Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível problema com GTX 660


Bugui

Posts recomendados

Bom dia.

Comprei uma GTX 660 2GB (EVGA) e após a instalação eu percebi que não consigo rodar o DotA 2 em 60 fps, eu acho que pelo potencial da placa eu deveria conseguir, assim como o planetside 2...o dota em alguns momentos meu fps chega a bater 28~30...no planetside 2 mesmo com as configs no low meu fps fica 30~35...Qual pode ser o problema ? Já pensei na fonte não estar deixando a placa funcionar em 100% ( mesmo eu já tendo feito uns testes em alguns programas por fora e ter visto que ela em alguns momentos chega a forçar 100%, porém dentro do jogo eu via que não estava usando 100% )

Minha config

Processador: FX-6100 3.3

Placa de vídeo: GTX 660 ( normal )

Placa mãe: Asus M5A78L/usb3

1 HD 1TB

8GB RAM

3x Cooler 120mm

1x cooler 80mm

Fonte: OCZ SXS 400W

Alguém saberia algum possível problema ? Mesmo eu tendo pesquisado antes que a fonte suportaria, estou pensando que a fonte está impedindo de repente de usar 100% da placa.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro cara não é fonte. qualquer computador hoje em dia se você não for fazer sli nem colocar 50 fans water cooler e etc ... ele não vai puxar mais de 350 watts bem difícil.. a fonte até que é legalzinha não é uma corsair mas ela faz o que promete.. me fale sua resolução e configurações dos jogos ultra , high , medium como vs coloca .. ja tentou instalar o driver mais novo da nvidia? no site sempre é melhor nunca instale o driver do cd que veio..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estou usando o driver mais atual....na verdade, to usando o driver beta porque li no site que melhorava o rendimento no Assassin's Creed 3. De fato melhorou um pouco. Jogando com tudo no normal ( que são as opções mais baixas ) eu jogava com uma média de 40~60 porém em determinados lugares meu fps fica 30...sendo que já vi pessoas com a minha mesma placa, jogando na mesma resolução com 60fps.

Eu jogo em 1920x1080.

O Dota 2 não é um jogo tão pesado, nele eu jogo com as configurações no máximo sem Anti-aliasing pra ficar com o fps na casa dos 40~60.

O que me incomoda é que acho que por se tratar de uma gtx 660, eu esperava um pouco mais...principalmente por ter visto pessoas com a mesma e rodando com 60 fps em lugares que eu não rodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Jowjowzin, a minha placa não faz nenhum som esquisito...pelo contrário, mesmo com o cooler no máximo ela é bem silenciosa. Ontem mesmo vi um amigo meu rodando o DotA 2 com tudo no máximo em 1920x1080 com uma Gtx 550Ti...começo a pensar que realmente pode ser a fonte que não esteja deixando ela puxar 100%, porque acredito que com minha configuração eu poderia rodar o DotA 2 no máximo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada!

Não sei se é o caso dos jogos que vocês mencionaram. mas pode ser que desabilitando o Vsync nas opções de jogo resolveria o problema. Alguns jogos, sobretudo os online, 30 FPS é o padrão, limitando a VGA. Se usarem um programa de monitoramento (tipo EVGA Precision X, GPU-Z ou Afterburner), notarão que a placa de vídeo está sendo pouco exigida no jogo. Para mim, até que é bom, porque além de economizar energia, dá um refresco na temperatura.

Como exemplo, fiz o teste com o meu PC no jogo DC Online: 30 FPS com Vsync e 160 FPS sem o recurso. Aqui eu uso uma GTX660ti em stock, mas se tratando de uma GTX660, o resultado seria idêntico.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabelo, eu uso o Vsync desabilitado...e realmente notei que mesmo com ele desligado e em momentos que exigem a placa, como em hora de batalha, mesmo com o fps baixo ( 30 ou até menos ) a placa não chega nem a 50%...não sei mais o que fazer, talvez seja o caso de trocar mesmo a fonte e ver se pode ser isso...porque como eu disse anteriormente, não acredito que nem meu processador ( FX-6100 ) nem minha memória (8GB) estejam impedindo o funcionamento normal do jogo, e a placa não é uma TOP exatamente, mas acredito que seja mais que o suficiente pra rodar o DotA 2 com 60 fps cravados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes tarde do que nunca!

Realmente tá muito estranho o que está acontecendo, Bugui. Além do DOTA e do Planetside 2, poderia testar outro jogo, de preferência pesado, para realmente saber se a VGA continuará a trabalhar a "meia-bomba".

