Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: Posição das FANs no gabinete


CehDK

Posts recomendados

Olá Amigos do Fórum,

Gostaria da ajuda de vocês para saber qual o melhor posicionamento das fans que ficam na CPU, bom o meu caso é o seguinte: Tenho um Thermaltake Versa I (http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?S=1411&ID=2133) e ja tem 2 fans de 120mm instalados nele, uma frontal sugando o ar para dentro do gabinete e uma traseira jogando o ar quente para fora, porém eu tenho mais uma fan de 120mm para instalar. Onde seria melhor aproveitada essa fan ? No "teto" do gabinete funcionando como exaustor, ou na tampa lateral jogando ar frio para dentro do gabinete ?

Obs. Usarei um Core i5 3750k que é um processador bem quente, junto com uma GTX 650. Não farei overclock.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O seu gabinete pela especificação do fabricante vem apenas com 1 fan na traseira.

2) Eu diria que uma terceira fan seja mais interessante no painel lateral.

Caso você esteja usando o cooler box, você tem a opção de colocar a fan na primeira posição do painel lateral, fornecendo ar frio na região de instalação do processador.

A fan na segunda posição do painel lateral ajudaria na ventilação da placa de vídeo.

3) Se você estiver pensando em privilegiar a ventilação da placa de vídeo, você pode colocar a terceira fan no assoalho ao invés da segunda posição do painel lateral.

4) Não sei te dizer qual posição é no final das contas melhor: painel lateral ou assoalho.

Eu diria que seria no painel lateral, pois a fan no assoalho de fato tem parte do seu fluxo de ar bloqueado pela fonte de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O seu gabinete pela especificação do fabricante vem apenas com 1 fan na traseira.

2) Eu diria que uma terceira fan seja mais interessante no painel lateral.

Caso você esteja usando o cooler box, você tem a opção de colocar a fan na primeira posição do painel lateral, fornecendo ar frio na região de instalação do processador.

A fan na segunda posição do painel lateral ajudaria na ventilação da placa de vídeo.

3) Se você estiver pensando em privilegiar a ventilação da placa de vídeo, você pode colocar a terceira fan no assoalho ao invés da segunda posição do painel lateral.

4) Não sei te dizer qual posição é no final das contas melhor: painel lateral ou assoalho.

Eu diria que seria no painel lateral, pois a fan no assoalho de fato tem parte do seu fluxo de ar bloqueado pela fonte de alimentação.

Edson,

Cheguei a conclusão que o melhor aproveitamento do fan será na lateral mesmo, na altura do cooler do processador. Eu havia colocado esse fan na parte superior, acontece que ficou muito junto com o traseiro, ficaram praticamente encostados, dessa forma achei que o fan superior não teria tanto aproveitamento ja que o fan traseiro se encarregara de fazer a exaustão. Outro fator que levei em conta também é que a parte de cima do gabiente é toda vazada (cheia de furos) pois há espaço para 2 fans de 120mm, assim sendo acho que o ar quente acumulando no teto não sera um grande problema. Outra possibilidade seria colocar o fan na parte superior, só que na altura da memória ram, mas acho que não compensa muito.

Obrigado pela ajuda,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...