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Taxa de DL muito pequena em relação a veloc. da internet (Velox)


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Olá galera. 

Eu tenho Oi Conta Total 2, que me dá acesso a 10mb de velocidade na Oi Velox. Isso já tem uns 2 anos, mais ou menos, e quase nunca tive problemas com minha taxa de download,
que normalmente chegava a 1mb/s em bons servidores de dl. Porém, já faz umas 2 semanas que minha taxa de dl diminuiu para um quinto da capacidade, ou seja, só chega, no máximo, a 200-250 kb/s.

Eu abri chamado e eles disseram que só tem técnico disponível pra dia 12  :mad: 
Eu achei que pudesse ser algo relacionado a franquia da velox, pois andam comentando aí que agora eles implementaram esta franquia.

Mas o curioso é que meu downstream continua como se fosse de 10mb, conforme a img.
Eu testei a conexão de upload e ela tá ok. Consegue chegar a um máximo de 65kb/s, o que condiz com a taxa de upstream na img.

 

x57caq.jpg

 

Já testei em outros pcs, coloquei outro roteador, testei com cabo e nada. Testei baixando arquivos em diferentes site, até mesmo com acelerador . Continua chegando no máximo em 250kb/s, com média de 200kb/s, como se a minha internet fosse de 2 mb. E é muito padronizado. Como se fosse alguma coisa que estivesse impedindo da velocidade da banda ficar o normal.

Alguém já passou por algo parecido e poderia me dar alguma luz, pfv?
De antemão, agradeço pela ajuda

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Olá, Diegowfrk, e seja bem vindo ao fórum.

 

O problema dos ISPs (Internet Service Providers) em geral, e não só brasileiros, é que (QUASE) nunca o serviço anunciado dá as velocidades anunciadas...  :(   

E, pra atrapalhar ainda mais, põem TUDINHO em megabits (mpbs), e não KB (KapaBytes). Isso sempre atrapalha na hora de fazer contas.  :confused:

Por outro lado, há ainda o chamado "traffic shaping" ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping ). Ísto até é aceitável nas 'horas de ponta', mas nas ditas 'horas mortas' é totalmente inaceitável.  :angry:  :mad:

 

EDIT

Já agora, já testou o seu modem ou router? É o adequado? Não terá dado o berro ou assim?

Por outro lado, instalações, updates, upgrades, recentes de hardware e/ou software podem ter "mexido" nisso, isto é, alterado as suas taxas de download.

 

Soluções possíveis.

 

1a-) Use o "pesquisar" do fórum. Aposto que encontrará possíveis soluções para esse serviço da velox.

 

1b-) "Googleie" por exemplo assim: https://www.google.com.br/search?q=velox+10+mb+clube+do+hardware&client=opera&oe=utf-8&channel=suggest&gws_rd=ssl&o que=velox+10+mb+clube+do+hardware

Encontrei por exemplo isto: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/971159-velox-10mb-extrema-lentidão-e-instabilidade/

 

2a-) Há vários "tweakers" (freeware em geral) para Windows em geral, e para SOs específicos (nem referiu qual era) que poderão melhorar a sua net.

http://www.baixaki.com.br/busca/?q=tweaker=Submit

http://www.baixaki.com.br/busca/?q=tweaker+internet&so=1&buscar=Submit

http://www.superdownloads.com.br/busca?q=tweaker&s=Windows

Baixe SEM o instalador dos 2 sites acima.

 

2b-) Talvez a versão free do ASC (Advanced System Care) ou do Glary Utilities ajude também.

 

2c-) O shareware TuneUp Utilities, por exemplo, tem uma secção dedicada a isso. Poderá usá-lo gratuitamente por um mês, acho.

 

2d-) Se usar programas "p2p" (peer 2 peer), use as funções de portas aleatórias em cada arranque e encriptação de conteúdo. Costuma resultar. E não me posso "estender" mais neste item, as regras do fórum proíbem: "Googleie"!  ;)

 

Boa sorte, e cumprimentos.

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Olá Anthmann. Obrigado pelo post

 

Eu estou ciente que nem sempre a velocidade é a mesma contratada, mas como eu disse, estava funcionando perfeitamente, quando de um dia pro outro a taxa de download caiu bruscamente.

Já pesquisei bastante, e tentei várias coisas, mas ainda continua o problema. Como eu havia dito, testei com outro roteador e no cabo também e baixando arquivos de diferentes servidores.

 

Aparentemente o usuário cujo tópico você postou não conseguiu resolver o problema dele, pois o tópico acaba sem conclusão.

 

Com relação ao traffic shaping, eu fiz o teste no glasnost e deu isso aqui:

Glasnost: Test if your ISP is shaping your traffic

Results for your host (186-242-241-111.user.veloxzone.com.br - 186.242.241.111):
Is your upload traffic rate limited?

