Ir ao conteúdo

Como devo fazer 2 partições em HD 750 GB corretamente?

Painter

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Como nunca lidei com partições em HD até hoje, mas agora vou ter

de usar duas em um HD que comprei, preciso de uns

esclarecimentos de quem usa ou usou este procedimento, no caso,

no WIN XP pro. Segue abaixo:

- NO meu HD de 750 GBs Samsung, preciso criar duas partições,

acredito que uma , a C que vai ficar o OS WIN XP Pro +sp2,

devo deixar com uns 30G e a outra, a D, o restante deve ficar como arquivo

geral.

- Como devo proceder.

Ha um simulador de formatar e criar partições no Youtube, mas ele

só menciona na hora de criar as partições, uma com 1022 MB e a segunda

com os mesmos 1022 MBs.

Como devo fazer para escolher o tamanho das partições do OS (C=30 gb)

e do arquivo geral (D=720gb)

Se alguém tiver vontade de me explicar com detalhes este trecho da

instalação, sou muito grato.

Como mencionei acima, nunca formatei o HD COM PARTIÇÕES e por isso

minhas duvidas.

Estava com vontade de instalar o WIN XP PRO com o sp3, mas de novo

pergunto se vale a pena. Li em alguns foruns, alguns tópicos mencionando

que o sp3 é incompativel ou da erros com alguns programa. Não sei se isso

é verdade. Poderiam esclarecer quem já usou o WIN XP PRO sp3?

Grato a quem responder.

• Membro VIP
Postado

Sobre o XP sp3: pode instalar....

Sobre as partições: Fique tranquilo... você pode criar as partições no próprio formatador do windows.... crie uma partição com pelo menos 50GB para o windows + programas... se você for instalar muitos jogos, aconselho a criar pelo menos 100GB.

Formate em NTFS...

O SP2 pode ter alguns problemas em reconhecer partições maiores que 128GB... por limitação no LBA 48bits... pesquise sobre isso que existe um jeito de resolver...

Postado

Grato a todos pela atenção

Esqueci de perguntar, na hora de instalar os programas/jogos, no momento que o instalador pede o caminho para criar a pasta do referido, posso jogar no drive D (2a. partição) ou tem de ser mesmo no drive C no Arquivo de Programas..

Se no fururo na hora de formatar o drive C, com os programas/jogos no D, será preciso reinstalar todos os programas/jogod como se tivessem no C ou funcionaram após a format C.

Obrigado pelas respostas dos amigos forista

"Vida Longa e Próspera"

Postado

Pode, sem problemas. Mas alguns programas tem problemas com isso, especialmente os que precisam de atualizações, pois alguns programas de atualização só seguem o caminho do Arquivos de Programas, ai você vai ficar sem atualização.

Depois se você formatar a unidade C, você terá que reinstalar todos os programas e jogos novamente.

Postado
Grato a todos pela atenção

Esqueci de perguntar, na hora de instalar os programas/jogos, no momento que o instalador pede o caminho para criar a pasta do referido, posso jogar no drive D (2a. partição) ou tem de ser mesmo no drive C no Arquivo de Programas..

Se no fururo na hora de formatar o drive C, com os programas/jogos no D, será preciso reinstalar todos os programas/jogod como se tivessem no C ou funcionaram após a format C.

"Vida Longa e Próspera"

Sim, você terá que reinstalar de qualquer forma pois no Windows novo os programas não estarão registrados (não aparecerão no Painel de Controle) e portanto para todos os efeitos estes programas não serão reconhecidos como instalados, mesmo existindo em qualquer lugar no HD. Alguns podem até funcionar, mas não conte com isso.

Vale comentar que do Windows XP em diante se tornou extremamente raro a necessidade de formatar o drive C. Eu mesmo nunca precisei e de fato só o fiz apenas duas vezes de uns 10 anos pra cá: Quando troquei o XP pelo XP Professional 64 bits em 2007 (pois não é possível atualizar de 32 para 64 bits) e quando troquei este pelo Seven 64 bit em 2010 porque queria uma instalação limpa.

Finalmente, lembre-se de que para usar efetivamente 4Gb ou mais de RAM é necessário um SO 64 bits.

Postado

Ao Felloni, se ainda estiver formatando seu HD. Algumas recomendações, carregue um disquete com os drivers genericos SATA da Intel :

http://downloadcenter.intel.com/SearchResult.aspx?lang=eng&keyword=%22AHCI+SATA+Driver%22

durante a instalação com o CD do Windows ao carregar os drivers ele fala para teclar F6 para inserir drivers ( é que o XP original não tem drivers para HD SATA)

Mude a forma de reconhecimento do HD para AHCI .

