Ir ao conteúdo

Como lidar com a estática na hora de tocar no hardware?

Nightwish

Posts recomendados

Postado

Olá estive lendo as conversas e devo acrescentar uma coisa muito importante sobre aterramento, nada adianta ter 3 barras no chão e o fio até sua tomada se o aterramento não está bom, aqui vai algumas dicas para medição segura de um bom aterramento:

A tomada tem três pinos assim | |

.

O pinp chato a esquerda é o neutro, o chato da direita é o fase e o redondo de baixo é o terra.

Rede 110v ou 127v:

*Com um multimetro de preferência digital que é mais preciso medir qual a tensão entre FASE e NEUTRO deve ser mais ou menos 110 ou 127v;FASE e TERRA tem que medir igual a medição anterior ou muito próximo; colocar o multímetro agora numa escala de tensão dc contínua e medir entre NEUTRO e TERRA ( colocar numa escala abaixo ou 20v) a medição tem que dar abaixo de 1.2v

Pela norma ABNT um aterramento aceitavel é 1% da tensão da rede:

110v-127v-- 1.2v

220v-- 2.2v

se as medições estiverem muito diferente disso deve chamar seu eletrecista para revisar seu terra.

Um bom terra liga uma furadeira, olha só;

ligar o fase num pino da furadeira e o terra no outro pino, afuradeira deve funcionar perfeitamente.

com relação a pulseira como nossos colegas citaram acima é muito importante, mas de nada adianta a pulseira se o terra está ruim ou FASE e NEUTRO estiverem invertidos, bom acho que ajudei tambem um pouco porque vejo isso todo dia, pois trabalho na embratel, e é o primeiro item básico para testar antes de ligar qualquer equipamento.

Um abraço a todos, qualquer duvida ou alguma pergunta mais a fundo sobre como fazer um bom aterramento pode me contatar

Postado

galera , li o topico todo.. realmente mt bom... mais estou com uma duvida aqui... como eu sei que meu pc ta aterrado? quando eu vou mexer com hardware eu fico descalso e coloco a mao no gabinete(sem nada conectado nele, so o gabinete em cima duma mesa)... e pego apenas na borda das placas.Isto adian

ta?

• Membro VIP
Postado

Ora, se sua tomada é de 3 pinos e todos estão sendo usados separadamente, provavelmente a tomada é aterrada! Se for, seu PC tá aterrado quando conectado nessa tomada. O melhor indicador de falta de aterramento é o choque elétrico ao encostar no gabinete estando descalço ou com umidade nos pés!

Estando o gabinete em cima da mesa e sem nada ligado, NÃO há ligação para terra! Para estar aterrado, o cabo de força deverá estar conectado na tomada e no PC...e consequentemente, aterrado!

Ainda há muita gente com pensamento equivocado sobre a finalidade do aterramento!! Serve para descarregar cargas induzidas, cargas de fuga por contato acidental. Oferece uma referência melhor para os pontos com potencial positivo!

O aterramento de equipamentos como utilizados em PC por exemplo, não tem nada a ver com descargas atmosféricas....não é um para-raios!!!!

Quando se tem equipamentos como placa-mãe com suas trilhas muito próximas e extensas, são induzidas tensões em partes não energizadas da estrutura e que precisam ser descarregadas para não provocarem distúrbios e até choques elétricos...isto envolve um pouco de conhecimento de micro eletrônica, efeitos de ponta, coisas do gênero....

Façam um bom aterramento e melhorem a funcionalidade de seus PCs....ponto final.

Postado

aqui em casa não tem nenhuma tomada de 3 pinos.... quando eu ligo o micro fica aquele pino redondo para fora.ker dizer que aqui em casa não tem aterramento?

• Membro VIP
Postado

Exatamente...

Para fazer um aterramento somente para o PC é muito simples. Dependerá da localização da tomada que o alimenta.

Acompanhe o meu caso. Não tinha tomada 3 pinos então, comprei uma. Depois, verifiquei que a tomada do PC ficava na parede lateral da casa, onde tem uma área livre. Com uma chave de fendas ou outra ferramente adequada, fure a cx onde fica essa tomada, até atingir o lado externo da parede. Desligue a chave geral!!!!!

Agora, se quiser embutir o fio do aterramento, basta fazer um rasgo na parede e depois que passar o cano ou o fio sem o cano, faça o reboco desse rasgo, cobrindo o fio com massa(barro, areia, cimento).

No piso dessa área livre. enterre a haste do aterramento e faça um buraco para facilitar a conexão do fio na haste. Usará um conector próprio para essa finalidade(recomendo usar dois conectores para maior garantia).

Após feita a conexão do fio na haste e na tomada, teste como já explicado, usando um multímetro...faça o acabamento do que foi quebrado na parede e pronto! Seu aterramento está feito!

Se o local onde será fincada a haste tiver umidade, uma haste apenas será suficiente. Caso contrário, coloque umas 3 hastes, mantendo uma distância de cerca de 2,5m uma da outra.

