Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Setup AMD para usar com GTX 1080


Ir à solução Resolvido por Hanner,

Posts recomendados

Ola mundo, tudo bom com vocês?

É o seguinte; atualmente tenho um PC que, se eu fosse definir em uma palavra, seria desequilibrado. Umas peças são ótimas, outras medianas, outras... horríveis kkk
Dele só pretendo salvar a fonte, uma Corsair TX750M, a GPU, uma GTX 1080 G1 Gaming, e o HDD e SDD. Nem o gabinete será salvo.
Eu pretendia me manter na Intel já que ela não me decepcionou ao longo do tempo mas, por algumas alegações como; os futuros processadores da AMD prometem e colocar Intel agora para trocar tudo no upgrade AMD no futuro, é gasto desnecessário; e também alguns benchmarks que eu vi, resolvi arriscar o AMD.
Como eu não tive muito contato com a marca, esperem por erros grotescos nesse setup (já coloquei os links de alguns se quiserem ver a especificações):
CPU: AMD Ryzen 7 3700x 3.6GHz
GPU: Gigabyte GeForce GTX 1080 8GB

MOBA: Gigabyte X570 Gaming X

RAM: DDR4 G.Skill Trident Neo AMD 16GB (2x8GB) 3200MHz

HDD e SSD: Já tenho 1TB da Western e 240 da Kingston, pra mim é o suficiente

Fonte: TX750M 750W 80 Plus Gold (Já tenho, praticamente ganhei uns 200 reais em fonte na garantia da Corsair... Kkkk obrigado Corsair)

Gabinete: Eu gostaria de um com espaço mas simples (tipo um NZXT H500) e com boa ventilação (talvez o Pichau Gadit) mas não sei se ficaria com uma boa ventilação.
Air/Water Cooler: Isso eu não tenho ideia da necessidade, sei que AMD tem a fama de ser cabeça quente então preciso caprichar nisso. A estética também conta nessa parte (Não que eu repudie completamente mas, estética para mim, não é 100m de RGB dentro do gabinete).

 

Gostaria de saber se é um projeto decente, compatível e que vale a pena.

Dicas de outras peças e coisas do tipo são bem vindas :D 
Desde já, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá @Gui1803 !

 

Teu setup está equilibrado sim. Eu, pessoalmente, economizaria nas memórias, por exemplo com este kit. Com relação à fama de cabeça-quente da AMD, esqueça. Isto é coisa dos tempos (nada saudosos) dos FX. O cooler box do Ryzen 7 3700X já dá conta do recado, exceto se pretendes fazer overclocks entusiastas nele. Repare que apesar de ser um 8c/16t de alta performance o TDP do 3700X é apenas 65W!

 

Isto nos leva a outra questão. Caso teu objetivo não seja fazer overclocks lá pra casa dos 4.4GHz podes economizar na placa-mãe. Atualmente o melhor custo x benefício pra segurar esta CPU deve ser a  ASRock B450 Steel Legend. Não te preocupes porque nos testes até mesmo o Ryzen 9 3900X teve um desempenho similar nos chipsets X570 e B450, vê:

Spoiler

image.png

Fonte

 

Com relação ao gabinete, geralmente recomendo o Aerocool Aero500. Possui boas soluções de refrigeração, design minimalista (de minha preferência) e não tem aquela tampa frontal de vidro/acrílico que mais serve para atrapalhar a entrada de ar nas ventoinhas.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta @Hanner !

 

5 horas atrás, Hanner disse:

Teu setup está equilibrado sim. Eu, pessoalmente, economizaria nas memórias, por exemplo com este kit.


Eu realmente achava que estava tendo um gasto demasiado com as memórias. Não busco algo muito colorido então esse kit ai foi uma bela recomendação, obrigado! :D 

 

5 horas atrás, Hanner disse:

Com relação à fama de cabeça-quente da AMD, esqueça. Isto é coisa dos tempos (nada saudosos) dos FX. O cooler box do Ryzen 7 3700X já dá conta do recado, exceto se pretendes fazer overclocks entusiastas nele. Repare que apesar de ser um 8c/16t de alta performance o TDP do 3700X é apenas 65W!


