Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza No Cooler!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom, chegou a placa-mãe nova... (vide assinatura - antes era uma SOYO K7VTA-B) e para trocar, resolvi também dar uma geral. Limpei tudo direitinho.. tirei poeira e tudo mais...

E peguei logo o cooler do processador e comecei a passar uns cotonetezinhos... nem precisou tanto exforço e o "seroto" saiu todim...

Minha MB sempre marca 4500~4600 rpm´s nele.. e não foi minha surpresa quando engatei de novo 4890~5100 rpm´s!!

Daee fica a dica pessoal.. acho que de uns 6 em 6 meses.. abrir um pokim, pegar os cotonetezim.. e meter braza... não custa nada, desafoga o cooler, melhora o rendimento, quem entende um pouco de eletrônica, sabe que deminuindo o esforço, diminui também o calor por causa da energia que não se transformou em trabalho.. e sim em efeito joule, transformando-se em calor!!!!

valeu pela atenção..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas essa felicidade não dura para sempre. Mais cedo ou mais tarde durante uma destas limpesas, você afetará o balanceamento do disco do motor. Ai começa aquela agradável trepidação durante as ditas "partidas à friu", e só para quando o eixo atinge uma certa temperatura. A limpeza é boa, mas mesmo sem usar produtos químicos ou até mesmo usando só ar para limpar, pode acontecer de causar este dano, ai só trocando para para com aquele barulho irritante...(óleo as vezes tira o barulho, mas ventiladores mais novos são blindados)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas há de convir comigo que sem limpeza, um dia ele para e é de vez!

Basta tomar um cuidado.. passar cotonete de leve... não precisa forçar.. o cooler já é projetado para aguentar um pouco de força, afinal, ele fica deitado (já fica forçando de lado - para baixo) e ainda com a rotação é que força mesmo (até um avião sofre com as rotações das hélices - falo dos bi-motor e mono-motor), tendo que fazer uma coreção à esquerda devido a "intenção" dele de ir p/ direita...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, mesmo assim eu não recomedaria uma limpeza em cooler de processador...a menos que ele não seja blindado. Existe alguns produtos a base de silicone que faz com que a sujeita escorra sem esforço, mas ai é ter o cuidado para pegar só nas pás e no arco. Uso de óleo também faz a rotação aumentar, dependendo da forma que for aplicada e das características do óleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, cada recomendação é válida!

Vale lembra para se colocar óleo.. colocar pouco para não PINGAR no gabinete inteiro durante a rotação e pelo amor de nosso Senhor... NUNCA, NUCA USE ÓLEO DE COZINHA!!! Óleo de cozinha é para cozinhar.. não para lubrificar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alpha-X@16 jul 2004, 01:41

Meu cooler está fazendo um barulho insuportavel, preciso fazer alguma coisa, o que vocês acham melhor um  oleo lubrificante grosso ou grafite em pó ?

Depende do cooler tem como fazer um reparo. No caso de cooler, sempre dê preferência a óleo. Por qual motivo? Pó de grafite não tem resistência térmica, o eixo do motor do cooler aquece, por esse motivo eu uso óleo 100% sintético, suporta até 600º, ou seja, nunca vai se queimar, mas tem que saber aplicar, pois senão pode causar um dano muito grande. Óleo sintético não é nem fino, nem grosso, é óleo automotivo para motores de competição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Alpha-X Postado em 16 jul 2004, 01:41

  Meu cooler está fazendo um barulho insuportavel, preciso fazer alguma coisa, o que vocês acham melhor um oleo lubrificante grosso ou grafite em pó ? 

Daee fica mesmo a pergunta.. não sei lhe recomendar! Fica a recomendação do SHURA, mas fico na dúvida de dizer alguma coisa porque meu ramo é elétrica, mas o menor motor em que mexi, era de uns 3cv... e nesses motores grandes, existem grafites para lubificar o rolamento na rotação! Não vejo muito oléo ali..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
andredasilva Postado em 16 jul 2004, 09:23

  cara já usei todo tipo de óleo em fans e todos funcionaram, ainda não testei com o de cozinha, mas já usei desingripante, óleo de máquina, óleo usado de automóvel... 

Na boa.. JAMAIS coloque o de COZINHA!!!

porque?! bom.. porque não é filtrado.. aquele oléo é feito para cozinhar.. ninguém que fabricada ele pensa em lubrificar alguma coisa.. acontece o mesmo que com cadeados, você põe e na hr funciona beleza.. mas com o tempo e com o uso do óleo, ele vai formando resíduos e áté grandes de sugeira dele mesmo... que acaba entupindo e initilizando a peça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por engenheiro_ce2@16 jul 2004, 01:59

mas fico na dúvida de dizer alguma coisa porque meu ramo é elétrica, mas o menor motor em que mexi, era de uns 3cv... e nesses motores grandes, existem grafites para lubificar o rolamento na rotação! Não vejo muito oléo ali..

Nesse caso é um grafite mais refinado, eu já vi esse tipo de grafite sendo usado em motores elétricos (uso de óleo com eletricidade não dá muito certo, além de feder, pode colocar fogo, mas não é o caso de fans pequenos, apenas para motores grandes). No caso, seria um grafite especial, não igual a esses de 1,99 que vemos para vender por ai que se usa até nas canaletas dos vidros dos carros quando ta ruim de baixar e levantar...sei lá, eu to usando um óleo aqui para até 600º / 50.000 Km, não deu problema até agora! Caro ele é sim, Monotul se não me engano, usado em carro de fórmula 1, uns R$ 57,00 o litro dele. Mas como eu conheço uma pessoa que usa só esse óleo no carro, não preciso comprar, o que fica no fundo após ele colocar o óleo no carro dele dura muiiiiiiiitoo tempo!

