Ir ao conteúdo

i7 2600K ou i5 2500K ou FX-8150?

Diego.Souza

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera do CH,

estou com dúvida dentre qual destes processadores devo escolher, levando em conta o CUSTO-BENEFÍCIO, quero economizar o máximo que puder(R$) sem perder muito qualidade. Até o momento o i5 2500k tem me agradado bastante, mas eu quero pedir a importante opinião de vocês para me ajudar a fazer a melhor escolha.

Postado

Você usa o micro para o quê? Qual VGA você está pretendendo comprar? Porque eu acho que vai depender basicamente disso. Só não compre um Bulldozer, porque já saíram os Vishera e os preços estão bons. Ainda mais para você, que mora no Rio.

Postado

Eu quero uma configuração boa para;

* Jogar os jogos atuais no Ultra.

* Fazer edições/compilar vídeos em HD e FullHD.

* Edição de imagens.

* Desenvolvimento de programas.

...

e etc. Enfim é um micro para ser usado em diversas tarefas, algumas exigindo mais desempenho do que outra. Por isso fiquei em dúvida, pois pesquisei bastante e achei o i5 2500K muito bom para isso levando em conta o seu preço pois na verdade o i7 2600k é melhor mais é pouca diferença e seu preço e bem. É claro que também depois disso tenho que adquirir uma boa placa de vídeo que é o que vai fazer a maior diferença, mas nessa parte eu sei escolher, só nos processadores e placa mães que sempre tenho algumas dúvidas.

Postado

Levando em consideração o custo benefício, eu acho que a melhor opção seja um Vishera FX-8320 (R$ 490,00), e ele vai segurar tranquilo uma VGA do tipo GTX 660Ti ou HD 7870. Eu não acho o i5-2500K muito indicado para uma plataforma de edição. O ideal seria um i7-3770, mas ele é tão caro que só mesmo para quem está folgado. Com a diferença que você economizar no FX-8320 você investe em uma boa VGA. A não ser que você vá comprar uma GTX 680. Aí compre um i5, porque o i5 também não faz feio em edição de vídeo e o FX vai dar gargalo na VGA.

Postado
Levando em consideração o custo benefício, eu acho que a melhor opção seja um Vishera FX-8320 (R$ 490,00), e ele vai segurar tranquilo uma VGA do tipo GTX 660Ti ou HD 7870. Eu não acho o i5-2500K muito indicado para uma plataforma de edição. O ideal seria um i7-3770, mas ele é tão caro que só mesmo para quem está folgado. Com a diferença que você economizar no FX-8320 você investe em uma boa VGA. A não ser que você vá comprar uma GTX 680. Aí compre um i5, porque o i5 também não faz feio em edição de vídeo e o FX vai dar gargalo na VGA.

o fx8320 chega nos mesmos clocks do 8350, daí o gargalo será bem menor, basta ver testes do 8350 pra ver se fica bom nas gtx680.

pena que os fx8320 tão caros, ainda. O ideal seria estar em R$450 no máximo.

• Moderador
Postado

Cara vou ser bem sincero,

Não faz muita diferença pagar caro pelos processadores top da amd, já que seu objetivo é custo/benefício

eu comprei um Bulldozer 8120 e uma GTX 660 Ti... combinado com meus 8GB DDR3 e uma fonte corsair TX750... rodo praticamente todos os jogos no ultra brincando.. lembrando que não é necessário altos FPS para ser bom.... passando os 30~ 40 fps já é considerado boa folga para jogar com tranquilidade sem gargalos.

não me arrependo de comprar eles.. tavam na promoção então os preços estavam mais baixos..

Cara vou ser bem sincero,

Não faz muita diferença pagar caro pelos processadores top da amd, já que seu objetivo é custo/benefício

eu comprei um Bulldozer 8120 e uma GTX 660 Ti... combinado com meus 8GB DDR3 e uma fonte corsair TX750... rodo praticamente todos os jogos no ultra brincando.. lembrando que não é necessário altos FPS para ser bom.... passando os 30~ 40 fps já é considerado boa folga para jogar com tranquilidade sem gargalos.

não me arrependo de comprar eles.. tavam na promoção então os preços estavam mais baixos..

Postado

Galera segue uma relação de preço de quanto está custando o i52500K, i5 3570K e o i7 3770K na minha cidade.

