Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Largura de trilha, versus corrente, e sugestões de conector


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal. Estou unindo duas fontes corsair VX550W visto que as duas estão 100%, uma está, digamos, subutilizada, e estou pensando em alguns projetos usando 12V para 10A, com som de carro, que envolvem o computador junto.

 

As duas fontes serão usadas em paralelo, com quase todos conectores, salvo o da placa mãe (neste momento). (muito grande para trabalhar)

 

Pensando nisso, eu tentei usar conectores como este

 

1342444854_1.jpg

mas eu posso ter um, dois ou tres problemas, que me fizeram alterar o projeto

o ferro de solda, o estanho, ou ainda o conector que tem alguma coisa que impede pegar solda... mas.. o estanho é soldbest 60/40, o ferro de solda é hikari 100w o conector, sei lá... mas queimei os dedos, ficou ruim de soldar, perdi 24hs e não consegui 10% do que queria...

 

vou usar esses conectores para outra coisa. tenho de arrumar meu som, e servirão muito bem

 

voltando.... então pensei no seguinte. Ou conectores borne KRE ou bornes banana.

 

Basicamente, vem das duas fontes as linhas de 12V e 5V, já em paralelo, entram por esse borne, seguem por uma Placa, e no outro lado do PCI (uns 20cm) irão tantos outros bornes quanto necessário para ligar.

 

Pelo preço, estou pensando em bornes KRE, porém, nos datasheet que vi, ele suportaria até 15A. Eu não tenho carga, atualmente, para maior que isso, é fato, mas poderei ter quando terminar o projeto que citei acima, e gostaria que sobrasse capacidade nessa plaquinha de circuito. Quanto a fonte e computador, não preocupo-me, mas, não quero ter sustos com a placa de circuito.

 

Então, pela corrente, plugs banana. Mas, não achei bons preços comparado aos KRE. Que me sugerem neste caso? Alguém aí já usou correntes altas com bornes KRE?

 

Eu prefiro eles aos banana, visto que com os KRE bastaria ele, e os banana, ainda tenho de comprar o plug

 

 

 

E agora, também pertinente... eu vi por sites que o correto é 1mm por ampere numa placa de fenolite comum.... isso procede? Porque, se sim, é mais um voto a favor dos bananas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest,

 

Complicado isto de 1mm por ampere, pois nunca sabemos qual a espessura do cobre que está nas placas de fenolite, a menos que você compre direto do importador.  Existem placas de fenolite onde a espessura do cobre é bem maior, Eu sempre faço o seguinte : passo solda alta em toda a área das trilhas por onde passa alta corrente, assim voce evita essas limitações. Já tive uma placa por onde passava 35 Ampéres...

 

Porque voce não usa vários conectores KRE em paralelo ? Tipo dois a dois, e capriche no circuito impresso para otimizar a transferência entre os dois e o restante da trilha.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest,

 

Caramba 1 milímetro de espessura de cobre ????????  Não pode ser ! Tem alguma unidade errada nessa medida ! Isso deve ser a placa toda, digo, fenolite + a espessura do cobre, não é ?

 

 

Sim, eu passo solda em cima, mas o melhor mesmo é voce usar um pedaço de fio de cobre junto com a solda. Mas isto só para correntes e frequências bem altas.

 

Olha este link, ajuda muito a fazer os cálculos de corrente sobre as placas PCB :

 

http://circuitcalculator.com/wordpress/?p=25/

 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara.. o fenolite, total, dá 2 mm... com o cobre e a parte plástica embaixo... sei lá, mas.... só sei que foi assim, heheh

cara.. eu fiz o calculo. visando um cenario de 25 graus a 50 graus, dentro do pc, por obvio, passando 20A..... se eu fiz certo, deu muito pouco.

será que tá certo

post-391122-0-29184500-1394415366_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest

Não está correto não. A espessura máxima do cobre usado nas Pcbs é de 130 micrometros, que é 0,13 milimetros. Porisso os seus resultados.... 1 milimetro de cobre é cobre prá caramba, dá para fazer um guia de onda maravilhoso com ele, e ia pesar uma barbaridade kkkk. Vamos corrigir isso, use 0,13 milimetros como thickness.

Voe tem também de informar os tres itens Optional da seguinte maneira :

Primeira temperatura 10 graus . Representa o aumento máximo devido à corrente.

Segunda temperatura 25 graus. Representa a temperatura ambiente.

Terceiro item é o tamanho máximo da trilha por onde circula essa alta corrente.

Os resultados que voce precisa são os que estão como EXTERNAL, ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk, vou encerrar por enquanto. Estou no aguardo dos bornes banana. Optei por esse, porque depois uso espaguete termo retrátil para "dar cores" a eles. Mete o espaguete no conector, esquenta e voi-lá, para se confundir nas cores é menor o perigo

 

Entre terça e quarta eu posto como ficou o treco, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!