Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema congelando: i5 9600K e Z370M AORUS


Posts recomendados

36 minutos atrás, ArturDiniz disse:

Cara, aqui fiz de tudo... Menos mexer na tensão pra não perder garantia, abri pedido de garantia e enviei a placa-mãe de volta pra loja que me vendeu, agora só  me resta esperar.

@ArturDiniz Alterar a tensão da memória não te faz perder a garantia, nem queimaria o componente.
Aliás, foi procedimento que o próprio RMA aconselhou a fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos

 

Estou tendo o mesmo problema com um PC com configuração igual que comprei pela Pichau. Eu não formatei o PC, apenas ativei o Windows e o atualizei. Após isso, atualizei os drivers da NVIDIA.

 

A BIOS já veio da Pichau com a versão F10 instalada. A versão F11b resolveu o problema? Vale a pena atualizar?

 

Após alguns minutos jogando WoW (foi o que passei mais tempo jogando), o computador trava por completo. Vou fazer mais alguns testes com outros jogos, só tive tempo de testar este fim de semana.

Ao acessar a BIOS após reiniciar o computador, verifiquei que a temperatura da CPU estava em 50ºC.

 

Eu lí os comentários deste post mas fiquei na dúvida, qual das estratégias é a "melhor" para resolver o problema?

  1. Formatar o PC por completo e reinstalar o Windows, e aí atualizar a BIOS e todos os demais drivers.
  2. Alterar a tensão da CPU para 1.260V (ou outro valor) na BIOS.

 

Configuração

Intel Core i5 9600K @ 3.70GHz

Gigabyte Z370M AORUS Gaming

NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB

8GB RAM Corsair Vengeance LPX 2400MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

z370m_9600k.thumb.JPG.d8e4214f3308e56fdb20a8e3f16a4a3b.JPGBom dia Galera, vi as publicações e reclamações referentes a MB Z370m com o processador i5 9600k, a solução é bem simples, essas placas aorus da gigabyte e outras de outras marcas elas vem com ajustes finos pra overclock, e combinando elas a processadores desbloqueados acontecem esse tipo de problema, mas não se apavorem nenhum dos dois componentes estão com problema, como alguns relataram ai o falso positivo pra temperatura, não é falso positivo realmente em função do overclock o processador atinge uma temperatura acima do limite de 95ºc do sensor da MB e acontece o congelamento. Com exceção da atualização da bios para versão F10, que é a parte mais complicada o resto é simples, baixem o app center da Gigabyte, logo após o easy tune também no site da gigabyte, abram o app na segunda guia "ADVANCED CPU OC" quem usa coolers normais FAN ajuste pra no máximo 39  todos os cores e o uncore, isso vai limitar os multiplicadores que sem essa configuração pelos ajustes padrões da bios chega a 46 fazendo a cpu trabalhar mais e por consequência aquecer mais, fazendo ela travar, os que relataram que não tiveram esse problema é porque provavelmente estão usando water coolers ou fans com melhores dissipadores!
Qualquer duvida mandem email [email protected]

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Dudu Dieguez disse:

Bom dia Galera, vi as publicações e reclamações referentes a MB Z370m com o processador i5 9600k, a solução é bem simples, essas placas aorus da gigabyte e outras de outras marcas elas vem com ajustes finos pra overclock, e combinando elas a processadores desbloqueados acontecem esse tipo de problema, mas não se apavorem nenhum dos dois componentes estão com problema, como alguns relataram ai o falso positivo pra temperatura, não é falso positivo realmente em função do overclock o processador atinge uma temperatura acima do limite de 95ºc do sensor da MB e acontece o congelamento. Com exceção da atualização da bios para versão F10, que é a parte mais complicada o resto é simples, baixem o app center da Gigabyte, logo após o easy tune também no site da gigabyte, abram o app na segunda guia "ADVANCED CPU OC" quem usa coolers normais FAN ajuste pra no máximo 39  todos os cores e o uncore, isso vai limitar os multiplicadores que sem essa configuração pelos ajustes padrões da bios chega a 46 fazendo a cpu trabalhar mais e por consequência aquecer mais, fazendo ela travar, os que relataram que não tiveram esse problema é porque provavelmente estão usando water coolers ou fans com melhores dissipadores!
Qualquer duvida mandem email [email protected]

z370m_9600k.JPG

Se realizar esse procedimento não irá perder desempenho do computador? Estou perguntando por que não sei nada sobre isso. Kkkkk

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro se tu for comparar ele rodando a 4600mhz pra 3900mhz é uma perda considerável, nessa tela ai  maquina que montei com um fan normal não congelou e a temperatura dentro de jogos chegou a 80ºC, na tela que mandei ai é um over de pouco mais de 10% quem quiser tentar ver se n trava pode tentar, mas eu acho mais seguro deixar em 39 todos pra evitar o stress da maquina ficar toda hora se travando, ou invistam em um water cooler!

