Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor forma de passar os programas do hd para o ssd?


vitorslip

Posts recomendados

Tenho alguns progrmas que uso para projeto de arquitetura que demoram muito para iniciar. Por isso acabei comprando um ssd de 64gb para diminuir o tempo gasto para iniciar o pc, os programas e abrir e salvar os arquivos. os programas que desejo instalar no ssd são uns 5 + o windows. Li alguns tópicos referêntes a esse processo mas estou cheio de dúvidas. Em uma dessas leituras falava que o ideal era criar uma imagem do hd com as atualizaçoes já feitas e depois passar para o ssd, pois, não é interessante deixar ele ficar escrevendo e apagando os dados das atualizaçoes e isso não deixaria os tais espaços perdidos intermediários de quando se apaga algum arquivo ou se faz uma nova atualização. As dúvidas são: 1- devo instalar tudo do zero no ssd ou realmente criar a tal imagem? 2- se eu criar uma imagem do meu hd como ele está atualmente esses espaços de arquivos apagados serão repassados para a imagem criada? 3- se a resposta para 2 for sim, esses mesmos espaços serão repassados ao ssd? 4- é possível criar imagem apenas dos programas, sem os arquivos? não tenho a menor ideia de como fazer esse procedimento todo.

se alguem puder ajudar agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor instalar o do zero mesmo , não é bom ficar escrevendo nele mesmo , mas uma ou outra formatacao nao vejo problemas.

Siga esse guia que explica TUDO de como instalar um SSD:

http://www.overclock.net/t/1156654/seans-windows-7-install-optimization-guide-for-ssds-hdds

Eu e meu amigo seguimos ele , muito bom mesmo , abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devido à alteração do hardware é melhor uma instalação limpa. Se tiver configurações específicas a serem guardadas faça um backup consciente. Cada aplicativo deve ter as ferramentas para isso. Fazer imagens,etc só faz sentido para HD's de tamanhos e partições semelhantes, o que não é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como tem mudança do Hardware (novo SSD) é melhor partir do zero, Ao comprar no site da Microsoft a atualização, quando pedir o tal código da oferta coloque o serial do sistema antigo. Comigo funcionou, apesar de faltar o último dígito. Ele baixa online a atualização direto. Só tem o incoveniente de pedir um cartão de crédito ou fazer a inscrição no PALMAL, o que dá no mesmo, pois ele pede um cartão de crédito tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou fazendo um backup dos meus arquivos. vou colocar o ssd p instalar tudo e depois vou usar o hd para salvar os arquivos e downloads. quando eu instalar o hd em outra porta sata para formatar (e salvar os arquivos posteriormente), vou ter algum problema por ele tambem estar com o windows instalado? se sim, o que devo fazer?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja uma citação do "guia de instalação e otimizaçãodo windows 7 para ssd's e hd's":

"Lista de procedimentos:

Faça o favor de ler o manual da sua placa-mãe! Isto o livra de todo o rolo de perguntar qual porta SATA onde colocar o drive e tudo mais...

Se seu sistema estiver com algum overclock, deixe tudo em stock para prevenir qualquer tipo de erro na instalação.

Ative o modo SATA AHCI no setup da placa-mãe. Use o modo RAID se você decidir utilizar uma configuração RAID ou Intel Smart Response (cachê de SSD).

Verifique se o ACPI 2.0 ou superior no BIOS/UEFI está habilitado. Se estiver desabilitado, habilite, mas se não existir esta opção na sua placa-mãe, não fique preocupado.

Verifique e veja se existe algum update do seu SSD ou HD e faça a atualização se for necessário.

Desconecte todos os drives deixando apenas aquele que será instalado o SO. Você poderá reconectar tudo no passo 5 do “Configurando o sistema após a instalação”. Isto livra o instalador de instalar a partição de boot do Windows 7 em outro drive e também previne de você formatar ou deletar os dados do disco errado.

Se você estiver utilizando um SSD, use as portas SATA 3GB/s ou SATA 6GB/s nativas da AMD ou da Intel. NÃO use portas Marvell ou de outra controladora SATA na sua placa-mãe para seu SSD/HD."

nos dois itens marcados em vermelho eu tentei ajustar. no caso de ativar o modo sata ahci o windows não conseguia iniciar e no caso do acpi 2.0 , as opções da minha placa mãe são "acpi suspend type: s1 (pos) ou s3 (str) ". deixei selecionado o s3 (str) . está certo? (nessas etapas ainda estava usando o hd, não tinha instalado o ssd). essas opções podem ser mudadas mesmo depois de instalado o ssd e todos os programas?

obrigado de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou fazendo um backup dos meus arquivos. vou colocar o ssd p instalar tudo e depois vou usar o hd para salvar os arquivos e downloads. quando eu instalar o hd em outra porta sata para formatar (e salvar os arquivos posteriormente), vou ter algum problema por ele tambem estar com o windows instalado? se sim, o que devo fazer?

obrigado

voce deve estar se referindo ao HD antigo ?

Um conselho, deixe-o desconectado se possível. Depois da instalação do Sistema no SSD, instale-o novamente e mude a posição da prioridade do boot no setup.

A menos que queira fazer dual boot ( uma boa opção tb).

Nesse caso faça a instalação de forma manual - é a segunda opção( podendo escolher a partição). O W8 instala o menu de dual boot automaticamente.

Se tudo for feito corretamente nada será mudado no HD antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o ssd foi instalado e mantido o hd como segundo na sequencia de boot. acho que o windows 7 e suas atualizações ocuparam muito espaço no meu ssd. se alguma coisa for inútil, por favor, me avisem. vejam a imagem

[ATTACH]90862[/ATTACH]

como eu faço p saber se a velocidade do ssd está de acordo com as especificações dele? se tiver diferença, como distinguir um cabo sata 2 de um cabo sata 3? vou ter que comprar mais um porque o dvd ficou sem.

Agradeço a ajuda de vocês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...