Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HROGDev

Membro Pleno
  • Posts

    33
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por HROGDev

  1. Realizar reparos em um USB 4.0 será difícil? Eu recentemente no fórum busquei ajuda dos colegas para reparar e obtive exito em repara as portas USBs de notebook só que era da versão 2.0. A partir da versão 3.0 ele passa a ter 9 pinos, fica mais complicado para soldar e substituir.

    Terá locais que disponibilizarão esses USBs no nosso país? Procurei por datasheets desse componente e ele me pareceu um pouco diferente.

  2. 48 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

    Seus questionamentos não estão restritos a eletrônica. Eles são antigos e dizem respeito a pedagogia


    Boa noite @alexandre.mbm ! Realmente é algo que me veio a mente mente era se eu estava aprendendo com a intenção e mentalidade correta!

     

     

    49 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

    Um programador conhece todos os programas existentes e todas as aplicações ou estuda os recursos de programação e as principais aplicações? 


    Boa noite @Sérgio Lembo! Realmente não dá para saber programar em todas as linguagens. Entendi a analogia! 😅

     

     

    50 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

    Na eletrônica estudamos os componentes básicos e os circuitos de uso recorrente. Isso nos dá a base para a compreensão de circuitos diferentes e projetos de coisas novas. As especializações costumam se dar pela prática

     
    Que é o que eu estou experienciando exatamente agora! Eu vejo máquinas que transformam luz em energia através de painéis e inversores solares, maquinas a diesel (geradores) que transformam energia mecânica em elétrica.

     

     

    53 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

    quem conhece de tudo um pouco não conhece nada, não consegue ascender na vida independente de ser empregado


    Preciso! É exatamente essa a minha intuição, só que como não possuo experiência era isso que eu estava buscando consultar dos senhores colegas de fórum!
     

     

    55 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

    As oportunidades que apareceram me guiaram apara a eletrônica industrial


    Bacana! 😲
     

     

    56 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

    No meu caminho andei pelo controle de motores, acionamentos precisos de hidráulica, balanças industriais, temperatura e afins além de conhecimentos básicos de comando elétrico. O que descrevi é uma parcela pequena do campo de trabalho, envolveu muita dedicação e me tornou diferenciado no mercado.


    Muito envolvente ler isso!!! É tipo pegar toda a "bagagem" de um colega, colocar em um "mapa" e "desbravar" uma "floresta densa" para atingir um lugar específico. Obrigado pelo guia! 🫡
     

     

    58 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

    Quem lê as respostas do @aphawk, do @MOR_AL, da @.if e do @Mega Blaster percebe que trilharam outros caminhos, mas sempre numa especialização


    Os colegas citados @aphawk, @.if e @Mega Blaster eu já vi me ajudando em posts assim como você caro Sérgio! Realmente são sumidades no tocante a ensino de eletrônica. É incrivel como tudo é muito vasto e que a experiência individual de cada um pode agregar no caminhar de outras pessoas como o sr fez agora comigo.

    Finalizo este meu post, obrigado pela "bussola". Vou usá-la para me guiar nessa parte!
     

    • Obrigado 1
  3. A eletrônica tem que ser a finalidade do estudo ou uma ponte para algo?

    Explicarei minha dúvida com minha situação atual:

    No meu trabalho hoje a energia sofreu um queda muito rápida de energia e a impressora parou de imprimir. Ela liga mas não consegue imprimir pois aparece uma mensagem escrito "Abra e substitua o Toner".

    Eu já substitui o toner. Já fiz o reset do cilindro. Já fiz de tudo de procedimento de trocas.

    Só que minha dúvida não é sobre a impressora ela é sobre se:
     

    Citação

    "Quem aprende eletrônica ele consegue entender eletrônica em qualquer situação ou as pessoas especializam-se e dominam uma área da eletrônica?"



