Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marco Tada

Membro Pleno
  • Posts

    465
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Marco Tada postou

  1. Aqui em São Paulo tem algumas lojas que trabalham com computadores usados na Santa Ifigênia, não no miolo da Santa Ifigênia, nas ruas mais afastadas do movimento do povão tem bastante hardware usado.
  2. Vai ter que comprar um spliter de HDMI para extrair o som e jogar para um amplificador, e daí para as caixas de som. Tome cuidado com a impedância das caixas e a da saída do amplificador, para não acabar queimando nada. Outra opção é usar a saída ótica do ps4 e ligar diretamente em um amplificador que tenha entrada ótica, aí vai ter que fazer umas configurações para que o ps4 jogue a saída de som para a saída ótica. Isso tudo é para caixas passivas, sem amplificação, se suas caixas forem amplificadas aí vai ter que usar outro esquema.
  3. São seus dados que vão estar sendo gravados lá, então vai da importância dos seus dados. Se for apenas para colocar jogos e outras coisas que podem ser facilmente baixadas novamente, então pegue, agora se for guardar dados importantes, então vá em uma marca boa. Já vi muitas reclamações desses Kingspec/Kingdian. Mesmo usando SSDs de renome, sempre faça backup de seus dados mais importantes.
  4. Não tem muito segredo, na hora de instalar o processador verifique que tem um chanfrado em um dos cantos dos pinos do processador, no soquete da placa-mãe vai encaixar somente se o chanfrado estiver do lado correto, não tem como encaixar errado. As memórias idem, tem um chanfro em um dos lados da memória, fica um lado maior e outro menor, para não ter como encaixar invertido. Não se esqueça de além que existe mais de uma conexão da placa-mãe com a fonte, existe a tradicional de 24 pinos, mas hoje todas placas mãe requerem um conector adicional, que normalmente fica próximo do processador. Cuidado com eletricidade estática, não precisa de ser paranóica ao ponto de comprar aquelas pulseiras anti-estática, mas garanta que antes de começar a mexer nas peças você tenha descarregado a eletricidade estática do corpo (principalmente se você estiver vestindo alguma peça com tecido sintético). Eu costumo encostar a mão espalmada na parede mesmo por um ou dois segundos, apenas para garantir que se tiver alguma eletricidade estática a mesma seja descarregada. Outra coisa é deixar sempre o PC recém montado com tudo acessível para ser mexido, pois nas primeiras vezes sempre pode ocorrer de esquecer de algo, e se você já amarrar todos os cabos e deixar tudo fechado vai ser complicado para tentar consertar. Eu deixaria para amarrar os cabos e organizar tudo depois de você ligar e testar se tudo está funcionando como deveria.
  5. Acho que não só pode como deve. A maioria dos consoles e placas-mãe tem bateria do CMOS, e muitas empresas aéreas não deixam despachar produtos com baterias, tem que ser na bagagem de mão. Fora os controles, que contém baterias internas. Então provavelmente tudo teria que ser levado na bagagem de mão mesmo.
  6. Você vai ter que usar ACL (access control list), é um recurso que eu já usei para testar, mas nunca tive real necessidade de uso. Tem que ter os pacotes corretos instalados, e os filesystems que conterão os arquivos tem que ter a opção acl na montagem (ou vai ter que remontar na mão, ou vai ter que mudar o fstab). Eu não recomendaria você ficar mexendo nisso só por curiosidade, principalmente se o ambiente for o seu ambiente de uso diário. Agora se você estiver em um ambiente de teste e quiser se aprofundar no assunto, fique à vontade.
  7. Olha, se a intenção é unicamente aprendizado do linux, você pode usar um LFS (linux from scratch), ou o Gentoo, ou o Funtoo. São distros que você faz tudo manualmente, mas acaba aprendendo muito. Você vai desde fazer o particionamento, instalar uns binários básicos para começar a compilar seu sistema do zero, e instalar esse sistema. Recomendo você usar uma distro mais funcional e amigável para o dia a dia e para aprender o básico. Mas para aprender mais a fundo essas opções que citei são muito boas. E o Gentoo e Funtoo são realmente usáveis como seu linux do dia a dia, apesar de serem mais complicadas de se manter.
