Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo desenvolvimento. Sugestão de microcontrolador.


Visitante

Posts recomendados

Olá.

Pensei, escrevi, reescrevi e não achei um título interessante pro tópico rs. Desculpem-me.

Vamos ao ponto.

Estou desenvolvendo um projeto, prefiro não comentar qual é, e levantei algumas características.

Com essas características em mãos, saí à procura de um microcontrolador que fosse barato, fácil de encontrr no Brasil, e que fosse ideal para minha aplicação.

O que o microcontrolador precisa ter é:

• Conversor A/D 10bits;

• SPI;

• I2C;

• Timer (1 canal com 6 comparadores ou equivalente);

• PWM;

• 6 à 10 I/Os livres (que não sejam compartilhadas com as funções anteriores).

Vou programar em C, e tenho experiência com o compilador Codewarrior, para microcontroladores da freescale, e com os compiladores Ride e IAR, para 8051 e MSP430. Entretanto, nada disso impede que eu migre para qualquer outro microcontrolador e/ou compilador.

Pensei em microcontroladores como Pic e arduino, além do MSP430, 8051 e a família HC08.

Alguém mais experiente poderia me recomendar algum microcontrolador que atendesse à todas as minhas necessidades?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou programar em C, e tenho experiência com o compilador Codewarrior, para microcontroladores da freescale, e com os compiladores Ride e IAR, para 8051 e MSP430

Não achou eles com preço bom?

...Pic e arduino...

Não creio que Arduino seja algo sério a ponto de virar projeto 'secreto'.

SPI,I2C e PWM,podem ser programados por software,sendo assim,qualquer micro pode ser usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vtrx,

E então agora quer dizer que Pic é sério e Arduíno não é ?????????

Para começar, Pic não é uma plataforma, certo ?

E para terminar, existe alguma plataforma de desenvolvimento utilizando um Pic que atingiu a divulgação e qualidade da plataforma Arduíno ???

Não é a plataforma que indica a qualidade de um projeto, e sim a ideia por trás dele !

Da maneira que voce colocou, quer dizer que um projeto feito com uma placa de desenvolvimento com um Pic, um Avr ou um Arm não pode ser considerado um projeto sério ?

Se o Wozniak pensasse assim nunca existiria a Apple !

Você não acha que a plataforma Arduíno seja algo sério ? Estranho, me parece que grande parte do mundo pensa que é, pois é a plataforma de desenvolvimento mais utilizada na Europa, até mesmo dentro de grandes faculdades, e apoiada até "descaradamente" pela maior revista de ponta de eletrônica mundial, que é a Elektor, é a plataforma Arduíno e seus clones diversos.

Qulaquer plataforma è tão séria quanto o trabalho que está sendo feito com ela, seja Avr, Arm, Pic, ou qualquer outra.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arduino segue um padrão.

Caso voce não goste de 'criar' e ser independente,acho que é uma opção válida.

Segue trecho de Faq sobre ele;

"Posso construir um produto comercia baseado no Arduino?

Sim, com as seguintes condições:

•Anexar fisicamente um circuito Arduino dentro de um produto comercia não requer que você divulgue ou torne público qualquer informação de seu projeto.

•Derivações do projeto de um produto comercial dos arquivos Eagle para um circuito Arduino requerem que você libere as modificações sobre a mesma licença Creative Commons Attribution Share-Alike. Você pode fabricar e vender o produto resultante.

•Usar o núcleo e bibliotecas do Arduino para o firmware de um produto comercial não requer que você publique o código fonte do firmware. A licença LGPL, no entanto, requer que você disponibilize arquivos que permitam a religação do firmware com versões atualizadas do núcleo e bibliotecas do Arduino. Qualquer modificação no núcleo ou bibliotecas deve ser liberada sob licença LGPL.

•O código fonte do ambiente do Arduino é coberto pela licença GPL, que requer que quaisquer modificações sejam de código-livre e sob a mesma licença. Ela não proíbe a venda de derivações ou sua inclusão em produtos comerciais.

Em todos os casos, os requerimentos exatos são determinados pela licença aplicável. Além disso, veja perguntas anteriores para mais informações do uso do nome “Arduino”.

"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lscastilho,

voce pode utilizar o hardware do Arduíno para facilitar o seu projeto, pois ele nada mais é do que um simples Atmega328 ( caso do Uno ) com um outro Atmega servindo de interface serial - Usb .... e não precisa usar a biblioteca do Arduíno.

Eu mesmo uso dessa maneira com o compilador Bascom, e quando o projeto está pronto, basta montar um hardware simples com o mesmo Atmega328 , um cristal, e pronto.

Isto não infringe nenhuma limitação, nem de hardware e nem de software, e permite a mesma criatividade e independência de desenvolvimento.

Claro que se quiser utilizar as bibliotecas do Arduíno para começar o projeto, ganha-se um bom tempo, mas se for para uso comercial, terá de escrever depois suas próprias funcões.

A grande vantagem da plataforma Arduíno é exatamente o fato de ser um padrão mundial, e existe uma enorme disponibilidade de códigos, informações técnicas e hardwares adicionais padronizados, o que ajuda muito a quem está iniciando nesta área.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!