Esse procedimento vai garantir melhor performance e durabilidade ao HD pois o software de busca de dados é mais otimizado que o formato IDE.

Quanto ao tamanho da partição, os 30 GB são suficientes, mas deve lembrar de limpar os arquivos temporários de atualização e ver se os jogos, aplicativos não estão naquela lista que precisam estar na partição do sistema.

Postado
Ao Felloni, se ainda estiver formatando seu HD. Algumas recomendações, carregue um disquete com os drivers genericos SATA da Intel :

http://downloadcenter.intel.com/SearchResult.aspx?lang=eng&keyword=%22AHCI+SATA+Driver%22

durante a instalação com o CD do Windows ao carregar os drivers ele fala para teclar F6 para inserir drivers ( é que o XP original não tem drivers para HD SATA)

Esse procedimento vai garantir melhor performance e durabilidade ao HD pois o software de busca de dados é mais otimizado que o formato IDE.

Quanto ao tamanho da partição, os 30 GB são suficientes, mas deve lembrar de limpar os arquivos temporários de atualização e ver se os jogos, aplicativos não estão naquela lista que precisam estar na partição do sistema.

Olá PEDRA,

Obrigado por sua indicação.

Eu ainda não instalei nem o HD, nem o OS.

Baixei um XP SP3 de um site, que creio esta em PT-BR e ha um read.me com estes dizeres:

"xp sp3 ptbr msdn ~550mb -2009

xp sp3 ptbr msdn MOD ~699mb -2012 (wmp11+i8e)

pccpp 96yhv fy344 w8xmv 7vh2y

pccpp-96yhv-fy344-w8xmv-7vh2y

---

-Inclui MSFT Security e HotFixes ate jul-2012

(somente necessarios, nada daqueles obsoletos que vão dar erro

em futuros updates ou incompatibilidades com outras mobos)

-Inclui Windows Media Player 11 e Iternet Explorer 8 (sem updates)

-Serial Key embutida, instalacao semi-automatica, pode

alterar o Nome/IP da rede ja durante a instalacao (recomendo)

-Tema padrão Ambient, SevenVGRT opcional

-MenuShowDelay alterado para 20 ao invés de 400 (menu rápido)

-Inclui drivers de audio, rede, video e chipsets da P5KPL-AM

-Inclui o Catalyst12.6 para placas ATI (somente drivers, sem CCC)

-Plus alguns drivers SATA

-Nada removido do CD original, apenas adicionado

RemoveWGA, KeyFinder, e um ValidationTool (pasta WinToOlS)

Querendo, pode instalar o Catalyst Control Center, mas aqui ficou beleza

Resumindo, esta um cd perfeito com os updates e tudo mais.

Eu quis um CD assim e nao encontrava, então decidi compartilhar"

Acho que este XP já tem os drivers SATA pré instalados que talvez funcionem com meu HD (Samsung HD753LJ).

Se puder confirmar, grato.

Há também nos arquivos que fzem o CD de instalação, uma pasta chamada WIN Tools com os componentes da screen. Poderia me dizer para que servem este tool.

Obrigado por sua atenção.

post-1068503-13884964332243_thumb.jpg

Postado

Positivo, como diz:

Plus alguns drivers SATA

Então já tem os drivers SATA incorporado, bastando deixar a configuração na BIOS definida para AHCI ( ganha uns 20% no desempenho) e aumenta a vida útil do HD pois otimiza o caminho da cabeça de leitura.

Esses componentes do screen só podem ser bancos de imagens adicionais para a tela.

Postado
Positivo, como diz:

Plus alguns drivers SATA

Então já tem os drivers SATA incorporado, bastando deixar a configuração na BIOS definida para AHCI ( ganha uns 20% no desempenho) e aumenta a vida útil do HD pois otimiza o caminho da cabeça de leitura.

Grato mais uma vez PEDRAx,

Mas abusando de sua bondade, poderia me dizer o que são os componentes que estão numa pasta dos arquivos do XP (já gravados num CD) chamada "WIN TOOLS" que são:

-(Opcional) Windows.Genuine.Advantage. Validation. v.1.8.32.0. CRACKED

-kEY fINDER.EXE

-LEIAME.TXT

-MSFT GAVDT (validation).EXE

-RemoveWGA.exe

Se puder me dar mais esta forcinha, o velho agradece.

OBS: Acho que a screen falhou

Postado

PEDRAx,

Minha placa-mãe não é Intel, é ASRock N61P-S.

O drivers da Intel que voce mencionou no link funciona na minha placa.

Obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!