Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVIDIA G80: Geforce 8800 GTX e 8800 GT


IgorCarvalho

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu já acho exagero o que elas prometem consumir.

Esse cooler aí bem que podia te rumas pás maiores..

Exagero pleno !

Um SLI desses skates (boa MDG !) demanda uma fonte de 700-800w pra passar apertado, 1 Kw pra ficar com folga.. O PC ganha mais uma função: aquecedor de ar !

Espero mesmo que seja fake.

Guevus, preço estimado pra ser maior ou igual ao da GX2.. baratinho !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Especificações atualizadas do site Dailytech.

Eles dizem que essas especificações são "hands on" ou seja, eles já estão com a placa em mãos, portanto devem ser verdadeiras:

NVIDIA’s GeForce 8800GTX will be the flagship product. The core clock will be factory clocked at 575 MHz. All GeForce 8800GTX cards will be equipped with 768MB of GDDR3 memory, to be clocked at 900 MHz. The GeForce 8800GTX will also have a 384-bit memory interface and deliver 86GB/second of memory bandwidth. GeForce 8800GTX graphics cards are equipped with 128 unified shaders clocked at 1350 MHz. The theoretical texture fill-rate is around 38.4 billion pixels per second.

Slotted right below the GeForce 8800GTX is the slightly cut-down GeForce 8800GTS. These graphics cards will have a G80 GPU clocked at a slower 500 MHz. The memory configuration for GeForce 8800GTS cards slightly differ from the GeForce 8800GTX. GeForce 8800GTS cards will be equipped with 640MB of GDDR3 graphics memory clocked at 900 MHz. The memory interface is reduced to 320-bit and overall memory bandwidth is 64GB/second. There will be fewer unified shaders with GeForce 8800GTS graphics cards. 96 unified shaders clocked at 1200 MHz are available on GeForce 8800GTS graphics cards.

Quanto ao tamanho das placas realmente é uma falta de educação.

Mas quanto ao consumo não é tão grande assim:

Veja as especificações que vieram junto com a placa, também postada no DailyTech:

"The marketing material included with the card claims NVIDIA requires at least a 450W power supply for a single GeForce 8800GTX, and 400W for the 8800GTS. Top tier vendors in Taiwan have already confirmed with DailyTech that GeForce 8800 cards in SLI mode will likely carry a power supply "recommendation" of 800W. NVIDIA's GeForce 7950GX2, currently the company's top performing video card, carries a recommendation of 400W to run the card in single-card mode."

A maioria aqui no fórum tem uma fonte de 400 Watts reais.

Aliás aqui no fórum tá cheio de exagerados que recomendam fonte de 450Watts reais pra ligar um Athlon64 e uma 7600GT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio que uma tradução feita pelo Forumpcs do site do Dailytech:

"Os correspondentes do site DailyTech trouxeram detalhes sobre as futuras placas gráficas NVIDIA equipadas com o processador G80. A nova arquitetura gráfica da NVIDIA será totalmente compatível com o DirectX 10 e suportará Shader Model 3.0.

Os produtos baseados no novo chip serão integrantes da série GeForce 8800. Enquanto nas séries 7900 e 7800 foram lançados modelos com sufixos GTX e GT, este último estará ausente nos produtos G80, pelo menos por enquanto. Em vez disso, a NVIDIA reviveu o sufixo GTS para a segunda placa gráfica mais rápida — um sufixo que não era utilizado desde os dias das GeForce 2.

A GeForce 8800 GTX será o novo carro-chefe da NVIDIA. Nela, o processador G80 opera a 575 MHz e é equipada com 768 MB de memória GDDR3 com freqüência de 1.800 MHz (900 MHz reais), interface de memória de 384 bits com taxa de transferência de 86 GB/s e 128 shaders unificados a 1.350 MHz. O taxa de texturas teórica alcança 38,4 bilhões de pixels por segundo. Para utilizar esta placa, é recomendável uma fonte de no mínimo 450 W e em modo SLI, de 800 W.

Já a GeForce 8800 GTS dispõe do G80 a uma freqüência abaixo de 500 MHz, 640 MB de memória GDDR3 a 1.800 MHz (900 MHz reais), interface de memória de 320 bits com taxa de transferência de 64 GB/s e 96 shaders unificados a 1.200 MHz. A potência recomendada para fonte é de no mínimo 400 W e em modo SLI, permanece em 800 W.

Estas novas placas gráficas serão compatíveis com o HDCP e suportam saídas DVI Dual-Link, ViVo e HDTV. Ambas têm sistema de refrigeração que ocupam dois slots. O lançamento é aguardado para a segunda semana de novembro."

:chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás aqui no fórum tá cheio de exagerados que recomendam fonte de 450Watts reais pra ligar um Athlon64 e uma 7600GT

Porque precisa de uma boa folga na potência, já que o consumo varia muito em torno da média. Mas observe o "at least" na notícia, e além do mais será que alguma de nossas fontes terá corrente suficiente para alimentar esses monstros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ta ficando perto... Saiu no Inquirer que a Nvidia escolheu dia 18 de outubro no seu Editor's Day para apresentar as G80...

