Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adicionando Fans


Yahiro

Posts recomendados

To fazendo um upgrade no meu PC e gostaria de saber se é possível adicionar uma entrada de fan na parte de baixo do meu gabinete fazendo cortes e tal.

baixoo.jpg

Eu tenho espaço para colocar um na parte de cima

cimaq.jpg

O problema é que não consigo retirar essa parte de cima

cima2x.jpg

E eu achei uma fan na parte da frente, mas também não consigo retira-la pois preciso tiro o pó dela

frontal2c.jpg

Essa é a parte da frente que deve puxar o ar, mas não sinto o fluxo de vento.

frontalfp.jpg

E aqui está ele inteiro, tem uma fan na lateral de 140mm, mas também não está fazendo muito vento não.

inteiro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Cara, em relação a cfm (fluxo de ar das fans, trocando em miúdos), pode ser que essas fans sejam pouco potentes ou então estejam já muito ressecadas ao ponto de não ter sua potência total, apesar de achar que seja só a fan com potência baixa mesmo. Eu aconselho desmontar e limpar, depois veja realmente o que que se pode fazer. O certo é, a fan da frente puxar, a da lateral puxar também e a de trás e de cima soltar. O buraco de baixo seria recomendado se sua fan lateral não ter muita potência, recomendo fazer um buraco o maior possível, acho que dá para uma fan de 12cm ali, seria ideal! Meça o tamanho e faça ou fale com alguém que possua uma micro retífica ou "tico-tico" para fazer o buraco e também uma furadeira para fazer os furos dos parafusos, lembrando que essa fan seria puxando, enviando ar fresco para a vga, principalmente, e que teria uma funcionamento melhor se os pés do gabinete fossem altos, para que ele puxe o ar de fora sem ter problemas! Se dispor de tempo, poderia tirar essas fans e desmonta-las, isso lhe pouparia dinheiro, caso o problema fosse só limpeza. Em relação a "cacuruta" de cima, veja se não tem nem um parafuso prendendo pelo lado de dentro, se não, veja os encaixes e vá forçando calmamente até o possível, mas também se ver que não está vindo, é por que tem algo muito bem preso, possivelmente um pino de plástico ressecado ou um parafuso "invisível".

Boa sorte e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Cara, em relação a cfm (fluxo de ar das fans, trocando em miúdos), pode ser que essas fans sejam pouco potentes ou então estejam já muito ressecadas ao ponto de não ter sua potência total, apesar de achar que seja só a fan com potência baixa mesmo. Eu aconselho desmontar e limpar, depois veja realmente o que que se pode fazer. O certo é, a fan da frente puxar, a da lateral puxar também e a de trás e de cima soltar. O buraco de baixo seria recomendado se sua fan lateral não ter muita potência, recomendo fazer um buraco o maior possível, acho que dá para uma fan de 12cm ali, seria ideal! Meça o tamanho e faça ou fale com alguém que possua uma micro retífica ou "tico-tico" para fazer o buraco e também uma furadeira para fazer os furos dos parafusos, lembrando que essa fan seria puxando, enviando ar fresco para a vga, principalmente, e que teria uma funcionamento melhor se os pés do gabinete fossem altos, para que ele puxe o ar de fora sem ter problemas! Se dispor de tempo, poderia tirar essas fans e desmonta-las, isso lhe pouparia dinheiro, caso o problema fosse só limpeza. Em relação a "cacuruta" de cima, veja se não tem nem um parafuso prendendo pelo lado de dentro, se não, veja os encaixes e vá forçando calmamente até o possível, mas também se ver que não está vindo, é por que tem algo muito bem preso, possivelmente um pino de plástico ressecado ou um parafuso "invisível".

Boa sorte e até mais!

Então os sentidos dos fans estão certos, achei somente 1 parafuso na parte de cima e ainda nao saiu vou, tenta desmontar o gabinete pra retirar a da frente pra limpar e ve se acho mais algum parafuso na parte de cima também.

Não conheço ngm, nem lugar, que tenha uma micro retifica fui procura e cara, pois acho q só usarei uma vez... furadeira tenho aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui tirar a parte da frente e a de cima \o/ :lol:

Limpei os coolers da frente e lateral, mas a velocidade nao melhorou muita coisa, acho q a potencia deles é ruim mesmo.

Só ficou a dúvida de como corta a parte do fundo para que eu possa colocar um cooler, cabe um de até 12cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui tirar a parte da frente e a de cima \o/ :lol:

Limpei os coolers da frente e lateral, mas a velocidade nao melhorou muita coisa, acho q a potencia deles é ruim mesmo.

Só ficou a dúvida de como corta a parte do fundo para que eu possa colocar um cooler, cabe um de até 12cm.

Olá, você pode fazer com micro retífica, "tico-tico" ou o mais rudimentar, talhadeira! Rs!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, você pode fazer com micro retífica, "tico-tico" ou o mais rudimentar, talhadeira! Rs!

Até mais!

Então as ferramentas eu entendi o problema é a forma do corte. Eu faço um quadrado grande de 10cm pra ter uns 2cm pra caber os furos do parafuso ou esta errado e preciso fazer de outro jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria fazer um corte com uma serra copo de 110 mm, mas seu preço é relativamente alto.

Também já vi em outro fórum, um corte octogonal. Acho que ficaria melhor do que o quadrado.

Dá pra fazer um buraco dessa forma artesanal (o link é de 2003 ! )

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Case-Mod-Adaptando-um-Cooler-na-Parte-Superior-do-Gabinete/977

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria fazer um corte com uma serra copo de 110 mm, mas seu preço é relativamente alto.

Também já vi em outro fórum, um corte octogonal. Acho que ficaria melhor do que o quadrado.

Dá pra fazer um buraco dessa forma artesanal (o link é de 2003 ! )

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Case-Mod-Adaptando-um-Cooler-na-Parte-Superior-do-Gabinete/977

Vish é caro mesmo hehe

Desse jeito artesanal é mais possível, mas valeu, vou precisa junta uma grana pro fan ainda, se até la o topico nao fechar eu mostro o resultado.

Ah mais uma coisa, eu preciso comprar aquelas grelhas/grades pro fan ou nem muda nada?

valeu ae:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish é caro mesmo hehe

Desse jeito artesanal é mais possível, mas valeu, vou precisa junta uma grana pro fan ainda, se até la o topico nao fechar eu mostro o resultado.

Ah mais uma coisa, eu preciso comprar aquelas grelhas/grades pro fan ou nem muda nada?

valeu ae:lol:

Bem, grelha é geralmente estética ou proteção. Na verdade, ela barra um pouco o vento além de trazer mais ruído que o comum. Mas, se for externo como vai ser, seria bom sim uma grelha para ficar mais bonito e também evitar entrada de objetos, qualquer coisa pequena que possa ser sugado pela fan, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, grelha é geralmente estética ou proteção. Na verdade, ela barra um pouco o vento além de trazer mais ruído que o comum. Mas, se for externo como vai ser, seria bom sim uma grelha para ficar mais bonito e também evitar entrada de objetos, qualquer coisa pequena que possa ser sugado pela fan, etc.

vou pensa em uma pra comprar sim.

Eu estava dando uma olhada na placa mãe e não tem mais espaço pra fan. A minha fan lateral, que veio com o PC, tem o pino diferente e encaixa na fonte. Como sei q a fan q vou comprar tem esse pino pra fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!