Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Unbrick em roteador WR841nd com usb ttl serial


Posts recomendados

Pessoal, Brickei novamente meu WR841ND v8.0 numa atualização errada de firmware e acabei de recupera-lo usando um conversor usb serial, só acendia o led power.

 

vou compartilhar aqui com vocês como fiz, pois não achei nada para este modelo de roteador, aqui no Brasil, então tive que tomar a iniciativa de criar este mini tutorial.

 

Primeiro de tudo, tive que comprar no mercado livre um adaptador usb ttl serial Pi2303 5V RS232( parece que não existe drive para este adaptador no windows 8, só no xp e 7, se não vier com cd de drive instale o programa drivereasy e mande procurar o drive).

 

 

20141231_090853_zps170cba91.jpg

 

20141231_090834_zpsb6656851.jpg

 

Esta adapatador usb serial ttl vem com 4 cabinhos, mas o da tensão não usamos, pois o roteador é alimentado pela própria fonte, só de conectar os 3 cabinhos e com a fonte desligada, o led power do roteador ligou mais o aparelho não funcionava enquanto não ligasse a fonte.

 

Depois retirei um conector 4 pinos PWM,de cooler de placa mãe velha e soldei no roteador para poder conectar o adaptador usb ttl serial.

 

 

20141231_085618_zpsc0867b68.jpg

 

 

 Aqui ensina como conectar o conversor usb serial no roteador. 

 

 
Baixei a versão mais nova do openwrt para o wr841ndv8, versão factory e deixei com o nome original(openwrt-ar71xx-generic-tl-wr841n-v8-squashfs-factory.bin) e o o servidor FTP winagentes e o programa putty.

 

Aqui ensina como configurar o servidor Tftp WinAgents e o putty(depois de configurar os 2 programas, use os comandos abaixo, e não os do blog).


E aqui a página do openwrt para os wr841nds


 

Fui na placa de rede do pc e setei ip 192.168.1.100( coloquei exatamente este ip) e mascara 255.255.255.0  e liguei um cabo de rede do pc até uma porta lan do roteador( não pode ser na wan).

 

configurei o servidor FTP winagentes e indiquei para ele onde tava o firmware openwrt que baixei.

 

Configurei o Putty e executei ele, liguei o roteador e comecei a visualizar a Tentativa de boot do roteador, digitei tpl na hora certa e ai comecei a executar os comandos abaixo.

 

Precisa desabilitar o firewall do windows, senão o firmware não sobe pro roteador( o firewall bloqueia a passagem).


Os comandos abaixo configuram a parte do servidor tftp.


setenv ipaddr 192.168.1.111
setenv serverip 192.168.1.100 


O próximo upa o firmware para dentro do roteador:


tftpboot 0x80000000 openwrt-ar71xx-generic-tl-wr841n-v8-squashfs-factory.bin (Vejam abaixo, o processo de up do firmware)


ar7240> tftpboot 0x80000000 openwrt-ar71xx-generic-tl-wr841n-v8-squashfs-factory.bin
Using eth0 device
TFTP from server 192.168.1.100; our IP address is 192.168.1.111
Filename 'openwrt-ar71xx-generic-tl-wr841n-v8-squashfs-factory.bin'.
Load address: 0x80000000
Loading: checksum bad
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ###############
################################################## ####
done
Bytes transferred = 3932160 (3c0000 hex)


Os próximos comandos são usados conforme a versão do roteador:


For TL-WR841ND v3:


1.Erase the flash:
ar7100> erase 0xbf020000 +0x3c0000 
First 0x2 last 0x3d sector size 0x10000 
61 
Erased 60 sectors 


2.Copy RAM content to flash:
ar7100> cp.b 0x80000000 0xbf020000 0x3c0000 
Copy to Flash... write addr: bf020000 
done 


3.Reset
ar7100> reset 

Resetting...
4. Done.