Nvidia to host G80 editors day on the 18th

Add 15 minutes for slide posts

NVIDIA HAS PLANNED the usual 'editors day' for the launch of its G80 chippery. This one will be on the 18th of October in Santa Clara.

Look for the floodgates to open on the 18th 10-15 minutes after the presentations end, a bit longer if the attendees have a slow net connection.

If you didn't get your invite last week, don't hold your breath. There will also be another Euro launch event about three weeks later to coincide with the launch itself. µ

Link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Com o lançamento das placas gráficas baseadas no processador G80, a NVIDIA deverá apresentar a sua engine física batizada de Quantum. Concretamente, esta engine deverá ser integrado ao PureVideo da NVIDIA : uma camada específica do processador deverá ser dedicada aos cálculos ligados a física, mais precisamente as unidades de shader." Leia mais...

Eita que o troço ta ficando bom, haja grana pra manter uma config. top!! :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais alguns "detalhes". 16xAA e 128bit FP HDR bem como Physics nas G80....

Documents Leak NVIDIA's Quantum Physics Engine

NVIDIA is ready to counter the Triple Play

With the release of the G80, NVIDIA will also release a new engine dubbed Quantum physics engine. Quantum Effects Technology is similar (at least in spirit) to NVIDIA's PureVideo Technology -- a dedicated layer on the GPU for physics calculations. A few documents alluding to this new engine appeared on public FTP mirrors late last week.

Quantum utilizes some of the shaders from NVIDIA's G80 processor specifically for physics calculations. Physics calculations on GPUs are nothing new; ATI totes similar technology for its Stream Computing initiative and for the Triple Play physics.

NVIDIA and Havok partnered up this year claiming that SLI systems would get massive performance gains by utilizing additional GeForce GPUs as physics processors. Quantum may be the fruits of that partnership, though NVIDIA documentation clearly states that Quantum will work just fine without SLI.

NVIDIA's documentation claims Quantum will specifically compete with AGEIA's PhysX, yet does not mention who is providing the middleware. Given that there are only two acts in town right now, it would be safe to say Havok has a hand in the Quantum engine.

Link

"G80" To Feature 128-bit HDR, 16X AA

More G80 features abound

As if we mere mortals needed more reasons to be excited about G80, here are a couple more tidbits: 128-bit high dynamic-range and antialiasing with 16X sampling.

The high dynamic-range (HDR) engine found in GeForce 7950 and Radeon series graphics cards is technically a 64-bit rendering. This new HDR approach comes from a file format developed by Industrial Light and Magic (the LucasFilm guys). In a nutshell, we will have 128-bit floating point HDR as soon as applications adopt code to use it. OpenEXR's features include:

* Higher dynamic range and color precision than existing 8- and 10-bit image file formats.

* Support for 16-bit floating-point, 32-bit floating-point, and 32-bit integer pixels. The 16-bit floating-point format, called "half", is compatible with the half data type in NVIDIA's Cg graphics language and is supported natively on their new GeForce FX and Quadro FX 3D graphics solutions.

* Multiple lossless image compression algorithms. Some of the included codecs can achieve 2:1 lossless compression ratios on images with film grain.

* Extensibility. New compression codecs and image types can easily be added by extending the C++ classes included in the OpenEXR software distribution. New image attributes (strings, vectors, integers, etc.) can be added to OpenEXR image headers without affecting backward compatibility with existing OpenEXR applications.

NVIDIA already has 16X AA available for SLI applications. The GeForce 8800 will be the first card to feature 16X AA on a single GPU. Previous generations of GeForce cards have only been able to support 8X antialiasing in single-card configurations.

This new 16X AA and 128-bit HDR will be part of another new engine, similar in spirit to PureVideo and the Quantum Effects engines also featured on G80.

Link

Comparação de 64bit FP HDR e 128bit FP HDR:

2676_large_hdr_side_by_side.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio que uma tradução feita pelo Forumpcs do site do Dailytech:

"Os correspondentes do site DailyTech trouxeram detalhes sobre as futuras placas gráficas NVIDIA equipadas com o processador G80. A nova arquitetura gráfica da NVIDIA será totalmente compatível com o DirectX 10 e suportará Shader Model 3.0.

Os produtos baseados no novo chip serão integrantes da série GeForce 8800. Enquanto nas séries 7900 e 7800 foram lançados modelos com sufixos GTX e GT, este último estará ausente nos produtos G80, pelo menos por enquanto. Em vez disso, a NVIDIA reviveu o sufixo GTS para a segunda placa gráfica mais rápida — um sufixo que não era utilizado desde os dias das GeForce 2.

A GeForce 8800 GTX será o novo carro-chefe da NVIDIA. Nela, o processador G80 opera a 575 MHz e é equipada com 768 MB de memória GDDR3 com freqüência de 1.800 MHz (900 MHz reais), interface de memória de 384 bits com taxa de transferência de 86 GB/s e 128 shaders unificados a 1.350 MHz. O taxa de texturas teórica alcança 38,4 bilhões de pixels por segundo. Para utilizar esta placa, é recomendável uma fonte de no mínimo 450 W e em modo SLI, de 800 W.

