Ir ao conteúdo

Rede extremamente oscilante - Solução: No-Break?

milo

Posts recomendados

Postado

A minha rede elétrica residencial é extremamente oscilante, por conta disso minha fonte do computador mesmo tendo sido comprada à menos de 1 mês ainda apresenta uns ruídos estranhos (acredito que por conta da rede oscilante), minha caixa de som de vez em quando faz um ruído estranho também.

Li uma matéria (http://www.tecmundo.com.br/energia/10658-voce-sabia-que-usar-um-estabilizador-nao-serve-para-nada-.htm) que demonstra que a melhor solução seria um No-Break para utilizar no PC.

Poderiam me dizer se é realmente a melhor solução para o meu pc? Se for, saberiam me dizer boas marcas de No-Break para comprar?

PS: Minha rede não tem aterramento mas pretendo fazer ainda esse mês.

PS2: Minha maior preocupação é meu pc e esses ruídos chatos que surgem, a rede elétrica do resto da casa está em segundo plano.

• Membro VIP
Postado

Essa sua afirmativa só tem uma mínima condição de ser viável com o uso de um no-break On-Line, de dupla conversão. Expliquemos:

On -Line: Trabalha em linha, sempre operando, sempre gerando energia...

Dupla conversão: Opera sempre a partir da tensão das baterias para gerar energia para seu PC, e desse modo converte a rede elétrica em DC, na tensão das baterias (primeira conversão) e ao mesmo tempo converte essa tensão DC, das baterias, em AC novamente, limpa e estável, para seu PC.. (segunda conversão)..

O problema é um so.. O custo desses equipamentos passa de R$ 1.000 podendo chegar a R$ 2.000 fácil fácil, dependendo da config a alimentar..

O que eu faria inicialmente:

1) Tomaria diversas medidas da tensão da tomada, ao longo do dia, ao longo de uma semana, no mínimo. Tomar as tensões, medir, elimina a achologia e certamente vais observar que a tensão de sua rede elétrica sequer vai variar em +- 10%, o que é nada para qualquer tipo de fonte que mereça esse nome.. Para tomar essas medidas dá até de comprar um multímetro digital, por menos de R$ 10 no ML, ou visitando o "Paraguaizinho" ai de Brasília

2) Se e somente se as tensões medidas na tomada ultrapassarema a variação de +-10%, acione a companhia de distribuição dai, chame a mesma, reclame, abra acionamentos até que o problema se resolva. Isso tudo contando que o problema nao seja em sua instalação interna (Como saber??? Meça também num vizinho. Se for só na sua não se repete).. Afinal, você paga um seriço para ter esse serviço dentro da qualidade prometida. Muitas distribuidoras, na conta de energia, declaram qual as tensões máximas e mínimas que são prometidas para sua região...

Ademais, sua fonte, uma Corsair das melhores, vai operar muito bem mesmo qiue a tensão da rede oscile entre 90 e 265 Volts AC. Se isso acontecer, fico com pena das lâmpadas, do refrigerador, da batedeira, e de todo o resto, menos do PC que vai continur sendo alimentado numa boa..

Portanto não invente.. O único dispositivo que podes ai colocar, se é que já não tem, é uma boa proteção, um bom filtro de linha, que ajuda na proteção da fonte.. Nada mais..

Postado

Faller, cheguei a pensar que esse barulho poderia estar sendo gerado pelo meu filtro de linha também, tenho ele à 4 anos que comprei por recomendação sua :D

É um filtro Computer Protector Pro da Clamper, eu não tive problemas de energia por um bom tempo até que minha ex fonte (620PAF Seventeam) começou a fazer um ruído chato, troquei a fonte por essa nova da Corsair AX650 achando que resolveria mas o problema voltou, sendo que isso só ocorreu nessa nova residência (me mudei tem pouco tempo).

Enfim, tentarei comprar um multimetro para analisar a rede elétrica, pois pagar entre R$ 1000 e R$ 2000 sai bem salgado, os No-Breaks que eu vi para comprar custavam em torno de R$ 300 e R$ 400 e se diziam produtos Online (ex: No-break BMI Maxxi Power 2 1300VA).

Postado

É sempre recomendado o uso de filtros de linha, pois removem picos oriundos da rede elétrica, evitando, por exemplo, que seus equipamentos queimem. Mas eles só funcionam bem com aterramento.

Postado

Milo, veja se seu caso é igual ao meu... recentemente eu troquei meu desktop que depois disso passou a injetar um zumbido no meu sistema de som, mesmo sem audio no PC. O zumbido quase desaparecia quando a rede aqui de casa oscilava para menos... Quando eu deixava o PC mudo, eu aumentava o volume no aparelho de som (+-2/5 do volume) e quase que o zumbido desaparecia totalmente (mas só nessa faixa). Bem, como eu suspeitava, eu troquei a fonte desse meu recente desktop (fonte genérica), pela fonte que estava no antigo, uma Seventeen. Tudo resolvido, sem qualquer tipo de ruido, em qualquer situação acima descrita. Veja ai se não é seu caso.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!