Abraços

Postado
mas tem como eu passar pela própria tubulação dos fios, ou seja, passar um terceiro fio???

Tem sim desde que o conduite tenha espaço e esteja em boas condições.

Aqui em casa por exemplo eu tenho dois fios descendo do forro (um fase e um neutro) e tenho o terra vindo direto do chão para a tomada (claro que usando um conduite).

Falou ai :D

• 3 semanas depois...
Postado

Mas como eu sei que aqui em casa é aterrado.

Só é aterrado se eu mandar um eletricista fazer?

Mas lavar as mão ajuda mesmo?

e se segurar em um ferro e estar descalço com o pé no chão adiianta?

• 3 semanas depois...
Postado

Tem muitas formas de se evitar a estática pode ser com uma luva anti-estática ou uma pulseira mais é muito chato usar esses acessorios por isso eu uso uma que eu prendo no calcanhar ela descarrega a estatica do corpo e não incomoda nada.

• 2 semanas depois...
Postado

Ai pessoal, eu tive lendo esse tópico, porém algumas dúvidas ainda me "corroem", imaginem a situação: Estou no meu quarto com tapete no chão, quero instalar um cooler ou qualquer outra coisa que envolva a remoção e manipulação de alguma placa do meu computador, se eu tocar o gabinete que esta ligado no estabilizador (com o estabilizador desligado) que por sua vez esta ligado na tomada aterrada.

Posso ficar tranquilo ou é melhor eu não tentar mexer em nada?

Se alguém me ajudar eu fico muito feliz

:help::help::help:

Postado

Camaradas,

Dá para tipo improvisar uma pulseira??? Com um fio de cobre, presoa a uma pulseira e ligado no neutro da tomada???

Postado

Alguém ai, como aqui em casa não tem terra, mas tem piso cerâmico... Funciona alguma coisa eu andar descalço para descarrecar a estática?

E... Sei que parece meio tosca essa pergunta ( ainda mais para um infeliz que cursa eng. elétrica aheuahue... mas to no primeiro ano ainda, tem desconto caramba só vejo calculo e algebra nessa jossa!!! ), mas usar uma tornozeleira estática ao invés de uma pulseira, e liga-la ao NEUTRO da tomada ( não tem o terra aqui, só o neutro e o fase ) funciona para descarregar a estática?

• Membro VIP
Postado

Não recomendo nenhum aterramento no neutro! Dependendo da situação, pode até piorar.

Quanto ao piso cerâmico, creio que estando descalço e tocando com as duas mãos no piso, já ajuda alguma coisa.

Vou dar um exemplo de problema de aterramento no chuveiro.

Já ví em residência, o cara aterrar o fio terra do chuveiro na cx metálica da tomada(aquela embutida na parede)! O que ocorre? Choque na torneira metálica do chuveiro e algumas vezes na cozinha, pias etc....

Ocorre que ao aterrar nesta cx metálica embutida na parede, a corrente não encontra um caminho bom para descarregar e ai, encontra na água, um meio melhor de condução. Como a água forma um circuito quando flui pela encanação, o choque será sentido por alguém que tocar numa torneira metálica e até mesmo encostando na parede devido à passagem da corrente pelo corpo, geralmente molhado, indo até o piso que tem menor resistência que a parede em si.

Em resumo, aterramento ruim é pior que não ter aterramento!

Postado

Meiraneto, como tu é um cara entendido no assunto, me diz uma coisa:

Aqui em casa, eu to chegando a conclusão que o terra tá no neutro, pois ontem eu testei com a lava louças, e de um sentido que eu colocava na tomada, eu levava choque ao encostar na carcaça, daí eu invertia a tomada, não levava mais choque, será que o terra tá mesmo no neutro? E como descubro o neutro de cada tomada e cada eletrodoméstico?

para ficar mais fácil

Tomada x Eletrodoméstico

...._

O......O.........Pino A......Pino B

...._

A no primeiro e B no segundo: choque ao encostar na carcaça (geladeira, microondas, lava louças)...

B no primeiro e A no segundo: não levo choque ao encostar

Tá mal explicado, mas acho que dá para entender...

Obs: Aqui não ocorre choques em torneiras, chuveiros, etc...

• Membro VIP
Postado

Opa, desculpa a demora.

Veja bem, em muitos casos, a simples mudança da posição do plug na tomada já diminui a possibilidade de choque elétrico, mas isto só ocorre com alguns equipamentos e quando não há uma fuga considerável de corrente.

O neutro tem nível de tensão diferente de zero e isto varia de residência para residência(quase assim). Todo equipamento que dispõe somente de 2 pinos na tomada, não teria uma polaridade definida, mas devido ao tipo de equipamento que seja, quando contém enrolamento/bobinas e consequentemente, um início e fim, acaba fazendo com que este equipamento seja visto como sendo polarizado. Ao inverter a posição da tomada, simplesmente, ocorre uma combinação de posição que envolve a configuração da bobina, fase e neutro, fazendo com que a redução da resitência encontrada pela corrente de fuga seja revertida em choque de menor intensidade.

