Ir ao conteúdo

Asus M4At79 deluxe diversos problemas

Entresvouz

Posts recomendados

Postado

Ola camaradas do Clube do Hardware.

Estou com um problema grave na placa mãe Asus M4A79T Deluxe. A máquina dá video as vezes. Outras vezes ela deixa de avisar qualquer Bip da placa mãe e nao dá video. Fui mais longe para solucionar este problema e aqui descreverei minha experiência também. Primeiro as minhas configurações.

Asus M4A79T Deluxe - Phenom II X4 965 Black Edition - Memória Corsair DDR3 1600 - 6GB - Placa de video offboard 9800 GT - Fonte Seventeam 600W.

Essa placa mãe rodava bem inicialmente, depois de uns 10 meses de uso começaram os primeiros sintomas. A maquina começava a dar erros de tela azul, a memória foi testada em outro pc e estava ok após testes com programas. Mesmo assim depois de muitos problemas substitui os pentes de memória. Ainda assim continuou a dar problemas no vídeo. O que ocorre. Quando você liga o computador se ele der video você consegue usá-lo normalmente. Se não aparecer vídeo, voce tem que desligar da tomada esperar algum tempo, cerca de 15 minutos e lugar novamente, e ainda há a probabilidade de não funcionar.

Sempre que ela retorna ela aparece a mensagem que a Bios foi recuperada.

Após essas mensagens resolvi levar a placa mãe para reparos na Santa Ifigenia aqui em SP.

Os técnicos trocaram toda a bios da placa mãe por outra Bios.

Os problemas persistem do mesmo modo. Os componentes receberam upgrade recentes, ou seja, placa de video offboard nova, novas memórias, e nova fonte. Descarto a possibilidade de serem as mesmas pois testei em outra máquina.

Quero ressaltar o seguinte, acredito (queria estar errado) que não sou o unico com o mesmo problema nesta placa mãe. Existem outros foruns aqui mesmo abertos que descrevem os mesmos problemas e ninguem os solucionou. Segue.

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mãe-m4a79t/882699

http://forum.clubedohardware.com.br/problemas-m4a79t-deluxe/916153

Será que essa placa mãe é uma placa defeituosa? Alguem tem alguma experiencia com ela? Já estou pensando que poderia haver a possibilidade de lote defeituoso ou algo do tipo já que todos os testes de reset de bios, atualização de bios, troca de hardware e testes foram tudo ok, e nos foruns você não acha ninguem que conseguiu resolver o problema, ninguem que descreve se trocou para resolver ou resolveu...

Testes realizados com PC check em processador, memoria e HD, tudo OK.

Minha suspeita é com os controladores chipset, ou Bios novamente que mesmo trocados apresentarão defeitos, ou seja. Não prestam...

Alguem tem algo a informar?

Postado

Amigo,

Tenho uma M4A79T DELUXE, a aproximadamente 2 anos e meio, já usei um processador X4 810 e fiz overclock com ele, e hoje uso um X6 1090T e faço over nele também. Placa de video, já passaram por ela, uma 9800GT, uma GTX460 e hj está uma GTX580. A única dor de cabeça que tive com ela, foi quando troquei as memórias da kingstone, pelas corsair vegeance, mas foi só conseguir setar a tensão, as latencias e o clock das mesmas que acabaram os problemas.

Já tentou montar a placa de video em outro dos conectores PCIEX?

Qual o vesão da BIOS que está utilizando hoje em dia?

Na parte AI Tweaker na bios, está tudo em AUTO?

Existe um esquema de fazer um Reset CMOS, já fez?

Boa sorte ae,

Abraço!!

Postado

Olá amigo!

Então, já tentei montar em outras entradas PCI Express sim.

Minha versão da BIos é a 3503 a mais recente.

Eu sempre deixo tudo no default, só ativo o C1E Support e o Cool n Quiet. Quando dá este problema eu volto. o AI Tweaker tá no AUTO também..

O reset pela placa-mãe eu ja fiz com os jumpers.

Agora com as configurações das voltagens da memória eu nunca verifiquei isso, percebi que ela tem muitas opções devido ao overclock q pode ser feito nela, deixei tudo no padrão... Minhas memorias são da Corsair dd3 1600 xms3..

Vi muitos camaradas em foruns com problemas com a mesma.. Percebi que alguns tiveram problemas com o chipset da placa-mãe, estou quase conformado com o mesmo após a troca física da BIOS.

Postado
Olá amigo!

Então, já tentei montar em outras entradas PCI Express sim.

Minha versão da BIos é a 3503 a mais recente.

Eu sempre deixo tudo no default, só ativo o C1E Support e o Cool n Quiet. Quando dá este problema eu volto. o AI Tweaker tá no AUTO também..

O reset pela placa-mãe eu ja fiz com os jumpers.

Agora com as configurações das voltagens da memória eu nunca verifiquei isso, percebi que ela tem muitas opções devido ao overclock q pode ser feito nela, deixei tudo no padrão... Minhas memorias são da Corsair dd3 1600 xms3..

Vi muitos camaradas em foruns com problemas com a mesma.. Percebi que alguns tiveram problemas com o chipset da placa-mãe, estou quase conformado com o mesmo após a troca física da BIOS.

