Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lidar com a estática na hora de tocar no hardware?


Nightwish

Posts recomendados

Postado Originalmente por ferjor@18 de janeiro de 2006, 17:48

Hahaha!

Mas eu sempre desconecto tudo da tomada...

SE, por exemplo, o estabilizador estiver CONECTADO na tomada... e mesmo estando DESLIGADO! Passa um pouco de corrente! Eu sei.. porque dá pra sentir... quando eu trisco na parte metálica do cabinete...

Então... eu desconecto da tomada... e aquela sensação para!

Assim... então é tranqüilo?!

Ao ficar em contado com os pés descalço, estou aterrado? Estar aterrado... é ao mesmo tempo perigoso pra mim, certo?!

Que se meu corpo for o "terra"... eu conduzirei eletricidade sempre que houver diferença de potencial! certo?!

Felicidades!

Pois mas o facto é que todos cometemos erros e um dia pode esquecer de desligar , certo ?

por outro lado ao desligar as tomadas e tendo os pés no chao , continua a correr riscos, basta umidade por exemplo.

eu só estou a avisar , agora é consigo !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Vi vendendo uma luva antiestatica. Ela serve mesmo? E feita de algodao e possui filamentos condutivos...no site informa que não precisa estar aterrada.

E os pinceis e escovas...precisam também ser antiestaticos na hora de fazer um limpeza interna? Esses que sao vendidos como sendo (possuem as cerdas mais escuras - feita de crina de cavalo) sao realmente antiestaticos?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou melhorar a pegunta:

Onde tenho o micro é piso frio - Menores chances de carregar estatica

Antes de tocar em qualquer componente, descarrego o que tiver de estatica segurando uma torneira de ferro da cozinha

A cada periodo de tempo, seguro a torneira para manter descarregado de estatica

Seguindo esses passos, realmente diminuo as chances de algum problema???

E outra questao: para limpeza, aqueles pinceis e escovas, que os anuncios dizem ser de crina de cavalo....sao realmente os melhores para limpar os componentes? Os pinceis e escovas comuns não servem também?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gamalazer

pois mas isso pode ou não ajudar poisse se movimentrar de um lado para o outro

volta a gerar as mesmas cargas

sere melhor usar pulseira anti.estatica e ter sua mesa te tabalho com terra

quanto aos utencilios tipo pinceis etc tem que ter caracteristicas antiestaticas , os normais ainda pioram a situaçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, aproveitando o debate...

Desde que eu fiz curso de manutenção em computador (trocador de placas...rs), sempre ouví falar muito de estática, a princípio achava que bastava ter os pés direto no chão durante um tempo ou segurar uma torneira por exemplo e isso bastaria para descarregar a estática. Depois de algum tempo me disseram que nada disso valia pois só descarrega a estática se estiver com os pés diretamente na terra mesmo.

Não sei enfim o que é ou não verdade nesse sentido, mas sempre fiz manutenção e afins usando essas tecnicas "populares", hoje, como trabalho só em casa, trabalho com os pés no chão apenas e nada mais, e nesses 6 anos de manutenção, nunca queimei nenhum hardware.

A pergunta é: "Tive sorte apenas até agora ou o lance dos pés no chão e mão em torneiras resolve mesmo?"

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nightwish@06 de julho de 2004, 10:46

Cara você tá louco :ahh:  você c certeza não leu o tópico inteiro essa pulseiras cistam 13,00 reais, e pelo ML q foi onde comprei custaram 19,00 frete grátis, ###### você tomou a maior facada do mundo meu! :(

Karai eu estava só lendo, mas quando vih o cara falando q tom ou uma facada de 50 conto por pulseira eu levei um "choque". ou o cara realmente tá desinformado sobre o valor do material ou o cara quer ganahar uma grana em cima dos aventureiros que estão aprendendo esses conceitos.

pelo amor de deus um resisitor, um pino banana, e um fio de cobre 50 conto? só pago se a fiaçao for de platina!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nightwish@25 de maio de 2004, 11:34