There is no indication that your ISP rate limits your uploads.

Is your download traffic rate limited?

The measurement data is too noisy to detect whether your ISP rate limits your download traffic. Re-running the test while ensuring that no other downloads or uploads are running in the background might fix this problem.


info.png You can view the detailed measurement results of the test here.

For more details on how Glasnost tests work, please read our NSDI 2010 paper.

 

 

Quanto aos tweaks, tentei utilizar um aqui mas não deu em nada. Vou tentar os outros

 

De qualquer forma, obg pela ajuda.


cara... simples. 

toda internet oscila muito e fica lenta as vezes.

talvez pra você trocar de plano seria o ideal não? se não espere o tecnico.

aceleradores de download so tras mais problemas pro Pc...

Fica lenta, às vezes, mas por tanto tempo assim, como eu disse no meu post inicial é evidência de que há algo muito errado, ainda mais com o meu dowstream rate mostrando que está tudo ok.

 

Quanto ao acelerador, eu não uso normalmente. Foi apenas com o objetivo de testar a conexão.

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Olá, caros Diego e BukkitBr.

 

Caro Bukkit, 

 

Apesar de aceleradores de download, por vezes, poderem atrapalhar em vez de ajudar, há algumas "afinações" e configurações que eles fazem a nível do SO e do registo que costumam ajudar (pelo menos um pouco). 

Se um desses 'aceleradores' atrapalhar, é só reverter as alterações que ele fez, e desinstalar.

 

Caro Diego,

 

De nada, e sempre as ordens no que eu puder e souber.

 

Já tenho net em casa desde 1999 (era discada, a  netc fri da ex-Telecel, agora Vodafone).

A partir de 2001 ou 2002, ADSL (Sapo, Telepac, Optimus, etc.). 

De momento tenho a wow (wow.pt ou nos.pt) via wifi.

Mas já passei por muitos ISPs portugueses, e muitos deles faziam 'traffic shaping' descaradamente, ou dissimuladamente (os 'dissimulados' eram os piores). Já passei até por algumas situações em que tive que me queixar ao ex-ISP (isp.pt), agora ANACOM (anacom.pt). E à DECO também (deco.pt), da qual sou associado desde os anos 90 do século passado. É com você, se quiser tentar também alguma queixa a alguma instituição brasileira.

 

Voltando à minha net actual. Escolhi-a porque é, simultaneamente, fixa e móvel. Posso usá-la em 4 moradas diferentes em Portugal, o que é excelente. Escolhi o plano mais barato, não preciso de mais velocidade: 2 mbps, pagando (apenas) 25 euros, só net (ca 75 reais) por mês.

[PARENTESIS]

Quanta mais velocidade, mais diferenças entre o plano escolhido e as velocidades reais.

[/PARÊNTESIS].

Isto tem saído excelente, com velocidades (nas 'horas mortas') que, frequentemente, ultrapassam os 2 MB por segundo.

Mas reparei que a minha velocidade, ultimamente, tinha decaído IMENSO (só 40-80 KBytes ps)  no Utorrent fosse em que altura fosse. Aí activei o que referi: portas aleatórias, e encriptação de conteúdos. Voltou a "dar o litro", perto dos 2 MBytes ps, pelo menos nas 'horas mortas'

 

Quanto ao exemplo que referi e encontrei via google, nem li o tópico. É com você pesquisar o fórum via a ferramenta de pesquisa, ou via google.  

 

Ah, por favor vá ao sourceforge.net e, para teste, baixe uma coisa qualquer de tamanho médio ou grande, em várias ocasiões ou horas. O sourceforge costuma dar o máximo que uma ligação aguenta. Ou de outros sites que você conheça e que façam o mesmo. Estes testes são reais.

 

Em testes online, também conheço mais alguns sites. Costumo confiar nestes:

http://www.anacom-consumidor.com/em-destaque/quer-conhecer-a-velocidade-real-da-sua-internet.html

http://www.netmede.pt/ (ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações)

http://speedmeter.fccn.pt/ (Fundação para a Computação Científica Nacional)

 

Mas encontrar a causa ou origem da sua quebra ou queda nos dls, se não for culpa do ISP (em geral é), pode ser como encontrar uma agulha em um palheiro... :(

 

Boa sorte, e cumprimentos a ambos.

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Tive um problema parecido, com a NET, em 2012. Eu tinha 5Mbit e baixava a 589KB/s, e foi só contratar 10Mbit que eu baixava a 100-200KB/s? Tem algo ai, tio! hehehe.

 

Depois de muito lenga-lenga na parte deles decidi "ir pra cima". Encomendei o Código de Defesa do Consumidor (CDC), veio gratuitamente direto de Brasília! Com a ajuda desse livro consegui que minha velocidade ficasse sempre a 1.3MB/s, nunca mais deu problema (e tive uns bonus também).