    Eu estou estudando essa área e já consegui resolver problemas simples elétricos / eletrônicos. Por exemplo: portas USBs de notebooks. Só que nessa situação da impressora eu fico receoso pois não tenho conhecimento de todos os componentes e me arrisco dizer que algum componente responsável por manter a tensão constante em alguma parte do sensor do cilindro está queimado.

    A empresa que eu trabalho sugeriu que eu levasse em uma loja especializada e eu acatei pois eles dizem que é uma urgência e que não há tempo para análises. Eu entendo o lado da empresa.

    Estudar eletrônica permite entender funcionamentos dos componentes. Mas será que ela tem que ser focada para a área de trabalho? Tipo, quem trabalha na VIVO foca em telecomunicações mas não conseguiria resolver o problema de uma máquina de solda com defeitos em sua parte eletrônica por não ser focada em transmissão?
     

    A eletrônica é uma ponte para entender todos os circuitos? Ou o indivíduo precisa se focar? Em sistemas de potência (máquinas de solda), torres de transmissão (telecomunicações)...

  4. 5 horas atrás, aphawk disse:

    Se a simples troca não resolver, com grande probabilidade terá de trocar algum CI com BGA, e isso já complica muito para quem não tem aparelhagem adequada.


    Eu tenho uma estação de ar quente, ela é própria pra SMD's, ela poderia dar conta caaaaso fosse essa situação?

     

     

    5 horas atrás, aphawk disse:

    a grande maioria dos problemas das portas USB dos notebooks se resolve com a simples troca do conector por outro novinho, pois com o uso aparecem os famosos mal-contatos.


    Obrigado pela recomendação. Estou com dois notebooks na minha bancada, um com mau contato e que eu creio que a remoção e a substituição por um novo plug resolva e outro com 0 V de tensão onde treinarei meus conhecimento de eletrônica.

    Existem varios tipos de conectores usb. Tem o de 90°, 180° (que é o que eu preciso e pedi pro meu gerente comprar), etc... 

    Gostei do tópico do post que eu fiz.
     

    A pessoa que ler essa quantidade imensa de informação que meu post tem com auxílio dos conhecimentos dos senhores terá quase uma Biblioteca de Alexandria dentro da cabeça! 😅 😂

    • Haha 1
  5. Boa noite!

    Existem 2 modos de Iniciar o computador, eu chuto que você tenha um computador desktop.

    assim, quando tu for ligar o seu computador, fique pressionando repetidamente o botão "del" ou "F12". Assim você vai cair em uma tela meio estranha com cores um pouco feias. Nela você vai em uma parte escrita BOOT.

    Nela haverá duas formas de Boot, Legacy (ou legado) e UEFI. Aperte a opção UEFI, após isso deixe sua opção de boot de pendrive no topo das opções de boot pois o computador "entende" que existe uma hierarquia de preferencias de inicialização.

     

     

  6. 3 horas atrás, .if disse:

    Excelente ideia da compra do dispositivo(*). Apesar de desconhecê-lo(*), ele deve fazer as medições de V e I. Como geralmente a usb possui limitador de corrente, caso esta esteja anormal, o dispositivo deve te avisar. Como o +5 deve passar por algum limitador, de fato este pode estar danificado


    Olá boa tarde!

    Eu realizei os teste nas portas de rede do notebook que possui 2 portas com mau contato e me apareceu o seguinte no aparelho que eu comprei.

    notebook2.thumb.jpg.cadd57b1f859d96b59be57d5e93b7a9c.jpg

    Enquanto nos notebook do meu trabalho que possuem as parte usb funcionais eles apareceram no medidor de tensão 4.9 V ou 5.0 V.

    notebook1.thumb.jpg.b046f5979ffff1bec72f94ce4b14a6d4.jpg

    Estou receoso que esse 0.1 V não seja o problema, pois o mau contato surge com horas de uso.

    Imaginando um gráfico de tensão. Provavelmente o circuito do USB deve estar esquentando em alguma parte e talvez aí sim algum componente deve apresentar a falha.

