Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Stilo One xc3550, Ubuntu 17.10 nenhum adptador reconhecido, Novato


Colde Fernandes

Posts recomendados

Bom dia, primeira vez que uso um fórum e utilizo ubuntu.

Comprei um notebook POSITIVO STILO ONE XC3550 - já via na internet que é muito ruim e que não vale a pena.

Bios bloqueada de fábrica, 32 gb de espaço no hd.

O problema é o seguinte.

 

Estava utilizando o windows 10 que já vem instalado nele, porém meu sobrinho teve a proeza de colocar virus com jogo pirata. 

Instalei o Ubuntu 17.10 estava de boa conseguia ver as redes wifi etc, porém estava travando muito, desinstalei e instalei a 16.4. 

Problema o Ubuntu 16.4 não reconhecia o adaptador de rede, tudo bem tentei instalar os drivers, utilizando ndisgtk, não conseguir efetuar todos os processo corretamente, não conseguir ativar o adaptador de rede resolvi instalar o 17.10 de novo, novamente sem sucesso, o adaptador de rede nem bluetooth nem o audio é reconhecido.

Quero saber como fazer para que o Positivo Stilo One xc3550 reconheça o adaptador de rede, e que o audio do pc funcione. 

e como instalar os drivers ou drivers de terceiros que provavelmente funcione nele

 

Ahh tentei usa o Synpatic - pesquisei por Wireless e tentei instalar algumas coisas porém acho que pelo meu baixo conhecimento não devo ter instalado o essencial.

 

No aguardo muito Obrigado. 

tem dias que estou vendo maneiras diferentes de tentar fazer identificar os adaptadores e instalar os drivers. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. amigo se você vai optar por ficar com linux ubuntu recomendo que volta para a versão 16.04 LTS por ser uma das melhores versões e ter um periodo longo de suporte e atualização. no caso de identificar redes wireless você conecta via cabo reconhecendo faça o download do drive de seu adaptador wifi e de outros que necessita.

Se você não sabe sua placa de rede de o comando "lspci" no terminal de comando.

OU= conecte-se na internet via cabo >> canais software >> drivers adicionais >> instalar driver recomendado >> reinicie o pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

adicionado 1 minuto depois
12 minutos atrás, roni_inor disse:

Bom dia. amigo se você vai optar por ficar com linux ubuntu recomendo que volta para a versão 16.04 LTS por ser uma das melhores versões e ter um periodo longo de suporte e atualização. no caso de identificar redes wireless você conecta via cabo reconhecendo faça o download do drive de seu adaptador wifi e de outros que necessita.

 

 

Certo, vou voltar pro 16.04, mas estou roteando a internet do celular que esta conectada no wifi pro notebook, o problema é que nῶao sei como fazer o download do drive - outra não sei como instalar os drivers. vou instalar agora, a 16.4 preparar o boot, no pendrive.

 

home@home:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series SoC Transaction Register (rev 22)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series PCI Configuration Registers (rev 22)
00:03.0 Multimedia controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series Imaging Unit (rev 22)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series USB xHCI Controller (rev 22)
00:1a.0 Encryption controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series Trusted Execution Engine (rev 22)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series PCU (rev 22)
home@home:~$ 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este comando poderá resolver seu problema também:

sudo apt-get remove bcmwl-kernel-source
sudo apt-get update
sudo apt-get install b43-fwcutter firmware-b43-installer

 Obs: depois de instalar o ubuntu você precisa instalar os arquivos extras:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, roni_inor disse:

este comando poderá resolver seu problema também:

sudo apt-get remove bcmwl-kernel-source
sudo apt-get update
sudo apt-get install b43-fwcutter firmware-b43-installer

 Obs: depois de instalar o ubuntu você precisa instalar os arquivos extras:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Já instalei o Ubuntu 16.4 -

Primeiro usei:

sudo apt update

sudo apt upgrade - demorou um pouco o upgrade.

sudo apt-get remove bcmwl-kernel-source ... - não foi encontrado por isso não foi removido.

sudo apt-get update.

sudo apt-get install b43-fwcutter firmware-b43-installer --- instalou tudo tranquilo.

o primeiro depois do update e upgrade que dei foi, sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras, reniciei o pc varias vezes. fui em drivers adicionais, somente um drive de codigo-fechado esta em uso, e não aparece mas.

Nome do driver: Microde firmware for intel CPUs de intel-microde (proprietário).

