Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lidar com a estática na hora de tocar no hardware?


Nightwish

Posts recomendados

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por MEIRANETO@27 de maio de 2004, 14:22

:D  agarrar na janela do windows... :D  :D  essa foi de doer...

O cara ta certo!!!

ELETROSTÁTICA

É uma carga elétrica estática (parada) que adere ao corpo em movimento. A eletrostática é suficientimente poderosa para causar danos irrecuperáveis em uma placa de de componentes VLSI (Very Large Scale Integration). A eletrostática ocorre principalmente nos exemplos a seguir:

1. Andar em salas "carpetadas"

2. Sentar em cadeiras plásticas

3. Usar casaco de fio sintético

Antes de começar uma montagem ou manutenção de um micro deve-se descarregar a estática atráves dos seguintes processos:

1. Pegando por uns 5 segundos, com as duas mãos em uma estrutura metálica de janela.

2. Pegando uma área sem pintura do gabinete ligado á tomada aterrada.

3. Tocando o chão de cimento ou parede de tijólos.

4. Atraves do uso de pulseira anti-estática, fixada ao chaxi do gabinete.

O gabinete deverá estar ligado ao estabilizador que estará ligado à tomada aterrada.

LUIZSEMU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q o mais simples pra quem não usa pulseira é ficar descalço (tirando os casos de quem tem piso de madeira, carpete, etc) pois assim você fica constantemente descarregando a energia estática, é igual a pulseira, o problema é q por não ter fusível você sente a energia passando em você... :P Mas são choques bobos (q pro PC pode ser fatal) e além do mais esses choques provam q esse método funciona! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PESSOAL ´:

PELO MEU CONHECIMENTO VEJO QUE A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DA ESTÁTICA TEM QUE HAVER UMA FUGA ATRAVÉS DE UM ATERRAMENTO . O PROBLEMA DA ESTÁTICA É SÉRIO MESMO , O CORRETO É USAR PROTEÇÃO ATRAVÉS DE PULSEIRA, IMPOSIÇÃO DAS 2 MÃOS NA FONTE COM O CABO FORÇA CONECTATO E TEM QUE HAVER UM BOM ATERRAMENTO EM 3 HASTES

Cuidado com a eletricidade estática

O computador novinho em folha já veio com alguns problemas de mau funcionamento. O outro, depois de alguns meses de uso, passou a apresentar defeito na memória. Qual é o usuário que nunca viu essas coisas acontecerem? Esses são apenas alguns exemplos de problemas inexplicáveis existentes em PCs novos ou com poucos meses de uso. As descargas eletrostáticas (ESD) que ocorreram quando os componentes foram tocados com as mãos pelos vendedores, técnicos e usuários, foram as responsáveis por esses defeitos. Tais problemas seriam evitados se essas pessoas tomassem os devidos cuidados, o que por sinal não dá trabalho algum. Vejamos então o que são as descargas eletrostáticas, os problemas que causam e como evitá-las.

As descargas eletrostáticas ocorrem quando tocamos placas e chips com as mãos. Quando o vendedor coloca uma placa na vitrine, ou quando cola e escreve aquela etiqueta da garantia, ou quando ele retira ou coloca uma placa, chip ou disco rígido na embalagem. Ocorre quando o técnico ou o usuário segura as peças para fazer a instalação. Os vendedores e técnicos deveriam tomar cuidado. Afinal as peças que estão manuseando não pertencem a eles, e sim ao usuário que irá comprá-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pra não dar estática eu costumo segurar em algo como a janela do meu quarto, a calha, não use aquelas roupas cheios de pano, inclusive aquelas meias e roupas de tricô que as vós adoram fazer...

é claro que vioc6e não está seguro... Esses dias fui arrumar a antena (mini antena, que fica em cima da tv) da casa do meu avô e levei um choque tremendo...

Pior que foi 2 vezes... eu relava e choque levava, minha vó relava e nada acontecia...

Pelo que eu sei é estática!

* Hoje ainda hesito em mexer naquela antena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ficou longo mas eu acho importante.

