Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review e dicas sobre roteador TP-Link TL-WR2543ND


Serza

Posts recomendados

se puder combinar com as pessoas os canais, vai ajudar na questão dos problemas de cruzamento, como eu uso o ddwrt tenho 13 canais para o router G, um modem-N aqui tb tem.

agora, o problema é o telefone de 2.4GHz, melhor coisa é trocar por modelos de outra frequencia mesmo. Aqui tem um desses e ele vive cruzando com o router por estar dentro da faixa dos 11 canais, mas melhorou na interferencia.

o 4300 permite dual band simultaneo, segundo o fabricante.

O DDWRT já está dando suporte? Pelo que tinha visto no fórum deles ainda estava em teste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, eu tenho o Roteador também a alguns meses, talvez mais de 6..

Possui um TL-WR941ND antes do TL-WR2543ND.

Considerações

Atualizado a pouco tempo para a versão TL-WR2543ND_V1_121207.

Possui 3 antenas de 9dbi.

Minha rede consiste no Wireless 1 à 3 Notebooks, 1 à 3 celulares, 1 TV Samsung e no cabo consiste em 1 PC (Gigabit), 1 TV LG.

Estou com interesse de instalar o OpenWRT, mas como eu tive problemas com o DDWRT no TL-WR941ND (porém cagada minha), ainda estou meio assim com a troca, porém dizem que melhora e muito a taxa, tanto do wireless como da rede.

Bom, vamos lá:

Interface e funcionalidades, achei praticamente a mesma coisa do 941ND, só com as opções do USB que não estou utilizando, tentei usar o servidor FTP mas tive muitos problemas e desisti.

O Wireless não é ruim, porém achei inferior ao meu 941ND (ambos testados no mesmo lugar) e estou tendo muita interferência, que não identifico (não possui telefone 2.4Ghz).

O Gigabit é excelente, me ajuda muito nos backups, não tenho do que reclamar.

As funções do USB, não testei muito apenas o FTP como disse e tive problemas para manter as conexões, o Media Server mesmo parado fica sendo exibido o que incomoda ao usar o AllShare que fica como padrão nele. b_<

De resto, acho que ele esquenta muito, já travou algumas vezes e se não definir os DNS no DHCP aqui dá problemas pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

As funções do USB, não testei muito apenas o FTP como disse e tive problemas para manter as conexões, o Media Server mesmo parado fica sendo exibido o que incomoda ao usar o AllShare que fica como padrão nele. b_<

De resto, acho que ele esquenta muito, já travou algumas vezes e se não definir os DNS no DHCP aqui dá problemas pelo menos.

Olá amigo LMP,

Eu fiz um tutorial em texto e vídeo para configurar o FTP, se tiver interesse, pode dar uma olhada na primeira página desse tópico.

O segredo para o FTP funcionar está na escolha da porta.

O problema dele esquentar eu não tenho aqui, o meu nunca travou. Pode ser o lugar em que ele está na sua casa.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá amigo LMP,

Eu fiz um tutorial em texto e vídeo para configurar o FTP, se tiver interesse, pode dar uma olhada na primeira página desse tópico.

O segredo para o FTP funcionar está na escolha da porta.

O problema dele esquentar eu não tenho aqui, o meu nunca travou. Pode ser o lugar em que ele está na sua casa.

abraço

Hahaha.. acredito que não seja por causa do lugar, uso até mesmo um filtro de linha Clone F8 Plus (o profissional).

Alterei o FIRMWARE para o OpenWRT, e para minha surpresa melhorou demais minha internet e estabilidade do WIRELESS.

Vou tentar fazer um LOAD BALANCE através do OpenWRT também (motivo real da troca do firmware).

Achei esse tutorial para quem quiser e não entender muito do assunto:

http://luizluca.blogspot.com.br/2012/12/openwrt-instalacao-basica-com-video.html

E tem outros tutoriais interessante neste blog!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,

Alguém sabe se nessa última atualização, depois de atualizado o firmware, terei que configurar o roteador novamente?

Geralmente ele retorna para as configurações de fábrica sim.

Foi assim com o meu.

Porém na página de configuração do roteador, na seção "System Tools", tem uma opção que é "Backup & Restore". Que permite que você salve as configurações em um arquivo, e depois carregue ele novamente.

Eu não cheguei a usar essa opção para ver se funciona bem.