 

adicionado 14 minutos depois

@João Pedro Carvalho Martin A função na realidade é a cpu não ficar se travando João, como falei a maioria que ta reclamando aqui no fórum dos travamentos deve ter colocado um cooler Fan comum, dai tu pega um SETUP que já vem com overclock da nisso! Alterem configuração só na parte da frequência, na parte da tensão deixe tudo como está e quando alterar a frequência tem q clicar no aplicar(APPLY) lá em cima na direita, se o cooler FAN de vocês tiver uma rotação boa e um dissipador com uma qualidade melhor acredito que da pra chegar a 10% no overclock exatamente como esta ai na imagem, caso a maquina trave, vá reduzindo o multiplicador até ele n aquecer tanto, lembrando que o i5 9600k é de 3700mhz, se colocar em 37 o multiplicador e ele seguir travando provavelmente tem algum problema na velocidade do fan ou ate mesmo ele pode ta mal fixado.
Espero ter ajudado ai quem tiver com esse problema do congelamento!
z370m_9600k.thumb.JPG.c7b61b23a3f90d500ad217620b927bc4.JPG 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É inviável pra quem compra um processador como o 9600k, fazê-lo rodar em clock tão baixo.
Até o momento, a melhor solução foi a alteração da VRAM para 1.260.
Acredito que o aquecimento não seja o causador dos congelamentos que o pessoal do tópico reclama, caso contrário, o seu também congelaria aí, se chegou a 80º.
A alteração da VRAM para 1.260 definitivamente resolve os problemas de congelamento, que ocorrem independentemente da temperatura e do clock do processador.
Fazê-lo rodar em clock menor que o próprio clock base me parece como jogar dinheiro no lixo, ja que muita gente aqui comprou pensando em overclock ou ainda que seja para rodar em perfil stock, utilizando o clock base, que seria de 4.2 (processador desbloqueado).
Tivemos travamentos com o processador em stock, o que jamais poderia acontecer, já que ele sai de fábrica pronto para ser usado.
Me parece sim, um grave defeito na placa-mãe.

adicionado 5 minutos depois

@Dudu Dieguez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2018 às 21:12, Thiago Zancan disse:

Mandei um email pra Gigabyte e eles me responderam o seguinte:
Prezado Luiz

Agradecemos ao seu contato, referente à sua dúvida.

Entre no BIOS, na aba M.I.T, Advanced Voltage Settings, DRAM Voltage Control e altere a opção DRAM Voltage CH (A/B) para 1.24V. Caso o problema ainda persista pedimos que altere para 1.26V e por favor nos informe os resultados.

Atenciosamente,

GIGABYTE

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera infelizmente acabei comprando essas mesmas peças sem dar uma pesquisada a fundo e estou tendo o mesmo problema de vocês mas mesmo eu mudando tendo formatado o HD e mudado a DRAM para 1.26V, o meu assassins creed trava de maneira absurda, existe alguma outra coisa que eu possa fazer para corrigir este problema, a BIOS ja esta na f11?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MrMoza disse:

Galera infelizmente acabei comprando essas mesmas peças sem dar uma pesquisada a fundo e estou tendo o mesmo problema de vocês mas mesmo eu mudando tendo formatado o HD e mudado a DRAM para 1.26V, o meu assassins creed trava de maneira absurda, existe alguma outra coisa que eu possa fazer para corrigir este problema, a BIOS ja esta na f11?

@MrMoza Você se certificou que alterou a tensão da memória e não da cpu? 

Esta acompanhando a temperatura? O processador gera muito calor e se ele não estiver sendo bem dissipado também vai congelar e apresentar os mesmos problemas que tivemos aqui;

Esta usando em overclock? 

Poste uns testes de stress com o HWmonitor pra gente ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde. Eu venho acompanhando este tópico desde o inicio, eu percebi que a maioria de vocês não estão acompanhando o site da gigabyte. No dia 15 deste mês houve uma atualização da bios da Versão F11 B para a versão F11 e acredito que este problema tenha sido definitivamente resolvido.