  7. agora, PHB 16 disse:

    a questão do provedor também é uma questão válida só que eu acho muito estranho começar a dar esses problemas todos logo quando eu formatei o pc


    Boa noite, é válido pensar que:

    Se ao deixar o computador formatando e a rede funcionava e ao chegar em casa a rede não estar funcionando concluir que possa ser a formatação.

    Só lhe alerto que o Windows ou o Linux já possuem em seus próprio sistemas operacionais serviços que fazem a identificação da rede de internet nas portas de rede.

    Se puder mandar uma print de como está o simbolo de rede do seu computador posso sugerir uma medida. É que passar imagens com ipv4 ou ipv6 em fóruns não é muito recomendado.

    Digo isso pois trabalho com redes de internet.

  8. Isso me parece mais que a sua provedora não está fornecendo o serviço corretamente do que uma relação com o procedimento de formatação do seu computador.

    A rede pode ter problemas:

    1 - qualidade do cabo; já tentou trocar o cabo?

    2 - cabo mal crimpado: muitas vezes nos mexemos o cabo e ele pode apresentar rupturas e nesse conecta / desconecta ser na verdade o metal dos cabos se tocando.

    Caso não resolva tente ir no painel de controle e simplesmente desligar e ligar novamente a internet a cabo.

    Pode tentar abrir o CMD e digitar: ipconfig /release 

  9. 21 horas atrás, aphawk disse:

    Esses sinais, chamados de Data+ e de Data-  se referem a um sinal serial digital de alta velocidade que trafega justamente por estes dois pinos de maneira diferencial, isto é, o sinal no pino D+ ė exatamente o oposto do pino D-.


    Muito obrigado caro colega @aphawk, sempre me dando esclarecimentos úteis. Realmente já vi que tem essa parte digital nos dispositivos, minha cabeça ainda pensa em entender a parte analógica aí acabo esquecendo que existe essa parte digital dos computadores. 😅

     

    19 horas atrás, Renato.88 disse:

    Porém a mais simples consiste em enviar ou não um valor de tensão em um tempo estabelecido por quem fez o padrão.


    Obrigado @Renato.88, sua explicação realmente faz sentido. Eu vi aqi que as ondas de sinais tem realmente tensão, pouca, mas tem.

     

     

    19 horas atrás, Renato.88 disse:

    Já ouviu falar de código Morse? Os dados são baseados nisso, só que feitos de forma mais rápida e mais moderna.

    Sim, sim! Os bits são os pontos e traços nessa analogia, faz sentido! 😀

     

     

    14 horas atrás, .if disse:

    Na prática mesmo, considerando que a saída +5 está ok


    @.if Obrigado por esse comentário, eu fui testar com o multimetro só que fiquei muito desengonçado na hora de testar a minha porta USB, eu comprei um dispositivo que mede a tensão e a corrente da minha porta, assim me auxiliando no diagnóstico da porta usb e para acompanhar em tempo real como está o funcionamento daquela parte. Com tensão e corrente em mão posso olhar no datasheet da placa-mãe que eu tenho e posso averiguar qual componente possa estar ruim (farei isso amanhã no meu trabalho).

    Agora em suma e mudando de assunto um pouco.

    Gostaria de agradecer os senhores, @aphawk, @Renato.88 e @.if por suas recorrentes aparições em meus posts de dúvidas aqui no clube do hardware.

    O personagem da capa de perfil do  @aphawk, o Circuito Integrado da foto do @Renato.88 e as letras verdes do nome do @.if tem sido figurinhas que eu noto rápidamente pela suas presenças constantes e muito valiosas.

    Não conheço os senhores mas presumo que sejam mais maduros pois possuem muito conhecimento e os disponibilizam de forma muito clara e simples. Seus conhecimentos têm sido de grande valia para mim nessa jornada. Obrigado!

    Essee fórum tem sido para mim uma faculdade sem mensalidade, espero agregar no futuro como os senhores fazem na medida que meus conhecimentos tomarem corpo.

