Ir ao conteúdo

Disjuntor desarma ao ligar lâmpada fase-terra 110V

El Kabum

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, hoje fui com um soquete e uma lâmpada pra testar bem superficialmente o aterramento do novo apartamento que vou morar, é novo, acabou de entregar. Quando eu ligo a lâmpada em fase-neutro liga normalmente, quando ligo em fase-terra pra testar o brilho dela o disjuntor geral desarma. As tomadas são 110V. É normal isso ?

Postado
Por a caso o disjuntor é um Disjuntor DR?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor_diferencial

Não é minha área, então não posso dizer nada com certeza. Daqui a pouco o Faller passa e esclarece tudo ;)

Puts, aí eu nao sei te dizer, proxima vez que voltar la eu tiro umas fotos e vocês me dizem. Mas no caso de sempre desligar quando há corrente no terra, o terra chega a atrapalhar, porque sempre que ele tem que exercer a função dele cai a energia da casa toda..

Postado
Dá uma olhada no quadro do relógio ou de distribuição e anota o código do que tiver lá que se pareça com dijuntor e pesquisa na internet para saber se é um DR ou outra coisa.

Dentro do apartamento naquela caixinha ou no hall onde tem aquela grande ?

O disjuntor que desliga é o de dentro do ap.

Postado
Dentro do apartamento naquela caixinha ou no hall onde tem aquela grande ?

O disjuntor que desliga é o de dentro do ap.

O disjuntor que desliga. Ele deve ser do tipo DR. Este disjuntor detecta fuga de corrente para a terra e desliga para que o usuário não leve um choque. Ao ligar fase-terra você causa uma fuga e o disjuntor desarma. Esse tipo de disjuntor tem um botão de teste para verificar se está funcionando corretamente.

Ligue as lampadas apenas entre fase-neutro.

Postado
O disjuntor que desliga. Ele deve ser do tipo DR. Este disjuntor detecta fuga de corrente para a terra e desliga para que o usuário não leve um choque. Ao ligar fase-terra você causa uma fuga e o disjuntor desarma. Esse tipo de disjuntor tem um botão de teste para verificar se está funcionando corretamente.

Ligue as lampadas apenas entre fase-neutro.

Exatamente amigo, tem o botão de teste. Quando eu aperto ele desarma na hora. Eu liguei a lampada em fase-terra só pra fazer aquele teste de medir a eficiencia do aterramento vendo a intensidade com que ela brilha..

Postado
Exatamente amigo, tem o botão de teste. Quando eu aperto ele desarma na hora. Eu liguei a lampada em fase-terra só pra fazer aquele teste de medir a eficiencia do aterramento vendo a intensidade com que ela brilha..

O correto a fazer é usar um terrômetro, equipamento capaz de informar com precisão se o aterramento está dentro das normas.

http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A38CF493C013906EC437E23BF/NR-10%20(atualizada).pdf

http://www.impac.com.br/terrometro/medidor-resistencia-de-terra/terrometro-lutron-et3000.htm

Postado

Esses disjuntores são de uso obrigatório em obras novas e são importantes pois desligam quando detectam uma corrente de fuga maior que 30mA (miliampères). Sendo um prédio novo o aterramento não deve ter problemas. Se quiser conferir e souber como fazer desligue o disjuntor geral do apartamento e meça com um multímetro a continuidade entre o neutro e o terra. Aproveite e confira se as tomadas estão corretamente polarizadas. Para medir a resistência de terra do edifício realmente é necessário um terrômetro, mas como o prédio é novo peça o laudo da medição do aterramento à construtora.

Postado

Não vou usar nada que exija um aterramento perfeito, é só pra saber mesmo que queria fazer o teste. Não vou esquentar a cabeça com isso. Já vi a polarização das tomadas com uma chave teste e está tudo certo sim.

É comum ocorrerem fugas de corrente pro terra ? Porque senão a luz vai ficar desligando toda hora..

Postado
Não vou usar nada que exija um aterramento perfeito, é só pra saber mesmo que queria fazer o teste. Não vou esquentar a cabeça com isso. Já vi a polarização das tomadas com uma chave teste e está tudo certo sim.

É comum ocorrerem fugas de corrente pro terra ? Porque senão a luz vai ficar desligando toda hora..

Fuga à terra significa equipamentos com defeitos, com problemas de isolação, motores com fuga à carcaça, corretes elevadas com alta indução e outros problemas dessa natureza. Quando cair a chave, religue apenas uma vez e tente determinar o que estava sendo usando no momento. O DR é ótimo, mas tem sido usado sem o IDR, que é o dispositivo por circuito independente. O IDR é um interruptor por diferencial residual, que se aplica individualmente em circuitos especificos de acordo com a corrente máxima especificada em projeto. Sem ele, voce terá saber tudo o que estava funcionando no mometo e tentar determinar o culpado. Sim, ele pode desligar a qualquer momento quando ler esses problemas.