Alguma vez voce usou memórias simples, tipo essas kingstone da vida?

Quando troquei da kingstone para as vegeance, tive muito dor de cabeça! até conseguir fazer o setup delas na bios... Mas em auto não travava, só quando ia fazer over.

Mas não sei, pode ser que o problema seja com as memórias.

Mesmo rodando testes na memoria, sempre dava tudo ok, mas na hora que ia mexer no pc, travava.

Bom talvez ajude, segue abaixo o setup das minhas memórias, lembrando que o modelo da minha é o Corsair Vegeance...

Latencias

9-9-9-24 2T

DRAM FREQUENCE

1600

tensão

1.60 ( Elas são 1.50 de fábrica, mas isso é testado em intel, o AMD precisa de mais energia para as memórias.

Mas não descartaria um teste com memórias Kingstone, aquelas simples de 1333MHz, se tiver algum amigo que possa emprestar as memórias para um teste, seria uma boa.

Abraço!

Postado

Olá amigo,

Testei as configurações acima e ela volta a dar problemas, troquei o gabinete também para ver se o mesmo estava dando algum tipo de "curto", mas ainda persiste... Em uma série de testes percebi que ela volta a funcionar quando eu mexo no cooler.

Quando eu afrouxo o cooler ele volta a funcionar. Parece que ele esta com algum tipo de mau contato ali, pois somente funciona quando eu o solto... Estou pensando em algum tipo de sujeira nos contatos.. Alguem pode me dar uma dica de como acabar com esse defeito.. Tenho dois coolers para testes e com os dois acontece a mesma coisa. Para completar, aqui onde moro percebi também que acumula pó com muita frequência e também é muito umido.. andei lendo que isso pode causar diversos problemas.. O que vocês acham?

segue o que estou pensando em fazer..

Alguem teve experiencia com isso?

Obrigado

Postado
Olá amigo,

Testei as configurações acima e ela volta a dar problemas, troquei o gabinete também para ver se o mesmo estava dando algum tipo de "curto", mas ainda persiste... Em uma série de testes percebi que ela volta a funcionar quando eu mexo no cooler.

Quando eu afrouxo o cooler ele volta a funcionar. Parece que ele esta com algum tipo de mau contato ali, pois somente funciona quando eu o solto... Estou pensando em algum tipo de sujeira nos contatos.. Alguem pode me dar uma dica de como acabar com esse defeito.. Tenho dois coolers para testes e com os dois acontece a mesma coisa. Para completar, aqui onde moro percebi também que acumula pó com muita frequência e também é muito umido.. andei lendo que isso pode causar diversos problemas.. O que vocês acham?

segue o que estou pensando em fazer..

Alguem teve experiencia com isso?

Obrigado

Tem nos tópicos fixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/recuperando-placas-mae/702285

Eu ja tentei fazer isso,mas a placa mãe estava morta mesmo,ela tentava ligar em menos de 0,1 segundos ela desligava,lavei etc,mas provavelmente isso não vai resolver seu problema,leia bem o tópico ali,se tentar lavar,seque bem,tenha certeza que não tenha agua em nenhum lugar,quando lavei a minha(gigabyte g31m-es2c 2 anos de uso meio enferrujada) e dexei secar o céu encheu de nuvens,com o secador vi que estava cheio de água nos pci-e e no socket.

Postado

Amigos,

Vou tentar os procedimentos, mas ainda estou a crer que este modelo de placa mãe é como uma tv CCE.. Ou se dá sorte ou se dá azar.. Vejo varios amigos com os mesmos sintomas semelhantes.. Nunca vi nenhum deles que conseguiu resolver isso! Vejam este post.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-m4a79t-deluxe/1065935

O cara só resolveu qd trocaram a placa mãe dele e diversos amigos no forum com o mesmo problema. Disseram pra atualizar a BIOS mas mesmo quando eu forçava ligá-la e eu entrava na ez flash bios e atualizava a bios o problema persiste. Com certeza este não é o problema.

Mas ja percebi que ela quando aparece video ela diz q a bios foi resetada.. Só assim ela volta a funcionar.. Existe algum problema nisso ou algo similar.. Parece mancada da Asus... Espero que ninguem tenha a dor de cabeça q eu e alguns amigos estão tendo com essa placa.

• 1 ano depois...
Postado

Olá amigo, sei que já faz tempo, mas acontece o mesmo problema com a minha ASUS, creio que é um defeito da ASUS mesmo, porém vou tentar fazer um downgrade da bios. Abraço.

Postado

Olá, me chamou a atenção que você disse: "Sempre que ela retorna ela aparece a mensagem que a Bios foi recuperada." isso é sintoma de driver defeituoso, então retire as memorias e coloque outra, uma apenas pra teste, retire a placa de video e ligue o pc e entre na bios, desligue o pc, tire da tomada e espere 5 minutos e ligue novamente, se der o mesmo erro da bios, o defeito seria na placa, pode ser alimentação da bios ou a própria bios. Atualize a bios e não tendo solução, lamento mas vai ter que arrumar outra.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!