Sobre a questão da fonte: caso fosse, o sistema travaria ou surgiria BSOD se a fonte fosse ineficiente na entrega de energia. No "chutômetro", diria que sua config consome uns 300, 310W, ainda dentro da faixa de sua OCZ. Na dúvida, use o PSU Calculator: http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Talvez uma reinstalação dos drivers da nVidia surte um efeito positivo. Outra coisa, mesmo sendo paliativo, é usar um recurso do EVGA Precision X "frame rate target". Regulando este recurso para 60 FPS, a placa procura se adequar ao parâmetro dado ao Precision X. Segue o link, se não tiver o Precision X: http://www.guru3d.com/files_details/precisionx_dowload_evga.html

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabelo, eu uso o Vsync desabilitado...e realmente notei que mesmo com ele desligado e em momentos que exigem a placa, como em hora de batalha, mesmo com o fps baixo ( 30 ou até menos ) a placa não chega nem a 50%...não sei mais o que fazer, talvez seja o caso de trocar mesmo a fonte e ver se pode ser isso...porque como eu disse anteriormente, não acredito que nem meu processador ( FX-6100 ) nem minha memória (8GB) estejam impedindo o funcionamento normal do jogo, e a placa não é uma TOP exatamente, mas acredito que seja mais que o suficiente pra rodar o DotA 2 com 60 fps cravados.

Jogos leves NUNCA irão exigir 100% de uma VGA desse porte. O jogo Warhammer 40k Spacemarine não pede nem 70% da minha HD7850 (inferior a GTX660) e o jogo roda normal. Se você não notar travamentos não há com o que se preocupar. Agora, experimente testar um jogo de verdade que exija placa de vídeo, como GTA IV, DiRT3, Crysis, Battlefield 3, aí você vai ver sua VGA brilhar. Só pra efeito de comparação: caminhão que aguenta 50 toneladas não vai usar 100% da força pra carregar 10, entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogos leves NUNCA irão exigir 100% de uma VGA desse porte. O jogo Warhammer 40k Spacemarine não pede nem 70% da minha HD7850 (inferior a GTX660) e o jogo roda normal. Se você não notar travamentos não há com o que se preocupar. Agora, experimente testar um jogo de verdade que exija placa de vídeo, como GTA IV, DiRT3, Crysis, Battlefield 3, aí você vai ver sua VGA brilhar. Só pra efeito de comparação: caminhão que aguenta 50 toneladas não vai usar 100% da força pra carregar 10, entendeu?

Sim, isso eu entendi...o problema é que eu não consigo rodar o DotA 2 a 60fps, tendo momentos em que o fps chega a ficar menos de 30. Testei ontem com o Assassin's Creed 3, a placa realmente começa a usar 70%~100% e na cidade de Boston meu fps estava 23~25, sendo que já vi vídeos no youtube de pessoas com a mesma placa, no mesmo lugar com 60fps, sendo que eu estava jogando com tudo no minimo e no vídeo o cara jogava com tudo no máximo. Assim como eu disse ali, tenho um amigo com uma GTX 550Ti que mesmo nos momentos intensos do DotA 2 ele fica com 60fps, enquanto eu com a 660 fico com menos de 30. E a diferença de nossos pcs é apenas que ele tem um pouco mais de memória e uma fonte um pouco melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, isso eu entendi...o problema é que eu não consigo rodar o DotA 2 a 60fps, tendo momentos em que o fps chega a ficar menos de 30. Testei ontem com o Assassin's Creed 3, a placa realmente começa a usar 70%~100% e na cidade de Boston meu fps estava 23~25, sendo que já vi vídeos no youtube de pessoas com a mesma placa, no mesmo lugar com 60fps, sendo que eu estava jogando com tudo no minimo e no vídeo o cara jogava com tudo no máximo. Assim como eu disse ali, tenho um amigo com uma GTX 550Ti que mesmo nos momentos intensos do DotA 2 ele fica com 60fps, enquanto eu com a 660 fico com menos de 30. E a diferença de nossos pcs é apenas que ele tem um pouco mais de memória e uma fonte um pouco melhor.

Entendi, agora entendi. Faça como o colega acima citou, tenta setar o FPS em 60 com o EVGA precision X, se não funcionar, teste sua placa de vídeo no pc do seu amigo, se continuar o problema, é problema na placa. Testa a fonte dele no seu pc, se o problema sumir, o problema é a sua fonte. Tem que ir eliminando as possibilidades, entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, agora entendi. Faça como o colega acima citou, tenta setar o FPS em 60 com o EVGA precision X, se não funcionar, teste sua placa de vídeo no pc do seu amigo, se continuar o problema, é problema na placa. Testa a fonte dele no seu pc, se o problema sumir, o problema é a sua fonte. Tem que ir eliminando as possibilidades, entendeu?

Entendi...obrigado, amigo ! Vou tentar fazer esses testes e ver o que vai acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

cara, eu não sei o que pode estar ocorrendo com tua placa, mas não acho que ela esteja normal não... eu tenho uma 660Ti, pode ser pouca coisa superior a 660, e eu rodo o dota 2 com 120fps cravado... minha configuração não é muito diferente da tua. O desempenho da tua placa tá muito inferior ao que era pra ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por se tratar de uma SXS (primeira versão), estamos falando de uma fonte já bem antiga. Dependendo de como você liga sua fonte na energia, se usa estabilizador ou shortbreak (nobreak de baixo custo), sua fonte pode já estar meio zuada. Pode ser que esteja começando a dar defeito por causa do tempo, quem sabe?

O ideal é fazer um teste com uma fonte de boa qualidade, nova, e ver como o computador se comporta.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...