Postado

A função principal do DR é desligar a energia para evitar que voce tome um choque eletrico. Assim aquele famoso choque na porta da geladeira nao acontece mais. Fugas de corrente em ambiente domestico ocorrem por acidente, defeito na isolação, emenda mal-feita, uma criança que coloca um prego em uma tomada ou um cachorro que rói um fio.

Postado
A função principal do DR é desligar a energia para evitar que voce tome um choque eletrico. Assim aquele famoso choque na porta da geladeira nao acontece mais. Fugas de corrente em ambiente domestico ocorrem por acidente, defeito na isolação, emenda mal-feita, uma criança que coloca um prego em uma tomada ou um cachorro que rói um fio.

Mas por exemplo, se eu enfiar um fio no fase e tocar nele eu vou levar choque, o disjuntor desliga mesmo assim sem o "choque" ter a ver com o terra ?

Postado
Mas por exemplo, se eu enfiar um fio no fase e tocar nele eu vou levar choque, o disjuntor desliga mesmo assim sem o "choque" ter a ver com o terra ?

Vai levar um choque sim, porque o seu corpo conduz eletricidade e o DR só vai atuar caso ultrapasse os 30mA de corrente, do contrário ele não desliga.Muita gente pensa que o Disjuntor DR ou Interruptor DR impede a pessoa de levar choque o que não é verdade.Ele evita sim que a pessoa tome um choque que possa se tornar fatal, mas com 1mA você já sente a corrente eletrica que dirá 30mA.

Postado

Veja, o sistema elétrico usa a Terra como referência. É o fio Neutro, que também é aterrado no medidor de cada casa, no poste do transformador, etc. Como o Neutro possui uma circulação de corrente ele não deve ser usado como condutor de proteção, (que é popularmente chamado de terra). Então a função do fio terra é manter no potencial de Terra os chassis de equipamentos elétricos metálicos, tais como o gabinete do PC, da geladeira, do fogão, de motores e outros, de modo que se ocorrer uma fuga de corrente pequena ela escoa para a terra e não causa nenhum problema e se for uma fuga grande ela desliga o disjuntor ou DR. Voltando a sua questão, o piso está em um potencial baixo, próximo do potencial de terra, por isso se você tocar na fase vai circular uma corrente em seu corpo, e que causará o choque. Se essa corrente for maior que 30mA, que é o limiar técnico de segurança, o DR desarma, evitando o choque e a possibilidade de ficar grudado, sofrer queimaduras ou mesmo ter uma fibrilação cardíaca. Por isso o DR é um equipamento importantíssimo e forma junto com o aterramento a base de proteção em uma instalação residencial.

Postado
Vai levar um choque sim, porque o seu corpo conduz eletricidade e o DR só vai atuar caso ultrapasse os 30mA de corrente, do contrário ele não desliga.Muita gente pensa que o Disjuntor DR ou Interruptor DR impede a pessoa de levar choque o que não é verdade.Ele evita sim que a pessoa tome um choque que possa se tornar fatal, mas com 1mA você já sente a corrente eletrica que dirá 30mA.
Veja, o sistema elétrico usa a Terra como referência. É o fio Neutro, que também é aterrado no medidor de cada casa, no poste do transformador, etc. Como o Neutro possui uma circulação de corrente ele não deve ser usado como condutor de proteção, (que é popularmente chamado de terra). Então a função do fio terra é manter no potencial de Terra os chassis de equipamentos elétricos metálicos, tais como o gabinete do PC, da geladeira, do fogão, de motores e outros, de modo que se ocorrer uma fuga de corrente pequena ela escoa para a terra e não causa nenhum problema e se for uma fuga grande ela desliga o disjuntor ou DR. Voltando a sua questão, o piso está em um potencial baixo, próximo do potencial de terra, por isso se você tocar na fase vai circular uma corrente em seu corpo, e que causará o choque. Se essa corrente for maior que 30mA, que é o limiar técnico de segurança, o DR desarma, evitando o choque e a possibilidade de ficar grudado, sofrer queimaduras ou mesmo ter uma fibrilação cardíaca. Por isso o DR é um equipamento importantíssimo e forma junto com o aterramento a base de proteção em uma instalação residencial.

Entendi, muito obrigado pela informação bem detalhada.

Podem encerrar o topico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...