Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar fans do gabinete na placa mãe ou na fonte?


Posts recomendados

Pessoal é o seguinte, comprei um gabinete Cooler Master Cosmos-SE e minha fonte é uma CX-750w da Corsair.

O gabinete vem de fabrica com 4 Fans (2 de 120mm na frente com led azul, 1 de 120mm atrás e 1 de 140mm em cima)

 

Vou comprar uma placa mãe Z97X-SLI, qual a melhor forma de ligar esses fans? todos vieram com adaptador molex pra fonte, no caso de ligar na fonte os fans irão ficar ligados em rotação máxima o tempo todo correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou te dizer o que fazer, pois você, me parece dominar bem o assunto. Mas eu neste caso, usaria a fonte direta. Isto deixaria a placa mais livre de esforços desnecessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, as fans sempre rodarão em máxima rotação quando ligadas no molex da fonte.
Geralmente as fans que acompanham o gabinete tem baixo ruído.
 
A placa que você mencionou tem 3 conectores de fan que permitem controle de rotação conforme for a temperatura do processador.

 

Acho melhor ligar direto na fonte para não sobrecarregar a placa mãe. Deve ficar em rotação máxima sim.

 

Desculpe, mas o que você postou não é verdade.

 

Os conectores de fan da placa podem ser usados caso necessário.

Nem todos os gabinetes acompanham adaptador para molex, pressupondo que o consumidor ligue as fans na placa mãe ou use controlador de fan.

 

Em geral, conectores de fan suportam 1A (12W) e as fans que acompanham o gabinete tipicamente consomem menos de 1A.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor é reservar as saídas de energia para fan da placa mãe para instalação da(s) fan(s) do processador, e também para evitar, como falou nosso amigo @Thalles Aguair, sobrecarregar a placa mãe. 

 

Jamais conecte qualquer ventoinha na CPU_FAN senão a do processador. Essa deve ser reservada para o cooler do processador por ser gerenciada automaticamente pelo sistema de acordo com a necessidade do mesmo.

 

Essas fans do gabinete  vão ficar em rotação máxima se você não tiver uma controladora instalada ou um cabo redutor de rotação em cada fan (apenas para fans com modo "quiet" ou "silent").

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou te dizer o que fazer, pois você, me parece dominar bem o assunto. Mas eu neste caso, usaria a fonte direta. Isto deixaria a placa mais livre de esforços desnecessários.

Eu costumo ler e pesquisar bastante sobre hardware e mês que vem agora vou montar meu PC Gamer dai tenho que saber hehe :D

 

 

Sim, as fans sempre rodarão em máxima rotação quando ligadas no molex da fonte.
Geralmente as fans que acompanham o gabinete tem baixo ruído.
 
A placa que você mencionou tem 3 conectores de fan que permitem controle de rotação conforme for a temperatura do processador.

 

 

Desculpe, mas o que você postou não é verdade.

 

Os conectores de fan da placa podem ser usados caso necessário.

Nem todos os gabinetes acompanham adaptador para molex, pressupondo que o consumidor ligue as fans na placa mãe ou use controlador de fan.

 

Em geral, conectores de fan suportam 1A (12W) e as fans que acompanham o gabinete tipicamente consomem menos de 1A.

 

Esses 3 conectores de fan que você citou são o SYS_FAN1, SYS_FAN2 e SYS_FAN3 correto?

Esse controle de rotação conforme a temperatura do processador é automático ou eu tenho que configurar algo? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, os conectores SYS FAN permitem controle de rotação conforme for a temperatura do processador.

 

Você não precisa configurar nada na bios, o controle de rotação por padrão de fábrica é feito automaticamente.

Na bios, é possível ativar ou desativar o controle de rotação de cada um dos conectores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor é reservar as saídas de energia para fan da placa mãe para instalação da(s) fan(s) do processador, e também para evitar, como falou nosso amigo @Thalles Aguair, sobrecarregar a placa mãe. 

 

Jamais conecte qualquer ventoinha na CPU_FAN senão a do processador. Essa deve ser reservada para o cooler do processador por ser gerenciada automaticamente pelo sistema de acordo com a necessidade do mesmo.

 

Essas fans do gabinete  vão ficar em rotação máxima se você não tiver uma controladora instalada ou um cabo redutor de rotação em cada fan (apenas para fans com modo "quiet" ou "silent").

Já comprei um Watercooler Seidon 120v andei vendo videos de instalação e a Ventoinha que vai no radiador eu ligo no CPU_FAN e a bomba no SYS_FAN correto?

Na minha placa mãe o conector SYS_FAN tem 4 "palitinhos" e no conector da bomba tem 3 entradas, eu posso ligar normalmente assim sobrando 1 "palitinho" ? 

 

Correto, os conectores SYS FAN permitem controle de rotação conforme for a temperatura do processador.

 

Você não precisa configurar nada na bios, o controle de rotação por padrão de fábrica é feito automaticamente.

Na bios, é possível ativar ou desativar o controle de rotação de cada um dos conectores.

Ah entendi EdsonSM, obrigado pela informação.

Então vou ligar os fans do gabinete nos conectores molex da fonte mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É recomendável que a bomba seja ligada em um conector de 12V para que ela funcione adequadamente.

Se optar em ligá-la na SYS FAN, seria necessário desabilitar o controle de rotação na bios.