 

O que ocorria é que a minha velocidade ficava normal somente entre a meia-noite e o meio dia, depois eles faziam o Trafic-Shaping.

Teste e veja se a sua velocidade é normal durante a madrugada e teste protocolos p2p para ver se há diferenças na velocidade.

 

Se for o caso de safadeza da empresa, me contate por PM que eu te ajudo a buscar seus direitos :)

Abraço.

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Obrigado pela resposta Amarildo.

 

Eu testei pra ver se era traffic shaping pelo Glasnost, como postei acima, mas não deu em nada.

Ainda não testei de madrugada. O máximo que eu fiquei acordado com a net, desde que começou esse problema, foi até 01:00.

Vou testar essa madrugada.

 

Quanto a ir buscar meus direitos, eu só to esperando dar o dia do técnico vir aqui na minha casa. Se ele não conseguir identificar o problema, vou ter q recorrer a Anatel.

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 Se ele não conseguir identificar o problema, vou ter q recorrer a Anatel.

Vai perder tempo ;)

O melhor é tocar direto na ferida da empresa pois ela SABE que está errada, e se você souber mexer os pauzinhos da forma correta vai poupar tempo indo na ANATEL.

 

Isso, claro, assumindo que o problema é com eles.

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Não no começo. Você precisa insistir no callcenter, passar do atendente ao superior e ir subindo. Não lembro o departamento, mas uma vez uma mulher do alto escalão da NET me ligou e manteve contato comigo, e foi com ela que resolvi meus problemas.

Talvez seja melhor você passar direto ao departamento jurídico da Oi.

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  • 3 semanas depois...

Então galera, vou postar meu feedback aqui.

Depois de 25 dias esperando um técnico, no qual eles deixaram de comparecer 2x, e também no qual nesse meio tempo eu abri um processo na Anatel e no Procon, finalmente o técnico veio hj.
Ele fez alguns testes que eu já havia realizado, trocando modem, etc etc, e voltou na central. Ele disse que a minha porta havia sido desconfigurada, e que uma das razões poderia ser as quedas de energia que às vezes ocorrem na minha cidade. Ele trocou lá não sei o quê e ficou boa a net.

*****, uma coisa tão simples e quase um mês pra ajeitar, é *****. De qualquer forma, estou pensando seriamente se processo ou não a Oi.

Bem, fica aí o meu relato pra caso alguém passe por situação similar.

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Então galera, vou postar meu feedback aqui.

Depois de 25 dias esperando um técnico, no qual eles deixaram de comparecer 2x, e também no qual nesse meio tempo eu abri um processo na Anatel e no Procon, finalmente o técnico veio hj.

Ele fez alguns testes que eu já havia realizado, trocando modem, etc etc, e voltou na central. Ele disse que a minha porta havia sido desconfigurada, e que uma das razões poderia ser as quedas de energia que às vezes ocorrem na minha cidade. Ele trocou lá não sei o quê e ficou boa a net.

*****, uma coisa tão simples e quase um mês pra ajeitar, é *****. De qualquer forma, estou pensando seriamente se processo ou não a Oi.

Bem, fica aí o meu relato pra caso alguém passe por situação similar.

 

 
Caro @diegowfrk , eis uma solução fácil e gratuita, apesar de algo trabalhosa (mas apenas porque leva o seu tempo):
 
1a-) Queixe-se no Reclame Aqui e noutros sites online que conheça. Eis umas dicas:
etc.
Para facilitar, crie um texto padrão e copie-o e cole-o em cada site de reclamações que preferir ou quiser.
 
1b-) SÓ DEPOIS de ter posto a sua queixa em TODOS os sites que preferir ou quiser deverá fazer o seguinte:
 
2a-) Um email é grátis, mas corresponde a uma carta registada via correio normal. 
A data de envio serve de "garantia" que um email foi mesmo enviado, e tem a vantagem de se ficar com uma cópia.
Há serviços de email gratuitos em que, querendo, dão pra se saber se um certo email foi lido (pelo menos aberto, e quando). Tente usar um desses. 
 
2b-) Googleie por emails da sua provedora, e/ou de funcionários dela. Quantos mais conseguir, melhor. Mas 3 a 5 já costumam chegar e sobrar.
 
2c-) Envie os links de todos os sites onde reclamou a explicar a sua situação com a sua provedora.
 
2d-) Em cada email que enviar à sua provedora, inclua todos os outros emails a quem enviou o mesmo. Em princípio, não poderão ignorar os seus emails, visto ter enviado o mesmo conteúdo a - ou para - vários emails da mesma empresa/provedora.
 
3-) Recoste-se e espere uns diazitos ;)
 
Cumprimentos.
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