Ir ao conteúdo

Conserto placa eletronica

icool

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou tentando fazer um conserto em uma placa de uma geladeira a placa é essa BRM35:

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CDAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.cpplacaseletronicas.com.br%2FAdmin%2FImg%2FProdutos%2Fmanual%2520modulo%2520BRM35.pdf&ei=_V_vUNeREu7U0gH8ioDgAw&usg=AFQjCNE2vnLpVSfo0O3uBmGr0zGronvSjQ&sig2=Re3tX_nin0Xdgo3Dhl8UUQ&bvm=bv.1357700187,d.eWU&cad=rjt

O problema é que ela não funciona nada e eu nao consigo achar o defeito, ela não tem trafo utiliza resistencias e um capacitor enorme que eu não sei para que serve, os diodos estão bons, eu não consigo achar o datasheet do Microcontrolador porque o escrito nele não retorna nenhum resultado e entra 220v direto em um pino não sei o que acontece o que é mais comum de se queimar em placas como essa?

Postado

Icool os primeiros passos acredito se é q nao fez é tirar uma perna dos diodos e verificar a fuga dos mesmos. verificar os valores dos resistores (acaso nao coincida o valor com as cores, tb dessoldar como nos diodos), bom verificar tb se nao ha continuidade entre as pernas dos capacitore e a famosa deflexao do eletroliticos.

bom se nesses passos nao encontrar defeito provavelmente o CI deve estar com serios problemas , como deve ser um microcontrolador por ver na imagem um cristal, acredito nao ter salvaçao, a nao ser q entendes de programaçao possa grava-lo novamente ou substitui-lo ...

estamos a disposicao

Postado
Icool os primeiros passos acredito se é q nao fez é tirar uma perna dos diodos e verificar a fuga dos mesmos. verificar os valores dos resistores (acaso nao coincida o valor com as cores, tb dessoldar como nos diodos), bom verificar tb se nao ha continuidade entre as pernas dos capacitore e a famosa deflexao do eletroliticos.

bom se nesses passos nao encontrar defeito provavelmente o CI deve estar com serios problemas , como deve ser um microcontrolador por ver na imagem um cristal, acredito nao ter salvaçao, a nao ser q entendes de programaçao possa grava-lo novamente ou substitui-lo ...

estamos a disposicao

Cersarlg eu fiz tudo isso sim testei diodo por diodo tirando a perna do circuito e o mesmo com os resistores (menos os SMD), e sim o CI é um microcontrolador ele desempenha varias funções lê os dados de sensores de temperatura, realiza auto-teste. O que seria deflexão do eletroliticos e caso eu tenha conhecimento em microcontroladores e programação ou o Firmware do mesmo como eu procederia a gravação se não tenho o datasheet e não sei quais os pinos corretos para ligar o gravador?

Postado
O que seria deflexão do eletroliticos e caso eu tenha conhecimento em microcontroladores e programação ou o Firmware do mesmo como eu procederia a gravação se não tenho o datasheet e não sei quais os pinos corretos para ligar o gravador?

deflexao seria um de outros testes para verificar o estado do eletrolitico com multimetro analogico, quanto maior o valor , maior a escala a selecionar e ao se encostar a ponta de prova nos terminais o ponteiro da uma leve deflexao a continuidade mas imediatamente volta ao estado de descontinuidade.. (acho q deu p entender kk)

Bom qt ao microcontrolador tem varios passos a tomar: saber de qual linha estamos falando: pic, avr, etc e modelo em especifico

nessa placa deve usar o mesmo para coincidir pinagem, pois ai tem alimentaçao, entradas analogicas , saidas digitais , etc.

qt ao arquivo de gravaçao ai complica. ninguem vai te ceder.. fazer um programa em cima das funçoes é possivel , mas trabalhoso pois tem q se saber todos as caracteristicas desejadas a placa. resumindo > eu acho inviavel, a nao ser q o preço é muito alto dessa placa..

estou a disposicao

Postado
fazer um programa em cima das funçoes é possivel , mas trabalhoso pois tem q se saber todos as caracteristicas desejadas a placa. resumindo > eu acho inviavel, a nao ser q o preço é muito alto dessa placa..

estou a disposicao

O preço da placa é baixo porém aqui trocamos cerca de 20 dessas por mês e o conserto diminuiria meus gastos as funções dela são simples e eu tenho um pouco de conhecimento em programação de microcontroladores (o suficiente para essa placa .... mesmo que aos trancos e barrancos com a ajuda do pessoal aqui do forum) o problema é reconhecer que familia e etc é esse microcontrolador, nele tem as inscrições S553104DWE linha de baixo Y4C embaixo 7L85S em baixo 5GC0810

Postado

esse microcontrolador me parece importado, nao deu p saber do q se trata. é claro q essa placa é simples e pode se "facilmente" criar outra q desmpenhe a mesmo funçao. Mas ai entra a questao de saber todos os pontos caracteristicas q deve desempenhar, mas eu digo todos mesmo. nao se pode fazer uma placa faltando alguma funcao q perde td a logica kkkk

adaptar outro microcontrolador nessa placa ja acho bem mais complicado pois tem q achar um CI q caiba e coincida os pinos nos locais exatos.. exemplo um pic de 24pinos com 2 portas adc (p ler os sensores) nao conheço nao..

Voltando no tempo. essas placas q defeitos apresentam realmente? nao liga, funçoes alteradas, motor liga pouco ou nem liga, etc?

se elas apresentam qq sinal de vida tente trocar todos os cap eletroliticos sem testar por mesmo uf e tensão um pouco superior.

falou

Postado

Cesarlg consegui arrumar hoje cedo, logo apos postar a numeração do CI, resolvi trocar o capacitor de 1000uf ( o que mais dá defeito nas placas) e funcionou beleza, eu não tinha trocado ainda pois não estava estufado nem nada e a placa não dava NENHUM sinal de vida por isso achava estranho mas mesmo assim ainda acho interessante fabricar uma semelhante kkkk, essa placa vou pegar minha protoboard aqui do fundo das minhas gavetas, comprar um PIC e reunir a informação necessária, valeu pelo suporte em breve estarei perguntando mais, mas dessa vez sobre programação rsrsrsrs

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!