For TL-WR841ND v5, v7, v8, v9:


1. Erase the flash:
wasp> erase 0x9f020000 +0x3c0000


2. Copy RAM content to flash:
wasp> cp.b 0x80000000 0x9f020000 0x3c0000


3. Set up the boot
wasp> bootm 0x9f020000
## Booting image at 9f020000 ...
Uncompressing Kernel Image ... OK


Starting kernel ...
4. Done.

 

Se tiver todos os leds do roteador piscando, depois que digitar tpl no putty só o power vai ficar aceso, depois que executar o ultimo comando para o roteador resetar e tiver dado tudo certo, vai acneder o led do poer, do sys, e da porta lan onde o cabo tá ligado do roteador ao pc.

 

 

O putty aceita que voce copie e cole os comandos, então deixe esta pagina do tutorial aberta e copie e cole os comandos.

 

Quando aparece no putty autoboting em 1 segundo, voce deve digitar tpl em 1 segundo, dá para fazer. Mas voce pode escrever tpl no word copiar e quando aparecer esta opção( autobooting em 1 segundo) voce clica com o botão do mouse e vai colar o tpl.


Fotos do meu depois de recuperado:

 

20141229_201305_zps7f5657eb.jpg

 

20141229_201253_zpsdc0db741.jpg

 

 

Firmware upado, demorou um pouco pra ir, mas depois foi.

 

20141229_201343_zpsb2ff907c.jpg[

 

 

 


Caso voce tenha instalado o Openwrt no seu roteador, e não consegue mais acessa-lo pela interface web, mas consegue acessa-lo por telnet colocando o roteador no modo a prova de falhas, então é mais fácil umbricka-lo.

 

 

Baixae o Sami HTTP Server:
http://www.karjasoft.com/old.php

Depois baixe o firmware e configura o Sami pra apontar pro arquivo do firmware.
Agora acessa o openwrt e roda os comandos:
cd /tmp
wget http://ip_do_seu_pc/firmware.bin
sysupgrade -v firmware.bin

 

Pra colocar o roteador no modo a prova de falhas faça o seguinte, ligue o roteador o led power vai acender, passado algunas segundos o botão sys vai começar a piscar devagar, pressione o botão reset e o sys vai começar a pircar muito rápido, o roteador entrará no modo a prova de falhas.

 

Vejam o resultado:

 ]ROTEADORRESSUSCITADO_zpsc70a7c8f.png

 

Quem me passou esta dica acima foi o amigo IcE_WiNd , no adrenaline.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só reparem no que o autor diz abaixo, tem algumas diferenças conforme a versão do roteador:

 

Para TP-LINK WR841ND conector de energia V7.2 (+ 5V) é ignorada, basta ligar RX - TX - GND e cabo de alimentação do roteador, trabalham muito bem ...
Meu TP-LINK WR841ND V7.2 tem um VCC de + 3.3V e como o TL-MR3420 http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-mr3420#serialnecessário para conectar um resistor de 10k entre pullup o TX eo pino 3.3V para obter série de confiança.
Meu TP-Link WR841ND V7.1 também exige que o resistor 10k pullup entre TX e o pino de 3.3V. Sem o resistor acabei de receber lixo quando digito, mas pode ver alguma saída console.
apenas trocar TX e GND pino no seriado, e sem lixo no console serial, mas isso é apenas para leitura.
Para o meu TP-Link TL841N v9.0 i teve que remover R26. É um pull-up entre RX (do lado do dispositivo) e VCC. Meu dispositivo FTDI não poderia enviar dados com R26 anexado.
Para o meu V8.4 TP-Link TL-WR841ND não foi necessária 10K resistor. Meu TTL ao conversor RS232 tem má marcação de Tx e Rx dos pinos. Então, foi necessário ligar Tx Tx e Rx-Rx-. A ligação de Vcc (3.3V) foi também necessário. O esquema de conexão que você pode encontrar na seguinte imagem.
 
O meu wr841nd v8.0 não precisou do resistor de 10k e a ligação dos cabos foi invertida mesmo RX com TX e TX com RX.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é... qual entusiasta nos firmwares alternativos que não passou por um sufoco?