E quais as diferenças notadas nessa última atualização?

Obrigado, pessoal!

No meu caso eu atualizei a Firmware no dia em que comprei. Então a única diferença que aconteceu na prática comigo, é que o print server dele não havia reconhecido a minha multifuncional antes, e depois da atualização já reconheceu na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia dessa opção de backup... será que dá certo?

Obrigado pela ajuda.

Particularmente eu não recomendo que faça o backup, só em caso de realmente não saber configurar corretamente, pois uma atualização do firmware pode mudar as configurações e opções do Roteador, apesar de raro, acontece, mas acredito que não vai haver problemas para testar isso. Caso o backup não funcione ou fique ruim, só voltar para as configurações originais e tentar configurar do zero...

alguem ai que tem esse roteador ja testou streaming via WIFI 2.4ghz de filmes 720p e 1080p?

Eu já usei o AllShare, Serviio e agora utilizo o Plex, sirvo uma TV Samsung a cerca de 20m do roteador e com pelo menos 3 paredes e roda filmes fullHD de tamanho 2gb~15gb tranquilamente.

Quando utilizava o AllShare travava um pouco, e AS VEZES com o Plex (DLNA) da um "lag" devido a um pouco de interferência aqui, e excesso de equipamentos wireless conectado no Roteador, eu acredito. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 coisas:

1) Assim que instalei o roteador, notei uma péssima conexão com o notebook, toda hora caia a conexão wireless. Já aproveitei e atualizei para a versão mais recente do firmware, mas tudo igual.

Depois de pesquisar um pouco, mudei o firmware para o DD-WRT, e depois de configurar, parou de cair a conexão, ficou estável. Fiquei aliviado por não ser o roteador em si, mas problema de software.

Mas como achei meio pé duro no DD-WRT implementar algumas configurações que me interessavam e que estão disponíveis no firmware da TP-LINK (apesara de ser bem completinho para fazer o básico), resolvi voltar com o firmware original da TP-LINK e tentar achar a fonte da lentidão.

Fiz testes de ping do notebook pro roteador ligado via cabo, sem problemas, e depois via wireless, onde notava depois de um curto período, a deterioração do sinal e perda de conexão. Porém como a conexão do meu celular não tava sendo impactado em nada, notei que poderia ser alguma configuração incompatível do roteador com meu notebook.

Antes de começar a fuçar nas configuração do wireless, resolvi fazer uma atualização do driver do meu notebook (adaptador de rede é o Centrino 6230), e com isso o problema foi resolvido.

2) Tentei espetar meu HD externo no USB, não tive sucesso. Trata-se de um case genérico pra HD 2,5" com porta USB 3.0. Não tem fonte de energia externa, é alimentado apenas pelo cabo USB.

Esse HD externo é lido tanto no meu computador, que tem entradas USB 3.0, quanto em outros aparelhos mais velhos e simples, como um netbook e minha TV, que têm entrada USB mais antigas.

Ao colocar o HD no roteador, o LED dele começa a piscar. Como nunca tive problemas de reconhecimento com o HD, nunca tinha visto ele piscar assim, sempre fica com uma luz constante acesa após espetado no computador.

Enfim, pesquisei e verifiquei que não é raro que roteadores com entrada USB, qualquer que seja o fabricante, não reconhecerem HD externos, principalmente quando atrelados a HDD Enclosures. Como falei antes, nunca tinha tido um caso deste HD não ser reconhecido, então fiquei chateado por não poder utilizá-lo como um drive de rede. Pode ser que pelo firmware DD-WRT ele funcione, não cheguei a testar, mas ficou parecendo limite de potência na saída do USB, que acredito ser facilmente resolvido via atualização de firmware, bastando a TP-LINK querer.

Quando chegar meu NAS, espero que seja reconhecido, senão tome-lhe DD-WRT de volta.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usar um hub usb com alimenetção. o hd externo deve ser reconhecido.

Valeu pela dica, marcelo.

Fui dormir hoje as 8h, pesquisando e tal. Quando tinha desistido já, pensei exatamente nisso, peguei um case 3.5" que tem fonte e coloquei. Pro HD não ficar sambando dentro, peguei uma borracha escolar, cortei e coloquei entre as laterais do HD e as laterais do case, pra fazer uma pressão e deixar ele firme, para o caso de alguém tirá-lo do lugar.