Intel Core i5 2500K, Quad-Core, 3.3GHz (3.7GHz Turbo Boost) 4 x 256KB L2 Cache 6MB L3 Cache LGA 1155 95W.....................R$ 540,00

Intel Core i5 3570K (Ivy-Bridge), Quad-Core, 3.4GHz (3.8GHz Turbo Boost) 4 x 256KB L2 Cache 6MB L3 Cache LGA 1155 95W....R$ 635,00

Intel Core i7-3770k, Ivy Bridge 3.5GHz (3.9GHz Turbo), LGA 1155, Quad-Core, 22 nm..........................................................R$ 878,00

Quero pegar a mobo GA-Z77M-D3H (rev. 1.0).....R$ 338,00

Ah e o da AMD tem esse disponivel; Processador AMD FX-8320 Vishera 3.5GHz (4.0GHz Turbo) Socket AM3+ 125W Eight-Core Desktop, 32 nm....R$ 468,00

Postado

para edição Intel Extreme > I7 3770 > 2600/8320 > 8150 > 3570/2500k

Eu iria de 8320 ou 8350, só comprar uma pasta térmica boa de prata e um cooler bom, e partir para o over 4,5Ghz

Postado

O lance é que eu acho que o FX-4300 ainda não foi lançado aqui, e para edição de vídeo o six core seria mais indicado. O FX-6300 está por um bom preço, ou então você pode comprar um FX-6100, que está por menos de 300,00, e depois fazer um upgrade para o Steamroller em 2014.

Postado
Valeu pessoal, eu vou pensar entre o FX8320 e o FX6300, como quero economizar acho que vou pegar o FX6300, mas bem que o FX4300 chega bem perto dele.

Esqueça-os e vá de I5. É o que digo. Não vai se arrepender(já tive ambos)

Postado

Mas não seria melhor a opção eu economizar no processador e pegar o dinheiro e investir mais na placa de vídeo?

Combinação que queria usar:

Core i5 3570K ........................................................................R$ 623,00

Sapphiretech Radeon HD7770 1GB 128 PCI-E 3.0 bits Edition OC......R$ 455,00

----------------------------------------------------------TOTAL R$ 1078,00

OU

AMD FX-8320 Vishera..............................................................R$ 452,00

Radeon XFX HD 7850 1GB 256-bit GDDR5 PCI Express 3.0...............R$ 645,00

----------------------------------------------------------TOTAL R$ 1097,00

Qual ficaria melhor e porquê?

:bandeira:

Postado

A segunda opção, sem dúvida, porque a VGA é bem mais forte e porque, no seu caso, o que vai dar gargalo primeiro são as VGA, não os processadores. Então, com essas duas VGA que você indicou você teria os mesmos frames com o i5, com o FX-8320 e até com o FX-6300.

Mas a HD 7850 que você indicou só tem 1GB. No Kabum você encontra uma VGA XFX Radeon HD 7850 Core Edition 2GB por R$ 663,00. Mas eu levaria a VGA GigaByte Radeon HD 7850 2GB, por R$ 679,00. Ela refrigera melhor e tem um clock ligeiramente superior.

Postado

Opa legal, gostei da dica, acabei de ver aqui no kabum. Só mais algumas dúvidas abaixo;

1) Qual seria a melhor MOBO para os dois, o FX 8320 + HD 7850 2GB + 2x4 GB VENGEANCE 1600 Mhz(Depois pretendo colocar + 2x4GB para totalizar 16gb)?

2) A fonte Corsair GS500 (CMPSU-500G) da conta dessa configuração?

3) Pretendo pegar o Thermaltake commander MS-I/USB3.0, seria melhor opção custo/benefício?

Postado

mobo depende de quanto pode investir, um modelo barato é a ASRock 970DE3/U3S3, não é feita para over, mas permite jogar os clocks do fx8320 para 8350 porque suporta os dois, pesquisa sobre as placas no google pra ver o que o pessoal comenta sobre o uso dos FX novos nelas.

tem as gigabytes que são melhores que asrock e alguns modelos dessa ultima que são mais top e usam UEFI ao invés da bios comum (asrock extreme).

asus tb é boa, mas os modelos são mais caros e os tops não compensam.

o Thermaltake commander MS-I/USB3.0 parece bom, mas é sempre recomendável ter uns filtros contra poeira, aí vai do que compensa mais: comprar separado os filtros e mais fans ou ver um modelo com mais opcionais inclusos.

a gs500 teoricamente já dá conta https://www.clubedohardware.com.br/artigos/2587

Postado

Pretendo gastar no máximo R$ 400,00 na placa mãe, eu gostei dessa;

GIGABYTE GA-970A-D3 (rev. 1.1) - R$ 365,00

4868.jpg

é uma boa opção?