###### galera se liguem minha máquina tem aterramento, na verdade um senhor aterramento, são três hastes terras de 2,40 cada, feitos por eletricista competente, q vai para tomada, onde ligo o estabilizador para depois ir para o gabinete(na fonte é claro), então isso quer dizer q não preciso me preocupar a hora de mexer no hardware? ou o q? :blink:

É o seguinte, tudo bem, o cabo de energia liga a tomada "2P+T" na fonte, onde geralmente a carcaça da mesma possui uma ligação neste Terra que entra pelo cabo, logo o gabinete esta em contato com a fonte, então o gabinete ta aterrado... mas e você? você não esta "aterrado" isso quer dizer que esta com estatica no corpo, mesmo colocando a mão no gabinete aterrado isso não irá descarregar totalmente a estatica do seu corpo pois o gabinete mesmo se torna uma resistencia a passagem da corrente eletrica (nesse caso a estatica) do seu corpo até chegar naquele aterramento que o cara fez... ! porém já é muito eficaz!

agora se você quiser 99,99% de chances que não vai queimar nada com estatica, coloca um cabo no pino TERRA da tomada e fica segurando ele!

É meio ***** sim o que eu disse, mas realmente essa informação procede...

não aconselho hein! nada de enfar o dedo na tomada! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gamalazer@01 de fevereiro de 2006, 20:50

Vou melhorar a pegunta:

Onde tenho o micro é piso frio - Menores chances de carregar estatica

Antes de tocar em qualquer componente, descarrego o que tiver de estatica segurando uma torneira de ferro da cozinha

A cada periodo de tempo, seguro a torneira para manter descarregado de estatica

Seguindo esses passos, realmente diminuo as chances de algum problema???

E outra questao: para limpeza, aqueles pinceis e escovas, que os anuncios dizem ser de crina de cavalo....sao realmente os melhores para limpar os componentes? Os pinceis e escovas comuns não servem também?

Valeu!!!

Se essa torneira tiver uma baixa resistencia e estiver em contato com a terra, sim... rs...

você só vai estar livre de estatica se trabalhar em cima de uma bancada aterrada, isso quer dizer, uma bancada com um cabo saindo e ligando em uma haste aterrada a aproximadamente 2,5 a 3 metros de profundidade na terra... e obviamente você trabalhar encostando na bancada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Hoje já temos produtos novos muito mais práticos, como por exemplo a luva antiestática confeccionada em borracha nitrilíca(não latex) alem de evitar a estática, impede que o suor ácido de nossas mãos, ataquem aos metais que tivemos contato, e ainda não ficamos preso ao um fio, limitando de sobremaneira os movimentos.

post-14898-13884908159538_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

desculpe mas, mudando de assunto!.....

aonde tu conseguiu esse vídeo da AMD, eu tentei baixar de vários locais mas não consegui nada.

eu gostaria se possível alguém que conheça a fonte de onde eu poderia pegar vídeos desse tipo. Pois gosto de ver pra poder entender melhor e por curiosidade..

se alguém puder ajudar, ficarei grato.

desde já agradeço galera.

té mais.

diego moraes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tá certo, não é nenhum eletrodo de 3 m enterrado no choão com massa para isolamento e secura de água na terra :bandeira: ,mas adianta um pouco você coocar um prégo na parede e aterrar no pc,

sem contar com a diversas opcões q a galera mandou aí para cima!!

ha... e ve se evita o olho r :D oxo!! essa é a pior maneira de descarregar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tocar na terra não resolveria,tipo sair la fora e tocar o chão ou então enfiar um cano metalico no chão e tocar nele.Desculpe se eu falei alguma bobagem. :D:-BEER

Obrigado

Adianta.

O princípio da eletricidade estática é equilibrar as cargas.

Se você está carregado com cargas positivas, e tocar algum corpo, as cargas se equilibrarão, ou seja, seu exesso de cargas positivas vão para o corpo que, por sua vez, enviará o excesso de cargas negativas.

