Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Prezados, boa tarde!

 

Primeiramente peço desculpas se estiver postando minha dúvida no local errado, este é meu primeiro contato com o fórum, estou aprendendo.

 

Minha questão é a seguinte:

 

Eu tenho uma  planilha onde eu escrituro as minhas notas fiscais de entradas contendo as seguintes informações:

 

NF; Fornecedor/Cliente; R$ Contábil; BC ICMS; Aliq. ICMS; Isentos; Outros; BC ICMS ST; ICMS ST; BC IPI; IPI; CFOP.

 

Meu sistema gera para mim uma planilha das notas de saída sem consolidar os valores (totalizações por CFOP), ou seja, ele lança por ítem da nota, então eu posso ter 30 itens com CFOP 5102, 15 itens com CFOP 5405 de uma mesma nota fiscal, porém meus cálculos para imposto são sob o total daquele CFOP.

 

OU seja:

NF 1 CFOP 5102  Valor contábil R$ 100,00  BC ICMS R$ 100,00 Aqli 18% ICMS 18,00 (...)

NF 1 CFOP 5405 Valor Contábil R$ 100,00 BC ICMS 0,00 Aliq. 0 ICMS 0,00 (...)

 

(é como eu quero )

 

 

O que estou fazendo é copiar a sequencia de notas em uma nova planilha, excluir as repetidas, então nas próximas colunas faço a formula =SOMASE de forma a identificar que toda nota nº 1 ele deverá somar seus resultados e isto criando para cada ítem separadamente (valor contabil, bc icms, icms, isentos, outros...).

 

Porém não estou localizando uma formula que me traga o cfop que está sendo usado na nota fiscal nº 1 (por exemplo)

E nos casos em que a nota fiscal tiver mais de um CFOP ou mais de uma alíquota, não consigo localizar uma formula que faça o calculo separadamente e me traga qual é aquele CFOP.

 

 

Podem me dar uma luz?

 

 

Grata desde já.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro seria bom você informar qual é a sua versão do Excel, pois isso tem influência nas soluções a serem apresentadas, depois o ideal é você anexar sua planilha.

 

Muitas vezes com a planilha na mão podemos apresentar soluções q você nem imaginaria serem possíveis.

 

Caso você anexe sua planilha procure substituir os dados sigilosos por uma informação qq como "cliente 1" etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, obrigada pelo retorno!

 

Desculpem-me pela falta de informação. 

 

Segue a planilha. 

 

A aba "saídas" é a planilha que meu sistema gera.

"Resumo saídas" é o que consegui fazer até agora, mas creio que esteja errado pois eu fiz a formula para somar os totais das notas sem considerar os CFOP's.

 

A aba "Apuração do ICMS com fórmulas" é o resultado que quero quando terminar de fazer os resumos, portanto precisarei fazer uma formula para somar cfop por nota e depois outra formula para somar apenas os cfop's, que acredito funcionar na somase, certo?

 

A versão do Excel é 14.0.4760.1000, Office Professional Plus 2010.

 

 

Desde já agradeço à todos.

modelo de planilha para fechamento.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Ileusis LUNA ARAUJO E SILV

 

Fiz algumas alterações na sua planilha p/ ajudar a otimiza-la.

Primeiro transformei várias de suas listas em tabelas nomeadas, tabelas nomeadas melhoram a leitura de fórmulas e carregam a formatação p/ novas linhas. Referências a colunas nomeadas fazem com q as fórmulas não tenham de ficar sendo ajustadas p/ alterações do intervalo.

 

Cor é informação e células coloridas aumentam o tamanho da pasta de trabalho, se não quiser ver as linhas de grade basta desabilita-las em Exibir / Linhas de grade.

 

Tentei fazer o melhor com suas fórmulas, mas fiquei sem saber exatamente quais campos utilizar. O ideal seria você apontar de maneira clara quais colunas você quer sumarizar.

modelo de planilha para fechamento.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adorei as alterações, muito obrigada! 

Então, acho que coloquei planilha demais neste trem, tirei o que não tem a ver com este assunto (mas guardei suas alterações, realmente fantásticas, vou procurar aprender)

 

 

Veja se consigo explicar melhor agora.

 

 

Temos duas abas, a saídas (que é o que meu sistema gera) :

 

 

Nela eu deixei apenas duas notas: 14518 2 14519

 

A primeira nota tem 27 lançamentos, sendo que uma quantidade com CFOP 6102 outra com 6401 e outra com 6404 (eu alterei os cfops para poder explicar melhor). e as alíquotas também eu mudei, pois tinha esquecido de cita-las: temos 4 e 12%

 

A segunda nota tem 11 lançamentos, sendo que todos com CFOP 6102. Neste eu nao mudei as alíquotas, vamos supor que sejam mercadorias a 0% mesmo. 

 

O que eu preciso é fazer uma nova planilha com base nesta primeira (montei a aba resumo para tentar expressar melhor) com as informações consolidadas por CFOP (que é a ideia original deste post) e também alíquota (que eu nao mencionei antes).

 

Então ficaria assim:

 

NF 14518

CFOP 6102  aliquota 12% Valor COntabil ____ BC ICMS ______ ICMS _____

CFOP 6401 Aliquota  4% Valor Contabil ______ BC ICMS _______ ICMS ____
CFOP 6401 Aliquota 12% Valor Contabil ______ BC ICMS _______ ICMS ____

CFOP 6404 Aliquota 4% Valor Contabil ______ BC ICMS _______ ICMS ____

CFOP 6404 Aliquota 12% Valor Contabil ______ BC ICMS _______ ICMS ____

 

NF 14519

 

CFOP 6102 Aliquota 0% Valor Contabil ______ BC ICMS _______ ICMS ____

 

 

Grata,

 

 

@DJunqueira

modelo de planilha para fechamento1.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!