Essa fama realmente é grande e até cheguei a pensar que fosse exagerada mas, já que a cidade onde moro é quente, tenho que acabar tendo muito cuidado com isso senão eu compro um forno... 
Eu não pretendo fazer um overclocks pesados, talvez no futuro eu pesquise sobre isso, já que não sei muito do overclocking. Seria algo mais estético e sem necessidade agora mas, você teria alguma recomendação quanto ao sistema de ventilação? Acho bonito um Water Cooler ou coisas do gênero mas, como disse, seria algo para quando o dinheiro estiver sobrando.

 

5 horas atrás, Hanner disse:

Isto nos leva a outra questão. Caso teu objetivo não seja fazer overclocks lá pra casa dos 4.4GHz podes economizar na placa-mãe. Atualmente o melhor custo x benefício pra segurar esta CPU deve ser a  ASRock B450 Steel Legend.


De fato é uma bela placa-mãe. Não vou negar que, esteticamente, prefiro a X570; toda preta, simples e ATX. Como disse antes, talvez um dia eu faça um overclock então, dependendo do meu orçamento, acabarei ficando com a X570, mas obrigado pela recomendação.

 

5 horas atrás, Hanner disse:

Com relação ao gabinete, geralmente recomendo o Aerocool Aero500. Possui boas soluções de refrigeração, design minimalista (de minha preferência) e não tem aquela tampa frontal de vidro/acrílico que mais serve para atrapalhar a entrada de ar nas ventoinhas.


Somos de gostos bem parecidos, achei esse gabinete perfeito e provavelmente vou pegar ele. Ainda tenho a duvida quanto a ventilação. Você disse que o cooler box da AMD dá conta do processador e, com o convívio que tive com minha GPU, ela também se sai bem nessa. Porém, moro em uma cidade onde 30ºC~35ºC é a temperatura de um dia normal. Minha GPU já pegou cerca de 70ºC em jogos como Overwatch (isso no menu) e, pelos benchmarks que vi, o Ryzen 3700x tende a funcionar a essa média de temperatura. No fim, o meu medo é de que com duas peças a 70ºC ou mais, juntamente a uma má ventilação, acabe danificando algo. Acho que penso também na estética mas seria algo adicional, para o futuro.

EDIT: Eu encontrei o Cougar MX330 e achei bom as posições das baias de HDD e SSD, além de ser simples. Seria uma boa pedida?

De novo, muito obrigado pela resposta e recomendações, foi muito útil para mim, que tinha ainda um certo receio em relação à marca. Tenha um bom dia :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui1803

 

Caso pretenda fazer overclock mesmo é bom pegar uma placa bastante parruda pra conseguir fornecer energia pra um processador de 8 núcleos. Não encontrei especificações a respeito das fases, fets, e outros componentes dessa X570 da Gigabyte pra corroborar, mas acredito que seja suficiente. Outra boa opção é esta Biostar X470GT8 que posso garantir: vem com uma penca de fases e tem toda construção absolutamente excelente. Até o som dela é bastante superior. O único problema é a BIOS não muito amigável (digo por experiência própria).

 

Agora, se a questão for apenas a estética, dê uma olhada no modelo B450 Tomahawk da MSI que oferece qualidade de construção do nível da Steel Legend (se não superior) e ainda é mais barata que as X570!

 

Já com respeito ao watercooler: os modelos de entrada com radiadores de 120mm geralmente possuem desempenho de bons aircoolers (por vezes na mesma faixa de preço). Eu costumo recomendar o Maelstrom 240T pelo custo x benefício mas não encontrei por um bom preço hoje.

 

Fique tranquilo porque 70 graus em dias quentes é uma temperatura aceitável sim. Mas é necessário criar um fluxo de ar no gabinete. Lembre-se que o ar quente (menos denso) irá se deslocar naturalmente para cima. Dessa forma, ventoinhas na parte de baixo do gabinete devem soprar para dentro e outras na parte superior devem soprar para fora. De forma análoga, é interessante dispor ventoinhas frontais para dentro e traseiras para fora do gabinete. Assim você garante que o ar dentro do gabinete seguirá sendo trocado. Exemplo:

Spoiler

image.png

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner

 

4 horas atrás, Hanner disse:

Caso pretenda fazer overclock mesmo é bom pegar uma placa bastante parruda pra conseguir fornecer energia pra um processador de 8 núcleos. Não encontrei especificações a respeito das fases, fets, e outros componentes dessa X570 da Gigabyte pra corroborar, mas acredito que seja suficiente. Outra boa opção é esta Biostar X470GT8 que posso garantir: vem com uma penca de fases e tem toda construção absolutamente excelente. Até o som dela é bastante superior. O único problema é a BIOS não muito amigável (digo por experiência própria).