Haja interesse pelo assunto heim...., mas confesso que no começo também tive dificuldades em entender como ocorria, mas é tudo carga de elétrons em relação a alguma coisa, se você estiver com um tenis em dia seco pode passar por uma situação em que já aconteceu comigo várias vezes de ao sair do carro levar um choque ao tocar na maçaneta do carro, ou escutar estalos ao retirar uma blusa, mas voltando ao nosso caso não importa se você ou o computador está ou não aterrado, tudo depende de quanto você está carregado em relação ao chassis do computador, se os dois estão aterrados ótimo não vai "escoar" nehuma corrente ao tocar uma placa ou componente, se um ou nenhum dos dois estão aterrados basta primeiramente escoar esta eventual diferença de tensão no chassis do computador primeiro, assim você vai ter certeza de não "furar" a isolação no circuito interno de um componente sensível causando um curto e sintomas imprevisíveis através de uma eventual, e até mesmo invisível e imperceptível, faísca causada pela diferença de tensão entre você e o equipamento, se tiver pulseira conectada ao computador (ou OS DOIS ao terra) é melhor, mas na sua falta cuide para preventivamente "tocar" primeiro o chassis para depois outra parte, mesmo que nunca tenha acontecido com você mas acredite um dia VAI acontecer se não tomar estes cuidados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DoGo_15@20 de agosto de 2005, 00:20

Acho q o mais simples pra quem não usa pulseira é ficar descalço (tirando os casos de quem tem piso de madeira, carpete, etc) pois assim você fica constantemente descarregando a energia estática, é igual a pulseira, o problema é q por não ter fusível você sente a energia passando em você... :P Mas são choques bobos (q pro PC pode ser fatal) e além do mais esses choques provam q esse método funciona!  :-BEER

Me falaram que ficar descalço resolve mesmo, mas... qual o tipo de piso deve ser? Eu moro no oitavo andar de um predio, e o piso da minha casa é de cerâmica (piso frio)... adianta eu ficar descalço? Pois eu penso assim: para descarregar energia, devo encostar em algo CONDUTOR. E eu não sei se o piso é condutor... até então eu acho que não é. o que me dizem?

Abraços,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ai pessoal pra quem está com a famosa mão de vaca e possui um aterramento eficiente pode construir uma pulseira anti-estática usando apenas um cabo de telefone desses que fica enrolado ou gancho e com uma garra jacaré unir ao chassi. Achei isso neste site que além da pulseira tem um monte dicas e coisas legais para se fazer naqueles dias de ocío e falta doque fazer. http://www.pasarlascanutas.com/ chegando click em informática e bricolagem e boa sorte no seu projeto. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

###### galera se liguem minha máquina tem aterramento, na verdade um senhor aterramento, são três hastes terras de 2,40 cada, feitos por eletricista competente, q vai para tomada, onde ligo o estabilizador para depois ir para o gabinete(na fonte é claro), então isso quer dizer q não preciso me preocupar a hora de mexer no hardware? ou o q?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,se seu eletricista disse que você com 03 haste cobreada lhe garante um aterramento seguro reveja o conceito sobre aterramento.Cuidado com esses eletricista. Qual e o valor ohmico do aterramento. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
Eu simplesmente não pego na parte "verde" das placas... na parte onde tem todo o circuito.... eu pego sempre nas laterais... nunca queimei nada.. já mexi em diversos pcs com chão de carpet...

Esse jeito de lidar com as peças também garante certo? O problema é você vacilar distrair e encostar em um circuito... alguém confirma isso?

Piso de cerâmica conduz bem? (acho que assim vocês entenderão)

Já li vários textos e já entendi o que é um aterramento certo e o que é uma ajuda só para diminuir as chances de você da uma estática no hardware, então trabalhar descalço ajuda? (isso pra quem vai mexer em alguma peça do PC em casa mesmo)

Outra coisa posso fazer uma pulseira, ligada há um fio talvez de cobre e simplesmente fazer um furo no meu quarto mesmo atravessando a ceramica pra fazer um aterramento básico? Se sim o que posso usar nesse buraco? Um ferro qualquer? Ou tem algo bom pra isso? Esse esquema vai dar um minimo de segurança?

Valeu até! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jcgarces@13 de janeiro de 2006, 02:47

Deem uma olhada nesse link, talvez seja esclarecida alguma duvída.CLIQUE AQUI!!!!