    • Curtir 1
    • Amei 1
  10. Boa noite!

    Estou estudando eletrônica e busco entender o que é dado.

    O meu multimetro tem capacidade para medir corrente, tensão, resistência e continuidade. Mas e o dado?

    Eu estou aprendendo como eu posso reparar uma porta usb e ela te 2 vias que se chamam "dados mais (+)" e "dados menos (-)". O que isso significa? Eu já escutei de um colega que tudo na eletrônica envolve onda e que por isso o oscilscópio consegue detectar. Beleza, o osciloscópio talvez consiga (não sei não estudei eletrônica a fundo para ter esse equipamento) detectar essa onda só que ainda fico na dúvida se ela tem tensão, se ela é contínua ou se é alternada.

    Dado tem direção?

    Pois o lugar com menos elétron vai para onde tem mais. Se o pendrive tem a via "dado mais" então nessa rota o elétrons vão?

    Mas o Pendrive também tem "dado menos" nesssa via os elétrons saem do pendrive?

    Dúvida sincera minha. 😅
     

    • Curtir 1
  11. 9 horas atrás, aphawk disse:

    Eu também nunca ví nenhum sinal da porta USB ir direto a uma CPU de PC.


    Hoje no serviço abri pela primeira vez um diagrama esquemático com o modelo da minha placa-mãe do notebook, segui as trilhas utilizando meu mutimetro e fui testando. Você está correto @aphawk.

     

    20 horas atrás, Renato.88 disse:

    nunca vi um sistema que tivessem diretamente ao processador. Geralmente estão conectados ao Chip set, ou então a algum CI de interface que pode compartilhar suas entradas/saídas com outros periféricos


    Corretíssimo @Renato.88 muito obrigado!

    Agora uma resposta quanto ao meu post que eu falei de forma estremamente ignorante (pois não sabia) sobre a eletrônica dos USBs:

    Se você futuro leitor que assim como eu não entende pra onde a eletricidade do circuito vai, recomendo fortemente que utilize se possível o diagrama elétrico da sua placa que está em análise. Eu com o nome e numero do componente descobri que ele não ia diretamente na CPU mas sim que o Vcc era ligado em 3 capacitores em paralelo e que tinha todo um circuito por trás.

    Deu até mais vontade de estudar eletrônica! 😅

    É muito bom ver que os componentes que estão sendo testados condizem com o do diagrama. Fica a dica pros novatos como eu.

    • Curtir 1
    • Amei 1
  12. A porta usb possui 4 pinos (não necessáriamente nessa ordem):

    usb.png.b2e0d7cfcfe00d2515ca6edaef2158d4.png

    - dados (+)
    - dados (-)
    - vcc
    - gnd

    recorrentemente na empresa que eu trabalho como TI as porta usb apresentam mau funcionamento, não por causa de impacto, mas creio eu devido a falhas na parte eletrônica.

    Para resolver esse problema eu me inscrevi em um site que possui datasheets de motherboards que me mostram os esquemas elétricos e assim eu quero seguir a trilha para testar os componentes que trazem energia no 5v do vcc. Só que em um caso eu vi que a porta USB vai até a CPU do notebook. 😵‍💫

    Pretendo comprar o livro do Gabriel Torres pra ver se ele pode me auxiliar a entender a parte de hardware voltada para essa parte do USB/CPU só que isso ainda vai demandar tempo... Será que posso raspar a trilha que vai do 'iniciozinho' da CPU para testar se chega 5V lá na porta USB? Eu só vejo sentido em ser isso pois a minha porta usb não liga nenhum dispositivo (teclado ou mouse).

  13. Estou estudando eletrônica no meu tempo livre a uns 7 meses e minha dúvida é para me situar e aprender com a experiência dos senhores colegas de fórum se devo ou não almejar em curto prazo devendar problemas eletrônicos em circuitos de placas analógicas.

    Os senhores identificaram em quanto tempo após iniciarem seu estudos em eletrônica os problemas em objetos que repararam durante suas vidas?