O mesmo ocorre se você estiver carregado com cargas negativas.

Então, qualquer superfície metálica que você toca, já é bem eficiente. Se você tocar no fio terra/aterramento/superfície aterrada é melhor ainda, pois a Terra tem potencial o normativo como 0V, ou está repleta de cargas negativas, "prontas para se equilibrarem".

Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Assim pessoal....

O que é energia estática?

Energia estática é a energia que acumula em qualquer objeto, por varios motivos, o mais comum deles é o atrito.

Creio aqui que todos usam roupa pra mexer no pc né? ou alguém mexe pelado? he he

Então, o simples fato da roupa "roçar" no corpo produz energia estática absurda, como nosso camarada valou, vários mil volts...

E porque você não leva choque já que tem tantos volts? - porque a corrente é MUITO baixa...

Só que para nossos amigos hardwares já é corrente suficiente para fazer deles torradas =0)

Então assim...

Em escala de "precariedade":

1 - Caso o pc não tenha aterramento, espalmar as maos no pizo, na parede, quanto menos aspero melhor...

2 - Tocar no gabinete com a mão inteira (se houver Aterramento no fio do pc... e com pc ligado de preferência).

3 - Puxar um fio terra pra fora da tomada do teu pc pra tocar nele quando for mexer....

4 - Usar uma pulseira anti estática com fio (que incomoda pra #####)

5 - Usar uma pulseria anti estática sem fio (hands free) =0)

Então assim... se o cara ta usando uma pulseira anti estatica, qualquer tensão, acumulada ele descarrega na hora...

Se o cara ta tocando no gabinete, chão, fio etc.. Mesmo sendo de pouco em pouco, vai cumulando até voce tocar de novo (lógico)...

Tudo bem que.. Meu deus, ninguém vai acumular 1 milhão de volt só se virando pra pegar uma memória na bancada... massss... se ela não estiver funcionando, nunca vaz saber se o que deu pau foi a estática mesmo, hehe,,, maldita dúvida....

Eis que lher pergunto, he he... o que podemos fazer para testar o funcionamento de nossas queridas pulseiras anti-estática???

Cara, não sei...

Pensei em tipo.. ta ligado aquelas experiencias de colégio que o cara esfrega isopor no braço e levanta o pelo!? Se não me engano o professor falava que era por causa da estática...

Mas, eu fiz essa experiência usando uma pulseira anti-estática e adivinha!?

O Pelo subiu normalmente, com e sem pulseira....

Só que assim, não sei mesmo se esse é um teste válido.....

Outra coisa que pensei também, foi fazer o teste com aquelas chaves de teste bem vagabundas que acendem a luz com qualquer carga.. só que não achei a que eu tinha aqui... não rolou teste...

Vou dar mais uma catada na net sobre teste de pulseira, mas... seilá.... no mais é isso ai mesmo...

Espero ter ajudado alguém

Se precisarem de pulseira sem, fio, posso arranjar pra vocês..

falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
:ahh: Pessoal a coisa é seria, todos os Fabricantes de hardware recomendam cuidados no manuseio devido a estática, por ai se tira o quanto é sério o assunto, a descarga eletrostática e o equilibrio entre duas polaridades a positiva e negativa, se sua mão estiver por exemplo carregada positivamente e um componente negativamente, disparara uma descarga eletrica, que poderá ou não danificar seu componente, portanto não vale a pena arriscar, é melhor usar pulseira aterrada, sem estar aterrada não adianta ou então uma luva antiestática que isola a mão do componente e não permite que ocorra esta tal descarga, existe uma luva bem em conta, que é a luva de borracha nitrílica, que é confeccionada em material antiestático e não condutivo, e que achamos no mercado livre, para encontrar o produto é só digitar "luva antiestática" na busca, do site do mercado livre, um forte abraço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...

Realmente essa de tocar na janela "não do Windows" foi de matar!