Já a GeForce 8800 GTS dispõe do G80 a uma freqüência abaixo de 500 MHz, 640 MB de memória GDDR3 a 1.800 MHz (900 MHz reais), interface de memória de 320 bits com taxa de transferência de 64 GB/s e 96 shaders unificados a 1.200 MHz. A potência recomendada para fonte é de no mínimo 400 W e em modo SLI, permanece em 800 W.

Estas novas placas gráficas serão compatíveis com o HDCP e suportam saídas DVI Dual-Link, ViVo e HDTV. Ambas têm sistema de refrigeração que ocupam dois slots. O lançamento é aguardado para a segunda semana de novembro."

:chicote:

Pera-lá...128 shaders unificados!!! seria isso mais ou menos o mesmo que uma placa de hoje ter 128 pixels pipelines+128 vertex pipelines?! (na verdade na arquitetura de shader unificados ainda teria que ter o geometry shader que une os dois tipos de shaders!).

Ps:e ainda dizem que é provável que a R600 vai detonar a G80.

Mais alguns "detalhes". 16xAA e 128bit FP HDR bem como Physics nas G80....

Link

Link

Comparação de 64bit FP HDR e 128bit FP HDR:

2676_large_hdr_side_by_side.png

Bem que você poderia traduzir né? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pera-lá...128 shaders unificados!!! seria isso mais ou menos o mesmo que uma placa de hoje ter 128 pixels pipelines+128 vertex pipelines?! (na verdade na arquitetura de shader unificados ainda teria que ter o geometry shader que une os dois tipos de shaders!).

Ps:e ainda dizem que é provável que a R600 vai detonar a G80.

Bem que você poderia traduzir né? :D

Tradução da primeira parte:

Documentos vazam a engine para física "Quantum" da Nvidia

Com o lançamento do G80, a Nvidia irá lançar uma nova engine chamada Quantum que será voltada a física. A tecnologia de efeitos Quantum é similar (ao menos no espírito) da tecnologia PureVideo da Nvidia - uma parte da GPU para cálculo de física. Alguns documentos mencionando esta nova engine apareceram em alguns mirrors de FTP públicos.

Quantum utiliza alguns shaders do processador da G80 da Nvidia especialmente para cálculo de física. O cálculo de física em GPUS não é nada novo; a ATI tem tecnologia similar para sua inicisativa de "Stream Computing" e para física "Triple Play".

NVIDIA & Havok fizeram uma parceria este ano afirmando que sistemas SLI teriam massivo ganho de performance utilizando GPUs Geforce adicionais como processadores de física. Quantum pode ser o fruto desta parceria, apesar de que a documentação afirma claramente que Quantum irá funcionar sem problemas sem o SLI.

A documentaçãop da NVIDIA fala que a Quantum irá competir especificamente com a AGEIA's PhysX, mas não fala quem está fornecendo o meio para isso. Dado que no momento temos dois envolvidos no jogo, é seguro dizer que a Havok tem participação da engine Quantum.

Link

A segunda parte tem vários termos técnicos que acho difícil traduzri mas se alguém quiser traduzir fique a vontade, mas o que falam é que ao contrário do HDR existente hoje nas 7950 (e portanto nas séries 6 e 7 já que são identicas neste sentido) e nas Radeon que são tecnicamente de 64-bit as G80 trarão um novo modo de HDR de 128bits, desenvolvido pela "Industrial Light & Magic" (a Lucasfilms), e que estará disponível assim qeu aplicativos comecem adotar este HDR. Além disto as 8800 terão disponível mesmo sem estar em SLI (hoje isto só está disponível para placas em SLI) o AA de 16X. Estes dois recursos, HDR de 128bits e 16X AA farão parte de outra engine similar ao Quantum e PureVideo nas G80.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Possíveis scores da G80 (não especifica o modelo) num Conroe E6600@400x9:

3DMark06 12xxx

3DMark05 19xxx

Se for real realmente impressionante, em torno de 12 mil pontos para uma placa single stock no 3DMark06....

Mas claro, pode ser falso, nem imagem tem...

Link (Traduzido do Chinês p/ Inglês com ferramenta do Google)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Data e preço da GeForce 8800

Alguns revendedores já estão encomendando as futuras placas gráficas GeForce 8800GTX da NVIDIA. A loja Pany afirmou que receberá modelos da GeForce 8800GTX das marcas XFX Graphics, BFG 3D, Galaxy Company e Twintech 3D no dia 12 de novembro. Estas placas serão equipadas com 512 + 256 Mb de memória e elas são compatíveis com a tecnologia SLI. Enfim o preço: a GeForce 8800 GTX será vendida por 650 euros a peça.

As outras placas com over de fábrica da XFX, como a XFX 8800GTX Extreme Edition ou ainda a BFG com a sua BFG 8800GTX OC, deverão ser disponibilizadas ao mesmo tempo. O modelo um pouco mais barato, a GeForce 8800 GTS, não deverá ser disponibilizada juntamente com a versão high end.

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!