    Eu como TI identifico problemas em notebooks em memórias RAM mas apenas para subsituição, eu sei quando uma parte está ou não funcionando corretamente e trocá-la. No entanto isso não me torna um conhecedor de eletrônica.

    Estou estudando eletrônica e já consigo identificar componentes, quando não sei pesquiso pela sigla no Google e aí passo saber que tipo de componente é!

    Agora em um curso sobre fontes chaveadas eu estou tentando saber como eles funcionam juntos, hoje foi o primeiro dia que identifiquei em uma placa onde situa a parte do transformador, retificador, filtro e regulador de um monitor AOC antigo que possuo em mãos.

    • Curtir 1
  14. Olá, boa noite. Estou aprendendo a testar componentes na placa, antes eu tento identificar qual é o componente (neste caso tem um "L" o que eu identifiquei como indutor) para assim ver um vídeo de como testa.

    Por ser um indutor eu não sei como eu coloco as pontas de prova nesses 4 pinos, ou se tem uma ordem com o multimetro na escala de resistência. Para isso quero saber qual é o modelo para eu pesquisar em um vídeo.

    Obs: Pesquisei as letras (73l174) e achei um datasheet de um Circuito Integrado. O que estou fazendo de errado?

    componente.jpg

    placa.jpg

  15. 45 minutos atrás, FranciscoS1987 disse:

    quando estiver no processo de instalação eu coloco a opção impressora de rede e via cabo de rede correto? Eu deixo ela conectada com no usb?


    Quando sua impressora estiver conectada ao seu computador vá na propriedades de impressora e na parte de compartilhamento aperte a "caixinha" onde está escrito compartilhar essa impressora na rede e terá sua impressora distribuída na sua rede de internet interna.

    Detalhe: certifique-se de que todos os dispositivos que deseja conectar estão na mesma rede interna, seja um mikrotik, VPN ou semelhante.

  16. Olá Francisco, eu faço isso corriqueiramente e sei que impressora dão trabalhos as vezes.
     

    59 minutos atrás, FranciscoS1987 disse:

    Preciso instalar 3 impressoras de etiquetas Argox na rede, atribuindo um endereço de Ip,


    Para atribuir um endereço IP para a impressora eu sugiro que você no seu próprio computador coloque um ip fixo nas suas configurações de rede e após isso vá e pesquise o modelo da sua impressora Argox e que baixe, instale seu driver e quando for nas opções de qual porta a impressora se situe o sr coloque a respectiva porta que colocou a impressora.

    Caso tenha seguido os passos que sugeri o sr terá uma impressora na rede e assim poderá usá-la por meio do ip através do comando Windows + R e colocando o IP do seu computador.

    Lembre-se de criar um perfil de usuário para que lhe conceda a permissão de utilizar a impressora na rede caso haja algum tipo de segurança.

    Caso tenha dúvidas mande uma resposta 🫡

  17. Boa tarde a todos!  

    Eu trabalho em uma empresa que projeta sua própria placa eletrônica e também manda para que seja construída para depois vendê-la no ramo de solda. Eu não sou um projetor, arquiteto, nem técnico em eletrônica, trabalho com informática. No entanto gostaria de aprender a forma correta de iniciar um projeto de como fazer um circuito (por exemplo um carregador de celular).

    Estou concluindo o livro do Torres sobre eletrônica e assim já consigo identificar muito bem componentes e montá-los em uma protoboard, tenho vontade de fazer um circuito por exemplo que carregue uma bateria de lítio 4v e aqui vem minha dúvida: Como se planeja uma placa de circuito impresso? É na base da tentativa e erro? Pois há circuitos que fornecem alimentação DC e que acabam esquentando demais alguns resistores e isso me parece que eu não tenho o conhecimento suficiente, alguma sugestão de livro ou puxão de orelha?

  18. Olá boa noite, existe um problema na empresa que eu trabalho no qual sou TI e que eu não estou sabendo como resolver.


