Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistores para amplificadores

demondoido

Posts recomendados

Vou começar a tentar fazer amplificadores de áudio por hobby e para aprendizado. Sei que é mais fácil usar um CI, por exemplo da família TDA. Mas por didática queria montar apenas com componentes discretos.

Mas me surgiu uma dúvida, mesmo olhando os transistores por prefixo, percebi que teria que olhar o datasheet de cada um para achar um que tivesse uma boa resposta para áudio.

Então conto com a experiência dos senhores para me indicar transistores bons para aplicações de áudio, de preferência em alta fidelidade.

Pretendo começar com amplificadores de 5w, 10w, 20w no máximo, para aí sim fazer algo mais potente.

Qualquer material sobre o assunto também é bem vindo! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou começar a tentar fazer amplificadores de áudio por hobby e para aprendizado. Sei que é mais fácil usar um CI, por exemplo da família TDA. Mas por didática queria montar apenas com componentes discretos.

Mas me surgiu uma dúvida, mesmo olhando os transistores por prefixo, percebi que teria que olhar o datasheet de cada um para achar um que tivesse uma boa resposta para áudio.

Então conto com a experiência dos senhores para me indicar transistores bons para aplicações de áudio, de preferência em alta fidelidade.

Pretendo começar com amplificadores de 5w, 10w, 20w no máximo, para aí sim fazer algo mais potente.

Qualquer material sobre o assunto também é bem vindo! Obrigado!

Boa tarde e feliz Ano Novo!

Segue ai alguns sites com esquemas de amplificadores alguns que utilizan CI's e outros apenas transistores:

http://www.te1.com.br/categoria/circuito/circuito-amplificador/#axzz2Gk1SqHNT

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/149-audio.html

E tem vários outros postados aqui mesmo no fórum.

Link para o comentário

O te1.com.br que o amigo Ariel432 passou foi o melhor que eu encontrei, lá tem um material muito interessnate sobre esquemas prontos e também como projetar e calcular amplificadores, eu acompanho esse site já faz um tempo e os circuitos de potencia que montei de lá funcionaram perfeitamente, mas não é tão simples quanto parece projetar um amplificador. Boas montagens

Link para o comentário

Sim, sim. Pelo que estou lendo exige muito estudo. Entender um simples pré já não é para qualquer um. Imagino como será ao chegar nos drivers até o par casado. Mas, se formos deixar de seguir em frente pela complexidade do caminho, talvez estivéssemos nas idade da pedra ainda!

Minha única dificuldade é que não tenho equipamentos que me ajudariam muito, como um osciloscópio ou um gerador de funções. Mas se eu tiver uma boa base teórica, creio que possa fazer alguma coisa. Dia 13 vou fazer a segunda fase da Unicamp, engenharia mecatrônica, se eu conseguir entrar, então vou pedir pro meu pai alguns equipamentos (afinal, fui muito influenciado por ele, engenheiro elétrico).

Bom estou procurando material na internet, e lendo o que posso pessoal! Quem puder colaborar, fico agradecido! Obrigado.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!