Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lidar com a estática na hora de tocar no hardware?


Nightwish

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá

Como já descrito por você, o funcionamento tem apresentado instabilidade e de forma não muito regular. O PC apresenta diversos componentes com funcionamento intrínseco e isso pode fazer com que a falha ou erro de um único componente, possa acarretar os mais diversos tipos de panes.

Não creio que o raio tenha alguma correlação com o problema apresentado atualmente.

Qualquer indicação sobre a solução do problema sem que um criterioso acompanhamento seja feito, será mera especulação! Falhas intermitentes são muito difíceis de resolver com precisão, ainda mais à distância!

As instalações devem ser verificadas para que se possa garantir uma condição de alimentação satisfatória. O hardware poderá ser eliminado e acrescentado gradualmente....costuma-se detectar certos problemas com a introdução de hardware no tipo um por um....aos poucos e testando....

Uma simples movimentação de gabinete pode trazer à mostra um problema intermitente ou mesmo, sumir com ele!

Lamento, mas não dá pra adiantar muita coisa com precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola bom dia e obrigada!

todos os componentes foram trocados,não uma a um,primeiro fonte,gabinete e hd,o problema pernaneceu,depois MB ,memoria VGA e processador e problema continuou......o mesmo pc funciona normal na minha casa....eu achei que poderia ser algo relacionado a energia uma vez que o travamento se da somente na casa dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, pode ser algo relacionado com a alimentação. Para tentar descobrir a causa, devemos avaliar todas as possibilidades, que não são poucas! Reveja a instalação, aterramento, equipamentos(nobreak, estabilizador) e o hardware do PC. Como disse antes, não é fácil localizar a causa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Muito se falou e muito se confundiu ao longo desse topico, mas pra quem pega o trem andando, fica claro que:

* Um aterramento ideal deve ser feito com barra de cobre de pelo menos 3M de profundidade.

* Colocar a mão em grade de janela, não é o suficiente para descarregar a estática.

* Colocar a mão no gabinete sendo que o mesmo não está ligado no aterramento TAMBÉM de nada adianta.

* Colocar a mão no gabinete ligado no aterramento AJUDA mas não descarrega toda a carga estática.

* A pulseira anti-estatica deve ser ligada no gabinete (caso aterrado) ou diretamente no TERRA.

* É interessante e pode ajudar, andar de chinelo de borracha (hawaianas por exemplo), ajuda um pouco no aterramento.

* Evitar contato com carpetes, tapete, toalhas, etc antes de mexer no computador aberto.

* Pulseira estática é encontrada em lojas de informática de qualidade, e não saem por mais de R$30,00, existem simples 'descartaveis' ou em modelos mais confortaveis para uso continuo.

Penso que estes itens já ajudam um pouco pra quem se confundiu com o bombardeio de informações!

A parte do chinelo de borracha não ajuda em nada, borracha é isolante e aumenta a carga estática. (chinelo de dedo só é bom se estiver bem gasto e com o dedão de fora tocando no chão)

O recomendável é sapato com solado de couro, que não gera estática.

Aqui em Porto Alegre as pulseiras dissipativas (anti-estática) estão na faixa de menos de R$20,00 e podem ser compradas em lojas de informática ou de componentes eletrônicos.

Vale lembrar que é necessário testar sempre antes de usar, não adianta usar uma pulseira dissipativa com o fio de aterramento rompido ou que não esteja em contato com a pele (no caso de pele seca é comum não dar contato).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte do chinelo de borracha não ajuda em nada, borracha é isolante e aumenta a carga estática. (chinelo de dedo só é bom se estiver bem gasto e com o dedão de fora tocando no chão)

O recomendável é sapato com solado de couro, que não gera estática.

Aqui em Porto Alegre as pulseiras dissipativas (anti-estática) estão na faixa de menos de R$20,00 e podem ser compradas em lojas de informática ou de componentes eletrônicos.

Vale lembrar que é necessário testar sempre antes de usar, não adianta usar uma pulseira dissipativa com o fio de aterramento rompido ou que não esteja em contato com a pele (no caso de pele seca é comum não dar contato).

Bem observado a questão do chinelo. Deve-se atentar que o calçado ideal em uma APESD (Área de trabalho protegida contra ESD) deve possuir biqueira e/ou calcanheira também aterradas.

Deve-se levar em conta também a vestimenta, pois, de nada adianta investir num aparato a fim de contemplar uma APESD dentro das normas, se o profissional de manutenção não tiver treinamento suficiente a ponto de não conhecer a "Série Triboelétrica". Estes conceitos devem ser conhecidos por todos os profissionais envolvidos em manutenção eletroeletrônica, independentemente do porte da empresa. A descarga eletrostática (ESD) não escolhe local para atacar.