  8. Mas se você comprou o HD não faz nem um ano, e tem mais de 300 dias de power on, significa que ou você usa o HD praticamente 24 horas ligado, ou seu HD provavelmente já era usado quando você comprou.
  9. Em teoria a maioria dos sistemas de arquivos mais modernos usam journaling, onde as mudanças que estão sendo feitas no sistema de arquivos são guardadas em um log antes da escrita, para que em caso de problemas como um crash ou falta de energia o sistema de arquivos possa ser recuperado mais facilmente. No primeiro boot após uma falha o sistema vai identificar que não foi dado shutdown no sistema e tentará fazer uma correção no startup. Nesse seu caso, está reclamando do fsck que roda no startup, provavelmente vai ter que iniciar um linux com uma mídia externa, e rodar o fsck manualmente em cada filesystem.
  10. Se você não tem um testador de cabos ethernet, você pode ligar um computador numa ponta do cabo, e outro computador na outra ponta do cabo (a maioria das placas de rede modernas identificam quando tem um TX/RX invertido, e invertem a recepção/transmissão sem precisar do cabo ser cross), aí você testa uma transferência de um arquivo grande entre as duas pontas. Deixe tudo automático essa parte de velocidade/duplex, apenas configure um endereço IP fixo diferente para cada um dos computadores do teste.
  11. Olha, vou ser sincero, eu ainda não vi nenhum SSD de 16TB a venda ainda, pelo menos não um que meros mortais possam comprar. Os maiores drives que eu vi a venda tem 4TB, em lojas como Bestbuy.
  12. Ok, você venceu, todo mundo precisa de um ultra notebook, se precisar de menos nem precisa de notebook, vai de tablet. Às vezes acho que perco meu tempo escrevendo aqui no fórum.
  13. Não sei se ele criptografa ou não o celular, mas tem pessoas que não usam o bloqueio de tela, basta ligar o celular e você tem acesso à tela. Minha mãe mesmo só usa o celular para fazer e receber ligação, ela nem se preocupa com bloqueio de tela. Em teoria quando o celular está com bloqueio de tela configurado, você fica bloqueado fora todas as vezes que a tela é desligada, e tem que desbloquear para acessar, e mesmo desligando o celular e fazendo o factory reset durante o boot, na hora que inicia pela primeira vez ele pede o usuário e senha do último usuário configurado no aparelho. Mas os bloqueios de tela podem ser "enganados", tem vários exploits para diversos tipos de aparelhos, e dependendo do aparelho e da versão do android instalada pode estar com algum exploit não corrigido. Esta pasta segura independe da tela do celular estar liberada, para acessar esta pasta você vai ter que se autenticar, podendo usar biometria ou uma senha separada do android, então é uma camada a mais de segurança. Sem contar que existe sempre a chance de seu celular ser roubado enquanto a tela está desbloqueada, então para os ladrões sairem mudando senha de internet banking e outros com seu celular desbloqueado é bem grande.
  14. Olha, eu não cheguei nesse nível de paranóia ainda, mas os celulares da Samsung (pelo menos a linha Galaxy) tem uma pasta segura, que você pode configurar para abrir com senha ou biometria, e nessa pasta segura você pode colocar desde fotos, vídeos, contatos e até aplicativos, aí você move para dentro da pasta segura os aplicativos que contém dados mais sensíveis, como aplicativos financeiros e de internet banking. Como quase não saio de casa com o celular, eu nem me preocupo com isso.
