Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon II X4 645 fritando?


rmlazzari58
Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Caros, verifico que mal ligo meu PC a temperatura dos quatro cores do meu Athlon II X4 645 bate em 70°C e aí fica. A menor temperatura que apresenta é 69°C, isso se ficar inativo por um tempão. Mas basta mexer no mouse que... 70°C, de novo. Mantenho o dissipador sempre limpo... na verdade acabei de limpá-lo e trocar a pasta térmica. Como vi que a temperatura máxima desse processador é 71°C, estou desconfiado de que preciso dar um jeito de melhorar sua refrigeração. O cooler dele é o que veio na caixa. Será que essa temperatura está ruim?

 

Já me recomendaram que não use pasta térmica. Isso confere?

 

Já me recomendaram também que ponha mais um fan (a tampa lateral do gabinete tem os furos e a grade necessários para fan 120 x 120 e há uma "ponta" de 12v sobrando na fonte), mas há quem diga que esse fan tem que assoprar para dentro e há quem diga que é para assoprar para fora. O que está certo fazer? Parece que o fan sobre o processador assopra para dentro do dissipador... é isso mesmo?

 

Por último, se a temperatura está realmente ruim, há conjuntos de fan + dissipador mais eficientes para esse processador? Alguém tem ideia de marca, preço, onde encontrar em São Paulo?

 

Grato.

Renato.

 

P.S.: Essa história toda começou porque o PC desligava sozinho quando eu tentei codificar um filme usando o VirtualDub. No fim consegui codificar mudando uns settings que tornam o programa mais lento. Mas quando comprei a máquina ele codificava filmes sem problema nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, acho que isso é o mais importante:

 

MoBo: ASRock N68-VS3 UCC
Processador: QuadCore AMD Athlon II X4 645, 3100 MHz
Chipset: nVIDIA nForce 7025-630a, AMD K10
Memória: 3328 MB  (DDR3-1333 DDR3 SDRAM)
SO: Microsoft Windows XP Professional SP3
HDs: Seagate ST350041 500 GB, 7200 RPM, SATA-III) e
WDC WD50 00AAKX-003CA SCSI Disk Device  (500 GB, 7200 RPM, SATA-III)
Fonte genérica 500w

 

O AIDA fez um relatório gigante, se interessa segue cópia TXT.

 

Grato.

 

P.S.: Help! Agora dei uma olhada e, pasme, a temperatura está acima da que encontrei por aí como máxima, está em 74°C...

Report.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Administrador, agora que vi que tem uma forum especificamente para refrigeração. Apesar de minha questão continuar sendo se é normal que a temperatura do processador se mantenha sempre em 71°C (não encontrei nenhuma referência técnica sobre temperatura ideal, só máxima), se quiser mudar esse tópico para http://forum.clubedohardware.com.br/forum/155-coolers-dissipadores-e-ventoinhas/  , por favor...

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Resolvido. Depois de queimar o Athlon X4 645 e um Athlon X2 250, descobrimos que em ambos havia um ponto central em que a pasta térmica tinha ficado marrom, chamuscada. Estamos supondo que a parte lisa do dissipador, aquela que fica em contato com o processador, "empenou" com o primeiro superaquecimento (este causado realmente por falha no fan), como empenam os cabeçotes de motores de automóveis quando sobreaquecem. Esse empenamento não é visível a olho nú e nunca ninguém aqui ouviu falar em retífica de disspadores, rs... Mas foi só colocar um outro X2 250, dessa vez com outro dissipador, que o problema parou de acontecer. Estou agora rodando o X2 250 a confortáveis 28°C. Bem... ficaí documentado.

 

Grato.

 

P.S.: Sr. Administrador, se quiser encerrar o tópico... grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!