Para resumir este tópico, recomendo a leitura do livro abaixo, de autoria da Comissão de Estudo de Proteção Contra Descargas Eletrostáticas do COBEI/ABNT e das normas da ABNT.

Conceitos básicos para proteção contra eletricidade estática

O problema das descargas eletrostáticas em componentes eletrônicos

Alexandre Pinhel Soares

NBR14163 - Descargas eletrostáticas - Terminologia

NBR14544 - Requisitos básicos para proteção de componentes sensíveis a descargas eletrostáticas

www.nei.com.br/artigos/verArtigo.aspx?id=41#

www.abnt.org.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Gurizada e simples sou tecnico em imformatica e sei como é' date=' primeiro a pulseira pode ser facilmente encontrada em lojas e eletronica e custa em torno de dez reais e essa de botar a mão no gabinete até funciona , mas bem mais garantido uar a pulseira[/quote']

Embora você não seja o único a pensar desta forma aproveitarei seu post para fazer algumas considerações e questionamentos.

Tendo em vista algumas informações por mim "postadas" aqui no fórum;

tendo em vista a existência de normas técnicas relacionadas ao controle de ESD;

NBR14163 - Descargas eletrostáticas - Terminologia

NBR 14164 - Símbolos gráficos utilizados no controle das descargas eletrostáticas.

NBR14544 - Requisitos básicos para proteção de componentes sensíveis a descargas eletrostáticas

tendo em vista a existência de diversos "aparatos" a fim de minimizar seus efeitos, tais como pulseiras, mantas, vestimenta, calçados, móveis, calcanheiras, ionizadores, ferramentas...;

tendo em vista o alto investimento das grandes organizações do setor eletroeletrônico, em dispositivos para o controle de climatização e umidade nas unidades de produção e manutenção de equipamentos;

tendo em vista a existência de organizações/associações e normas internacionais preocupadas nos efeitos e controle da ESD;

e considerando que, os equipamentos acima descritos são em sua maioria usados por empresas renomadas no setor eletroeletrônico (Motorola, Siemens, Samsung, Sony, Ericsson, Pantech, Panasonic, LG, Asus, Intel, AMD, 3Com, Cisco etc), seja em sua linha de produção como também nas bancadas de retrabalho, deixo aqui os seguintes questionamentos:

- por que chegamos a conclusão que o ambiente do nosso lar é muito mais favorável que o das empresas acima citadas, a fim de afirmarmos que uma simples pulseira e o contato de nossas mãos no "chassi" do gabinete é suficiente para dispersarmos a ESD? :confused:

- se verdade for, por que ninguém ainda patenteou esta "inovação tecnológica" e vendeu a ideia às empresas. Imaginem quanto elas economizariam. :confused: Viver de "Royalties" deve ser muito bom.

$$$$$$$$

:rolleyes:$$$$$$$$

- por que o brasileiro gosta de se enganar com soluções consideradas "milagrosas", "super eficientes" e de "baixíssimo custo" e que agregam "falsa segurança"? :confused:

- por que será que o parque de sucatas de "main boards" na região da Santa Efigênia na capital de São Paulo está cada vez mais abarrotado de produtos visivelmente "novos"? :confused: É incrível a quantidade de placas "inertes". Acreditam mesmo que é apenas defeito de fabricação? :confused:

Alguns usuários, além da pulseira adquirem também a manta antiestática. Mas a placa ficará permanentemente sobre ela? E o vestuário? E a cadeira da estação de trabalho/retrabalho? :confused: Aquela plástica que você continuamente atrita sua blusa, cujos materiais estão nos extremos opostos da série triboelétrica.

Como disse nos "posts" anteriores existe um ótimo livro que expõe todos estes problemas como também dá algumas soluções.

Conceitos básicos para proteção contra eletricidade estática

- O problema das descargas eletrostáticas em componentes eletrônicos -

Alexandre Pinhel Soares

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pessoal, nada melhor que o mais simples.

Como todos sabem, os equipamentos elétricos/eletronicos sempre devem ser aterrados.

Se o micro estiver aterrado, basta apenas "desenergizar" o próprio corpo e o computador antes de executar a manutenção do mesmo.

Desliguem o micro, espere algum tempo (coisa pouca). Desligue também a alimentação do micro(tire da tomada mesmo).

Fiquem descalços! E após alguns segundos, podem colocar de novo os calçados. Isso acaba com qualquer energia estática presente.

Evitem usar, para manusear equipamentos eletrônicos, roupas de lã, roupas de frio, ou qualquer outro tipo de roupa que cause muito atrito. É ele quem gera a energia estática.

Pulseiras anti estáticas ou qualquer outro equipamento servem apenas para fazer isso que foi citado acima de forma mais rápida.

Caso o micro não esteja aterrado, recomendo que quando estiver descalço, segure o gabinete nas partes metálicas com as mãos.