Com relação à estática realmente não há muito o que se fazer, o correto é tocar no chassis do gabinete várias vezes e como teste passar o braço perto do monitor (não toca-lo)... se arrepiar ainda tem estática.

No meu caso, o piso da minha casa é todo de cerâmica, manuseio descalço as peças e mesmo assim de vez em quando encontro problemas.

Recentemente uma placa-mãe só funcionava quando estava fora do gabinete... quando eu fixava os parafusos ela parava de funcionar... alguém poderia me dizer se isso está relacionado à estática?

Abraços

Netto

E PARA TIRAR A ESTA\TICA DO PC, MEU COMPUTADOR PAROU DE FUNCIONAR POR CAUSA DA ESTATICA,EU não TINHA ATERRAMENTO, PROVIDENCIEI MAS TENHO QUE TIRAR A estatica acumulada como faço? :muro::muro::muro:

Rapaz!

O que pode resolver esse problema (comigo resolveu), é o seguinte:

Deixe a placa-mãe (desligada, só ela mesmo, nada conectado - principalmente cabo de energia) de um dia pra outro em cima de uma folha de papel aluminio ou mesmo em cima do gabinete (ou até sobre o piso de cerâmica), depois, coloque suas mãos sobre o gabinete ou na parede e descarregue a estática do seu corpo e remonte a placa.

Isso funciona.

O que pode também estar acontecendo é fechando curto na sua placa pelo gabinete, nesse caso, coloque uma espuma (ou follha de papel) entre sua placa e entre o chassis do gabinete.

Abraços

Netto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Muito se falou e muito se confundiu ao longo desse topico, mas pra quem pega o trem andando, fica claro que:

* Um aterramento ideal deve ser feito com barra de cobre de pelo menos 3M de profundidade.

* Colocar a mão em grade de janela, não é o suficiente para descarregar a estática.

* Colocar a mão no gabinete sendo que o mesmo não está ligado no aterramento TAMBÉM de nada adianta.

* Colocar a mão no gabinete ligado no aterramento AJUDA mas não descarrega toda a carga estática.

* A pulseira anti-estatica deve ser ligada no gabinete (caso aterrado) ou diretamente no TERRA.

* É interessante e pode ajudar, andar de chinelo de borracha (hawaianas por exemplo), ajuda um pouco no aterramento.

* Evitar contato com carpetes, tapete, toalhas, etc antes de mexer no computador aberto.

* Pulseira estática é encontrada em lojas de informática de qualidade, e não saem por mais de R$30,00, existem simples 'descartaveis' ou em modelos mais confortaveis para uso continuo.

Penso que estes itens já ajudam um pouco pra quem se confundiu com o bombardeio de informações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

há cerca de um ano e meio compramos a seguinte configuração:Asus A 8V de luxe ,atlhon 64 3200 ,1 gb de corsair ,2X512,fonte ST420 VGa X800XT hd IDE 160 para meu sobrinho.

Há um ano caiu um raio perto da casa dele que queimou alguns aparelhos eletricos ,inclusive o nobreak do referido PC, o PC funcionou normalmente ate dois meses atras,começou travando e de repente desligou e não ligou mais.Levamos a um tecnico que deixou o PC ligado por 3dias ,inclusive rodou jogos pesados e funcionou normalmente...de volta pra casa funcionou dois dias travou,eles desligou e o PC não ligou mais...trocamos a MB,processador ,vga e memos ,a historia se repetiu...

Achamos que tinhamos perdido duas MB e 2 processadores,qual não foi a nossa surpresa ao trocarmos os processadores as MB que pensamos queimadas e os processadores funcionaram,mas se voltarmos pra casa dele a historia se repete...so que não queremos mais fazer isto sem descobrir o que esta acontecendo ,porque podemos não ter a mesma sorte...o pc dele esta comigo há 4 dias,inclusive to usando ele pra postar essa mensagem, aqui funciona perfeitamente..e ai ? Que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!