  15. Aí é pior ainda, nunca compre algo que você não precisa, em informática a tendência é sempre os preços caírem, não adianta nada você comprar um notebook pensando em um uso "futuro", que é algo totalmente incerto. E seu post é falando específicamente de notebook, não de desktop. Se você joga e não tem como comprar um note e um desktop, então paciência, pegue um note mais parrudo. Renderizar vídeos seria algo para um desktop fazer, e nesse caso, mais uma vez, não vale a pena sair pegando a configuração mais parruda pensando no futuro, pois se vier um futuro onde você precisa de mais poder de processamento, você pode fazer upgrade de um desktop facilmente. Eu montei minha configuração atual pois viajei para fora do Brasil, e lá fora é muito mais barato para comprar peças de alta performance, senão eu nem gastaria meu dinheiro para montar um PC igual. No meu caso eu iria priorizar somente um bom processador e bastante memória, pois faço de vez em quando uns testes de banco de dados no meu desktop, mas nada em grande nível. Não adianta nada você comprar um notebook gamer, que vai custar uns 10mil reais ou mais, se você não precisa de jogar no notebook, somente pelo pensamento de que um dia você pode precisar, e esse dia nunca chegar, ou quando chegar, esse notebook já não seja bom o suficiente para os jogos que saírem.
  16. Se sua placa de vídeo for essa gtx980, provavelmente vai ter que instalar os drivers oficiais da nvidia para ter acesso a todas as resoluções possíveis, se estiver usando o driver open source pode não ter todas as configurações possíveis liberadas.
  17. Que maravilha. O Banco do Brasil me obrigou a instalar o Warsaw para poder usar o internet banking. Preferia rodar o mais limpo possível. Hoje em dia existem recursos de segurança com criptografia e o html5 que os bancos poderiam usar em vez de obrigar os usuários a instalar soluções de terceiros.
  18. Da mesma forma que você diz para não confiar em canais, sites, blogs, poderíamos então incluir nesse rol fórums, não? Nesse caso não poderíamos confiar no seu post. Se você for considerar isso, aqui tem pessoas de todas as classes sociais, com diferentes necessidades computacionais. Tem gente que não pode manter um desktop e um note ao mesmo tempo, e quer um note robusto com placa gráfica. Tem gente que tem desktop para jogar, e precisa de um note apenas para coisas básicas de trabalho. Então, como ter uma única opinião válida no meio de tantos perfis diferentes? Eu por exemplo não uso computador para jogar, tenho um desktop que dá para jogar coisas legais, mas eu prefiro jogar no console. Eu tenho um note, e para mim o importante é que o notebook seja portável, fácil de carregar para qualquer lugar, e até estava pensando em pegar um novo notebook mais leve, como um LG Gram. Vai servir para jogar? Não, mas para mim o importante é poder carregar o note para qualquer lugar e poder acessar a vpn de onde eu trabalho numa eventual emergência. Em casa mesmo eu uso o desktop para trabalhar, usei o note umas duas vezes apenas quando tive que viajar. E no meu trabalho é basicamente usar terminal para acessar um servidor remoto, ou navegação web, portanto, uma placa gráfica poderosa não vai ser um diferencial, tendo poder para ver uns vídeos de vez em quando nas horas vagas está de bom tamanho. Lembre-se que quando você aponta o dedo em uma direção, tem três outros dedos apontados na sua direção. Pode ser que você esteja impondo a sua opinião baseado em sua necessidade.
  19. A diferença é que a maioria das placas mãe tem de quatro a seis conectores SATA, e no máximo dois conectores NVMe. Na minha máquina eu uso dois nvmes, um para dados e outro para a instalação do sistema operacional, e mais 3 discos SSD sata para instalação de banco de dados. Eu uso meus bancos de dados apenas para testes e nada pesado rodando, então não fiz questão de usar NVMe neles. Na prática a diferença de um NVMe para SSD sata é pouco perceptível, se seu objetivo for rodar coisas leves e jogos vai no que for mais barato e conveniente para você, não se apegue a essas velocidades máximas anunciadas, essas velocidades você vai conseguir somente em situações bem específicas.
  20. Em todos os fórums de ROMs de android rom oficial é aquela lançada pelo fabricante, como no post inicial ele citou rom "oficial" então eu disse que rom custom é uma coisa e rom oficial é outra. Qualquer rom de terceiros não é oficial. Não tem essa de não entendi o conceito de original, pois em nenhum momento eu usei essa palavra, eu usei a palavra "oficial", já naveguei bastante pelo XDA, e o conceito de rom oficial que eu disse aqui é o mesmo que você vai encontrar lá.