Após isso, basta aguardar algum tempo que não haverá mais nenhum equipamento energizado.

Claro que um técnico não vai ficar tirando o sapato toda hora pra mexer nos micros. Para esses é interessante sim utilizar algum equipamento.

Mas para nós usuários normais, basta um pouco de cautela.

Tenho alguma experiência na área e posso dizer que a maioria dos componentes queimam por que o pessoal é desleixado demais e nem sequer desligam a energia antes de mexer no micro. Ficam ligando e desligando (o equipamento permanece energizado!) o micro pra testar as modificações e metendo a mão lá dentro encostando em tudo.

Se evitassem colocar a mão nas partes de circuito, segurando os periféricos pela periferia ou pelas partes metélicas, nunca queimariam.

Espero ter ajudado

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Me falem algo essa historia de aterramento como é feito, em minha casa uso um estabilizador e um filtro de linha, mas as tomadas de casa sao somente as normais. Como sei se estou aterrado ou nao?

Em geral estabilizador tem uma saída de aterramento na tomada,é o terceiro plug Tu pode abrir sua tomada e ver se tem um fio conetado nessa saída,se não tiver não tem aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Sapato aterrado é um perigo para quem trabalha com equipamento energizado em 110v, 220v ou 380v pois um choque ocasionado por um fuga na carcaça do equipamento pode ser fatal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tá muito interessante ess cnversa da estatica

CASSIANO BH me diz uma coisa basta eu pegar num fio de cobre normal e ligar ao meu pulso uma ponta e ligar a outra ponta ha caixa da minh micro que j e suficiente para eu descarregar todas as minha correntes estaticas geradas no meu corpo certo?

e que quando vocês falam no terra eu n entndo bem....como posso criar um terra?

Só mais uma questao.....se eu pegar num bocado de plastico e raspar num componente electronico ele n vai ficar com crga estatica??

O que gera a carga estatica então??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, minha pergunta será referente a aterramento e, assim, como aterrar-me ao trabalhar no pc.

EU não tenho aterramento no apartamento( já que o prédio é velho e não possui aterramento). Possuo carpete, o que piora minha situação. Duas perguntas:

1- Aterramento: Usar o neutro da rede elétrica como terra é uma solução burra ou inteligente?

2 - Mesmo o micro estando aterrado, e eu pisando no carpete, estarei totalmente seguro?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, minha pergunta será referente a aterramento e, assim, como aterrar-me ao trabalhar no pc.

EU não tenho aterramento no apartamento( já que o prédio é velho e não possui aterramento). Possuo carpete, o que piora minha situação. Duas perguntas:

1- Aterramento: Usar o neutro da rede elétrica como terra é uma solução burra ou inteligente?

2 - Mesmo o micro estando aterrado, e eu pisando no carpete, estarei totalmente seguro?

Obrigado

O Neutro é um condutor vivo : por ele passa corrente sempre. Já o Terra conduz eventualmente, no caso de falta (curto circuito) ou descarga elétrica.

A NBR5410, que regulamenta as instalações elétrica de baixa tensão, preve que o neutro pode ser usado como terra (sistema PEN) DESDE que tenha bitola 10 mm² , NO MíNIMO.

É melhor que sejam feitos sepados, neutor e terra. Vai encarecer muito a instalação fazer tudo junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Neutro é um condutor vivo : por ele passa corrente sempre. Já o Terra conduz eventualmente, no caso de falta (curto circuito) ou descarga elétrica.

A NBR5410, que regulamenta as instalações elétrica de baixa tensão, preve que o neutro pode ser usado como terra (sistema PEN) DESDE que tenha bitola 10 mm² , NO MíNIMO.

Acho que você confundiu PEN com PE+N.

O primeiro é o condutor do esquema TN-C, o qual não é recomendado para proteção de ETIs e proibido em muitos paises.

O segundo é o par de condutores "terra de proteção" e "neutro" respectivamente, os quais são parte do esquema TN-S, recomendado pelas normas internacionais e evitado por você e quase 90% dos usuários.

Um outro detalhe quanto ao uso do condutor PEN não está ligado à bitola.

É melhor que sejam feitos sepados, neutor e terra. Vai encarecer muito a instalação fazer tudo junto.

Por que separados?

Não entendi porque vai encarecer?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você confundiu PEN com PE+N.

Marcos valeu pela melhor explicação, é que tenho lido isso a algum tempo e na verdade sou do ramo eletrônico, então nao me ando estão atualizado com as normas eletricas.

Mas é isso ai mesmo.

Qto a fazer uma rede com o terra separado, quis dizer que o correto é termos uma fase um neutro e um terra e isso se torna um custo considerado dependendo do tamanho da instalação, incluindo cabos e tomadas dentro dos padroes. Mas é o correto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!