P.S. esqueci de dizer, quem pensar em fazer um reparo em seu fan, sendo do processador ou não, não vá me colocar essas fitas "durex" que descola até com umidade! Usa aquelas ferradonas que você sofre demais para tirar depois de colocar ok? Pelo menos não vai ter danos internos depois de uma lubrificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
sei lá, eu to usando um óleo aqui para até 600º / 50.000 Km, não deu problema até agora!

Desculpa tirar a birncadeira.... mas seu FAN já rodou muitos km´s?! :)

hehehehehe....

Mai brincadeiras a parte... se o óleo é tão bom assim, é porque deve ser tri-sintetico ou até mais... tetra... altamente filtrado... acho q um desses você pode mesmo usar sem medo!!!

Só não sei muito os efeitos disso no bobinado do cooler... vou dar uma pesquisada para postar aqui depois...

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por engenheiro_ce2@17 jul 2004, 02:19

Desculpa tirar a birncadeira.... mas seu FAN já rodou muitos km´s?!

hehehehehe....

Mai brincadeiras a parte... se o óleo é tão bom assim, é porque deve ser tri-sintetico ou até mais... tetra... altamente filtrado... acho q um desses você pode mesmo usar sem medo!!!

Só não sei muito os efeitos disso no bobinado do cooler... vou dar uma pesquisada para postar aqui depois...

Todo motor mesmo parado roda Km. Por exemplo, uma pessoa que usa um motor em uma rotação mais elevada, em vez de trocar um óleo comum com 5000 Km, troca a cada 3000 Km (isso se for espera) para não ferra com todo motor, mas eu entendi que estava de brincadeira :P É só pro caso de alguém ler e ficar sem entender!

Ah, e quanto ao óleo no bobinamento, não causa efeitos, pois eu coloco muito pouco óleo, e eu já notei que a posição do cooler e a rotação faz com que o óleo corra na direção na qual foi colocado inicialmente (atrás dele no caso). Mesmo assim, seria interessante saber se causa danos ou benefícios as boninas e aos magnetos dentro do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, fiz a manutenção no cooler que estava barulhento. Usei um óleo de motor coloquei apenas uma gotinha e já ficou uma beleza. O barulho acabou e esses foram os resultados:

Antes da limpeza o fan marcava entre 3700 e 4200 rpm agora no momento ele esta marcando 6368 rpm melhorou muito. A temperatuda da MB antes não me lembro quanto era, mas agora começou com 28ºC deixei rodando um jogo para fazer um teste e da hora que ligou aumentou 1º esta em 29º faz quase 1 hora que esta ligado, acho que esta tudo normal. :D

Só levei um susto na hora de ligar, ele não ligou e ficou apitando, aí desliguei e passei uma borracha de apagar no encaixe do processador para dar uma limpada (técnica que aprendi em um curso hehehe) e após coloca-lo de volta funcionou perfeitamente.

Obrigado pela ajuda pessoal, acho que se não fosse pelas dicas aqui eu só teria lipado a poeira por cima sem desmontar e não ia resolver nada ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por engenheiro_ce2@17 jul 2004, 14:51

valeu Alpha-X Já ouvi falar em ganhos de desepenho.. mas a esse ponto!?O negocio devia estar incardido mesmo... hehehe.....

É ele estava até meio duro para rodar, estava bem ruinzinho. Depois que limpei só de soprar nele ele já deslizava. Usei um óleo para motor de maquinas, ele não era nem muito fino nem muito grosso, bastou uma gotinha e ficou ótimo! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gleigston@17 jul 2004, 21:00

haha, o que é FAN?

tem alguma imagem ai dessa parte do cooler para me mostrar?

É o ventilador. Dissipador é a parte metálica que tem as valetas de refrigeração. Cooler então é o dissipador + ventilador (tanto faz, ventilador, ventoinha, fan, etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Shura+17 jul 2004, 21:17-->
Gleigston@17 jul 2004, 21:00

haha, o que é FAN?

tem alguma imagem ai dessa parte do cooler para me mostrar?

É o ventilador. Dissipador é a parte metálica que tem as valetas de refrigeração. Cooler então é o dissipador + ventilador (tanto faz, ventilador, ventoinha, fan, etc)

ah tá, perfeito agora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE (Shura @ 17 jul 2004, 21:17)

QUOTE (Gleigston @ 17 jul 2004, 21:00)

haha, o que é FAN?

tem alguma imagem ai dessa parte do cooler para me mostrar? 

É o ventilador. Dissipador é a parte metálica que tem as valetas de refrigeração. Cooler então é o dissipador + ventilador (tanto faz, ventilador, ventoinha, fan, etc) 

ah tá, perfeito agora..

Não não, qualquer coisa menos ventilador :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais olha eu limpo quase q sempre os coolers e principalmente o do processador mas é quase seguido eu vivo mexendo e arumando e tentando adaptar uma coisa para melhorar o desempenho... já coloquei 3 cooler um em cima do outro... já coloquei motorzinho de carrinho nele e fiz ir para 13.000 giros mas estoro o rolamento ehauheua.... eu costumo desmontar e lavar a elices depois eu seco com o secador e soprador de ar, e limpar bem no motor com pincel e não molhalo... depois eu passo oleo SAE 40 (galao de 20 litros) mesmo q meu pai tem para por no motor da carreta (JAKA) (L111S) o oleo é bem viscoso por isso quando eu ligo o cooler trabalha meio pessado mas depois q o olho esquenta ai vai bem e nunca faz barulho... lembrece de sempre lixar o descipador, e polilo com bombril para dar melhor contato e não esqueca da pasta termica.. . falou...... :bandeira:

:muro: AI MINHA CABECA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!