Eu já ia me esquecendo também de perguntar. Os FX's da AMD dão suporte ao PCI-e 3.0? (Para mim tanto faz, mesmo porque o desempenho é pouco comparando como 2.0 nos testes, é só por curiosidade mesmo :lol:)

Postado

Essa que você indicou só dá suporte até o FX-6300. Teria que ser com a revisão 1.4 para frente. A que aceita o FX-8320 (e FX-8350) é a GA-970A-UD3, que está um pouco mais barata. Tem que ver os detalhes, mas a UD3 tem 8+2 fases e a D3 só tem 4+2, então acho que você vai economizar e ainda ficar com uma placa-mãe melhor para fazer overclock.

Sobre o PCI-e 3.0, a AMD ainda não tem. Todas os chipsets são PCI-e 2.0, mas hoje em dia são raros os casos que o PCI-e 2.0 daria gargalo, e nunca no seu caso, nem com Crossfire.

Se você for pesquisar outras placas-mãe, é preciso dar uma olhada na lista de suporte de CPUs, porque a lista de compatibilidade da AMD é complicada, cheia de exceções. Qualquer dúvida pergunte aqui que o pessoal responde com a maior boa vontade.

-----edit-----

Eu fiz um edit no post - a UD3 aceita tanto o FX-8320 como o FX-8350, os processadores top da linha Vishera.

• Moderador
Postado

Olha cara.. se eu fosse você eu torceria o nariz para as placas da gigabyte. Uma asus m5a88-v evo é uma boa pedida para os FX's lembrando que só é preciso atualizar a bios para uma versão mais recente e seja feliz.

o bom da placa é que ela tem a chave de core unlock, perfeita para um bom over se gostar de fazer... dá uma vista no site da asus e lê sobre essa placa. eu paguei 412 reais e to usando um FX 8120 sem problemas nenhum...

Postado

dê uma olhada nesse modelo ASRock 970 EXTREME3, parece que tem na hardstore.

as gigabytes já foram quebradeiras, mas em todo caso é bom pesquisar pra ver como andam.

tem tb as MSI.

como o Contiusa falou

"Se você for pesquisar outras placas-mãe, é preciso dar uma olhada na lista de suporte de CPUs, porque a lista de compatibilidade da AMD é complicada, cheia de exceções. Qualquer dúvida pergunte aqui que o pessoal responde com a maior boa vontade."

Postado

beleza pessoal,

eu vou pesquisar melhor e ver a lista de CPU's suportados para cada modelo de placa nmãe e fabricante(Para mim as ASUS são melhores e segundo as da Gibabyte). Irei pesquisar melhor à respeito.

Agora outra coisa para finalizar. Sobre a placa de vídeo, eu achei uma que "chega perto"(pelo pouco que pesquisei) da HD 7850 (Link: http://www.kabum.com.br/produto/29797/vga-gigabyte-radeon-hd-7850-2048mb-2gb-ddr5-pci-express-gv-r785oc-2gd) que é a HD 6870 (Link: http://www.kabum.com.br/produto/24750/vga-xfx-radeon-hd-6870-1024mb-1gb-ddr5-256bits-pci-express-dvi-hdmi-hd-687a-zhfc ). Minha dúvida é valeria a pena economizar pegando a HD 6870 e o desempenho ficaria quase como se fosse uma 7850? A perca de desempenho seria mínima? Ou seria melhor eu continuar com a HD 7850?

Ps: Para mim a melhor é a HD 7850 até nos testes benck que vi, mas é só para tirar a dúvida mesmo :D

Qual melhor a da Gigabyte ou da Sapphire? A diferença entre elas é de R$ 20,00(A mais cara é a Sapphire)

Postado

Eu recomendo pegar uma ASUS M5A88-M EVO ou M5A88-V EVO caso encontre, são ótimas pra overclock, e direto tem atualização de bios, ou seja, vai durar muito tempo totalmente compativel com os novos FX e se vier algum modelo mais recente, também!

Eu recomendo o FX-8320 + Sapphire 7850 2gb, porque Sapphire? Porque se tratando de refrigeração, nem se fala, são as melhores!

