) Outro limitante seria a quantidade de Slots DIMM, no caso da M5A78L LE, a Asus colocou 4 Slots DIMM, ou seja, há várias combinações para você explorar, ex: 4 módulos de 2GB = 8GB total, 4 módulos de 4GB = 16GB, 4 módulos de 16GB => 64GB que é o máximo suportado hoje por uma CPU AMD para Desktop, isso até que saiam módulos de 32GB ou mais ou os desenvolvedores porém mais Slots DIMM na placa-mãe.

c) Não existe memórias para X ou Y, quem fabrica um módulo, deve atender às regras específicas para o Slot, no caso dos Desktops atuais, Slot DIMM. Todo módulo DDR3 unbuffer no-ecc vai funcionar no Slot DIMM DDR3, independentemente na qual plataforma ele esteja, quer Intel, VIA, AMD, ARM.... o módulo vai funcionar atendendo as especificações padrão desenvolvidas pela JEDEC.

Me esqueci que os controladores ficam no processador. Vou editar minha mensagem. Valeu o toque.

:D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!