 

Eu mesmo já tive problemas com um DIR-615 que achava mortinho, mas consegui resolver.

 

Já anos uso aquele cabo serial nokia para ter o adaptador TTL, usei algumas vezes para carregar dd-wrt nos roteadores que permitem apenas via serial.

 

O problema que ocorreu com você foi porque estava experimentando o Openwrt?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 7 meses depois...

Bom dia pessoal,

 

Me deparei com o mesmo problema de vocês. Desliguei o roteador durante atualização do firmware.

Comecei a procurar ajuda e encontrei este tutorial de vocês.

Meu roteador é o TP-link TL-WR740 ND com antena destacável v. 4.2

Comprei o adaptador usb ttl serial Pi2303 5V RS232 que vocês citaram.

Consegui um colega que fez a adaptação na placa para mim, para ligar o adaptador na placa e no computador.

Inverti o TX com o Rx do roteador para o computador como na foto acima.

E o GND liguei de um para o outro sem inverter.

Utilizei o Tftp win agente para localizar o novo firmware e o putty para fazer a conexão. No meu caso é a porta com4, tentei com a velocidade que veio padrão 9800 e com a velocidade que foi indicada no outro tutorial 115200.

Na hora que abre a tela preta, não aparece nada.

E no meu diferente do seus, só acende as duas primeiras luzes, não acende a luz da rede.

Você também disse que quando ligou ele no computador sem a fonte, que a luz do power acendeu. O meu não acendeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tú conectou os pinos do usb ttl serial como mostra nesta foto? Parece que tem que soldar um fio , como mostra na foto abaixo , do 4º pino até o meio da placa.

 

https://wiki.openwrt.org/_detail/media/tplink/tl-wr740n/tl-wr740n-v423-board-downside-uart.jpg?id=toh%3Atp-link%3Atl-wr740n

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah moço,

 

Não tinha reparado nesses fios cinza na foto que você postou.

é Só conectar um fio normal nesses pontos da figura que você postou? Porque parece que estou vendo na foto que você mandou o fio conectado atrás e outro na frente.

Ou isso é por causa do meu modelo que é diferente?

 

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

To com problema para fazer esse processo no roteador tl-wr941nd v5

 

Pesquisei no site https://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr941nd, mas não achei a versão exata do meu roteador, coloquei o cabo serial e abri o telnet, mas só apareceu caracteres lixo, Fiz uma solda e resolveu o problema de caracteres, porém ele não esta aceitando comando do computador, Quando aparece a tentantiva de boot do roteador, digito tpl mas nada sai na tela, nem quando acaba o processo todo.

 

 

 

 

IMG-20160718-WA0006.jpg

IMG-20160718-WA0008.jpg

IMG-20160718-WA0009.jpg

Novo Documento de Texto.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descendo a página, fala algo sobre os roteadores da versão 5 e .1>

 

Observe a porta serial na parte direita da placa, aprox. no meio. Quatro pinos próximos aos dois grandes capacitores.

A pinagem porta serial é TX, RX, GND, NC. (Na foto de baixo para cima)

configurações da porta são 115200, 8N1, sem controle de fluxo.

Nota: A saída do console pode ter caracteres de lixo nele, assim como não vai demorar entrada. Neste caso puxando TX alta com um resistor de 15K de 3,3 volts resolve este

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal!

Fiz todo o procedimento certinho, mas parece que o putty não consegue dar nenhum comando. Fica como se estivesse aguardando sinal.

Não sei se é por que o roteador fica reiniciando de 4 em 4 segundos e talvez não dê tempo para o putty acessar o roteador.

(Perdão se falei alguma besteira)

Vocês sabem o que poderia ser?

Nota: roteador TL-WR841N Ver.:8.1

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 anos depois...