Postado

Comprei hoje o Gabinete Thermaltake Commander MS-I/USB3.0 na minha cidade(Niterói-RJ) por R$ 179,00, no Kabum está custando R$ 189,40 e no Centro/RJ R$ 185,90. Para mim já foi um bom negócio.

Eu recomendo pegar uma ASUS M5A88-M EVO ou M5A88-V EVO caso encontre, são ótimas pra overclock, e direto tem atualização de bios, ou seja, vai durar muito tempo totalmente compativel com os novos FX e se vier algum modelo mais recente, também!

Eu recomendo o FX-8320 + Sapphire 7850 2gb, porque Sapphire? Porque se tratando de refrigeração, nem se fala, são as melhores!

Valeu pela dica, acho que vou fazer isso.

Agora só preciso saber se eu fosse mudar de ideia e decidir comprar um i5 3570K+HD 7870(Ou mesmo a 7850) qual placa mãe eu pego para esse conjunto? A Fonte Corsair GS500 também suportaria o este conjunto? Eu fiquei sabendo que os chipset's Z77 são muito bons senão os melhores.

Postado
Comprei hoje o Gabinete Thermaltake Commander MS-I/USB3.0 na minha cidade(Niterói-RJ) por R$ 179,00, no Kabum está custando R$ 189,40 e no Centro/RJ R$ 185,90. Para mim já foi um bom negócio.

Valeu pela dica, acho que vou fazer isso.

Agora só preciso saber se eu fosse mudar de ideia e decidir comprar um i5 3570K+HD 7870(Ou mesmo a 7850) qual placa mãe eu pego para esse conjunto? A Fonte Corsair GS500 também suportaria o este conjunto? Eu fiquei sabendo que os chipset's Z77 são muito bons senão os melhores.

um 3570K aguenta bem mais que uma 7870, você pode tentar uma configuração mais proxima do desempenho do fx8320 ao invés de investir num processador mais top. Vai depender de quanto pode ir, até porque, da mesma forma que pros amd, para intel uma placa muito barata pode ter alguns limites, no geral as marcas já mencionandas são válidas para intel

para ter ideia, no geral o desempenho fica assim:

core i5 3330 < fx8350 < core i5 3470

o fx 8320 pode virar um fx8350 e o fx8350 não compensa fazer overclock porque já está no limite da plataforma (em consumo).

mais um detalhe: os fx são "sensíveis" ao desempenho da memória, então memoria que possa alcançar 1600Mhz com tempos razoáveis dão algum gás, memórias em 1333MHz deixam ele fraco, faça over nas memos tb.

Postado
um 3570K aguenta bem mais que uma 7870, você pode tentar uma configuração mais proxima do desempenho do fx8320 ao invés de investir num processador mais top. Vai depender de quanto pode ir, até porque, da mesma forma que pros amd, para intel uma placa muito barata pode ter alguns limites, no geral as marcas já mencionandas são válidas para intel

para ter ideia, no geral o desempenho fica assim:

core i5 3330 < fx8350 < core i5 3470

o fx 8320 pode virar um fx8350 e o fx8350 não compensa fazer overclock porque já está no limite da plataforma (em consumo).

Sim, quando pensei em melhorar o processador estava só pensando em outras tarefas que exigem mais dele e não da placa de vídeo. Mas nesse caso creio eu que o FX 8320 já irá me dar desempenho bastante para minhas tarefas e diversão :), até por que eu to me virando com um Pentium 4 e 1 GB DDR de ram kkk e uma Radeon 9550 series.

------ Abaixo segue mais algumas dúvidas minhas à respeito: ------------

1) Eu já estava me esquecendo, eu estava pesando em pegar uma fonte GS500 para essa configuração(FX 8320+HD 7850), mais eu vi outros modelos da Corsair. Qual a diferença dos modelos GS, TX e CX? Por que ambos os modelos possuem preços similares.

2) O que ficaria melhor, eu pegar i5 3570K R$ 623,00 + 2xHD 7850 2GB 256 bits(Crossfire) R$ 1390,00 ou i5 3570K R$ 623,00 + HD 7950 3GB 384 bits R$ 1325,00?

3) Respondendo a pergunta acima qual fonte aguentaria? A GS500 '-' ?

4) Se eu pegar um i5 3570K+HD 7950 3GB 384bits, qual fonte seria melhor?

5) Em alguns dos testes notei que a GTX 660 ti tem superado a 7950. Seria melhor eu montar um i5 3570K+GTX 660 ti?

----------------------------------------------------

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...