Cara, eu realmente tô entrando em choque aqui com as essas placas kkkk
Eu dei uma pesquisada sobre as placas e encontrei a ASUS TUF GAMING X570 PLUS. Essa também seria boa para OC?

Eu gostei bastante dela, porém não entendi muito bem o porque dela só suportar até 2666MHz em stock. Eu sairia perdendo adquirindo ela junto com o kit de memória que você recomendou?

 

4 horas atrás, Hanner disse:

Fique tranquilo porque 70 graus em dias quentes é uma temperatura aceitável sim. Mas é necessário criar um fluxo de ar no gabinete. Lembre-se que o ar quente (menos denso) irá se deslocar naturalmente para cima. Dessa forma, ventoinhas na parte de baixo do gabinete devem soprar para dentro e outras na parte superior devem soprar para fora. De forma análoga, é interessante dispor ventoinhas frontais para dentro e traseiras para fora do gabinete. Assim você garante que o ar dentro do gabinete seguirá sendo trocado. Exemplo:


Isso era o que mais me preocupava. Esse exemplo foi perfeito e vai me ajudar muito na hora de montar o gabinete, obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Gui1803 disse:

Essa também seria boa para OC?

Dá uma buscada por reviews da TUF se tiver preferência pela marca, provavelmente ela também entrega um bom desempenho nesse quesito. Infelizmente não conheço muito bem as placas da Asus, mas acredito que sim. Eu, pessoalmente, nessa faixa de preço já compraria uma X470 Taichi que é outra rainha do overclock. Mas como já disse, também tem um bocado de opinião pessoal e confiança na marca nessa minha afirmação.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Hanner disse:

Dá uma buscada por reviews da TUF se tiver preferência pela marca, provavelmente ela também entrega um bom desempenho nesse quesito. Infelizmente não conheço muito bem as placas da Asus, mas acredito que sim. Eu, pessoalmente, nessa faixa de preço já compraria uma X470 Taichi que é outra rainha do overclock. Mas como já disse, também tem um bocado de opinião pessoal e confiança na marca nessa minha afirmação.

 

Bom, de acordo com esses reviews ela se sai bem em OC:

 


https://www.overclock3d.net/reviews/cpu_mainboard/asus_tuf_gaming_x570_plus_wifi_review/3

Obrigado pela recomendação da X470 Taichi. O Ryzen 7 3700x funciona perfeitamente nela? Talvez eu acabe pegando ela pela recomendação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/11/2019 às 00:11, Gui1803 disse:

Ola mundo, tudo bom com vocês?

É o seguinte; atualmente tenho um PC que, se eu fosse definir em uma palavra, seria desequilibrado. Umas peças são ótimas, outras medianas, outras... horríveis kkk
Dele só pretendo salvar a fonte, uma Corsair TX750M, a GPU, uma GTX 1080 G1 Gaming, e o HDD e SDD. Nem o gabinete será salvo.
Eu pretendia me manter na Intel já que ela não me decepcionou ao longo do tempo mas, por algumas alegações como; os futuros processadores da AMD prometem e colocar Intel agora para trocar tudo no upgrade AMD no futuro, é gasto desnecessário; e também alguns benchmarks que eu vi, resolvi arriscar o AMD.
Como eu não tive muito contato com a marca, esperem por erros grotescos nesse setup (já coloquei os links de alguns se quiserem ver a especificações):

Gostaria de saber se é um projeto decente, compatível e que vale a pena.

Dicas de outras peças e coisas do tipo são bem vindas :D 
Desde já, obrigado

 

A X570 ASUS TUF é a melhor custo x benefício em questão da qualidade de VRM


Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!