 

 

Testem ai e me deem um retorno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pc estava apresentando o mesmo problema, tenho uma RTX 2070 e o processador é um i5 9600k e a placa-mãe a z370m aorus gaming, testei tudo, tentei de tudo e a unica coisa que funcionou foi mudar a tensão VRAM como mencionado para 1260, eu tinha atualizado a bios para a F11B e continuou com o mesmo problema, mas agora a bios F11B sofreu uma atualização e virou bios F11, resolvi testar e até agora vem funcionando bem, sendo que eu jogava shadow of war e travava na primeira hora, agora não travou mais e a tensão está como de fabrica no automático. testem também acho que vai resolver o problema de todo mundo finalmente, já estava desesperado mandando reclamação pra eles e usando essa forma provisória da tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei só pra avisar, a bios F11 não funcionou como eu disse antes, depois de testar mais um tempo voltou a acontecer o mesmo problema, só demorou mais, agora a pouco atualizei para a bios F12, mas deu na mesma coisa, voltei a usar a tensão em 1260 de novo, fazer o que é a unica coisa que está funcionando.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

 

Fiquei acompanhando os relatos aqui da postagem e também a página de suporte da Gigabyte para ver as releases de novas versões da bios.

 

Atualizei na quinta-feira para a versão F11 e voltei o valor default da tensão da RAM pra 1.200V.

 

Acabei de inicializar Skyrim, acho que do tempo do jogo rodando + efetivamente jogando, não passou de 40 minutos e aí o PC travou.

Antes não estava tendo problemas com o jogo, extendendo até mais de duas horas totais sem problemas, configurado com 1.240V.

 

Em um último teste jogando WoW, que também travava, fiquei acompanhando as temperaturas tanto pelo Speccy quanto pelo HWMonitor. Manteve as temperaturas entre 39~44ºC. Fiquei com ele aberto por pouco mais de 1h (o tempo necessário para travar com WoW), e não apresentou problemas. 

 

Voltei a configuração da tensão para 1.260V e vou testar novamente.

 

Uma coisa que notei no Speccy é que, mesmo alterando na bios para 1.260V, ele continua reconhecendo apenas como 1.200V. Talvez a bios não esteja salvando a tensão? Alguém já passou por isso?

 

speccy.thumb.png.0d6ca735c0a350242736a9f289bdbff9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, João Iora disse:

Bom dia a todos.

 

Fiquei acompanhando os relatos aqui da postagem e também a página de suporte da Gigabyte para ver as releases de novas versões da bios.

 

Atualizei na quinta-feira para a versão F11 e voltei o valor default da tensão da RAM pra 1.200V.

 

Acabei de inicializar Skyrim, acho que do tempo do jogo rodando + efetivamente jogando, não passou de 40 minutos e aí o PC travou.

Antes não estava tendo problemas com o jogo, extendendo até mais de duas horas totais sem problemas, configurado com 1.240V.

 

Em um último teste jogando WoW, que também travava, fiquei acompanhando as temperaturas tanto pelo Speccy quanto pelo HWMonitor. Manteve as temperaturas entre 39~44ºC. Fiquei com ele aberto por pouco mais de 1h (o tempo necessário para travar com WoW), e não apresentou problemas. 

 

Voltei a configuração da tensão para 1.260V e vou testar novamente.

 

Uma coisa que notei no Speccy é que, mesmo alterando na bios para 1.260V, ele continua reconhecendo apenas como 1.200V. Talvez a bios não esteja salvando a tensão? Alguém já passou por isso?

 

speccy.thumb.png.0d6ca735c0a350242736a9f289bdbff9.png

@João Iora Amigo, provavelmente ele está dando reboot em default (1.200).

Entre na BIOS e no lado direito da tela se você passar o mouse vai abrir uma aba onde mostram as configs atuais. Nessa aba, se você alterou corretamente e deu Save and Reboot, deverá aparecer 1.260.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Zancan, acessei novamente a BIOS e vi na tela que estava indicando na área Memory o seguinte

 

Frequency: 2400.00MHz  8192MB

Ch A/B Volt 1.248 V

 

De todo modo, ao retornar para o Skyrim, pude jogar por bem mais que 40 minutos sem travamentos. Vou testar agora com outros jogos.

 

Acredito que o Speccy não esteja reconhecendo os valores manuais, apenas os default, mas posso estar enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!