Abraços.

vai desculpar mas este exemplo é absolutamente incorrecto

os exemplos dados como certos e errados !!!!!!!!!!!!!!!

estão todos errados pura e simplesmente

que adianta pegar de uma maneira ou de outra se tiver energia estatica suficiente acumulada no se corpo . Nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este tema é muito mais complexo

para terem uma ideia mais e 99% dos defeitos a saida de fabricas de semicondutors sao devidos a este fenomeno.

as diferenças de potencial podem atingir mais de 20kv , valor este que destroi os semicondutors.

embora estes hoje em dia já incluam proteçoes internas eficazes para valores da ordem dos 4 kv , isto claro para valores de energia dentro de determinados limites.

uma proteçao eficiente enmvolve varias coisas como estase todaselas ao mesmo tempo:

ligaçoes de terra

estaçao de trabalho

ionizadores

tapetes antiestaticos

vestuario

sapatos

pulseiras

embalagens

controlo de temperatura e umidade

e acima de tudo uma coisa que a verificaçao e medida da eficiencia da protecçao , isto é estão importante como as proteçoes em si , dado que sejam quais forem os pocessos usados eles degradam-se com o tempo e uso.

aqui tem exemplos de proteçoes

post-54268-13884903701412_thumb.jpg

post-54268-13884903701505_thumb.jpg

post-54268-13884903701576_thumb.jpg

post-54268-13884903701742_thumb.jpg

post-54268-13884903701799_thumb.jpg

post-54268-13884903701865_thumb.jpg

post-54268-13884903701933_thumb.jpg

post-54268-13884903701992_thumb.jpg

post-54268-13884903702065_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu respeito todasas opinioes mas se forem erradas acho que devem ser ditas

Ou então Esse " respeitado professor" que vá ensinar os maiores fabricantes de semicondictrores como a Siemens , Samsung , Texas Instrumenents . Talvez os engenheiros que lá rabalham não sejam "respeitaveis"

O facto é que se calhar ajudaria essas empresas a poupar muitos milhares de dolares com eses metodos correctos.

Alias se quer saber mais as regras hoje em dia , ainda sao mais rigurosas quanto a isso .

Sabe há uma grande diferença entre a teoria e apractica das grandes empresas .

E se quer ver o que é mesmo um controlo correcto aconselho a visitar uma fabrica de wafer chips , não de assemblagem . Ai vai ver coisas que nem imagina .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa mãe... agora fiquei apavorada...

Tenho meu humilde PIII há 5 anos. Já troquei 3 placas de fax modem e mudei algumas coisas de lugar...

Tipo... nunca nem soube desse lance de estática, mexia na boa. 5 anos e tá tudo beleza... isso q é sorte... e eu achava q eu tinha azar...

E vou dizer pra vocês. A instalação elétrica daqui de casa é das mais precárias. E sem chance de melhorar... pensar em colocar terra aqui é pura utopia. É um prédio. quando alguém usa o elevador a sente a luz da casa abaixar. quando liga o chuveiro a linha telefônica fica com chiado. O ap precisava trocar toda a instalação, inclusive os conduites. O apto é alugado... ou seja, nem pensar q vou gastar uma grana dessas no apto dos outros. quando mudei pra cá já estava essa m**** . quando vou mexer no meu gabinete, nem q seja para limpar por fora tenho q desligar o bichinho da tomada e encostar alguma coisa de metal nele, senão, é um p*** choque. Outro dia esqueci de fazer isso e encostei no parafuso q prende o plugue da serial da impressora e fiquei com a mão tremendo uns 10 minutos... hahahahah

Agora vocês imaginem q com todo esse lance, o bichinho tá numa boa há 5 anos. Ele era Compaq, mas a droga da placa mãe da compaq resolveu pifar e como não tive $ para trocar por uma igual, botei uma asus. Lógico q não fui eu quem fiz o serviço, mas sei lá se quem fez tinha o tal aterramento. O q eu sei é q tá tudo numa boa. A placa mãe na verdade não pifou totalmente, o q pifou foram os controladores de usb. E eu morava em outro ap... e lá tinha tudo certinho. Aqui, com essa loucura de instalação tá rodando bonitino há 5 anos.

To achando q eu sou muito sortuda mesmo. Mas agora to com medo porque comprei umas peças pra montar um pc novo. Tudo box... nada de muamba, tudo dentro da lei. Agora vou mandar montar. Mas pra isso vou ter q tirar a placa de rede a mais q tenho nesse e a placa de fax modem. E a eletricidade estática? Deus me ajude porque não vai rolar aterramento aqui nem em sonho.