O meu caso é o seguinte, tenho um wr940v3 que eu usava com ddwrt, eu já tinha liberado o superchannel há muito tempo em outro roteador, mas fui fazer de cabeça meio pro rumo e acabei fazendo m#rda kkkk. O arquivo que eu tinha do superchannel coloquei na pasta tmp na raiz do armazenamento do roteador, depois que ele reiniciou ficou como na foto, agora comprei no mercado livre esse adaptador de usb para ttl para realizar uma tentativa de acordo com o tutorial do marcelo, na verdade não tenho muitas esperanças, vou fazer mais para ter a experiencia mesmo, não consegui achar ninguém que tenha bricado o roteador dessa maneira ainda

20200427_170522.jpg

adicionado 7 minutos depois

procurando sobre eprom vi esse video que aparentemente o cara consegue fazer uma gravaçao direta da firmware no armazendamento
https://www.youtube.com/watch?v=pwuNaVfzsdw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente dará para recuperar ele por TFTP sem usar a placa usb ttl serial, os roteadores tp link com chipset atheros, quando estão Brickados ficam com ip 192.168.0.86 mas não temos como acessa-los por este ip. Set na placa de rede o ip 192.168.0.66 e up o firmware por tftp. Como mostra neste tutorial. Já fiz assim 2 vezes e deu certo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelogon obrigado pelo retorno, já recuperei ele algumas vezes seguindo um tutorial assim, dessa vez ele não responde a nada, vou ler com calma esse tuto  q você me mandou pra eu ter certeza que se trata do mesmo procedimento, mas pelo o que eu li rápido e basicamente seta no 192.168.0.66 sem gateway, liga segurando reset o tftp upa a firmware de recovery automaticamente.

Também já comprei a ferramenta no ML, mesmo se n servir por agora pra consertar o roteador eu sei que futuramente isso vai me ser útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelogon bem pensado a respeito do firewall, vou tentar aqui agora

Mas tem uma coisa, acho que o chipset desse roteador e Qualcomm 

adicionado 55 minutos depois

image.thumb.png.34b850018942f6720bbfeeace9902dcc.png

adicionado 57 minutos depois

de maneira alguma o roteador responde, ultima tentativa vai ser quando chegar o usb to ttl mesmo, não da nenhum sinal de vida, tentei de tudo, quando você pluga o roteador na tomada ele não pisca como se tivesse fazendo algum boot, ele simplesmente liga e fica estatico, deve ter corrompido o uboot, vamos ver agora se pelo usb vai, já to com os terminais soldados aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Bryck96 disse:

@marcelogon 

Mas tem uma coisa, acho que o chipset desse roteador e Qualcomm 

adicionado 55 minutos depois

 

 

Atheros é um modelo( ou marca) que pertence a Qualcomm.

 
Coloque o  roteador no modo a prova de falhas para acessa-lo por telnet:

Pra colocar o roteador no modo a prova de falhas faça o seguinte: ligue o roteador, o led power vai acender, passado alguns segundos o botão sys vai começar a piscar devagar, pressione o botão reset, e o sys vai começar a piscar muito rápido, o roteador entrará no modo a prova de falhas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelogon agora tô perdendo ainda mais a esperança kkkk

adicionado 4 minutos depois

@marcelogon gravei esse video pra ter uma noção de como está esse marea dos roteadores kkkkk (marea por que muitos clientes que eu viu dar suporte a internet esses roteadores estão caindo o pppoe)

Eu tava com tanta esperança de recuperar ele que até tinha feito uns dissipadores usando um dissipador de chipset

 

https://drive.google.com/file/d/1rZd4RBpbwGDmDlsbjwKErG9iTTJmwF4U/view?usp=drivesdk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelogon nessa pagina encontrei que precisa fechar 2 jumpers, ja fechei eles no ferro de solda, já instalei o driver no ttl e agora que cheguei do trabalho vou pelejar um pouco com esse roteador

adicionado 0 minutos depois

https://openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr940n

adicionado 10 minutos depois

ainda bem que eu vi esse video 

image.thumb.png.be19a2383a3da2955fe3fb68eda19b5c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!