Ir ao conteúdo

Thermaltake 350W com linha 12V quase acima dos 5%

Henrique - RJ

Posts recomendados

Postado

Tenho uma Thermaltake Purepower ATX1.3 de 350W de estrutura antiga que está quase acima do limite de 5% na linha de 12V ( +/- 4% aferido com multímetro com o PC funcionando ).

Qual seria o componente dessa fonte mais provável responsável por isso ?

Seria algum transistor dela de má qualidade ou algum capacitor ?

Ou seria problema de projeto mesmo ?

Recentemente andei trocando os capacitores do secundário 330uF 105ºC 16V, 220uF 105ºC 16V e 2200uF 105ºC 6,5V que estavam embarrigados na face superior.

.

Postado

Agora a pouco, após 8 horas com o PC desligado, liguei com o multímetro espetado e a linha de 12V apresentou de início 11,3V, abaixo de 5% do limite mínimo, pulando para níveis normais em seguida e chegando aos 12,4V. Senti também um leve cheiro de queimado vindo da fonte.

Jorno, esse link mostra que a oscilação na linha de 12V só acontece a partir de 310W e aqui o consumo não chega a 200W

Postado
Agora a pouco, após 8 horas com o PC desligado, liguei com o multímetro espetado e a linha de 12V apresentou de início 11,3V, abaixo de 5% do limite mínimo, pulando para níveis normais em seguida e chegando aos 12,4V. Senti também um leve cheiro de queimado vindo da fonte.

Jorno, esse link mostra que a oscilação na linha de 12V só acontece a partir de 310W e aqui o consumo não chega a 200W

A fonte do link é o modelo de teóricos 500W.

A sua é a de 350W, então nem 310W ela deve conseguir fornecer...

Se seguir a mesma proporção, ficaria em 217W.

Postado

O consumo aqui fica entre 170W e 180W medido pelo software do nobreak APC que inclui o monitor de LCD de 17"

Com esse aroma de queimado que senti vindo da fonte ao ligar o PC acho que ela não deve durar muito e olha que tem 3 anos de garantia da Thermaltake que perdi por já tê-la aberto ( comprei a uns dois anos ).

--------------------------------

EDIT.

Abri a fonte e não vi nenhum capacitor embarrigado ou algo aparentemente chamuscado mas percebi um levíssimo cheiro de queimado no transformador maior dela.

Será uma acomodação desse transformador pelo tempo de uso ou será que ele vai torrar de vez em breve ?

.

Postado
O consumo aqui fica entre 170W e 180W medido pelo software do nobreak APC que inclui o monitor de LCD de 17"

Com esse aroma de queimado que senti vindo da fonte ao ligar o PC acho que ela não deve durar muito e olha que tem 3 anos de garantia da Thermaltake que perdi por já tê-la aberto ( comprei a uns dois anos ).

--------------------------------

EDIT.

Abri a fonte e não vi nenhum capacitor embarrigado ou algo aparentemente chamuscado mas percebi um levíssimo cheiro de queimado no transformador maior dela.

Será uma acomodação desse transformador pelo tempo de uso ou será que ele vai torrar de vez em breve ?

.

Ai já foge ao meu conhecimento.

Mas note que os 217W que falei foram um chute de se essa de 350W ter a mesma performance que a de 500W (fazendo equivalência).

Mas na realidade ela pode ser pior ou melhor (proporcionalmente)

Postado

E as outras tensões da fonte não oscilam também? Seria uma boa dar uma verificada no circuito de controle da fonte, bem como dar uma verificada nos capacitores do secundário (esr elevada, mesmo sendo capacitores novos). Nas fontes antigas, quando a corrente não era muito exigida, elas davam uma leve queda de tensão no secundário, ficando normal quando o computador ligava e consumia uma certa porcentagem dessa corrente. Também, para se ter certeza de que a tensão está errada, não basta medir com qualquer multímetro. Alguns multímetros baratos chegam a dar quase 1 volt de diferença na leitura, o que é muito.

Postado

Não é sempre que acontece essa queda acentuada na tensão da linha 12V. Só ás vezes quando o PC fica desligado mais de 6 ou 8 horas ( ontem foi a 11,3V subindo em seguida ). Quase sempre fica em torno de 12,4V tanto na partida quanto durante o funcionamento do PC.

O multímetro é um ICEL IK-1000A

Postado

Então deve ser economia em componentes erro de projeto mesmo. Uma maneira de saber sobre a qualidade da regulação é ver se os resistores que trabalham nisso são resistores de precisão (normalmente eles são de outras cores e com 5 ou 6 faixas). O uso de resistores comuns, devido a tolerância deles, podem trazer diferença de 5 a 10% na tensão de saída. Mas enfim, não só isso, é uma série de coisas que podem causar isso.

...Seu multímetro é um modelo inferior da Icel (os amarelinho, como é conhecido) e não é muito confiável nas leituras.

Postado

Acabei de ligar o PC, depois de umas 20h desligado, e a linha de 12V começou com 12,4V ( há instantes que chega a 12,5V ) ou 12,3V e o cheirinho leve de queimado continua.

Talvez esse leve cheiro de queimado do transformador grande seja algo normal em rolamentos e eu é que estou muito alarmado com isso.

Postado
Acabei de ligar o PC, depois de umas 20h desligado, e a linha de 12V começou com 12,4V ( há instantes que chega a 12,5V ) ou 12,3V e o cheirinho leve de queimado continua.

Talvez esse leve cheiro de queimado do transformador grande seja algo normal em rolamentos e eu é que estou muito alarmado com isso.

Nenhuma fonte que já vi funcionando normalmente tinha um leve cheiro de queimado. (nem as xing ling de R$30 com anos de uso)

Postado
Eu já senti esse cheiro em outros aparelhos eletrônicos ou elétricos.

Só me lembro de ter sentido em alguns quando novos. Essa fonte já tem muito tempo de uso?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!