 

Nada de placa de rede ser reconhecida.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, roni_inor disse:

ok.   poste a saida de  comando abaixo:
sudo rfkill list all

 

Depois:

sudo apt-get install network-manager

 

 

 

 

home@home:~$ sudo rfkill list all
[sudo] senha para home:
home@home:~$ su root
Senha:
root@home:/home/home# sudo rfkill list all
root@home:/home/home# sudo rfkill list all
root@home:/home/home# sudo rfkill list all
root@home:/home/home# sudo apt-get install network-manager
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
network-manager is already the newest version (1.2.6-0ubuntu0.16.04.1).
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
root@home:/home/home#

 

Bom não sei se o comando sudo rfkill list all, tinha que lista algo porém não surgiu efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sudo apt-get install bcmwl-kernel-source.

Depois: reinicie a maquina

 

adicionado 6 minutos depois

depois disso você dá um sudo service network-manager start

Veja se a esta ligado o wifi com a tecla FN+(techa de wifi)

De uma olhada no setup se o wireless esta habilitado.

desligue e ligue o roteador e se tiver ligado a um modem desligue e ligue também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, roni_inor disse:

sudo apt-get install bcmwl-kernel-source.

Depois: reinicie a maquina

 

adicionado 6 minutos depois

depois disso você dá um sudo service network-manager start

Veja se a esta ligado o wifi com a tecla FN+(techa de wifi)

De uma olhada no setup se o wireless esta habilitado.

desligue e ligue o roteador e se tiver ligado a um modem desligue e ligue também.

Usei o comando: sudo service network-manager start - nenhum resultado.

 

home@home:~$ su root
Senha:
root@home:/home/home# sudo service network-manager start
root@home:/home/home# sudo service network-manager start
root@home:/home/home# sudo service network-manager start
root@home:/home/home#

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Colde Fernandes disse:

 

adicionado 1 minuto depois

 

 

Certo, vou voltar pro 16.04, mas estou roteando a internet do celular que esta conectada no wifi pro notebook, o problema é que nῶao sei como fazer o download do drive - outra não sei como instalar os drivers. vou instalar agora, a 16.4 preparar o boot, no pendrive.

 

home@home:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series SoC Transaction Register (rev 22)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series PCI Configuration Registers (rev 22)
00:03.0 Multimedia controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series Imaging Unit (rev 22)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series USB xHCI Controller (rev 22)
00:1a.0 Encryption controller: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series Trusted Execution Engine (rev 22)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series PCU (rev 22)
home@home:~$ 
 

 

Mas afinal qual é o adaptador sem fio?

 

Poste as saídas de

 

lspci -nn

 

e

 

lsusb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, roni_inor disse:

baixe o driver da placa wireless e reinstale.

adicionado 9 minutos depois

tente esse driver:

http://www.diolinux.com.br/2015/07/como-habilitar-o-wireless-realtek-ubuntu.html

o link do driver esta no tutorial

 

 

Tentei o procedimento do diolinux, porém o link do arquivo para download não se encontrava, encontrei ele, mas na pasta vinha vários rtl, mesmo assim instalei, make, make install - demorou um pouco, depois modprobe "nome do arquivo" reniciei e nada.

esse notebook, macbook, laptop sei lá, só tem acesso a internet por wifi, se pesquisarem na internet pelo, nome vão ver que é um lixo.

mas era que dava.

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

 

Mas afinal qual é o adaptador sem fio?

 

Poste as saídas de

 


lspci -nn

 

e

 


lsusb

 

home@home:~$ lspci -nn
00:00.0 Host bridge [0600]: Intel Corporation Device [8086:2280] (rev 22)
00:02.0 VGA compatible controller [0300]: Intel Corporation Device [8086:22b0] (rev 22)
00:03.0 Multimedia controller [0480]: Intel Corporation Device [8086:22b8] (rev 22)
00:14.0 USB controller [0c03]: Intel Corporation Device [8086:22b5] (rev 22)
00:1a.0 Encryption controller [1080]: Intel Corporation Device [8086:2298] (rev 22)
00:1f.0 ISA bridge [0601]: Intel Corporation Device [8086:229c] (rev 22)
home@home:~$ lsusb
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 004: ID 048d:8910 Integrated Technology Express, Inc.
Bus 001 Device 003: ID 5986:06ae Acer, Inc
Bus 001 Device 006: ID 04e8:6863 Samsung Electronics Co., Ltd GT-I9500 [Galaxy S4] / GT-I9250 [Galaxy Nexus] (network tethering)
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
home@home:~$

.

ai os dados.

osso, ele só tem acesso a internet ou cabo usb roteando com a opção de ancoragem.

ou pelo wifi, que se não me engano é um adaptador sem fio, que vem nele.

tenho certeza que não quebrou e que esta funcionando pós, é novo.

nunca caiu molhou se tiver um mês de comprado é muito.

