Como você pretende usar Linux, melhor evitar Nvidia. Isso vai te poupar de dores de cabeça com drivers. Usei uma GTX 1070 Ti com Linux por um bom tempo e tive dores de cabeça. Após trocar pela RX 7600 XT, finalmente tive paz.
Para jogar em 1440p, o ideal seria uma placa de vídeo AMD com mais de 8GB de VRAM. Mas, dentro do seu orçamento, o melhor que conseguirá será a RX 7600 8GB mesmo... E o modelo da ASUS é bacana.
Os drivers de vídeo da AMD para Linux são open source e estão incluídos no próprio kernel. Ou seja, não é necessário baixar nada. E eles são atualizados quando você atualiza o sistema. Basta sair usando em qualquer distro. Eu mesmo uso o Debian 13 e funciona extremamente bem.
Baixar os drivers do site da AMD no Linux não faz sentido, exceto para aplicações muito específicas que dependam deles. O mesmo vale para os drivers proprietários da Nvidia que, embora não estejam incluídos no kernel, estão nos repositórios da maioria absoluta das distros (e, nas distros mais amigáveis, geralmente o próprio instalador já detecta e instala).
O gerenciamento de drivers no Linux é diferente daquele encontrado no Windows. É mais fácil, na verdade. O Windows é bem ultrapassado nesse ponto.