Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Antena de grade USB


tcj

Posts recomendados

Olá, boa noite,

Estou com um problema aqui e não sei como resolver e se tem como resolver.

É o seguinte:

Na casa de um colega meu ele usa internet velox de 1 mega com um roteador wireless GOTAN com a antena externa de 5Dbi que vem no proprio roteador em cima da casa dele lançando o sinal pra minha casa, eu recepciono o sinal com uma antena de grade com conexão usb e conecto o mesmo diretamente ao meu notebook, até ai tudo bem, adquiri um roteador intelbras WRN 240 e gostaria de receber o sinal como já recebo e criar com esse roteador que acabei de comprar uma rede wireless dentro de minha propria casa, mais ai o problema, a minha antena de grade tem conexão USB, e o roteador não tem, so o RJ45 mesmo, então não tenho como conectar, existe alguma possibilidade de tal coisa ou preciso adquirir outro equipamento? ate mesmo trocar minha antena... Por favor, mim digam se é possivel tal coisa ou mim digam como proceder caso seja possivel.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Antenas USB são destinadas para ligar apenas em um computador/notebook. Se quiser compartilhar, aí pode ser ponto-a-ponto (ad-hoc). Acredito que você possa pegar o sinal dessa antena ligada no seu notebook e a partir dele ligar um cabo de rede no roteador para fazer um ponto de acesso interno, por onde outros micros poderão compartilhar a internet. Alguém me corrija se eu estiver errado, mas espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa "antena USB" provavelmente tem um conector (SNA) onde o cabo da antena é rosqueado; esse conector é padrão e é usado na antena do router wrg 240 E, logo talves seja possivel ligar esse cabo da antena no roteador e configura-lo para operar no modo cliente wireless... porém nesse modo ele usara a interface wireless para conectar na outra rede e compartilhar a internet apenas via Cabo de rede.

Ps: talves seja necessario atualizar o firmware para ter acesso a essas e outras funções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa "antena USB" provavelmente tem um conector (SNA) onde o cabo da antena é rosqueado; esse conector é padrão e é usado na antena do router wrg 240 E, logo talves seja possivel ligar esse cabo da antena no roteador e configura-lo para operar no modo cliente wireless... porém nesse modo ele usara a interface wireless para conectar na outra rede e compartilhar a internet apenas via Cabo de rede.

Ps: talves seja necessario atualizar o firmware para ter acesso a essas e outras funções.

Se for a antena USB que estou pensando (aquela da Aquario), trata-se se de uma antena com a placa wireless acoplada na propria antena. Da antena sai somente o cadbo USB. Já que a placa wireless fica acoplada na grade, elimina a necessidade de pigtail e suas perdas devido ao comprimento do cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colega f4b10,

Como faço pra saber se essa minha antena tem esse conector SNA? Já que de dentro dela sai so o cabo com a ponta USB.

E caro colega Bakuryu, não sei se essa minha antena é da marca Aquarius, nela não tem dizendo, e como saber se ela tem essa placa wireless acoplada na propria antena? Se tiver, ela vai servir pra fazer o que quero? voce falou também em compartilhamento ponto a ponto(ad-hoc), como fazer isso? O roteador que comprei irá ser utilizado nesse compartilhamento?

Desculpem, sou um pouco leigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que sua antena seja interna, com o adaptador wireless integrado a antena, logo voce teria duas alternativas:

A primeira, como o colega Bakuryu sugeriu; seria usar um computador de proxy, compartilhando a conexão de internet com os outros via rede cabeada, podendo usar o router para criar uma rede wifi interna. porém, deste modo, o PC que estiver sendo usado como proxy tera que estar ligado para que os outros acessem a internet...

O outro metodo seria comprar uma antena mais potente, e liga-la no router, usando-o no modo cliente wireless. nesse modo somente o roteador precisara estar ligado para fornecer acesso a internet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro f4b10,

boa tarde,

Mais uma vez agradeço pelos comentários, vi que essa antena que disponho é muito ruim, entçao já que postasse a parte de comprar uma antena mais potente, poderia mim indicar uma boa o suficiente pra liga-la no router em modo cliente wireless?

Desde já agradeço a colaboração mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho muito conhecimento de antenas boas, nas redes que eu configurei a antena do router ja era suficiente, eu uso um router intelbras WRG 240E aqui em casa e ele tem um otimo alcance, se eu não limitar o sinal dele, consigo pegar sinal com o celular ate nas casas proximas, a Uns 50 Metros; meu palpite seria voce configurar o router e ver se pega algum sinal.

Para isso talves seja necessario atualizar o firmware do mesmo, eu mesmo precisei da atualização, porque o firmware original dele era pessimo, bastava conectar mais de 2 micros que ja dava conflito de IP !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro f4b10,

boa tarde,

Mais uma vez agradeço pelos comentários, vi que essa antena que disponho é muito ruim, entçao já que postasse a parte de comprar uma antena mais potente, poderia mim indicar uma boa o suficiente pra liga-la no router em modo cliente wireless?

Desde já agradeço a colaboração mais uma vez.

Olá. A sugestão que o f4b10 deu é boa (liga antena no roteador e deixá-lo como cliente ISP). Tem tutorial sobre este assunto aqui.

Só que você vai precisar comprar outra antena, um cabo pigtail que liga a antena no seu roteador (cliente) e um roteador novo para ligar no seu roteador cliente. Isso se você verificar que o seu roteador suporta modo cliente ISP.

A sua antena não é ruim. O único problema é que ela não é adequada para compartilhar internet. Ela deve ter um ótimo ganho (dBi) por ser antena de grade (direcional) e como já foi dito, ela não perde sinal com cabo de descida pigtail.

Para você ter uma ideia, cabos de baixa qualidade perdem até 1 dBi por metro. Então se você tem uma antena de 24dBi e usar um cabo de 10m, vai ter um ganho efetivo de apenas 14dBi com a antena.

Espero ter ajudado. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Boa tarde!

Comprei essa antena com terminação USB e também estou com a necessidade de compartilhar a conexão e pelo que vi ainda não existe um roteador com "entrada USB" que permita ligar esse cabo diretamente nele e fazer o compartilhamento, certo? Se não existe mesmo, existem saídas mais atuais pra resolver esse problema ou vou ter mudar o conector do cabo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!