É isso gente. Desculpe a brincadeira. Tenho certeza de q vocês sabem o q estão dizendo, mas chega a ser engraçado eu aqui com essa loucura de instalação e tudo funcionando há 5 anos.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BuZz@13 de janeiro de 2006, 02:13

Esse jeito de lidar com as peças também garante certo? O problema é você vacilar distrair e encostar em um circuito... alguém confirma isso?

Piso de cerâmica conduz bem? (acho que assim vocês entenderão)

Já li vários textos e já entendi o que é um aterramento certo e o que é uma ajuda só para diminuir as chances de você da uma estática no hardware, então trabalhar descalço ajuda? (isso pra quem vai mexer em alguma peça do PC em casa mesmo)

Outra coisa posso fazer uma pulseira, ligada há um fio talvez de cobre e simplesmente fazer um furo no meu quarto mesmo atravessando a ceramica pra fazer um aterramento básico? Se sim o que posso usar nesse buraco? Um ferro qualquer? Ou tem algo bom pra isso? Esse esquema vai dar um minimo de segurança?

Valeu até!  :-BEER

Gente vou inssistir na minha dúvida se vocês não se importam, que caso seja positivo o meu piso que se cuide, vou furar ele já.

Falou :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha...

Eu também gostaria de saber se ficar descalço em casa... com os pé no piso de cerâmica... faz eu descarregar eletricidade estática...

Trabalho com pc há um bom tempo! e sempre fiz assim! ehehe

Mas ... não tenho histórico de queima de peças...

Obrigado e Felicidades!

:bandeira:

(obs.: não sei como é em outros estados... mas em Goiás... um casa com aterramento... é igual mulher de mais de 16 anos virgem! Todo mundo sabe que tem... mas nunca acha uma pra comprovar! :-BEER )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um sistema de terra se se tiver local para faer é muito simples.

quanto o trabalhar descalço é uma boa condiçao para ESD se o chao tiver as condiçoes correctas de dissipaçao.

MAS : cuidado é extremamente perigoso trabalhar com aparelhos eletricos nessas condiçoes não FAÇA ISSO . pode acontecer que um dia destes não possa mais postar aqui .

Uma corente bem pequena que atavesse seu coraçao pode provocar fibrilaçao cardiaca e era uma vez um tecnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nico@18 de janeiro de 2006, 14:18

um sistema de terra se se tiver local para faer é muito simples.

quanto o trabalhar descalço é uma boa condiçao para ESD se o chao tiver as condiçoes correctas de dissipaçao.

MAS : cuidado é extremamente perigoso trabalhar com aparelhos eletricos nessas condiçoes não FAÇA ISSO . pode acontecer que um dia destes não possa mais postar aqui .

Uma corente bem pequena que atavesse seu coraçao pode provocar fibrilaçao cardiaca e era uma vez um tecnico.

Hahaha!

Mas eu sempre desconecto tudo da tomada...

SE, por exemplo, o estabilizador estiver CONECTADO na tomada... e mesmo estando DESLIGADO! Passa um pouco de corrente! Eu sei.. porque dá pra sentir... quando eu trisco na parte metálica do cabinete...

Então... eu desconecto da tomada... e aquela sensação para!

Assim... então é tranqüilo?!

Ao ficar em contado com os pés descalço, estou aterrado? Estar aterrado... é ao mesmo tempo perigoso pra mim, certo?!

Que se meu corpo for o "terra"... eu conduzirei eletricidade sempre que houver diferença de potencial! certo?!

Felicidades!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nightwish@25 de maio de 2004, 12:34

###### galera se liguem minha máquina tem aterramento, na verdade um senhor aterramento, são três hastes terras de 2,40 cada, feitos por eletricista competente, q vai para tomada, onde ligo o estabilizador para depois ir para o gabinete(na fonte é claro), então isso quer dizer q não preciso me preocupar a hora de mexer no hardware? ou o q? :blink:

Cara é o seguinte você pode ate ter um bom aterramento, mas com certeza não ira adiantar de nada quando você abrir o teu pc e começar mexer nas peças dentro dele, pois a energia estatica é acumulada no teu corpo e é justamente essa que corre-se o risco de descarregar nas peças. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!