 

Entretanto note que pelo manual que a sua placa vem com um CPU FAN e um CPU OPT FAN (Water Cooling CPU Fan Header).

Esse CPU OPT FAN poderia ser usado para ligar a bomba. sem necessidade de fazer nenhuma configuração na bios.

 

Caso você tenha preocupação em usar todos os conectores da placa mãe, cheque o consumo das fans que vieram com o gabinete.

Geralmente o fabricante especifica o consumo no rótulo da fan.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender da sua configuração, @eXtreme_Gamer

 

No meu computador, na época que eu tinha um water cooler (Antec Kühler H20 920), eu plugava o bloco na CPU_FAN e as duas fans do radiador no SYS_FAN 1.

 

Dá uma olhada direitinho no manual de instalação que ele fala em qual lugar conectar.

 

Quanto a configuração dos pinos, não tem problema. Só dá pra conectar de uma maneira e o próprio plugue já vem como deve ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É recomendável que a bomba seja ligada em um conector de 12V para que ela funcione adequadamente.
Se optar em ligá-la na SYS FAN, seria necessário desabilitar o controle de rotação na bios.
 
Entretanto note que pelo manual que a sua placa vem com um CPU FAN e um CPU OPT FAN (Water Cooling CPU Fan Header).
Esse CPU OPT FAN poderia ser usado para ligar a bomba. sem necessidade de fazer nenhuma configuração na bios.
 
Caso você tenha preocupação em usar todos os conectores da placa mãe, cheque o consumo das fans que vieram com o gabinete.
Geralmente o fabricante especifica o consumo no rótulo da fan.

 

Mas porque eu iria ter que desativar o controle de rotação? isso iria atrapalhar em algo?

 

 

Vai depender da sua configuração, @eXtreme_Gamer

 

No meu computador, na época que eu tinha um water cooler (Antec Kühler H20 920), eu plugava o bloco na CPU_FAN e as duas fans do radiador no SYS_FAN 1.

 

Dá uma olhada direitinho no manual de instalação que ele fala em qual lugar conectar.

 

Quanto a configuração dos pinos, não tem problema. Só dá pra conectar de uma maneira e o próprio plugue já vem como deve ficar.

 

Minha config vai ser:

i7 4790 + Seidon 120V

Z97X-SLI

GTX 970 EVGA ou G1 Gaming (vou comprar junto com a placa mãe)

HD 2tb

8gb ram (2x4) 1600Mhz

SSD 120gb

Corsair CX 750w

Cosmos SE

 

De qualquer forma vou olhar no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas porque eu iria ter que desativar o controle de rotação? isso iria atrapalhar em algo?

 

Caso o controle de rotação da SYS FAN não seja desativada, ela irá controlar a rotação da bomba tal como se fosse qualquer outra fan.
 
Eu pessoalmente recomendaria usar a CPU FAN e o CPU OPT FAN para ligar a fan e a bomba do water cooler.
Os conectores SYS FAN ficariam disponíveis, caso precise usá-las para ligar fans de gabinete.
 

 

No meu computador, na época que eu tinha um water cooler (Antec Kühler H20 920), eu plugava o bloco na CPU_FAN e as duas fans do radiador no SYS_FAN 1.

 

No caso do Antec 920, ele tem controlador de fan embutido e software de monitoramento.

 

Bastaria ligar a bomba na CPU FAN e as duas fans diretamente na bomba.

Existe um cabo que precisa ser ligado na USB, o qual é responsável pela alimentação das fans e para o software de monitoramento funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

No caso do Antec 920, ele tem controlador de fan embutido e software de monitoramento.

 

Bastaria ligar a bomba na CPU FAN e as duas fans diretamente na bomba.

Existe um cabo que precisa ser ligado na USB, o qual é responsável pela alimentação das fans e para o software de monitoramento funcionar.

 

 

Exatamente, @EdsonSM.

 

Aproveitando que você conhece sobre esse water cooler, eu usei o meu por 6 meses, com a mesma configuração da minha assinatura. Ele funcionou muito bem durante esse período e correspondeu bem às expectativas, mas após eu retirá-lo durante uma manutenção de rotina e recolocá-lo após limpar toda a CPU, ele passou a não mais funcionar corretamente. As temperaturas eram muito altas (mais até que do processador em full com o cooler box) e eu acabei tendo que colocar de volta o cooler box e posteriormente o substituindo por um air cooler melhor.

Você já se deparou com alguma situação semelhante a essa com outro water cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se não for problema de instalação, provavelmente a bomba parou de funcionar.
 
Com o utilitário do 920 seria possível verificar as rotações da bomba, fans e até a temperatura do fluído.
 
Eu pessoalmente, acionaria a garantia da loja.

 

 

A bomba está funcionando normal e o utilitário indica que está tudo rodando liso.

 

Pela garantia só posso recorrer a Antec mesmo, pois pela loja que comprei ela já expirou.

 

Poderia ser o caso de pouca pasta térmica ou bloco mal encaixado? Algo que eu observei nesse water cooler foi o sistema de engate e travamento do bloco. As partes plásticas deram bastante problema para encaixar, pois não suportavam nem mesmo o parafuso dentro e expandiam quando você precisava apertá-los. Tirando esse "defeito" (ao meu ver) dos encaixes do bloco no processador, ele é um bom cooler. Só não está funcionando mais como deveria!!   :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!