Acabei de fazer umas medições aqui em casa e no microondas, mesmo não tendo aterramento ligado, não dá choque. No plug do microondas tá marcado a fase e neutro assim:

Olhando na face onde se vê os pinos o fase fica à direita, mas neste equipamento, o aterramento é feito diretamente pela carcaça e não pelo plug. Provavelmente, deva ser padrão esse posicionamento e atende ao Padrão F N T.

Um fato que PUDE verificar foi que estando ligado, existe uma diferença nas tensões medidas entre FASE e CARCAÇA e NEUTRO e CARCAÇA! 10V para uma e 14V para a outra. Não posso afirmar nada sobre isto sem antes analisar bem o que ocorre. O que pode ser afirmado é que se a tensão entre CARCAÇA e NEUTRO medir 10V ou 14V, isto indica que haverá choque caso se toque na carcaça do aparelho. O fato de não tomarmos choque neste caso, deve-se tão somente à pintura da mesma.

Também aproveitei para medir na tomada do PC e verifiquei que entre F e N mediu 214V e N e T mediu 0V(condição muito boa) e ainda, F e T mediu os mesmos 214V.

À medida que forem postando iremos discutindo um pouco mais.

PS. Mas mesmo assim, o fato de não sentir choque invertendo a tomada, não quer dizer se há o aterrament5o ou não.

Abraços

Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO@27 maio 2004, 23:33

Já pensou, o cara vai ao encontro da namorada numa moto. Seu corpo carrega-se com estática devido ao vento. Encontra a gata e vai dar um beijo na boquinha dela...e ai, a gata morre eletrocultada ou ele desmaia com o choque...

:P:P:P hauhauahuahuahauhaua

Por essas e outras q adoro esse forum!!!

• 2 semanas depois...
Postado

Gostaria de saber se posso descarregar a eletricidade-estática do meu corpo segurando o fio neutro da tomada de tensão durante alguns segundos. Fazendo isso eu descarrego toda a eletricidade estática ?!

Agradeço desde já.

• Membro VIP
Postado

Na teoria sim, mas na prática, pode levar um baita choque!!!! Experimenta, experimenta, experimenta.....ahahahahah

Não tente isso jovem, o neutro muitas vezes, tem tensão de alguns volts devido ao desequilíbrio das fases e esta tensão pode perturbar seus neurônios! :D

Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO@13 set 2004, 18:10

Na teoria sim, mas na prática, pode levar um baita choque!!!! Experimenta, experimenta, experimenta.....ahahahahah

Não tente isso jovem, o neutro muitas vezes, tem tensão de alguns volts devido ao desequilíbrio das fases e esta tensão pode perturbar seus neurônios! :D

AHAHAH Valeu MEIRANETO !!! :D

E se ao invés de segurar o neutro eu ficar descalço sobre o piso, é uma boa ?!

Desta forma estarei eliminando a estática ?!!!!

Também ouvi dizer que tocando na embalagem anti-estática ( aquelas que vem junto com as placas ) é uma outra forma de descarregar a eletrecidade- estática. Esta informação confere ?!

Agradeço desde já :-BEER

• Membro VIP
Postado

Cara, tinha postado uma mensagem grande e perdi a postagem. Que coisa!

Pode ficar descalço e tocar o piso com as mãos, desde que o piso não seja de madeira, carpete etc. Vai ajudar sim, mas é uma medida apenas paleativa. Não garante a segurança contra estática.

Segurar embalagem antiestática não é verdade que funcione. O que pode ajudar e enfiar a mão dentro do saco(plástico) na hora de manusear. Mas não é muito prático e é muito frágil!

Postado
Postado Originalmente por MEIRANETO@13 set 2004, 22:37

Cara, tinha postado uma mensagem grande e perdi a postagem. Que coisa!

Pode ficar descalço e tocar o piso com as mãos, desde que o piso não seja de madeira, carpete etc. Vai ajudar sim, mas é uma medida apenas paleativa. Não garante a segurança contra estática.

Segurar embalagem antiestática não é verdade que funcione. O que pode ajudar e enfiar a mão dentro do saco(plástico) na hora de manusear. Mas não é muito prático e é muito frágil!

MEIRANETO,

Muito obrigado pelas suas explicações :-BEER

Vou ficar descalço mesmo e manusear as placas com bastante cuidado para não correr o risco de danificar nada ... Aquele lance que você disse de colocar a mão dentro da embalagem anti-estática me deu uma ideia :rolleyes: vou tentar encontrar luvas anti-estatica para vender aí é mais garantido :joia:

Então só para matar esta dúvida do neutro de uma vez por todas:

Se eu segurar o neutro e não levar choque quer dizer que descarreguei toda a eletrecidade certo ?!

PS:. Depois da sua explicação aprendi que o neutro pode conter tensão, mas fiz esta pergunta para não restar nenhum dúvida ).

Muito obrigado mais uma vez :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!