 

Aguardo respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí está o problema. O adaptador nem está sendo detectado. Por quê? Não tenho ideia. Resta testar um kernel bem recente e ver se faz diferença, ou tentar opções de boot que possam influenciar na interação entre o kernel e o firmware (particularmente pci=). Senão não tem jeito. Nem perca tempo tentando instalar drivers, pois do ponto de vista do kernel o dispositivo nem sequer existe...

 

Também daria para ver se existe atualização de firmware. Mas, levando em conta que o suporte desses integradores nacionais é péssimo, será quase impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Marcos FRM disse:

Aí está o problema. O adaptador nem está sendo detectado. Por quê? Não tenho ideia. Resta testar um kernel bem recente e ver se faz diferença, ou tentar opções de boot que possam influenciar na interação entre o kernel e o firmware (particularmente pci=). Senão não tem jeito. Nem perca tempo tentando instalar drivers, pois do ponto de vista do kernel o dispositivo nem sequer existe...

 

Também daria para ver se existe atualização de firmware. Mas, levando em conta que o suporte desses integradores nacionais é péssimo, será quase impossível.

Que triste, o jeito é migrar nesse pc novamente pra o windows. mas vou tentar algo relacionado o que você falou e posto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa notícias metade do caminho já foi encaminhando como  @Marcos FRM  falou, o jeito foi atualizar o Kernel, pesquisei na internet e encontrei esse site, http://www.edivaldobrito.com.br que tem um tutorial sobre Ubuntu Kernel Update Utility instalei o Ubuntu Kernel Update Utility. 

Depois pesquisei ukuu abreviação do nome.image.thumb.png.5c066ed6cf0ecce9d77db03a1d80d74e.png

 

Abrir o mesmo e nele tinha uma lista com várias versões de Kernel. escolhi a primeira a mas recente. ao lado cliquei em install, instalou fez uns procedimentos alguns avisos, reniciei o pc, quando ligou ele já deu opção de instalar, o kernel linux, obs: quando abrir ele pela primeira vez, as opções de instalção aparecia com nome de kernel, depois de instalar e renicia, apareceu no lougar de kernel, linux. então instalei a mas recente. 

image.thumb.png.0e2b41b12d4846585878d5805c9404a5.pngobs: agora apareceu opção habilitar rede wifi, está habilitada, porém ele ainda não esta pesquisando, agora vou andar a passos divagar, provavelmente agora, deve ser mas tranquilo para fazer funcionar a rede wifi. 

image.thumb.png.b8a5c9934aead44d19a66252d3d3eade.pngSe alguém tem opinião de como prosseguir agora agradeço. aguardo respostas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não obtive exito, não conseguir instalar quase nenhum programa, somente os Sistemas da linux funcionava, depois de muito procurar infelizmente considerei impossível e e inviável no momento utilizar o Sistema Ubuntu em um Computador da Positivo, Positivo Stilo XC3550, Primeiro o armazenamento é de 32 gb, e 100 gb no onedrive, a bios bloqueada de fábrica, resumindo no fim, a unica opção que encontrei mas viável e possível foi um tópico que encontrei aqui no forum, onde o único sistema que conseguir instalar da windows nele foi o Windows 8.1, fazendo um pendrive Bootavel com o YUMI porque utiliza o formato fat32. considero encerrado o tópico. flws.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olha, eu passei meses tentando uma saída, até que instalei o Deepin. Na primeira atualização o Wireless já foi reconhecido. O som ainda não foi reconhecido totalmente e o bluetooch também não, mas esse foi o maior avanço que consegui. Agora que a porteira da Internet abriu, ficará mais fácil. :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 27/03/2018 às 08:29, Paulo A disse:

Olha, eu passei meses tentando uma saída, até que instalei o Deepin. Na primeira atualização o Wireless já foi reconhecido. O som ainda não foi reconhecido totalmente e o bluetooch também não, mas esse foi o maior avanço que consegui. Agora que a porteira da Internet abriu, ficará mais fácil. 

adicionado 6 minutos depois

sou novo por aqui, estou com um notebook desses em mãos, queria saber mais sobre o Deepin, reconheceu o som? esta rodando legal, sem travametos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Após instalar o ubuntu 16 não estava conseguindo formatar novamente pra lubuntu, kubuntu ou ubuntu 16 pois a BIOS sequer identificava o pendrive de boot. Entretanto recentemente descobri que ele consegue ainda identificar se o OS for baseado no Debian ou o ubuntu 18.

Após instalar o ubuntu 18 mantive problemas que tinha no ubuntu 16 (sem audio, não reproduz vídeo, muita lentidão) mas o WiFi embutido voltou a funcionar, muito mais lento que usar um dispositivo externo e as vezes cai, mas em geral voltou a funcionar. Nenhuma das recomendações que vi aqui e em outros fóruns ajudou (com relação a atualização de kernel, tentar instalar drivers etc.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!