Mas vou ver essa solução sua, porque aí fico com o case menor, que é melhor de carregar se eu precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Será que esse aparelho resolveria meu problema aqui em casa?

Situação: Estou usando um TL-740N como DHCP/Wireless aqui em casa que está conectado via cabo de rede no aparelho da NETVIRTUA (Wi-Fi disable), que fica na sala.

Mas no meu "escritório" (onde fica meu desktop), apesar de ser menos de 10 metros de distância o sinal é fraco (1 ou 2 pontos), mas entre os dois cômodos tem o banheiro social, que tem um espelhão e o box de vidro.

Desktop: Rede PCI-E 150Mb

Router: TL-WR740N 150Mb

Planta da casa:

OBS. Versão tosca!

[Q1][Q2][Q3][Lv]

[sala][Esc][Coz]

Na sala e no meu quarto (Q1) funciona muito bem, no quarto do meio e no escritório muito ruim e nos demais, nem acha o sinal. :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dkrandow,

Acredito que o sinal do WR-2543ND vai ser melhor que do seu TL-740N.

Porém, antes de trocar o roteador só por causa do sinal, sugiro ler o tópico abaixo, aqui do fórum mesmo.

http://forum.clubedohardware.com.br/saiba-mais-influencia/666565

Nele tem várias dicas do que atrapalha o sinal em nossas casas, como escolher o mesmo "canal" do sinal que nossos vizinhos. As vezes só de se ver os canais que os vizinhos usam, e sair fora deles escolhendo outro já resolve grande parte do problema.

ATT,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dkrandow,

Acredito que o sinal do WR-2543ND vai ser melhor que do seu TL-740N.

Porém, antes de trocar o roteador só por causa do sinal, sugiro ler o tópico abaixo, aqui do fórum mesmo.

http://forum.clubedohardware.com.br/saiba-mais-influencia/666565

Nele tem várias dicas do que atrapalha o sinal em nossas casas, como escolher o mesmo "canal" do sinal que nossos vizinhos. As vezes só de se ver os canais que os vizinhos usam, e sair fora deles escolhendo outro já resolve grande parte do problema.

ATT,

CadoBR,

Muito obrigado pela dica do link, a maioria eu já sabia que provoca interferência, de qualquer forma, vou alterar o canal e colocar mais um router com esse atual TL-WR740N como repetidor, pois vou dividir a net com meu cunhado que mora no segundo andar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um o WR2543ND, logo de cara, melhorou muito o sinal lá em casa, chegou até na cozinha. Coloquei o WR740N como repetidor no segundo andar, ficou funcionando tudo nos conformes.

Sobre o aparelho: Gostei muito, já fiz o teste com um HD externo de 1TB, e coloquei logo para rodar um MKV, e funcionou liso via Wireless.

Ainda vou futuca-lo mais!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um o WR2543ND, logo de cara, melhorou muito o sinal lá em casa, chegou até na cozinha. Coloquei o WR740N como repetidor no segundo andar, ficou funcionando tudo nos conformes.

Sobre o aparelho: Gostei muito, já fiz o teste com um HD externo de 1TB, e coloquei logo para rodar um MKV, e funcionou liso via Wireless.

Ainda vou futuca-lo mais!

Parabéns pela compra dkrandow !!

Que bom que o roteador ajudou com o seu problema de sinal.

Você chegou a fazer o teste do arquivo de vídeo passando pelo repetidor para ver como está a conexão entre eles ?

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduardoRock,

Liberação de portas para Xbox 360

Pessoal, existe alguma maneira de liberar todas as portas desse roteador?

Ou pelo menos um padrão para liberação de portas para o Xbox 360.

Já fiz de tudo aqui e mesmo assim não consegui.

grato.

Eu tive problemas de conexão deste roteador com o XBOX.

Como está o seu caso ?

Ele acha a sua rede ? Ele acha mas não conecta ? Ou ele até conecta na rede, mas não navega ?

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduardoRock,

Eu tive problemas de conexão deste roteador com o XBOX.

Como está o seu caso ?

Ele acha a sua rede ? Ele acha mas não conecta ? Ou ele até conecta na rede, mas não navega ?