  21. Eu sempre particionei meus hds, desde a época que eu usava Windows. Sempre deixei uma partição somente para o SO, e outra para dados, e era a melhor coisa que eu fazia, vira e mexe eu tinha que reinstalar o Windows, aí eu formatava e instalava na partição de SO, e os dados continuavam intactos na outra partição. Mas vai do uso de cada um. Agora eu uso linux, e meus meu HD de SO tem várias partições, e o HD de dados que eu uso separado é inteiro uma partição de 1TB só de dados mesmo.
  22. Para uso cotidiano a maioria das pessoas nem vai perceber muita diferença entre um SSD SAtA e outro SSD NVMe, quanto mais dois NVMe em raid 0. Leve em consideração que na maioria das placas mãe somente um NVMe é controlado diretamente pela CPU, usando toda a banda disponível para ele, o segundo NVMe é controlado pelo chipset, e compartilha a banda de dados com todos os dispositivos controlados pelo chipset. Então se você tiver muitos dispositivos pendurado no chipset você vai estar até prejudicando a velocidade de transferência do outro NVMe que está direto na CPU. Se você vai usar o computador somente em casa, e ainda mais para jogar, use somente um NVMe, não perca tempo usando dois em raid - a não ser que você tenha dinheiro sobrando e queira montar uma máquina com raid. Agora se você usa sua máquina profissionalmente, em compilações de projetos pesados, ou edições de vídeos pesadas em 4K ou mais, talvez um NVMe gen 4 mais rápido ajude. Mas nem nesse caso eu perderia meu tempo com raid, pois máquina para uso profissional tem que trabalhar, dois nvmes são dois pontos de falhas, e uma máquina parada é máquina que não está dando lucro para a empresa.
  23. Se é custom não é oficial. A Samsung não vai ficar lançando ROMs customizadas, vai lançar somente uma ROM com a customização dela. Tinha uma ROM que eu usava há muitos anos, na época do LG Optimus 2X, que o pessoal lançou uma "cozinha" para preparar suas próprias ROMs. Você escolhia os ingredientes (quais características ia querer para sua ROM), e no final, mandava a ROM para o "forno" para ser preparada. Depois de alguns minutos, dependendo da fila, você baixava a sua ROM pronta para instalar, com tudo o que você tinha escolhido instalado junto. Foi o único "custom rom" realmente customizado que eu vi, nunca mais usei, pois me desfiz do aparelho. Se não me engano o nome do projeto era Modaco, mas pelo que pesquisei, já faz anos que eles não produzem mais nada. Se você usa internet banking, ou Google pay, eu ficaria longe de destravar o aparelho para usar roms customizadas, a maioria dos aplicativos que exigem mais segurança dos aparelhos não funciona em roms customizadas. Eu tive problemas até com Netflix num tablet que eu tinha instalado o LineageOS, dizia que não podia rodar naquele dispositivo.
  24. Depois de dar Ctrl+Z, use o comando jobs para listar comandos que estão parados ou em background, bg para colocar um comando que está em sleep para rodar em background, e fg para pegar um comando rodando em background ou sleep e trazer para foreground (que seria o mesmo que se você não tivesse dado o Ctrl+Z). Os comandos fg e bg podem tratar de vários comandos que estejam em modo sleep/baground, quando você lista os jobs aparece um número sequencial, basta usar fg ou bg + o número para tratar de um comando em específico da lista.
  25. Nunca mexa nessas configurações de Windows, ele já tenta reconhecer seu hardware e usar as melhores configurações. Se sua placa de rede, seu cabo de rede, e seu roteador são compatíveis com gigabit ethernet, então os valores default já deveriam usar a melhor velocidade. Verifique se seu cabo de rede é compatível com gigabit (cat 5e ou superior), se seus equipamentos são compatíveis, e se o cabo que liga o roteador ao modem também é compatível. Se tudo estiver certo, pode ser alguma coisa com o driver da placa de rede, mas acho pouco provável.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...