Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver/Receiver AZ75232GS BCD - Placa-mae


EribertoTorres

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite pessoal do fórum.

Acho que esse é o setor correto para minha dúvida.

Estou com uma placa-mãe de um cliente, e preciso fazer um relatório do ocorrido, mas tenho uma dúvida técnica.

Vou contar o ocorrido para facilitar a compreensão do caso.

Essa placa-mãe, fazia parte de um computador da recepção de um hotel, e o mesmo estava ligado a uma central telefônica Nortel Meridian Option 11c (ou Norkstar) pela porta serial. Esse computador vivia sofrendo reinícios aleatórios, e apesar de estar com uma fonte genérica, era novo, com cerca de 4 meses de uso aproximadamente. E um belo dia, um sábado 10 de novembro, a máquina morreu, e junto com ela, a central telefônica, uma placa da mesma e um modem ligado a essa central.

Fui chamado de urgência ai para revisar o computador, enquanto o pessoal que vendeu a central e dava suporte a mesma, também foi chamado para restabelecer a central.

Na madrugada da sexta-feira, esse modem xdsl também teve que ser reiniciado várias vezes porque a central não "funcionava".

Foi substituído o modem (propriedade da Telefónica), a cpu da central, a placa, e a fonte da mesma (por precaução), e no computador, placa-mãe (pois está em curto) e o processador (por não ter outra placa-mãe para abriga-lo).

O pessoal da empresa da central telefônica, disse que a falha começou por um problema de eletricidade, e levando um técnico contratado por eles, comprovaram que o pouco à terra estava com resistência alta (na palavra deles) com 17 Ohms, sendo que o máximo ai deveria ser 5. Para piorar a situação do hotel, eles tem outro pouco a terra com 32 Ohms de resistência, e em base a isso, indicaram que a garantia não cobriria o problema da central telefônica.

O "técnico gambiarrero faz tudo do hotel" disse que essa central já tinha tempos esquentando e que ela iniciou o problema que queimou o computador, pois já era uma central "matada".

Eu por minha vez, fiz um orçamento de uma nova placa e processador (troquei a fonte por uma melhor) e montei o PC e liguei o mesmo a central telefônica nova.

Revisando a placa-mãe, vi o circuito que queimou, e foi esse Driver/Receiver AZ75232GS do título, cujo datasheet segue aqui:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/176145/BCDSEMI/AZ75232GS-E1.html

O pino derretido é o 7, que vai ligado a um pino 5 de uma peca retangular que suspeito que seja uma ponte de diodos, e não diz nada nela, apenas um CN3 abaixo dela escrito na placa, e dai ao conector RS-232 da placa-mãe.

Pelo datasheet e pelo que entendi, esse pino recebe o sinal de fora através do conector serial, e daí manda para o circuito super i/o que controla a porta serial.

Nessa placa, esse conector seria a COM2

http://www.foxconnchannel.com/driverdownload/Motherboard/Intel/Socket1156/H55MX-S/Manual/English/H55MX-S%20Series-Manual-En-V1.0.zip (manual da placa).

Gostaria de saber se um curto ou algum problema na central pode ter queimado esse driver (e ter colocado a placa em curto, já que o pino derreteu e o chip se vê levantado na região desse pino), e o que poderia ter ocasionado isso, e se verdadeiramente, a diferença do terra pode ter causado ou teria evitado o problema.

Mais um dado: o computador provisório que coloquei, reiniciava. O novo também reinicia.

Esse computador queimado, inicialmente estava ligado a um ups Centralion Blazer 1000 Va. A central está ligada a um transformador de isolamento de 2 KW e a um estabilizador de 2 KVA e também a um controlador de carga e 4 baterias ligadas em paralelo.

Inicialmente pensei que esse UPS estava com problemas, pois queimou uma fonte de uma máquina de cartão de crédito (pode ser coincidência ou não), um dia antes do computador ficar parado na noite da sexta, horas antes de morrer de vez.

A minha intenção, mais do que oferecer uma defesa, é buscar o problema e remediá-lo, já que dois computadores morreram nessas condições e o novo seria o terceiro computador a morrer. Os poços a terra foram "arrumados", a fiação do terra para esse computador e outro que esta na recepção serão a mesma, foi instalado um transformador de isolamento (a pedido da empresa da central telefônica) para esses computadores da recepção, e mesmo assim, o computador novo continua reiniciando, o que me faz suspeitar que o problema todo seja originado na central telefônica e não na rede elétrica.

Desculpem pelo post longo, mas acho que passei os detalhes básicos.

Quem puder me ajudar, agradecerei imensamente.

Abraços,

Eriberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Já passei por isso aqui no interior de Minas Eriberto!, o problema é que essas centrais telefônicas são obsoletas (Velhas) e não acompanharam os computadores atuais!

No caso do Hotel que eu atendia, a central era de uma empresa "famosa" daqui!...

"Eles" nunca admitem que o problema é deles!...

A solução desse Hotel que eu "atendia" (Tem mais de 5 anos que não dá mais defeito nos computadores), foi a TROCA da central telefônica deles..., contrataram outra empresa, instalaram uma nova central, dessa vez uma digital, e mesmo sem aterramento nos micros da recepção, os computadores não deram mais defeitos!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Já passei por isso aqui no interior de Minas Eriberto!, o problema é que essas centrais telefônicas são obsoletas (Velhas) e não acompanharam os computadores atuais!