    A empresa é na verdade um galpão, com 32 pessoas cada uma com um celular e um notebook. Por algum motivo alguns celulares estão desconectando do wi-fi, uns 7 para ser mais específico (o total é de 32).

    Me questionei se era a distância, mas como o sinal era forte logo descartei essa possibilidade. A unidade possui uma routerboard gerenciável, logo pensei: "será que a pool de IP está pequena?" mas como os celulares se conectavam, logo descartei essa possibilidade também.

    Observação: caso seja útil para o conhecimento dos senhores nós utlizamos para todos os funcionários um celular motorola g7 ou se não e13.

    - Não é distância.
    - Não é falta de ip na pool.
    - Todos os outros conseguem utilizar normalmente.

    O que poderá ser?

    ADIÇÃO: os celulares se conenctam no entanto eles caem e desconectam, por algum motivo que eu não entendo ao sair da sala no qual reúne mais de 15 pessoas o dispositivo se conecta. Eu não sou um sujeito muito capacitado, sei das minhas deficiências em varios aspectos de rede como túneis, PPPoE e etc. Mas eu não vejo razão alguma para isso ocorrer, eu cogitei ser a interferência de vários dispositivos em um mesmo local mas, se há interferencia em 7 dispositivos em um sala com 15 celulares que são iguais, por que eles também não desconectam?

    Eu estudei em eletrônica que para um dispositivo como um rádio sintonizar com a frequência de um emissor ele precisa estar em ressonância.

    A lógica é a mesma, correto?

  19. Olá, estou aqui para agradecer como esse fórum tem me ajudado na minha área de trabalho em TI. Comecei com dificuldades em montagem de computadores, entendimento de redes e até utilizar recursos des sistemas operacionais. Agora eu monto e desmonto computadores diferentes, troco peças, aprendi conceitos de redes que apliquei na empresa onde trabalho e que ajudou no acesso a pastas compartilhadas (que parece ser fácil mas quando a quantidade de pessoas aumenta a coisa aperta 😁), inclusive opero agora algo que via como um monstro, O TERMINAL LINUX DO SERVIDOR, enfim muitas coisas que uso no trabalho eu obtive aqui, e assim dado esse contexto começo realmente meu tópico:

       "O que os senhores realizaram nos seus serviços que foi um expoente? o que fez que ajudou seus colegas ou usas empresas e que lhes vislubraram ao realizar?"

     

    Preciso explicar essa frase pois eu mesmo aprendi que costumeiramente assimilo conhecimentos úteis com outras pessoas, em situações que as vezes nem sempre são agradáveis pois quando o Mikrotik dá problema as vezes o serviço de outras pessoas são aplacados e por consequência esperam algo de você (no caso eu que sou TI). Só que, quando eu pego um computador que não ligava e concerto, ou mexo no mikrotik e resolvo o problema na rede e escuto dessa pessoa:

    "Obrigado, você é o cara!"
     

    Isso é impagável, e muita coisa eu bebi as primeiras gotas nesse fórum, posts que datam as vezes de quase 18 anos atrás, 😂 😂 😂 😂 😂 😂 .
    Por exemplo, no meu trabalho eu quero ser útil, isso implica ajudar meus colegas, ai ao escutar de alguns colegas que estavam com seus respectivos notebooks com portas USB defeituosas me prontifiquei a resolver algo que ocorre com frequência, não resolvi ainda pois soldar e desoldar componentes eletronicos é minha maior dificuldade!!!

    Se eu conseguir (e estou esforçando para isso!!), será um expoente pois são quase 6 computadores em uma unidade com 30 pessoas que possuem esse problema.

    Por fim, para finalizar, quando digo expoente eu não me refiro a criar um novo Facebook, digo isso para deixar claro expoente para mim é fazer algo que ajude seus colegas e que te surpreendeu com o quão benefico foi sua atitude.

    até mais, esse fórum é preciso!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!