ATT,

Então... ele conecta normal, mas se você vai em testar rede no Xbox 360 ele não fica 100%. Não fica com rede aberta. Isso com fio, porque sem fio ele nem conecta. Só se baixar a velocidade da conexão wireless do roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... ele conecta normal, mas se você vai em testar rede no Xbox 360 ele não fica 100%. Não fica com rede aberta.

A inconsistência da minha conexão eu resolvi colocando um IP fixo no XBOX.

Configure o IP, Mascara e o DNS que acredito que não terá mais esse problema.

Isso com fio, porque sem fio ele nem conecta. Só se baixar a velocidade da conexão wireless do roteador.

Eu vou transcrever aqui o e-mail do suporte técnico da TP-Link para resolver o meu WIFI com o XBOX.

1- Tire a senha do Tp-link e mude o nome da rede para um que nunca tenha sido usado, e veja se desse modo conecta.

2- Coloque no Canal 6 e mude o Max Tx Rate p/ 270M

3 – Deixe a região Estados Unidos ou Canada.

Realmente funcionou para o meu caso.

Depois de conectar e testar, eu comecei a voltar os itens um a um para as minhas configurações. Primeiro voltei para "Max Tx Rate" para 450. Depois voltei para o Canal 1 (que usava aqui na época). O terceiro passo foi voltar o nome e senha originais da minha rede.

A região eu deixei no Canadá mesmo.

Espero que dê resultado positivo no seu caso.

Mas o principal é você colocar o IP fixo. Pois isso resolve a maioria dos casos.

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A inconsistência da minha conexão eu resolvi colocando um IP fixo no XBOX.

Configure o IP, Mascara e o DNS que acredito que não terá mais esse problema.

Eu vou transcrever aqui o e-mail do suporte técnico da TP-Link para resolver o meu WIFI com o XBOX.

1- Tire a senha do Tp-link e mude o nome da rede para um que nunca tenha sido usado, e veja se desse modo conecta.

2- Coloque no Canal 6 e mude o Max Tx Rate p/ 270M

3 – Deixe a região Estados Unidos ou Canada.

Realmente funcionou para o meu caso.

Depois de conectar e testar, eu comecei a voltar os itens um a um para as minhas configurações. Primeiro voltei para "Max Tx Rate" para 450. Depois voltei para o Canal 1 (que usava aqui na época). O terceiro passo foi voltar o nome e senha originais da minha rede.

A região eu deixei no Canadá mesmo.

Espero que dê resultado positivo no seu caso.

Mas o principal é você colocar o IP fixo. Pois isso resolve a maioria dos casos.

ATT,

Pois é, também tinha entrado em contato com o suporte e feito isso mas não deu certo. Só não fiz como você, de ir voltando as configurações as poucos pra ver. Vou fazer um teste, se bem que agora já puxei um cabo, rs. E outra coisa que também não fiz foi atualizar para o último firmware. Você está usando qual?

Ah, outra coisa. Você foi em teste de rede no Xbox, pra ver se ele está totalmente liberado?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, também tinha entrado em contato com o suporte e feito isso mas não deu certo. Só não fiz como você, de ir voltando as configurações as poucos pra ver. Vou fazer um teste, se bem que agora já puxei um cabo, rs.

Putz...se já puxou o cado, fique com a rede cabeada que o seu Ping agradece ;)

Infelizmente uma coisa que tem me decepcionado muito são os suportes de grandes empresas.

Entrar em contato com uma Cia. de telefone, uma TV a Cabo ou outras, e eles não saberem te informar dados técnicos até vá lá. Sabemos que cada casa possui um equipamento diferente.

Porém ligar/escrever e perceber que o atendente não sabe exatamente o que está falando, em uma TP-Link, D-Link, HP, Sony...é desanimador.

E outra coisa que também não fiz foi atualizar para o último firmware. Você está usando qual?

Atualizei sim, para a última oficial da TP-Link, na verdade atualizei depois de 30 min. com o roteador, pois ele não reconhecia a minha multifuncional, e reconheceu logo depois que atualizei.

Ah, outra coisa. Você foi em teste de rede no Xbox, pra ver se ele está totalmente liberado?

Abraços.

Sim, mesmo eu usando pelo WIFI está tudo ok. Ele dá ok nos 3 ou 4 itens que testa, até no XBOX Live que foi o mais difícil.

Mas foi o que te falei, só consegui esse sucesso de conexão depois de colocar IP fixo no XBOX.

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!