No caso do Hotel que eu atendia, a central era de uma empresa "famosa" daqui!...

"Eles" nunca admitem que o problema é deles!...

A solução desse Hotel que eu "atendia" (Tem mais de 5 anos que não dá mais defeito nos computadores), foi a TROCA da central telefônica deles..., contrataram outra empresa, instalaram uma nova central, dessa vez uma digital, e mesmo sem aterramento nos micros da recepção, os computadores não deram mais defeitos!!!...

Bruno, valeu cara, então você já passou por isso e entendeu meu caso rss.

Como eu to comecando a dar manutencao ai, vou ter que engolir essa central dessa empresa, mas logo vou vender eu uma central Panasonic moderna ou um sistema VoIP rss.

Pelo caso que expus, posso dizer que foi a central que estragou o pc ou nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Pelo caso que expus, posso dizer que foi a central que estragou o pc ou nao?
Posso afirmar, sem medo de estar arrado!, que a central telefônica desse Hotel, esta prejudicando os computadores!...

PS: Bons Equipamentos, não precisam de TERRA!... Você já viu alguma TV precisar de terra para funcionar? (Nem na era das válvulas!)... :D

Em todo tempo de minha profissão, nunca vi um video cassete/DVD queimar um Tv ou vice-versa!

"Bata o pé", insista que a solução deles é uma central mais moderna! Você não se arrependerá, e garanto que eles também não! (Donos do Hotel)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Posso afirmar, sem medo de estar arrado!, que a central telefônica desse Hotel, esta prejudicando os computadores!...

Valeu Bruno. Esse "fenômeno" posso defini-lo como curto ou o que?

PS: Bons Equipamentos, não precisam de TERRA!... Você já viu alguma TV precisar de terra para funcionar? (Nem na era das válvulas!)... :D

Em todo tempo de minha profissão, nunca vi um video cassete/DVD queimar um Tv ou vice-versa!

"Bata o pé", insista que a solução deles é uma central mais moderna! Você não se arrependerá, e garanto que eles também não! (Donos do Hotel)...

Sim, ai tens razao, até porque a Nortel faliu e nem dá suporte a essas centrais. E outra, a peca mais nova dela a garantia comecou a correr em 2010, e tem peca là de 99 ou 98 se nao me equivoco.

O técnico da central bate o pé que o terra é para proteger o equipamento, e pelo que sei, o terra é para proteger o operador (a vida dele).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Valeu Bruno. Esse "fenômeno" posso defini-lo como curto ou o que?
É falta de proteção e circuitos isoladores para a porta serial...
Sim, ai tens razao, até porque a Nortel faliu e nem dá suporte a essas centrais. E outra, a peca mais nova dela a garantia comecou a correr em 2010, e tem peca là de 99 ou 98 se nao me equivoco.

O técnico da central bate o pé que o terra é para proteger o equipamento, e pelo que sei, o terra é para proteger o operador (a vida dele).

O problema é que o "Terra" dessas centrais, é ligado ao negativo da fonte!!!..., Ai cai um raio, o 12V vira 1200V! Hehehe :D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É falta de proteção e circuitos isoladores para a porta serial...

E essa protecao, tem como colocar?

O problema é que o "Terra" dessas centrais, é ligado ao negativo da fonte!!!..., Ai cai um raio, o 12V vira 1200V! Hehehe :D

Entendi. Sorte do povo que aqui nao tem raio rss.

Mas tendo ou nao aterramento,nao deveria interferir, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
E essa protecao, tem como colocar?
Sim! a proteção seria com foto acopladores, porém não sei se são fáceis de se adaptar na placa das centrais que você esta lidando!.
Entendi. Sorte do povo que aqui nao tem raio rss.

Mas tendo ou nao aterramento,nao deveria interferir, correto?

Sim Correto! o Terra não poderia estar interferindo no funcionamento dos equipamentos no geral!, a situação que expus, foi real, porém não comum, não podemos generalizar esses casos!

Seu problema ai pode ser outro!...

Pode ser até a distância entre a central e o PC muito longa, com o tempo, os cabos vão degradando e causam interferências!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim! a proteção seria com foto acopladores, porém não sei se são fáceis de se adaptar na placa das centrais que você esta lidando!.

Sim, e a central tem cara de velha, até porque tem peca com garantia iniciada em 98 e a mais nova em 2010.

Sim Correto! o Terra não poderia estar interferindo no funcionamento dos equipamentos no geral!, a situação que expus, foi real, porém não comum, não podemos generalizar esses casos!

Seu problema ai pode ser outro!...

Pode ser até a distância entre a central e o PC muito longa, com o tempo, os cabos vão degradando e causam interferências!...

Os cabos percorrem uma distância razoável mesmo, mas segundo o pessoal do hotel sao novos.

Como eu poderia nomear essas interferências? Transientes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É interferência mesmo...

Como os cabos são novos, verifique se não tem vestígio de umidade nos conduites, e certifique que o cabo serial esta sozinho, (sem nenhum outro cabo junto no mesmo conduite).

Valeu bruno, vou pedir para verificar. Conhecendo quem dá manutencao lá, deve ter cabo de energia passando junto.

Mais alguma recomendacao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!